terça-feira, 1 de abril de 2008

Torta Príncipe Negro

Essa torta foi feita na sexta feira passada. O passo a passo não foi realizado, mas será brevemente. Aqui somente a foto para mostrar a minha evolução.

Massa de pão de ló de laranja: 6 ovos, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 xícaras (chá) de açúcar), 1 copo de suco de laranja, 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer: bater os ovos inteiros com o açúcar (peneirar as gemas) por 10 minutos ou até ficar bem esbranquiçado, e adicionar intercalando o suco de laranja e a farinha com o fermento. Utilizar uma forma com fundo falso, só untada no fundo com margarina. Assar no forno a 205º C por 1 hora e 5 minutos.

Mousse de maracujá: amolecer 1/2 pacote (6 gramas) de gelatina sem sabor em ½ xícara (chá) de água. Levar em banho maria ou microondas sem ferver. Misturar com 100 mL de suco de maracujá, 100 g de açúcar, 250 g de creme de leite e 1 copo americano de chantilly . Bater levemente com fuê ou batedor de batedeira.

Creme ganache: levar ao banho maria 1 lata de creme de leite com soro e 200 g de chocolate meio amargo ralado ou picado. Mexer até derreter todo o chocolate. Utilizar quase frio.

Calda para regar o bolo: 700 ml de água, 3 colheres (sopa) de açúcar e algumas gotas de essência de rum.

Montagem da torta: Cortar o bolo em 3 aros. Montar na assadeira de fundo falso onde foi assada.
- 1º aro de bolo (melhor que seja a parte do fundo que é mais reta).
- Regar com a calda
- Mousse de maracujá
- 2º aro de bolo
- Regar com a calda
- Camada de geléia de morango
- 3º aro de bolo
- Regar com a calda
- Levar à geladeira por 12 horas ou freezer por 3 horas
- Desenformar a torta no prato que será servido.
- Cobrir com o ganache.
- Decorar com raspas de chocolate e folhas de chocolate. (FOTO)

Para fazer as folhas é só escolher uma folha de planta não venenosa e passar chocolate derretido no verso da folhas, onde estão as nervuras. Leve ao refrigerador para endurecer. Tire-as do refrigerador e passe mais uma camada de chocolate derretido. 2 vezes é o suficiente.

5 comentários:

Anônimo disse...

Por gostar muito de tortas e bolos,navegando pelos sites da gastronomia,só a foto desta torta chamou atenção,você poderia colocar pelo menos a receita,mesmo sem as fotos.
Grato

Anônimo disse...

Agradeço por ter colocado a receita (mesmo s/ o passo a passo),fiz neste fim de semana,e fez muito sucesso.Fiz uma alteração:utilizei geléia
de maracujá c/ banana e rum;o sabor da banana é muito sútil,e o rum deu um toque especial(já que tb faz parte da receita).PARABÉNS...

Mariana R disse...

adorei a dica das folhinhas de chocolate! é hoje! valeu!

Jovem Cidadão disse...

Bom dia. Preciso muito da sua ajuda.
Fiz um bolo de chocolate de massa bem úmida e delicada na forma de fundo removivel forrada com papel manteiga. Agora estou sem saber como retirar o papel manteiga do fundo do bolo. Será que tem algum truque. É um bolo para vender então não posso entregar com o papel no fundo. Vc disse numa postagem que não se deve untar as laterais da forma. Poderia me explicar o motivo. Gratidão.

BETO disse...

@Jovem Cidadão

Oi, bom dia. Para tirar o papel manteiga você terá que apoiar o bolo de cabeça para baixo, sobre uma travessa e retirá-lo delicadamente, virando-o novamente para um prato para deixá-lo na posição correta.
Eu não unto as paredes laterais da forma por que assim o bolo "sobe" mais reto, sem formar aquela barriga para cima.
Abraço.