domingo, 4 de maio de 2008

Fettuccine ao Pesto (Ervas e Castanha de Caju)

A história desse macarrão começou assim. Outro dia, acessando os blogs culinários, vi o blog da Goreti (Discípula na Cozinha - http://discipulanacozinha.blogspot.com/). Ela fez uma receita deliciosa de Papardelle com molho de abobrinhas. Lá eu vi que é extremamente fácil fazer massa de macarrão caseira, e resolvi tentar, pela primeira vez (deixo aqui registrado que a receita foi copiada da Goreti). Como, no Natal, eu ganhei um cilindro de macarrão, pensei: É agora, vou testar a máquina também. Mas ficou aquele medo de dar tudo errado, de grudar toda a massa na máquina, de não dar certo, enfim, insegurança de principiante. Então, pus a mão na massa e o resultado foi esse prato de fettuccine ao pesto. Não riam do prato colorex azul que utilizei para tirar essa foto. Achei que ficaria bom o efeito do azul sobre o sousplat branco.
Ingredientes da massa:

♦ 500 g de farinha de trigo de boa qualidade
♦ 5 ovos grandes
♦ 1/2 xícara de salsinha, cebolinha e manjericão picados (muito mais salsinha que o resto).

Modo de preparo da massa:

Passo 1: Jogar toda a farinha sobre a mesa e abrir um buraco no meio, feito um vulcão. Nesse buraco colocar os ovos mal batidos.

Passo 2: Misturar os ovos com a farinha. Começar do centro para as extremidades, com o cuidado para os ovos não vazarem.
Passo 3: Quando os ovos estiverem todos integrados à farinha começar a sovar a massa.
Passo 4: Continuar sovando a massa até incorporar toda a farinha. Nesse momento achei que a massa estava muito seca, mas não adicionei água, pois as ervas picadas poderiam desandar a massa.
Passo 5: Quando a massa estiver já bem sovada, abrir um buraco no meio e adicionar as ervas picadas.
Passo 6: Continuar sovando a massa até incorporar todas as ervas picadas. Fazer um rolo de massa na mesa e cortá-lo em pedaços menores para passar no cilindro.
Passo 7: Deixar os rolinhos de massa descansando por 10 minutos.
Passo 8: Passar, um por um, os rolinhos de massa no cilindro. Se vocês olharem bem, na primeira passada do rolinho eu achei que a massa ficou furada e não estava boa. Mas passei novamente, dobrei e passei novamente, dobrei e passei novamente, até que a massa foi ficando boa, sem furos. Na verdade, o cilindro estava numa regulagem muito apertada de início, o que causou o rompimento da massa. Nos outros rolos, comecei com uma abertura maior do cilindro e fui diminuindo até a que eu queria.

Passo 9: Depois de cilindrada umas 4 vezes, passei a massa pelo cortador, do tipo fettuccine, que é o que eu mais gosto. Pendurei a massa num varalzinho improvisado que não mereceu uma foto (risos). Meu varal de massas não chegou aos pés do varal da Goretti.

Ingredientes do Pesto:

♦ 1 xícara de azeite de oliva
♦ 1 xícara de salsinha (só as folhas picadas)
♦ 1/2 xícara de cebolinha picada
♦ Umas 10 folhas de manjericão
♦ Para finalizar, 1/2 xícara de castanha de caju em pedaços pequenos
♦ Sal a gosto (coloquei uma colher de sobremesa rala)


Modo de preparo do pesto:

Passo 1: Colocar as ervas no receptor do mixer. Adicionar o azeite.
Passo 2: Adicionar o sal.

Passo 3: Triturar bem as ervas, junto com o azeite e o sal.

Passo 4: Levar essa mistura triturada para uma panela, e aquecer até a fervura.
Passo 5: Adicionar a castanha de caju em pedaços.
Passo 6: Aquecer mais um pouco e então jogar sobre o macarrão já cozido.


Passo 7: Para acompanhamento, temperei medalhões de filet mignon, só com sal e pimenta, e levei para fritar em chapa de ferro com pouco azeite. 3 minutos de um lado e 3 minutos de outro.




Então foi servido. Não tinha vinho em casa. Tomamos guaraná antarctica mesmo (Risos).

23 comentários:

pão, bolos e cia. disse...

Geralmente faço massa mas sem acrescentar outro ingrediente, fica a normal, branca, mas já há algum tempoo que estava a pensar fazer uns acrescentos, puré cenoura, beterraba, caril....

Laurinha disse...

Adoro massas e essa, com ervas, deve ter ficado m uito boa mesmo!
Estou pensando se compro um cilindro....
Beijinhos,

BetiCris disse...

Beemmm...que trabalhão!! Fantástico! Valeu mesmo a pena porque ficou linda esta massa, e suponho que também dever ter ficado muito gostosa.

Beijinhos

Avental da Micas disse...

Estou encantada com o seu blog. Parabéns. Adorei as fotos da massa fresca. Tenho andado a pensar em comprar uma máquina para a fazer, mas não sei se vou dar o devido uso! De qualquer forma fiquei tentada... bjcas.

Receitas da Filipa disse...

Olá Beto! Vim retribuir a visita e adorei conhecer o seu blog.
Achei espectacular você apresentar as receitas assim passo a passo.
Este prato ficou com óptimo aspecto, eu adoro massa e essa com as ervas deve ter ficado maravilhosa!
Vou adicionar o seu link lá no meu blog :)

Beijos

Natércia disse...

Beto que maravilha e depois eu tenho que dizer sou pelintra não tenho nada mas como se diz aqui em Portugal quem não tem cão caça com gato é mesmo isso que eu faço tenho que comprar massa já feita adorei um beijo. Natércia...

Daniele disse...

Parabéns pelo blog, era justamente o que eu estava precisando, UM PASSO A PASSO com fotos bem elucidativas para uma iniciante como eu! Continue assim...

Silvia Arruda disse...

Beto, assim vc vai fazer eu engordar muitooos quilos toda vez que passo por aqui.
Falou em massa, mexeu com meu ponto fraco hehehe
Outra receita anotada.

Nani do Paulo disse...

Adoro massas mas nunca me atrevi a fazer a minha própria, tenho que comprar um cilindro primeiro.
Adorei sua receita.

Fabi disse...

Adoro pesto! Meu "molho" preferido de longe. Sempre quis fazer com castanhas de caju! Vou experimentar! Beijos!

Karla Maria disse...

Beto,
amo pesto e essa massa tá divina.
Parabéns.

Luciana Macêdo disse...

Pesto eu façomas a massa ainda não criei coragem...mas estou amadurecendo a idéia. Gosto de massa acompanhada com carne, acho uma dupla irresistível.

Marcia disse...

Beto, obrigada pela visita (a qual recebi em Roma). Chegando ontem cá estou hoje admirando seu blog!. Lindo!, vou linkar sim. Meu pesto não leva salsinha, mas é uma idéia. Costumo colocar parmesão ralado na mistura. A massa ficou perfeita. Apesar de estar comendo massas há 20 dias, vou continuar,, adoro.
bjinho

Mauricio Tocci disse...

Tudo bom Beto?
Gostei: Da coragem em fazer a massa e do acabamento dela. Muito lrgal.
Não gostei: da montagem, marinex azul? Se for pra dar contraste com o sousplat, um prato com borda levemente decorada ou um prato branco com talheres em diagonal e guardanapo de tecido com tom forte solto no sousplat. Use um cortador de biscoito para moldar a massa no prato!

Abraços e parabéns ao blog
Mauricio Tocci
http://melhordacozinha.blogspot.com

Nani disse...

Realmente bota massa nisso , adorei a receita, ;)

Gi disse...

também morro de vontade de fazer a massa :P tenho um livro culinário cá só de massas, mas também morro de medo e nem tenho a maquininha =/
ficou muito apetitoso!
beijinhos!

Sabrina disse...

Eu também sempre faço massa em casa, seu prato ficou maravilho, parabéns!!!
Beijos

Goreti disse...

Fiquei uns dias sumida e qdo chego aqui o moço tá cheio de novidades, e ainda por cima tenho a honra de ter uma receita do "Discípula na Cozinha" neste espaço tão bem frequentado(risos), adorei seu passo a passo, adoro pesto, nunca levei ao fogo...novidade. Ficou tudo ótimo.

Beijos!!

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Papai Noel amigo(sorrir)bêm em relação ao prato azul, só posso dizer ficou um must(lindo.) Agora vamos à receita se isto é de pricipiante como vai ser quando for expert.Ficou FAMBULÁSTICO.Amei e admiro muito a paciência de fazer passinho a passinho assim não à como enganar é só copiar.Beto eu dispenso a carninha no meu pratinho fico só mesmo com essa delicia da massinha.Não faz mal não haver vinho eu não gosto de todo,só água mesmo ou sucos pode ser mesmo guaraná.Parabéns está lindo...beijinhos

Marcia disse...

Ficou sensacional! Adoraria almoçar um prato como este hoje... ;D Boa semana!

Sonia Novaes disse...

Beto
Vi um comentario seu no blog da Sabrina,sobre um macarrão com pinhão.essa semana estivemos em Minas e trouxemos alguns pinhões.Já tinha ouvido falar em macarrão com pinhão,mas nunca achei a receita...rsss...
teria como vc ensinar-me?
Inclusive escrevi um texto sobre os tais pinhões que catamos na serra da Mantiqueira.
Obrigada.
Abços
Sonia Novaes

paula disse...

gostei do seu blog, altas receitas. passo a passo, o que é melhor. quando eu puder farei esse macarrãozinho.

Sonia Novaes disse...

Beto

Passei aqui para te falar que fiz o macarrão que vc gentilmente postou a receita no meu blog.
Ficou excelente,só que acrescentei alho picado e refoguei com o pinhão,depois que juntei os outros ingredientes.Não sobrou nadica de nada,meu marido e meu filho amaram.
Quando eu voltar lá em Minas e ainda tiver pinhão por lá,vou trazer para voce um punhado,ok?

Moro em Barão,por acaso vc conhece o restaurante Clos Vert que serve comida árabe?
Abços e obrigada.
Sonia Novaes