terça-feira, 22 de julho de 2008

BOLO TIRAMISU (Sem o passo a passo)


Esse bolo é baseado numa excelente sobremesa italiana, o Tiramisu. É para apreciadores de café e também para quem gosta de bolos contendo queijo (tipo cheese-cakes), o que não é o meu caso. Fiz por encomenda mas não comi. Quem saboreou disse que estava delicioso.

Ingredientes:

Para a massa:
- 3 ovos
- 240 g de açúcar
- 1 colher (sopa) de óleo
- ½ xícara de água fervente
- 260 g de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Para a calda:
- 2 colheres (sopa) de café solúvel (5 g)
- 3 colheres de açucar
- 3 colheres (sopa) de conhaque
- 1 xícara de água fervente

Para o creme:
- 500 g de cobertura de chocolate branco garoto picada
- 1 caixinha de creme de leite fresco (500 ml)
- 2 colheres (sopa) de conhaque
- 3 embalagens de cream-cheese light em temperatura ambiente (450 g)
- 1 chantilly batido

Para a decoração:
- 50 g de cobertura para derreter meio amargo picada
- 100 g de cobertura de chocolate branco
- 1 colher (sopa) de cacau em pó garoto

Modo de preparo:


1 - Prepare a massa: bata os ovos com o açúcar na batedeira por 10 minutos em velocidade máxima, até dobrarem de volume. Enquanto isso, ferva 1/2 de xícara (chá) de água com o óleo e junte aos ovos, alternando com a farinha de trigo. Por último, misture o fermento em pó. Coloque a massa em uma assadeira redonda de aro removível (24 cm de diâmetro), untada e forrada com papel-manteiga também untado e enfarinhado. Leve ao forno médio (180ºc), preaquecido, por cerca de 45 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo. Deixe amornar e desenforme.

2 - Prepare a calda: ferva a água, retire do fogo, acrescente o café solúvel, o açúcar e o conhaque, misture bem e deixe esfriar.

3 - Prepare o creme: derreta o chocolate com 1 caixinha de creme de leite em banho-maria ou microondas, potência média, por 2 minutos e 45 segundos. Retire do microondas, acrescente o conhaque, o cream-cheese ligeiramente batido com um garfo e misture bem até obter um creme homogêneo. Bata o chantilly e misture-o ao creme de chocolate branco e queijo.

4 - Montagem: corte o bolo em 3 aros. Coloque a base do bolo de volta à forma, regue com a calda e espalhe 1/3 do creme. Repita o processo alternando bolo e calda finalizando com o creme. Alise a superfície do bolo com uma espátula e leve-o à geladeira por 3 horas ou até que o creme fique firme.

5 - Decoração: derreta a cobertura de chocolate branco no microondas, em potência média, por cerca de 2 minutos. Preencha um molde em formato de grãos de café pequenos ou de carinhas (tipo camafeu) com a cobertura, dando leves batidinhas para eliminar bolhas de ar. Leve-o à geladeira até que o chocolate seque completamente. Vire o molde deixando-o sobre a grade da geladeira até ficar opaco e desenforme. Esses moldes serão aplicados sobre o bolo.

6 - Prepare a decoração dos lados do bolo: corte um pedaço de papel manteiga de 10 cm x 80 cm. Coloque-o sobre a mesa e em cima dele faça arabescos utilizando o chocolate meio amargo, com um saquinho de papel tipo cone com furo bem pequeno. Depois com chocolate branco derretido, preencha todo o papel (utilizando um pincel culinário) por cima do chocolate meio amargo que já deve estar endurecido. Espere secar um pouco e corte o chocolate em placas, da largura que você quiser (eu cortei de 3,5 em 3,5 cms). Aplique em toda a volta do bolo conforme a foto acima.

6 - Finalização: desenforme o bolo sobre o prato em que for servir. Em sua superfície, faça riscos paralelos com uma faca, com a mesma distância entre si, marcando o creme. Repita os riscos perpendicularmente aos primeiros para obter cruzamentos entre eles. Polvilhe o cacau em pó e decore com os chocolates moldados e as placas de chocolate.


10 comentários:

Marcos disse...

Beto seu bolo está maravilhoso!!!Um abraço Marcos:*))

receitinhas da belinhagulosinha disse...

ficou lindo mesmo,maravilhoso,ía mesmo agora uma fatia,jinhos

Carmencita disse...

Que ótima idéia, fazer um bolo.As vezes queremos fazer o tiramissú e não temos os benditos bisoitos inglês.A decoração do bolo ficou linda.Parabéns.Bjss

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Simplesmente divino!!!!Está um must.Beijinhos doces

Rose disse...

Seu bolo ficou 10! Lindo, que vontade de provar uma fatiazinha...
bjs e um bom fim de semana.

Anônimo disse...

Bolo aprovadíssimo!
Tem gente planejando nova encomenda, acredita?
Bjks

adriana disse...

oi beto meu nome é adriana e fiquei muito alegre em encontrar o seu blog, as receitas são maravilhosas, queria perguntar sobre o pepino agridoce, quanto tempo ele conserva é em geladeira? obrigada . meu e-mail é drika1963@yahoo.com.br

Larissa disse...

Lindo, Beto! Parabéns!

cozinha da drica disse...

Beto que bolão menino!!!Ficou lindão e deve ter ficado maravilhoso! Bjks

Fabi disse...

Oi Beto! Finalmente fiz a costela! Em breve estará lá no blog, junto com toda a saga da minha pequenina panela de pressão! Beijos!