domingo, 31 de agosto de 2008

Costelinha de Porco Agridoce

Hoje acordei com vontade de comer carne de porco que é, na minha lista de preferências, o tipo de carne que eu mais gosto. Mas queria fazer alguma coisa diferente e não somente grelhada ou assada. Então me veio à cabeça a costelinha do Outback (Ribs on the Barbie). Resolvi fazer, procurei a receita nos livros aqui em casa e achei uma que parecia se tratar das costelinhas com molho agridoce de catchup, no livro UM TESOURO DA COZINHA CLÁSSICA, que aparece na estante do blog . O resultado final foi aprovadíssimo e o sabor muito parecido; deu pra matar a vontade sem sair de casa. Como acompanhamento fiz um arroz corado e uma salada de rúcula, alface americana, tomates secos e uvas passas. Espero que gostem.

DIFICULDADE: Média
TEMPO DE PREPARO: 6 horas
CUSTO: R$ 25,00
RENDIMENTO: 4 porções

INGREDIENTES:

Para a marinada:
  • 1 kg de costelinha de porco cortada em pedaços de servir
  • 1 cebola média picada
  • 1/2 xícara de shoyu
  • 1/2 xícara de vinho tinto
  • raspas de um limão
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • sal a gosto (como já vai o shoyu, coloquei somente uma colher de chá)

Para a cobertura:

  • 3/4 de xícara de catchup
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher de sobremesa rasa de maisena
  • 1 pitada de alecrim em pó
  • 1/2 colher de sobremesa de noz moscada em pó
  • 1 xícara de suco de maçã (processei uma maçã grande no mix e adicionei um pouco de água)

MODO DE PREPARO:

Passo 1: Coloque os pedaços de costela numa panela e cubra com água. Leve ao fogo e quando levantar fervura deixe por 60 minutos. Se a água for secando, adicione mais água, sempre fervente.


Passo 2: Depois dos 15 minutos de fervura coloque os pedaços de costela numa vasilha grande e adicione todos os ingredientes da marinada de uma vez.


Passo 3: Mexa bem para incorporar todos os ingredientes e deixe a carne marinando por no mínimo 3 horas. Deixei 4 horas nessa marinada.

Passo 4: Retire a carne da marinada, escorra bem o caldo e leve os pedaços de carne para uma grelha que deverá ser assada no forno. No caso usei uma grelha com travessa inferior, a qual encho de água para não queimar. A carne vai assando aos poucos e qualquer resíduo que caia da carne fica retido na água debaixo. Não coloque para assar ainda, primeiramente faça a cobertura agridoce.

Passo 5: Numa panela pequena junte todos os ingredientes do molho de cobertura de uma só vez.


Passo 6: Leve ao fogo mexendo sempre. Quando engrossar está pronto para cobrir as carnes.

Passo 7: Com um pincel culinário coloque um pouco do molho de cobertura em cada pedaço de costela.


Passo 8: Depois de cobrir bem todos os pedaços leve ao forno alto por 15 minutos. Vire os pedaços de costela, passe mais molho no outro lado da carne e leve novamente ao forno até terminar o cozimento (uns 30 minutos).

Como acompanhamento usei arroz corado (é muito gostoso, é só fritar os temperos do arroz em um pouco mais de óleo que o normal e deixar os temperos queimarem. Depois é só continuar fazendo o arroz normalmente - fica muito saboroso).




41 comentários:

Elvira disse...

Costelinha é um dos cortes do porco que mais gosto. E assim, agridoce, é mesmo do melhor! :-)

Abraço.

Eli disse...

Nossa, mas esta costelinha é de dar água na boca.

Tânia Saj disse...

Oi Beto!
Adorei conhecer seu blog! Uau...essa costelinha eu amooo!E tão bem explicadinha assim, não tem como errar.Já vai prá lista dos próximos a testar!

Obrigada tbm pela sua visita ao Zakuskas!
Bjs

Emília disse...

Oi Beto! Adorei seu blog, as receitas passo a passo, os bolos maravilhosos, amei tudo por aqui! E essa costelinha de porco ficou perfeita!! Abraços

Anônimo disse...

Adoro seu blog, e a nova diagramação ficou linda Parabéns !!!
Arlete

Iliane disse...

ficou maravilhosa a costelinha..êsse molho dá um sabor incrivel na carne de porco..amei tudo...um abraço..

Silvia Arruda disse...

Meu marido ama costelinha de porco. ótima sugestão de receita!

Aline Neme disse...

As costelinhas o outback realmente são as campeãs!!!

As suas estão perfeitas! Dá até para sentir o cheiro... hehehehe

Bjundas

Sara disse...

Antes de mais dou-lhe os parabéns pelos blogs fantásticos que tem!!Adorei só coisinhas maravilhosas!!
Vou já já adicionar a sua cozinha.
bjs.

Rose disse...

Suas costelinhas ficaram um arrazo!
Gosto de vir aqui porque aprendo muito com seu passo a passo. Sempre tudo muito bem fotografado e explicado, minha filha de quinze anos olhou e me disse: - assim fica mais fácil cozinhar...
Beijos.

Glau disse...

Que máximo de receita! Parabéns pelo blog! estou enlouquecida aqui! rs

bjos, glau

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Adorei o agridoce das costelinhas!!!Que é uma das partes do porco que mais gosto.Divino beijinhos

Larissa disse...

Beto, eu fiz uma vez e postei a minha versão lá no Trivial Básico faz tempo. Mas adorei a sua e, numa próxima, vou fazer do seu jeito!

Que bom que gostou do meu post sobre o bistrot italiano. Às vezes, no meio de um monte de spam, surge um e-mail que vale a pena. ;-)

Téia disse...

Oi Beto, a nova paginação do bog ficou ótima. Parabéns! Seu blog é fantástico, esta paciência do passo-a-passo é tudo. Volto sempre aqui. Seu cantinho é especial. Quando der, vai lá me visitar no meu. Eu também adoro carne de porco. Estas costelas estão lindas. Vou fazer, depois te conto se acertei. Beijoca.

Magia na Cozinha disse...

Ficaram muito bonitas, eu gosto muito de costelinhas de porco.
Aqui nos EUA eles fazem de um jeito que adoro. São irresistíveis!
Bjs :)

4 amigas na cozinha disse...

Deu água na boca Beto!
E as fotos com o passo a passo ficaram ótimas, parabéns!

Filipa disse...

Beto, gostei muito da nova cara do blog.
E essa costelinha? O aspecto é delicioso e com essa marinada e cobertura só pode ter ficado muito bom.

Beijos

Marcia disse...

Também adoro carne de porco, estas costelinhas... nham nham.... que delícia, Beto.

Agdah disse...

Visual novo... Eu admiro sua destreza com as fotos passo-a-passo. Não é fácil e há que ter tempo e paciência.

Canela disse...

Os meus parabens!De aspecto está fabuloso e de paladar nao acredito que fique aquem.
Bj

Ricardo disse...

Beto (Mr. Locke), fiquei com tanta vontade de comer essa costelinha que irei ao Outback hoje à noite, já que meus dotes culinários não permitem fazê-la em casa !!! rsrs
Parabéns pela receita....e quando sobrar comidas assim, não fique com vergonha de levar na segunda de manhã na SJ...
Grande abraço,
Ricardinho (Sayd Jarrah - The Iraqi Torturer)

Fer Ayer disse...

Oi Roberto...estou retribuindo suas muitas visitas no meu blog, que me deixaram muito feliz e queria dizer que adorei esta história do passo-a-passo com fotos...bem legal para quem não sabe.
Voltarei sempre.
Beijos

Ziza disse...

Beto, obrigada pela visita. Adorei teu blog. Essa receita aqui entrou na minha lista de "em breve". A torta aqui de baixo está na lista do "é pra já" - hehe.

Os teu bolos do outro blog são fantásticos. Parabéns!

Natural Naturalmente disse...

Beto, achei o seu cantinho uma amor, super bem cuidado, com muito gosto e as receitas mesmo passo a passo.
ADOREI, parabens um beijinho,
Bom fim de semana
Márcia

anna disse...

Obrigada pela visita!
Gostei desta sugestão agridoce e de ver os teus passo a passo...
Beijo.

Ana Powell disse...

Olá Beto
Visitei o teu blog.
Os meus parabéns, esta cheio de coisinhas ricas e gostosas.
Os bolos de Beto são muito bonitos e feitos com muito talento.
Beijinhos

Manuela disse...

Também ando na onda do agridoce!
Admiro a tua paciência ao fotografar passo-a-passo cada receita...

Donna Dani disse...

Uauu!! A apresentação, o blog, as receita e fotos maravilhosas!!!

Magia na Cozinha disse...

Beto obrigda pelo voto no Colher Tacho. Valeu!
Boa semana!
Bjs :)

Mão na Massa disse...

Oi!

Os pares para o desafio de setembro já sairam.

Obrigada

Boa sorte!

Laurinha disse...

ADORO!!!!
E ficaram lindas, a corzinha denunciou! O molho é tudo de bom!
Beijinhos

Mundo de Alice disse...

Beto
adorei teu blog
adoro receitas agridoces
e os bolos são divinos
bjs

Nani do Paulo disse...

Sou louca por carne de porco, amei a receita!
Abraços

Célia disse...

Vim visitar o seu cantinho que não conhecia e visto que vamos ser parceiros, nesta brincadeira!!!
Fico á espera do seu contacto.

Cláudia disse...

Beto, que legal que vc é de Campinas, acredita que eu não tinha reparado? Adorei a costelinha que vc preparou, com certeza meu marido vai fazer. Coincidentemente os primeiros passos são muitos parecidos com as costelinha de porco que ele faz, só que a especialidade dele é com alecrim. Agora resta experimentar esse molho barbecue!

Com relação aos pães feito na máquina, eles têm a tendência de afundar quando assam principalmente os integrais que são a maioria que eu faço, as vezes nem ponho no blog por causa da aparência, mas o sabor fica divino. Para deixá-los mais macios, eu uso fermento biológico fresco (1/2 tablete = 2 colheres(chá) do biol. seco. E adiciono um pouco mais de glúten nos pães integrais, semente de linhaça triturada no liquidificador também ajuda a deixar o pão mais úmido e saudável.
Não desista, vale a pena comer um pão fresquinho e quentinho de manhã!

bjs

Nanda disse...

Que aspecto mais delicioso. É bem certo que uma foto vale por mil palavras!!! Parabens
Um abraço
Nanda

miauCaldas disse...

Olá!
É verdade, meio que parece com um stogonof. So que em vez de cortar a carne em cubos, cortamos bifes em escalopes...

Bjao

www.cozinhaecoisinhas.blogspot.com

Eliana Scaramal disse...

Olha se quiser pode me convidar para jantar tá?! hehehe Brincadeiras à parte eu adorei a receita!

Viviane Peçanha disse...

Obrigada pela visita e pelo comentário no meu blog!
Adoro seu blog, pq é passo-a-passo, bem explicado e com fotos bem legais.
E seu blog de bolos é divino!! vc é um talento!!!!
Um bj.

Cristiano Morais disse...

Encontrei seu blog em busca de receita da costelinha do Outback (Que nunca comi! Pretendo experimentar primeiro em casa - no ES ainda não tem o restaurante e quase não viajo!). Fiquei impressionado com o nível de apresentação da receita. Passo-a-passo é isso, o resto é dica! Parabéns!

Anônimo disse...

Complex Post. This enter helped me in my college assignment. Thanks Alot