domingo, 28 de setembro de 2008

Lasanha com Ervilhas e Linguiça Calabresa

Este desafio foi proposto pelas 4 garotas do blog Quatro Ragazze Brasiliane Nella Cucina Italiana (para acessar clique na figura abaixo).


Como o tema era Massas resolvi fazer minha lasanha. A Viviane, minha aluna da faculdade, já vinha me cobrando essa receita. Então uni o útil ao agradável, fiz a receita para participar do desafio e aproveitei para levar para a Vivi na faculdade.


Essa aparência queimadinha só foi conseguida por que tenho maçarico culinário em casa.


Bom, vamos lá então para a receita.
.
DIFICULDADE: Difícil (nem tanto pela preparação, mas mais pelo tempo)
TEMPO DE PREPARO: 2 horas
CUSTO: R$ 25,00
RENDIMENTO: 10 porções
.
Ingredientes:
♦ 400 g de queijo mussarela em fatias finas
♦ 400 g de presunto cozido em fatias finas
♦ Azeite
♦ Sal
♦ 800 mL de molho branco
♦ 800 mL de molho de tomates
♦ 1 cebola média picada
♦ 3 dentes de alho picados
♦ 200 g de ervilhas frescas congeladas
♦ 100 g de linguiça calabresa
♦ 800 g de carne moída (usei patinho moído)
♦ 1 pacote de massa para lasanha
Modo de preparo:
Molho a bolonhesa diferente:

Passo 1: Numa panela grande coloque a carne moída e a linguiça calabresa.

Passo 2: Comece aquecendo esses dois ingredientes, destruindo todos os caroços que vão se formando. É importante que essa etapa seja feita sem o óleo e sem os outros temperos, pois ajuda a tirar aquele cheiro de carne moída.

Passo 3: Continue aquecendo, mexendo sempre. A carne começa a queimar um pouco nos cantos da panela. Isso é bom pois começa a formar os sabores e aromas.

Passo 4: Adicione a cebola e o alho. Continue cozinhando, mexendo sempre.

Passo 5: Adicione o azeite a gosto (coloquei umas duas colheres de sopa).

Passo 6: Adicione as ervilhas.

Passo 7: Adicione o molho de tomates. A receita já está descrita no meu blog.

Passo 8: Faça a correção do sal.



Montagem da Lasanha:

Passo 1: Numa assadeira ou tabuleiro médio coloque uma camada do molho a bolonhesa.


Passo 2: Coloque uma camada de massa para lasanha pronta. Se quiser pode preparar em casa utilizando o cilindro.


Passo 3: Adicione o molho branco. Para ver a receita do meu molho branco clique aqui.

Passo 4: Adicione uma camada de presunto cozido.


Passo 5: Adicione uma camada de queijo mussarela.

Passo 6: Adicione uma camada de molho a bolonhesa.


Passo 7: Adicione mais uma camada de massa pronta para lasanha.

Passo 8: Adicione uma camada do molho a bolonhesa.

Passo 9: Adicione uma camada de presunto cozido.


Passo 10: Adicione Uma camada de queijo mussarela.

Passo 11: Adicione uma camada de molho branco.


Passo 12: Adicione queijo parmesão ralado.


Passo 13: Leve ao forno com fogo alto até a lasanha borbulhar bastante (30 minutos).

Passo 14: Eu finalizei com o maçarico dando essa aparência queimadinha.




38 comentários:

Viviane Peçanha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto!!!
Pois é, estou sempre inventando moda na cozinha e com isso acabo comprando um montão de coisa!!! moro em apartamento, então imagina a dificuldade que é pra guardar tanta coisa, rsrsrs.
Um bj.

Tia Gio disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu adoro lasanha, esta receita até pode estar classificada como dificil, mas eu vou experimentar, deve ficar delicioso.

psychic disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, queria agradecer a tua visita ao meu Blog! O teu é fenomenal! Parabéns pelo excelente trabalho!

Tânia Saj disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Uau...depois meu pão é que tenta....rs
Vou trocar meu teclado por um de silicone, porque essa lasanha é de matar (de vontade, claro!)
Bjs

Glau disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, adoro o seu passo a passo! Nossa, sua lasanha ficou com aspecto divino! E esse queijinho derretido! Eu ia adorar ter um maçarico em casa. Com certeza eu ia sair queimando tudo que visse pela frente! :)

Bjão e boa semana!
Glau

Ziza disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Está linda e molhadinha... Adoro lasanha, mas quem não gosta né?

Dinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá beto,

Nossa, só o preparo desta linda carne já seria um grade prato para mim. Fiquei imaginando a lasanha ao sair do forno, adorei esta receita. Um grande abraço.

Renata disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Pelo visto seu fim de semana foi power saboroso...
Ah, que delícia e que Sorte a da Vivi!!

Hamilton, vc realmente não existe...
É muito orgulho te ter sempre por perto:
Além de cozinheiro de mão cheia
és um "Amigo" de verdade, Adoro Você!
Mtos bjs!

MiauCaldas disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oie!

Nossa! Que lazanha heim?!
Imagino o quanto ficou gostosa!!!

Bj

Magia na Cozinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto eu adoro lasanha. Até hoje só fiz uma vez e achei que exagerei na quantidade do molho. Depois disso não tentei de novo.
O seu passo-a-passo ajuda muito a gente a ter uma idéia melhor de como montar a lasanha.
O forno aqui tem na parte superior o que se chama "broiler", que serve justamente para se dar esta douradinha nos pratos. Mas tem que se ter cuidado, pois doura super rápido. É um passo entre dourado e queimado.
Boa sorte!
Bjs :)

Rose disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Karaka que maravilha é essa???
Ah também quero um maçarico snif..snif...yg

Viviane disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Prooooofessor q vontade de invadir o pc e come isso tudinhooo.. aiiii q emoção mega power. Vou fazer ctza aki em casa.. Mto mto mtooooooo obrigada prof! =)

Canela disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ficou com um ar apetitoso..
Faço muitas vezes,é uma do agrado de todos aqui em casa.
Estou a ver que gosta de ser desafiado,eh eh.
Beto sobre a pergunta que me fez da Thermomix veja neste link http://www.vorwerk.com/pt/thermomix/html/

Margarida disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Excelente participação Beto!
Eu ainda ando estudando a minha. A massa é um ingrediente tão polivalente que fica sempre dificil.. Mas essa lasanha ficou uma maravilha! Boa semana!

janeca disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ai Beto com o seu passo a passo,foi me deixando crescer água na boca,com um aspecto delicioso como está até já comia um pratinho dessa lasanha.
Está Maravilhosaaaa!!!!!
Adorei.

Bjs
Janeca!

Naninha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto que lasanha maravilhosa, eu faço um molho assim, realmente é maravilhoso!
Abraços

Nana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto,

amei a receita!!
Tudo passo a passo!
Virou o meu professor virtual tb!
Obrigadão por participar e desejo boa sorte no sfida!

Abraços

Nana

Mari disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Estou aqui babando por um pedacinho....beijos!

edinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei esta lasanha!
Beijinho

Adriana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto que delícia vou tentar fazer esta semana. Beijos

Fer Ayer disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Este negócio de receita passo-a-passo é só para deixar a gente babando...ai Senhor

Pão, Bolos e Cia. disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Está super apetitosa. Faço algumas vezes e algumas delas substituo a carne moída por soja granulado, ninguém dá por ela, pensam que é carne.
Muito bonita a tua.

Alcione Torres disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Receita deliciosa! Deu água na boca!
Olha, tem um prêmio para você lá no meu blog. Passa lá!
http://odeiocozinhar.blogspot.com/2008/09/prmios-muito-legais.html
Abraços!

Emília disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Faz tanto tempo que não faço uma lasanha. Agora me deu vontade rss! Adorei a receita! Bjinhos

Filipa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu adoro lasanha, adoro adoro! Achei esta receita fantástica, com o toque das ervilhas e da linguiça. Deve ficar maravilhosa!

beijos

Carmencita disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto... essa lasanha está hours concours, não tem pra ninguém. A gente vai vendo o passo a passo e já começa a salivar, no final fica desesperada por um pedaço.Sou obrigada a fazer pro meu filho que adora lasanha, imagina essa caprichada assim!!
Sabe que esse seu molho de tomates fiz pro conchiglione no blog, e agora só faço ele pras minhas massas?Muito bom, parabéns.Bjss

Luciana Macêdo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Sabe que o ragu que faço para algumas massas leva linguiça toscana e lombo de porco, sãoingredientes que fazem diferença.
Ótima idéia para agradar meu filhote (ele vai passar uns meses fazendo especialização em outra cidade),é a massa preferida dele.
Bjs!

Magia na Cozinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto! Deixei um presente para ti no meu blog. Quando tiveres um tempinho, dê uma conferida.
Bjs e boa semana! :)

Mão na Massa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

tenho uma coisa para ti no meu blog

Passa lá

Bjs

Eliana Scaramal disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu queria muito, muito, muito um pedaçinho dessa sua lasanha!

Marcia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Depois de ter almoçado uma saladinha esta lasanha ficou um pecado e tanto. . .

Aninha (USJT) disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Depois de saborear essa lasanha, agora posso fazer inveja pros outros: ESTAVA MARAVILHOSA!!!
Mto thanks por lembrar da gente... E Vii, que privilégio, heim!
Beeeijos.

Nani disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Palavras para quê, deliciosaaaaaaaa, bjs

Cris disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Este seu passo-a-passo é ótimo, fico impressionada de ver sua paciência para fotografar tudo... eu faço uma lasanha relaxada, preciso postar qualquer hora... :-)

Val Craveiro disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fantastico!!!!
Parabéns pelo prato.
Bjs
Val

Fabi disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, fiquei com água na boca de ver essa lasanha!! Adorei! Beijos!

Stupid disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto,

em primeiro lugar parabéns pelo blog. Com relação a receuta da Lasanha, não vi nada de dificil nela e nem o tempo de preparo, que deve ser grande apenas por conta dos molhos, pois a carne moída fica pronta bem rápido.

Uma coisa que já testei e não ficou bom, foi essa combinação de carne com linguiça, mas nada diz que não pode dar certo, apenas aqui, do jeito que eu fiz, não combinou muito bem, mas vou tentar outra vez.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

I’ve not too long ago started a weblog, the information you present on this site has helped me tremendously. Thanks for all of your time & work.