domingo, 15 de junho de 2008

Galinhada Caipira (com frango)

Agradeço a visita de cada internauta que deixa um recado nos meus comentários. É por vocês que eu tenho vontade, cada vez mais, de postar receitas fáceis e interessantes no intuito de ajudar aqueles que não sabem cozinhar e também dar idéias para aqueles que já cozinham e sabem melhor do que eu.
Hoje eu trago pra todos os visitantes uma receita deliciosa de Galinhada Caipira (usando frango mesmo). Essa receita é muito livre e qualquer um, na hora de fazê-la, pode adicionar seus ingredientes preferidos, como milho, ervilhas, bacon, linguiça calabresa picada, queijo ralado, etc. Eu fiz dessa forma como está demonstrado aqui, e ficou muito boa.

DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 1 h 20 min.
CUSTO: R$ 13,00
RENDIMENTO: 5 porções

Ingredientes:
• 1 quilo de frango picado (eu não uso o peito, gosto mais das partes menos nobres do frango, como coxa, sobrecoxa, asas, costelas, etc)
• 2 copos americanos de arroz lavado e escorrido
• 2 copos de água fervente
• 1 colher (sobremesa rasa) de açúcar
• 2 cebolas médias
• 3 dentes de alho picados
• suco de 1 limão
• meio pimentão verde picado
• 3 tomates médios picados (eu usei 6 mini tomates italianos)
• 1 xícara de cheiro verde picado
• 2 caldos de galinha
• sal a gosto
• pimenta a gosto
• óleo a gosto



Modo de Preparo:

Passo 1: Temperar o frango em pedaços com o alho, 1 cebola picada, o suco de limão, os dois caldos de galinha, a pimenta e um pouco de sal (1 colher de sobremesa + ou -). É melhor que se tempere o frango duas horas antes de preparar a galinhada, para que ele absorva os temperos.


Passo 2: Numa panela grande coloque óleo a gosto e uma colher rasa de sobremesa de açúcar.

Passo 3: Aqueça a panela até o açúcar caramelizar.

Passo 4: Adicione os pedaços de frango temperados anteriormente e deixe-os fritando. Observe que na hora que os pedaços de frango são adicionados o açúcar vira uma bala pois o frango gelado esfria o conteúdo da panela. Não se preocupe, continue fritando os pedaços de frango que o caramelo voltará a derreter e dará cor ao frango. Frite-o até ficar bem dourado.

Passo 5: Quando estiverem bem dourados retire os pedaços de frango da panela e escorra o excesso de óleo, pois o frango solta muita gordura, e não ficará um alimento muito saudável se deixar todo o óleo na panela.

Passo 6: Volte então o frango para a mesma panela, e deixe-o ficar mais dourado.

Passo 7: Quando a cor do frango estiver do seu agrado coloque os outros ingredientes de uma vez. Os tomates picados, o pimentão, a outra cebola (essa não picada, mas cortada em pétalas grandes).


Passo 8: Adicione o arroz lavado e escorrido.

Passo 9: Adicione os dois copos de água fervente. Neste ponto você deve provar a água de cozimento e verificar se há necessidade de correção do sal. Quando a água estiver secando, prove o arroz para ver se já está macio. Caso seja necessário, adicione um pouco mais de água.


Passo 10: Espere toda a água secar, desligue o fogo e jogue por cima da galinhada o cheiro verde picado. Dê uma mexida e está pronto.


99 comentários:

anna disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Vim parar aqui na tua cozinha e gostei muito deste arroz de frango...
Deve ficar com um saborzinho todo especial e uma cor douradinha também, por causa do açúcar que juntas no inicio ao fritar.
Hei-de voltar!

risonha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

maravilha de arroz.. e ainda por cima com todo esse colorido dos vegetais.
ficou lindo.

Filipa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto que belo prato de frango com arroz, gostei muita da receita!

Beijos

clau disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que coisa mais gostosa, este seu arroz com frango!
E lhe dou TODA a razao: as carnes menos nobres do frango sao as mais gostosas, sim.
Apenas me seja possivel, vou seguir sua sugestao.
Valeu!
Um abraço.

Cláudia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adoro galinhada. Também fiz uma no comecinho do meu blog, mas diferente da sua. Quando fizer aqui em casa vou experimentar a sua receita.

Obrigada por visitar meu blog.

bjs

Marcos disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto obrigada por sua visita no meu cantinho! Seu blogs é maravilhoso...um abraço. Marcos:))

edinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei esta receita.
Ficou bem apetitoso

divina franco disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olha so.Estou no Canada e procurei um prato tradicional par fazer e veja onde vim parar? Meus amigos e minha familia amou o que fiz com esta receita de galinhada. obrigada pelas recceitas.

Isabel Spina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, adorei esta receita e amei teu jeito de explicar, confesso que sou meio anta na cozinha, vou preparar para um almoço de Dia dos Pais para a família toda, e com essa receita não tenho como errar...bjs e obrigada.

Ana Cristina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto ....estou morando na alemanha e cansada somente de comer os pratos típicos daqui (Wurst,batata feita de diferentes maneiras ,bisteca etc...)Hj resolvi vasculhar a net atras de uma receita fácil de galinhada e a primeira que achei e acabei de fazer foi a tua e que maravilha ....estou lambendo os dedos até agora ....
Obrigada...
BJS

Jacinta Dantas disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Deu água na boca só de olhar o resultado pela foto. Agora, sim, me animo e vou preparar uma galinhda no domingo, seguindo o passo a passo que vc tão bem sugere.
Obrigada

denso o volumoso disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Parabens , bela receita , o frango fica igual a frango assado de maquina de padaria , muito saboroso
fiz e gostei

sereia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

passei ,gostei , copiei... thank'S

Tereza disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, pesquizando por receita de galinhada encotrei seu blog. Domingo agora farei sua sugestão, vou receber meus filhos e amigos. Vão comemorar aniversário de um deles e a solução será este prato único pois assim terei mais tempo disponivel para tomar minha cervejinha tranquila não acha. obrigada tereza.

Nata disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

essa receita me parece ótima,hoje é aniversário do meu marido vou fazer pra ele.Fui ao sitio no final de semana e comprei dois frangos caipira queria fazer uma galinhada mas faltava a receita, e agora já tenho é só comprar o restante dos ingredientes e fazer

Ana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ola estava procurando por uma receita de galinhada e encontrei a sua, estou fazendo neste momento, tenho certeza que não vou me arrepender, me parece que vai ficar uma delicia, obrigada, abraço**

Isa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá!
Adorei o site e a metodologia que usa para explicar as receitas!
Muito obrigada.

Isa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Amei o site e a metodologia usada para explicar as receitas!
Parabéns e muito obrigada!

Roby disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Moro na Italia e estava precisando mesmo de uma receitinha gostosa do nosso paìs, sò dei uma modificada coloquei uma pimentinha malagueta pra dar um saborzinho mais picante, e no lugar dos dois caldos preferi usar um tempero pronto para moquecas, assim ficou com um gostinho muito nordestino, bjus

recereja disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

oi Beto a galinhada foi aprovada por todos aqui em casa deliciosa....bjs

Bene disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Hummmmmmmmmm que delicia, com gostinho bem mineiro.
amei

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz no fim de semana. Ficou maravilhosa!!!! Gostinho de interior. Abraços, Mariana Afonso

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Obrigada!
Uma delícia!

regiane disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

procurei bastante e com certeza essa é melhor receita q encontrei uma delicia sempre sigo suas receitas bjs

Edilson disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Preparei essa receita no fim de semana e foi o maior sucesso.
Estou casado há dezenove anos, e esse é segredo: Prendo minha mulher pela boca.

Wanusa(Fortaleza) disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei a receita, vou fazer nesse domingo.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

gostei muito desta receita,já fiz mais de uma vez é realmente uma delicia eu recomendo.
magda forratini - ms

lili disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

olá ficou muito bonita a sua galinhada e parece muito saborosa,mas na minha eu coloco assafrão dá um cor super bacana na galinhada

Tania Cabrini disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Liindo seu prato!Parabéns!Vou fazer no Domingo Dia das Mães para toda minha família, 16 pessoas, depois te conto como foi, mais com esse passo a passo não vou ter dúvidas. Obrigada

cidogarcon disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

sou de conchas/sp/interior.com este frio essa galinhada ficou boa demaisss: valeu ate a proxima.

Cida Guilhen disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá fiz esse arroz com galinha e usei mesmo a galinha caipira..meninas ficou divino.. maravilhoso meus convidados amaram.. bjs e muito obrigada pele receita..rs rs

Sueli disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Não vejo a hora de fazer! Já deu água na boca! E nesse frio será uma ótima opção...!

Raquel Alvarenga disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Tenho visitas no sábado e vou fazer essa receita... depois te conto.
Muito obrigada, Deus te abençoe!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

quase modie meu munitor para ter ficado muito bom vou me arriscar na cozzinha toomara que fique igual

Vasco disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Vasco - Voce salvou minha galinha.Ficou uma delicia.grato.

Cristina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei a receita! agora poderei fazer a galinhada que tanto queria. ..obrigada!

Catarina RJ disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei a receita mt fácil e quero agradecer tb a de Bobó de camarão q ficou maravilhoso.Suas receitas são ótimas.

Ritinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

O açúcar é realmente necessário?

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Ritinha, boa tarde. O açúcar não é necessário não, mas eu gosto de colocar pois a carne fica mais dourada por causa da reação de Maillard. Bjs.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

deu agua na boca vou fazer essa parece bem simples e saborosa

Ricardo Moretti (Piracicaba) disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Essa receita ja faz parte do cardápio de casa, uma delícia. E hoje vou prepara-la de novo hummm!!!

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Ricardo, eu também sou fã desse prato, mas não faço muito não, por que tenho que inventar coisas novas pra colocar no blog. abraços.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

adorei esta receita estou prestes a fazer,apos darei novo comentário o qual sei que sera positivo grato zelão sp

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

adicionei o milho verde e fikou magnifico

Beth Salvia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oieeeeeeeeeee! Acabo de chegar para almoçar , quer dizer fazer meu almoço e to morta de fome, pq deis 6 aulas pela manhã, daquelas q cgastei muuuita energia. Antes de tudo consultei Sto Google e ele me levou a um milagre: GALINHADA CAIPIRA e é claro o anjo milagreiro que apoia Sto Google só poderia ser vc Betoooooooo, eu adooooorei to comendo até os dedos rs, bjs vou seguindo e divulgando viu, bjão

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beth, que bom que voc~e gostou. Esse prato é mesmo uma tentação, preciso fazer de novo. Bjs.

Angela Rocha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei sua receita!
Vou experimenta-la amanhã mesmo! :)

Bia Jubiart disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Bom dia!

Vi um frango com uma cara linda na Beth Sálvia, e vim correndo aqui!

Tenho um marcador de COMIDINHAS no meu cafofo, coisas simples e experimentos... Fico imaginando a dificuldade de registrar imagem com os pratos quentes, embaçando a lente... Já te linkando...

Uma ótima sexta p/ vc!

Beijoooooooooo

rick disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Uma amiga minha falando desse tal prato fiquei curioso,pois a mesma disse que era uma delícia,disse que uma amiga dela do Amapá preparou um dia,quando elas estavam na Espanha.Só que ela me disse que a amiga dela preparou numa panela de pressão,pode?!Daí fiquei curioso e comecei a procurar a receita e acabei encontrando este blog.Super fácil a receita,vou tentar fazê-lo,apesar de não saber cozinhar muito bem.!!!! Abraços

rick disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Uma amiga minha me falou deste prato,e fiquei curioso,pois adoro comer!!!Pesquisando acabei encntrando este blog,e vi a receita,super fácil,vou tentarfazê-l,apesar de não saber cozinhar muito,vamos ver oque vai dar ehehehehehehe.Minha amiga disse que foi uma amiga dela que preparou o mesmo,mas foi na panela de pressão,pode?!Vou tentarfazer nesse modo aqui mesmo.abraço

luiz disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei ficou muito gostosa essa galinhada valeu.

waleson disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

muito show essa sua receita ela me salvou na cozinha hoje parabéns continuá assim

Bruno disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

hum!! só de olhar deu agua na boca!! vou fazer pra todos aqui de casa.só vou acrecentar milho verde, adoro!!obrigada pela receita, adoro conzinhar!!

deus é amor disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei quaser todo domingo eu faço e quando eu reuno toda a familia eles adoram bjs.

Natalie Delfino disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ola Chefe! Eu estou fazendo esta receita e to adorando, espero que o gosto fique tao bom quanto o cheiro.. Se eu acertar....vou comemorar com uma galinhada...bjs...valeu pela receita maravilhosa!!!!!

a vida é uma aventura!!!1 disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz esta receita de galinhada e ficou uma delícia.Vou fazer novamente para amigos além de ser um prato que não fica caro é muito saboroso!!!!

a vida é uma aventura!!!1 disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Hoje para comemorar meu aniversário fiz essa receita para meus amigos eles adoraram, além de ser uma receita prática e barata é uma delícia!!!!

Marcos disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Parabéns, ficuou muito bonito, somente uma dúvida ?
Já que a galinha caipira verdadeira é muito dura, será que vai ficar macia ?

Abraços

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

NOSSA MUITO FACIL E DEVE FICAR UMA DELICIA,VOU TENTAR FAZER NO PROXIMO DOMINGO ,JA QUE É RAPIDO E PRATICO...BJOSSSS

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

vi uma reportagem sobre uma galinhada da festa de primeiro de maio, e fiquei com vontade de fazer uma; ai vim procurar uma receita e achei a sua. gostei e vou tentar fazer ; depois volto pra contar como ficou ta? grata pela ajuda.

MARLEI disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

AMEI A RECEITA, É FÁCIL E MUITO SABOROSA, DEVE SER O TOQUE DO LIMÃO.
MARLEI

MARTA NAZZARI disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olha, não fiz ainda, procurava na net uma que fugisse um pouco da minha receita de sempre. Vou fazê-la amanhã, mas já estou sentindo um saborzinho delicioso... com certeza! Ótima receita, simples e apetitosa!

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Marta, essa galinhada é tudo de bom.

Cleusa Rodrigues disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Hamilton, estou procurando algo pra inovar na nossa festa junina, meu marido faz aniversário no dia 24 de junho e além dos tradicionais caldos vou servir uma galinhada, tudo feito no fogão à lenha. Amei esta sua receita. Já estou vendo o povo pedindo bis... Obrigada por compartilhar. Bjs
Cleusa Rodrigues - Artesã

MARTA NAZZARI disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Meus Deus, conforme prometido, fiz a galinhada na casa de um amigo. Sucesso total, já tenho encomenda dela para um novo aniversário no próximo dia 7. Perfeita!

cristiane disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

gente eu fiz e ficou otimo nossa fiz muito sucesso e em dias de frio e melhor ainda amei a receita e recomendo

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Hummmm! fiquei com água na boca... vontade de comer uma galinhada assim! vou seguir a receita... Adorei a dica, obrigada

keline disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

eu gostei muito do teu jeito de apresentar essa receita seria bom se todas as outras fossem assim ,fácil de entender quando eu fizer galinhada de novo farei a sua parabéns.

Nya Vianna disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Hoje aqui em Sorocaba tá um dia frio e chuvoso essa galinhada é a pedida certa para meu almoço, vou prepará-la agora mesmo...Bom apetite pra mim....rsrsrs

NEIA ,DE CAMPINAS.SP disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

ADOREI ESSA RECEITA, SIMPLES E FACÍL QUE DELICÍA.

Unknown disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Estou fazendo e o cheiro ja está de matar !

Luciene disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá, muito bom este seu passo a passo da galinhada, a dica de escorrer o excesso de gordura do frango é muuuito boa! Adorei, será meu prato do almoço deste sabado!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Parabéns, seu blogger é maravilhosos receitas incríveis e passo a passo. Adorei!!!!

Cida Gomes disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei a forma como você descreve a receita, especialmente pelo uso das fotos pois isto facilita muito! Estava procurando uma receita de galinhada e vou fazer a sua. Só que eu quero usar galinha e como ela é muito dura, vou cozinhar primeiro e fritar depois. Parabéns!

Cida Gomes disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei a forma como você descreve a receita, especialmente pelas fotos. Isto ajuda muito a entender o processo. Estava procurando uma receita de galinhada e vou fazer a sua, mas quero fazer com galinha mesmo. Como ela é dura, vou cozinhar primeiro depois farei tudo conforme sua receita. Parabéns!

Bella disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto , adorei seu site, enfim fui tentar a galinhada, deu tudo certo até na quantidade de agua, exagerei muito e o arroz ficou arroz papa, to muito triste pois se nao fosse isso tenho certeza que tudo tinha ficado muito bom !!!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

eu copiei esta receita e vou tentar faser hoje espero que fique bom agra de agradeço pela ajuda

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

devemo copiar o melhor, e esta receia é divina. COPIEI.

ilasir soares disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

este franguinho deve ficar porreta vou pedir a dona mariza para fazer rapidinho

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

vou testar essa receita que parece muito apetitosa.

Parabéns pelo seu talento!

Regina Conselheiro Lafaiete - MG disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Posso usar o açafrão nos temperos, mas desse jeito parece estar uma delíciaaaaaaaaaaaaa.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá!

Hoje fiz a receita, e amei..muito bem explicada e detalhada, até a panela é igual do site, todos aqui em casa adoraram!!
Parabéns pela receita maravilhosaaaa!!!!

Jacira
Santo André - SP

Godoy disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Parabéns pela iniciativa do blog e pela receita maravilhosa, uma delicia. Valeu mesmo.

Iara Liz disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Iara de Americana.Acabei de fazer esta receita,além do visual bonito,ficou uma delicia.Obrigada Beto,pela oportunidade de eu poder presentear minha familia com esta maravilha...

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz e ficou uma DELICIA! Mt simples de fazer e bem gostosa.

Daniel Knopfler disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fez um tremendo sucesso, troquei o cheiro verde por salsinha! Obrigado

Pra. Neide disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Procurando uma receita mais fácil e gostosa, vou fazer hoje na igreja tenho certeza que todos vão gostar!!!
Sempre comia galinhada em Minas...hum amoooooo!!Obrigada!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nossa, fiz e ficou excelente!!! Delicia mesmo, comi 3 vezes...rss.

jose ronaldo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]


Ficou espetacular. Sou cozinheiro ha algum tempo, mas alguma coisa torna esse receita especial. Tomei a liberdade de colocar uma colher de sopa de shoyu para temperar o frango, colaborando, tambem, no seu douramento.

edison disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

edison a melhor receita de galinhada que ja provei

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

otima receita

Gil filho disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz hje no jantar da família......para comer de joelhos...uma delícia......

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Vou experimentar. Creio que deva ficar bom. Depois comento.
Aureliano Paiva

Geni Menezes disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nossa!!! obrigada pela dica, vou usar no almoço de final de ano, onde trabalho, depois comento o resultado, como dizia minha vózinha que Deus abençoe as tuas mãos, abraços.

Nathalia Maciel disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei suas receitas ja testei 3 mas a que fez mas sucesso foi o pudim maravilhoso !!! Ja indiquei pra muitas amigas

Nathalia Maciel disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei suas receitas ja testei 3 mas a que fez mas sucesso foi o pudim maravilhoso !!! Ja indiquei pra muitas amigas

Lívia Matos disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ficou muitoooo gostoso! Não coloquei o pimentão porque não me faz bem..
Mas o arroz ficou muito papa.. É assim mesmo?
Obrigada por compartilhar suas receitas, já sou fã!

♥Sola♥ disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Vou fazer essa galinhada essa semana...obrigada