domingo, 15 de junho de 2008

Bolo Prestígio (Aniversário do Ricardo)

Bom, só pra não deixar passar em branco estou mostrando também o bolo que fiz em comemoração ao aniversário do grande professor Ricardo (Sayid Jarrah). Parece que gostaram bastante e esse tipo de elogio só me ajuda na minha empreitada, onde todo incentivo é valido.

BOLO PRESTÍGIO

Ingredientes:
6 ovos inteiros
2 xícaras de açúcar
2 xícaras e meia de farinha de trigo
1 xícara de chocolate em pó
1 xícara de água fervendo
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher de sobremesa de bicarbonato

Modo de preparo:
Bater os ovos com o açúcar por 10 minutos. Adicionar o óleo e o sal e bater por mais um pouco. Em outra vasilha misturar o fermento, o chocolate, o bicarbonato e a farinha. Ir adicionando aos poucos essa mistura à massa do bolo, alternando com a água fervente. Utilizar assadeira com fundo removível, untando somente o fundo. Assar por aproximadamente 1h:00min à 255ºC. Desligar o forno e deixar a tampa semi-aberta até o forno esfriar, para o bolo não murchar.

Obs: Para molhar o bolo, 700 mL de água e 3 colheres de sopa de açúcar + 15 gotas de essência de rum. Levar até quase a fervura. Melhor utilizar gelada.

RECHEIOS

Creme de côco:
2 latas de leite condensado
300 g de coco ralado fresco
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) manteiga sem sal
4 gemas grandes, peneiradas
1 colher (chá) essência de baunilha
1 colher (sopa) de rum

Em uma panela grande coloque todos os ingredientes, exceto o rum e a baunilha, mistura até ficar homogêneo e leve ao fogo, até obter uma massa brilhante e que solte da panela. Junte a essência de baunilha e o rum e envolva delicadamente. Descansar 15 minutos e rechear o bolo.

Ganache de chocolate:
1 lata de doce de leite
600 g de chocolate meio-amargo
3 colheres de conhaque (rum)
1 lata de creme de leite.

Coloque o chocolate e o creme de leite no microondas. A cada 20 segundos abra o microondas e misture os ingredientes até derreter completamente o chocolate.
Adicione o conhaque e o doce de leite. Misturar e aplicar no bolo.

12 comentários:

Ricardo (Sayid) disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Grande Beto...eu, como amigo, incentivador e aniversariante digo que o bolo estava fantástico. O sabor maravilhoso e o capricho fora do normal. O recheio estava demais...chocolate e muito côco !!
Parabéns Mr. Locke !! Abraços, Ricardo

Thatily disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá! A Gislaine, esposa do Ricardo, indicou o seu site de receitas. Definitivamente adorei!!!
As receitas são muito boas, simples, mas pela forma que vc as posta com a riqueza de detalhes,inclusive as fotos! Meus parabéns!!! Muito sucesso...

Ainda não tive enho de experimentar realizar alguma... Mas assim que assim fizer, deixarei um comentário para dizer se fez sucesso!

Abraços...

Tatiana

www.themelodicgirl.blogger.com.br

Paulinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Lindo bolo, parabéns!
Visito diariamente o seu site e tenho que te agradecer pela generosidade em compartilhar as receitas e principalmente o modo de preparo.
Melhor site do gênero!!!

claudia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que sorte a do Ricardo que provou esta maravilha!!!

Carmencita disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei o passo a passo, dificuldade, tempo de preparo..,É você tem noção o quanto isso facilita a vida da gente pouca prática como eu he!he!Vou voltar sempre.Bjss

Sandreane disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto,
O bolo me deixou com água na boca *rsrsrsr*
É sempre bom visitar o seu blog e aprender novas receitas :)
Abraços!

Dinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Maravilha este bolo, realmente muita sorte do seu amigo...abraços.

Cinara disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, eu sou uma negação para bolos recheados e confeitados, por isso admiro quem consegue fazer estas verdadeiras obras-primas! Eu diria que você está pronto para abrir sua própria confeitaria! E faça o favor de abrir em Campinas mesmo, pois quero virar freguesa! ;o)
Um abraço!
(Vou colocar seu link no Cinara's Place, OK?)

Goreti disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Um clássico...e lindo!!!

Manuela disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que bela prenda de aniversário :)

Julia DaSilva disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

gOSTARIA DESTA RECEITA MAIS COMPLETA.. COMO E FEITA A COBERTURA DESTE BOLO??? SE PUDER ENVIAR PARA O MEU EMAIL, EU AGRADECO.
OBRIGADA,

MARY
maryvianna@hotmail.com

lia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

gostaria de fazer um bolo bem delicioso pra minha filha que vai fazer quinze anos vc poderia me mandar uma receita obrigado