terça-feira, 1 de abril de 2008

Pepino Agridoce (Rosi Roque - Site Devore-me)


Tomei a liberdade de pegar emprestado essa receita da Rosi Roque, autora do site Devore-me (http://devore-me.blogspot.com/). Muito fácil de fazer e fica uma delícia. Depois de pronta agüenta dias na geladeira, pois o pH ácido do vinagre juntamente com a alta concentração de açúcar ajudam a prevenir o crescimento de microrganismos.

Ingredientes:

• 225 mL de vinagre de maçã (usei de vinho que é o que tinha em casa)
• 210 g de açúcar
• 1 colher (chá) de sal
• 1 folha de louro
• 1 pitada generosa de pimenta do reino moída
• 375 g de pepinos japoneses (dois médios)



Modo de preparo:


Fatiar os pepinos em fatiador de alimentos, lâmina fina. Deixar para fatiar poucos minutos antes do preparo pois eles podem escurecer.


Numa panela colocar todos os ingredientes, exceto os pepinos fatiados. Levar ao fogo médio até levantar fervura.



Desligar o fogo e adicionar os pepinos fatiados. O calor da mistura fará com que eles murchem aos poucos, agregando o sabor e aroma do vinagre, do açúcar e dos temperos.


Se quiser, adicione no final gergelim preto. Como não tinha em casa, não adicionei, mas tenho certeza que fica uma delícia.

23 comentários:

ĵåииå jōåиïņhå disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oie Beto!
Meus pais são looooucos por esse pepino, adorei a receita e o passo a passo!

aliás, gostei muito do seu blog tbm, com certeza vai entrar nos meus links, que por sinal, preciso atualizar... tem muita gente pra entrar lá!

obrigada pelo elogio e parabéns por ser um homem prendado assim!

já assinei o seu feed. viva o bloglines!!!

Karla Maria disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto,
amo esse pepino agridoce.
Fiquei encantada com os detalhes dos seus post´s e com o Príncipe Negro do post anterior.
Voltarei pra olhar tudo.
Vou linkar o Receita Passo a Passo tb.
Beijo

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi, ahh, vc lembra qdo eu te falei de um programa q eu assitia e q me lembrava vc, entao, da uma olhada no link http://www.bbc.co.uk/food/tv_and_radio/masterchef/celeb_biogs_index1.shtml Eles estao com nova serie esse ano e tah bem legal!
Valeu
Danilo

Rosi disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, tudo bem! Ficou muito chique essa receita, em detalhes.Parabéns! Rosi.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Achamos otima a sua receita e muito fácil.
Sugerimos a adição de uma pimenta dedo de moça cortada em pedaços pequenos e sem sementes na fervura.
Além de acentuar o sabor, dá um pouco de cor ao prato.
"importante não colocar as sementes" a não ser que goste de pepino agri doce picante.

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Anônimo (que eu não sei quem é...). Obrigado pela dica. Da próxima vez que for fazer a receita colocarei a pimenta dedo de moça com certeza. Bjs.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá
esta há dias tentando lembrar da receita, e no seu blog ela está muito bem explicada, o passo a passo ficou ótimo, parabéns pela criatividade.

Rose

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto,
Realmente as medidas são perfeitas... eu não coloquei o louro, mas mesmo assim ficou óteeemo!!!
Obrigada

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adóóóóóro um pepino :)

Maria Paula disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Show a receitaa. Vou fazer agora depois eu conto...

Obrigada
Paula Sims

Quintal das Cores disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

OI Beto,
Muito boa esta receita. Postei lá no meu blog. Com os devidos créditos éclaro. Obrigada
Dany Rocha

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz, e achei que ficou muito doce, mas mesmo assim ficou gostoso, usei o açucar cristal, deve ser por isso ele fica mais doce que o refinado, da proxima vez vou fazer com o refinado.Gosto muito do seu blog, sempre que quero fazer algo simples e gostoso, venho aqui buscar a receita.
Parabéns!
Raquel

Rogério disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá. Fiz a receita e estou esperando esfriar para devorar. Esse fatiador que você usou é o da Brinox? Estou para comprar um e gostaria de saber o que vc acha dele (é bom?). Dá para fatiar em diferentes grossuras?

Obrigado e inté +

Rosana Garrido disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá, Beto. Esta receita é realmente deliciosa. Tenho feito sempre e meus amigos adoram. E o passo a passo é bem explicado não deixando nenhum segredo como muita genta costuma fazer.... escondem algum detalhe. Parabéns, adorei.

Rosana Garrido disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá, Beto. Esta receita é realmente deliciosa. Tenho feito sempre e meus amigos adoram. E o passo a passo é bem explicado não deixando nenhum segredo como muita genta costuma fazer.... escondem algum detalhe. Parabéns, adorei.

Rosana Garrido disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá, Beto. Sua receita é deliciosa. O passo a passo então é muito legal especialmente para quem não entende nada de cozinha. Parabéns, adorei.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Amei o passo a passo. Isso e um diferencial e tanto.
Acrescentei gengibre e ficou muiiiiiittttooooo gostoso.

Fernanda

Marlise Mattos disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz agora, ficou uma delicia!!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz ficou muito bom, adoro pepino agridoce e esta receita é genial, facil de fazer e fica muito saborosa.

KÊNIA ALMEIDA disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

OLÁ, GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR O VINAGRE DE ARROZ NO LUGAR DO DE MAÇÃ???

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Kênia, pode sim. É bom que seja de maçã ou de arroz, ou outro qualquer mais suave e branco. Bjs.

VIVIANE disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

EU AMEI A RECEITA, ACABEI DE FAZER E FICOU IGUALZINHO A DOS RESTAURANTES JAPAS RS... FIZ COM VINAGRE DE VINHO BRANCO, FICOU BOM TBM... OBRIGADA BJOS

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto parabéns, eu fiz e ficou delicioso, adorei sei blog...bjs