quinta-feira, 1 de maio de 2008

Fettuccine à Parisiense Modificado (Receita Própria)


Esse fettuccine é uma criação minha. Testei a receita trocando diversos ingredientes até chegar à atual, que leva manjericão, pinhão, alcaparras e principalmente o alho poró. Todos que experimentam apreciam bastante o prato, porém, tenho uma dica aos vegetarianos, que não gostam de bacon. Caso resolvam retirar o bacon dessa receita, a mesma perderá a crocância do bacon frito, que é um contraponto interessante para a cremosidade do molho branco. Indico então uma substituição por amendoim salgado e sem pele ou castanha de caju moída.

Ingredientes: Na foto abaixo verifica-se todos os itens componentes da receita. Para finalidade didática, vou dividir os ingredientes e o preparo em etapas.



Ingredientes do molho branco:
♦ 50 g de manteiga sem sal
♦ 50 g de farinha de trigo
♦ 1 litro de leite fervido (o leite deve ser servido com metade de uma cebola média cravada com uma folha de louro e quatro galhinhos de cravo da índia)
♦ Sal a gosto (eu usei aproximadamente 1 colher de sobremesa)
♦ 1 caixinha de creme de leite
♦ Noz moscada a gosto (cuidado para não exagerar)

Ingredientes da fritada de vegetais com bacon:
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de óleo de soja (para o azeite não esfumaçar muito)
1 xícara de alho poró cortados em fatias finas
♦ 1 xícara de ervilhas frescas (não use as de latinha). Comprei congeladas.
♦ 1/2 xícara de pinhão picado em fatias finas
♦ 1 colher (de sopa) cheia de alcaparras
♦ 1 pimenta dedo de moça de tamanho pequeno
♦ Algumas folhas de manjericão (a gosto)
♦ 1/2 xícara de cheiro verde picado
♦ 100 g de bacon frito (eu preparo no microondas)


MODO DE PREPARO - Molho branco:

1 - Coloque o leite para ferver em uma panela ou leiteira grande. Adicione uma espécie de bouquet preparado com metade de uma cebola. Nessa metade coloque uma folha de louro e crave com 4 galhos de cravo da índia. Fique de olho, e quando o leite ferver, desligue o fogo, deixe uns 5 minutos e despreze a cebola, o louro e os cravos no lixo.



2 - Numa outra panela, aqueça a manteiga sem sal, e adicione a farinha de trigo de uma vez. Mexa com uma colher rapidamente. O resultado será uma farinha totalmente empelotada.






3 - Comece a adicionar o leite fervido anteriormente, utilizando uma concha de feijão. Sempre que adicionar o leite, mexa bem com a ajuda de um fuê (misturador de claras).

4 - À medida que você vai mexendo o leite com a farinha, a farinha integra todo o leite e a massa volta a empelotar. Novamente adicione mais leite com a concha. Cuidado com a temperatura do fogo. É melhor trabalhar com um fogo médio.



5 - Vá adicionando mais leite, mexa bem com o fuê e você verá que o molho branco vai tomando forma, e já está ficando bem cremoso. Por enquanto está parecido ainda com aquela cola de farinha que fazíamos para confeccionar pipas.



6 - Quando estiver nesse estágio, pode-se virar o restante do leite sobre o molho. Agite bem com o fuê e verifique a consistência. Caso goste do molho menos espesso, adicione mais leite. Nesse ponto do preparo do molho o leite que se quer adicionar a mais pode ser frio.



7 - Adicione o sal a gosto.




8 - Adicione o creme de leite. Um bom molho branco deve ter creme de leite em sua formulação. É o creme de leite que dá o toque aveludado do molho na boca. Se quiser, nesse estágio, pode-se adicionar queijo parmesão ralado, porém, muito cuidado com o sal para não salgar demais.



9 - Por último adicione uma pitada de noz moscada ralada. Está pronta a primeira parte da receita. Você verá que o molho está delicioso, com um sabor inigualável.



MODO DE PREPARO - Fritada de vegetais:
1 - Primeiramente prepare o bacon. Você pode fritá-lo numa frigideira. Eu prefiro comprar aquelas bandejas de bacon picado da Sadia, Perdigão ou outra marca qualquer. Espalho o bacon sobre duas folhas de papel absorvente, em um prato. Coloco no microondas, ligo na potência maior e, de tempos em tempos, abro o microondas para verificar se está no ponto que quero.


2 - Quando o bacon estiver bem frito, retire do microondas e reserve.


3 - Numa panela coloque o azeite, o óleo, deixe esquentar bem. Então adicione o alho poró. Mexa para espalhar bem as fatias do alho poró.


4 - Adicione as ervilhas já previamente descongeladas (caso utilize as congeladas).


5 - Adicione o pinhão cortado em fatias finas (ele deve estar previamente cozido). Eu cozinhei-os por 5 minutos em panela de pressão.


6 - Adicione as alcaparras.


7 - Adicione a pimenta dedo de moça, sem as sementes, e picada.


8 - Adicione o manjericão.


9 - Adicione o cheiro verde picado (eu sempre tenho congelado).


10 - Por último adicione o bacon previamente frito.


11 - Nessa etapa você irá misturar à fritada de vegetais e bacon, o molho branco que está reservado. Misture bem os dois molhos e faça a correção de sal, se necessário.


12 - Uma vez pronto o molho, jogue-o por cima do macarrão de sua preferência. Eu sempre prefiro o fettuccine, que é um macarrão largo e que "pega" bem o molho. Pronto, agora é só degustar esse, modestamente, prato dos deuses. Acompanhe com um bom vinho. Eu aconselho o frisante Riccadonna, suave, adocicado.

27 comentários:

claudia disse...

Esta massa é um verdadeiro petisco!

Mari disse...

Beto, li seu post lá no Batedeira e não tive como adorar seu cantinho gastronômico. Voltarei aqui sempre. Abraços!

BetiCris disse...

Adorei visitar esta cozinha! Explicar as receita, passo a passo, através de fotos dá imenso trabalho, exige empenho e total dedicação. Parabéns!
Gostei imenso de visitar este cantinho. Voltarei.

beijinhos

Natércia disse...

Beto que receita maravilhosa e quanta dedicação amei de verdade um beijo. Natércia...

Silvia Arruda disse...

Adorei sua receita de parisiense por levar alho-poró (amoo) e principalmente a dica das castanhas de caju ou amendoim, pq não gosto de bacon. Receita anotada. Com ctz farei e depois te conto!!!

risonha disse...

só tenho uma palavra a dizer:
FAN-TÁS-TI-CO!!!!

iliane disse...

Maravilhoso seu molho parisiense..com alho poró.!!!!.amei..adoro receitas com alho poró..ficam divinas!!!e..as fotos dão até fome só de olhar!!!anotadissima a receita...um abraço..

Karla Maria disse...

Beto,
essa receita é uma maravilha, vai pra minha lista de fazer com urgência.
Mas vamos combinar que o bolo Sensação 3 recheios está espetacular, além de compinar sabores maravilhosos.
Você é muito talentoso.
Bjim

ĵåииå jōåиïņhå disse...

huuuummmmmm que delícia!
para mim, só tiraria a cebola :D

bjs

ĵåииå jōåиïņhå disse...

é, eu não gosto de cebola.. mas eu uso, só se for beeeeeem picadinha, quase imperceptível, só para dar um saborzinho mesmo ;)

Agdah disse...

Aqui te que se sem bacon, o marido é zen.

cozinha da drica disse...

Beto que molho maravilhoso . agora que aqui em ampinas está frio e chuva vai ser bom fazer esta receita!!! Bjks e ótimo fds

Yasmin disse...

Beto, choveu o dia todo aqui em Campinas, tempo ideal para testar a sua receita e sugestão do vinho...Fiz e o pessoal daqui de casa aprovou ! Muito bom mesmo !
Abraços,
Yasmin

Laurinha disse...

Olá,
Adorei chegar aqui e já encontrar o alho-poró!
Também gosto demais dele, sempre tenho em casa...
Esta massa deve ter ficado muuuuuuuuuuito boa!
Já zanzei pelo blog, hummmmm, muitas sugestões deliciosas!
Beijinhos,

Akemi disse...

Beto, obrigada pela visita no PG! Adorei o modo didático como mostra as receitas, não tem como não errar! Todas as sugestões são deliciosas, parabéns!

Vitor Hugo disse...

Uia, receita bacana! =D Só tiraria o creme de leite, =x

Sem querer sem chato, mas o molho branco clássico, béchamel, não vai creme de leite não, tá?

Mauricio Tocci disse...

Muito legal Beto, eu também faço postagens de algumas receitas passo-a-passo e sei como é trabalhoso, mas um blog bem feito no nosso caso(chef de cozinha) é um belo cartão de visitas, né!
Abraços...
Mauricio Tocci
melhordacozinha.blogspot.com

Renata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata disse...

Olá Amigão!! Não acredito que você ensinou essa receita passo a passo... eita trabalheira danada! Mas realmente vale a pena. Estou aqui para dar o depoimento de que esse prato feito pessoalmente pelo Beto (que por sinal cozinha maravilhosamente bem) é de comer rezando, o molho é estupendo... muuuuito bom! Eu que ODEIO CEBOLA, nem senti a presença das ditas!! Agora, o alho poró é um caso à parte... rsrsrs! Parabéns pelo seu capricho e consequente sucesso! Beijos.

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Amei o seu cantinho!!!Esta massinha está divina.Mas que trabalho fotos passinho a passinho lindo...beijinhos doces

Nani do Paulo disse...

Adoro este teu passo - a - passo é ótimo!

Fabi disse...

Adoro massas assim, a LA SPOLETO!! Que delícia! Parabéns! Beijos!

Cláudia disse...

Renato, este macarrão dá de dez a zero no parisiense tradicional. Maravilhoso!

bjs

Cris disse...

Wow... adorei este seu molho com a dica de cozinhar a cebola no leite... vou fazer logo... um abraço

kika disse...

Ontem foi níver do meu marido e recebemos alguns amigos em casa. Alguns deles não comem carne e só lembrei disso quando já havia pensado numa massa à bolonhesa.
Corri pra net buscando uma receita saborosa de um segundo molho.
Achei este blog, fiquei encantada com o capricho da postagem e a receita.
Fiz com a certeza que iria ficar bom, apenas não incluí o pinhão.
Fui bastante elogiada e recomendei o seu blog.
Parabéns!

Denise disse...

Nossa!! Sem duvida esse molho parece ser divino! Desculpe minha ignorância, mas essa quantidade de molho é indicada para quantas pessoas?! E quanto seria, em xícaras ou colheres, 50g de farinha?! Parabéns pelo blog!

BETO disse...

Oi Denise, essa quantidade de molho é suficiente para 3 porções bem servidas ou 4 porções normais. 50 gramas de farinha correspondem a aproximadamente 2 colheres de sopa cheias.