sábado, 1 de novembro de 2008

Torta de maçã com creme de laranja (e sua variação mini-tortinha)

Já faz algum tempo que eu estou ensaiando para fazer essa torta de maçãs. O fato é que ela é muito demorada pra fazer, faz muita sujeira na cozinha, gera muita louça pra lavar, e coisas desse tipo. Mas como eu estava inspirado hoje, resolvi fazer. Ela fica uma delícia. Acho que já falei aqui no blog que eu gosto de doces com um leve toque ácido, azedo, para quebrar um pouco a sensação do açúcar e deixar a sobremesa menos doce. Essa receita é ideal para quem pensa e sente os sabores como eu. Vamos à receita:

DIFICULDADE: Difícil (pelo tempo que leva pra fazer)
TEMPO DE PREPARO: 1 hora e 30 min.
CUSTO: R$ 15,00
RENDIMENTO: 15 porções

INGREDIENTES:

Para a massa: O preparo dessa massa já foi descrito nessa receita aqui.

♦ 200 g de manteiga sem sal
♦ 50 g de açúcar
♦ 1 ovo grande
♦ 1 pitada de sal
♦ 400 g de farinha de trigo

Para o creme do recheio:

♦ 3 gemas peneiradas
♦ 1 lata de leite condensado
♦ 4 colheres de sopa rasas de amido de milho
♦ 500 mL de leite integral
♦ Essência de baunilha a gosto
♦ 1 caixinha de creme de leite

♦ 3 maçãs gala

Para o creme de laranjas da cobertura:

♦ Suco peneirado de 4 laranjas
♦ 1 colher de sopa rasa de amido de milho
♦ 2 colheres de açúcar

♦ Castanhas de caju moídas grosseiramente

MODO DE PREPARO:

Preparo da Massa: Seguir o procedimento descrito nessa receita aqui.

Montagem:

Passo 1: Após abrir a massa entre os dois sacos plásticos colocá-la sobre a fôrma em que vai assar. Deixar que ela se adapte ao fundo da forma naturalmente, sem forçar muito com os dedos. Com o rolo ou uma faca cortar as beiradas da massa que estão fora da fôrma.



Passo 2: Fazer furos na massa, para que durante o processo de assar ela não forme bolhas.


Passo 3: Leve ao forno em temperaura alta e deixe assar por uns 15 a 20 minutos. No meu caso eu ainda preparei algumas mini-tortinhas que foram assar numa segunda fornada.



Passo 4: Retire do forno quando a coloração ainda estiver clara. Não deixe a massa escurecer muito pois pode ficar muito quebradiça.


Preparo do Recheio de Creme:

Passo 1: Peneire 3 gemas diretamente dentro de uma panela que irá ao fogo. Esse passo é importante para que o creme não fique com cheiro de ovos. Não apresse o processo com o fundo de uma colher. Se fizer isso as cutículas das gemas passarão pelos poros da peneira.


Passo 2: Com o fogo ainda desligado adicione uma lata de leite condensado.



Passo 3: Adicione 4 colheres de sopa rasas de amido de milho.


Passo 4: Mexa toda a mistura, com o fogo ainda apagado, com auxílio de um fouet (batedor de arame).


Passo 5: Com a mistura bem homogeneizada, acender o fogo.


Passo 6: Adicionar os 500 mL de leite aos poucos, para que ele se misture adequadamente ao creme. Sempre que adicionar um poudo de leite, agite um pouco mais a mistura com o fouet.


Passo 7: Quando a mistura estiver bem homogênea continue mexendo até o creme engrossar, o que acontece rapidamente, no início da fervura. Cuidado para não grudar na panela, mexa constantemente.


Passo 8: Adicione algumas gotas de essência de baunilha.


Passo 9: Quando o caldo engrossar, adicionar a caixa de creme de leite.



Passo 10: O Creme então está pronto para ser colocado sobre as massas assadas da torta.



Passo 11: Corte as maçãs em 4 partes, retira as sementes e depois fatie as maçãs no mandolin.

Passo 13: Coloque as maçãs recém fatiadas dentro do suco peneirado das 4 laranjas. Isso evita que as maçãs escureçam.


Passo 14: Aplique as fatias de maçã sobre o creme das tortas.



Passo 15: Coloque aquele suco de laranja que serviu de molho para as maçãs numa panela pequena.

Passo 16: Adicione o amido de milho e o açúcar.


Passo 17: Mexa bem antes de ligar o fogo, para desfazer os grumos de amido de milho.


Passo 18: Aqueça até a fervura, quando ele engrossa rapidamente. Aplique esse creme de laranja sobre as maçãs, tentando cobrir todas as partes, não deixando nenhum pouco do creme de baunilha aparecendo.





Passo 19: Polvilhe sobre a torta a castanha de caju moída.



Passo 20: Levar as tortas à geladeira para firmar os cremes. Servir bem gelada.

33 comentários:

Renata disse...

Meu D E U S, que delícia!! Hamilton, essa torta tá com uma "cara" ótima, lindas... Eu queroooo!! Rsrsrs... beijos!

Mari Azevedo disse...

Beto, que torta linda! Por difícil e trabalhosa que ela pareça ser, com certeza valerá muito a pena... um dia que as coisas estiverem mais tranqüilas por aqui, certamente eu vou tentar fazer essa receita... achei um espetáculo a apresentação dela.
E essas mini-tortinhas, que charme ficaram... adorei!!
Bjo,

Mari

Canela disse...

Beto
Essa sobremesa além de ter ficado linda,deve ser deliciosa!

Pão, Bolos e Cia. disse...

Estou a salivar por uma destas tarteletes. Ficaram lindas e de certo deliciosas.

Glau disse...

Show!
Nos dias de inspiração eu nem ligo que suja mta louça, que demora... vou literalmente no passo a passo e quando me dou conta 2 horas se passaram.. e 2 horas agradabilíssimas!

Demais sua torta! Vai entrar pra listinha para as próximas a serem feitas...

Bjão e parabéns pela receita!
Glau

Magia na Cozinha disse...

Beto ficou fantástica e com certeza deve ser deliciosa.
Como vc tb prefiro sobremesas com um toque azedinho para quebrar a doçura do açúcar.
Sonhos em ter estas forminhas caneladas que dão um acabamento tão bonito à massa.
O trabalho foi compensado!
Bjs :)

Rê Gallo disse...

Beto, elas ficaram lindas!
Parabéns por essa torta e pela disposição em fotografar todas as etapas das suas receitas. Seu blog é muito bacana... Parece que todo mundo é capaz de cozinhar! rs
Bjs!

Viviane Peçanha disse...

Beto eu amo esse tipo de torta! Sempre faço aqui em casa!
Bjs.

Téia disse...

Beto querido, eu tenho uma amiga lá no trabalho faz uma receita parecida e que eu já pedi a ela, e ainda não tinha me dado. Meninas e meninos, ela é maravilhosa, vão por mim, vale a pena, a maçã combina divinamente com o creme de baunilha e o de laranja. TUDO DE BOM!!! Agora meu problema está resolvido, vou fazer de qualquer jeito. Eu não ligo nem um pouco de a receita ser trabalhosa, desde que vala a pena. É totalmente o caso desta.Você é realmente é muito caprichoso. Bj.

Gina disse...

Beto, vim aqui passear pelo seu blog e descobri receitas bem interessantes. Que paciência, hein, fotografar todo o passo-a-passo!
Essa torta está ótima. Tenho uma também que é trabalhosa, vou comparar com a sua, mas o resultado vale a pena!!!
Parabéns pelo blog e pela vitória no desafio do drink (votei no seu).
Bjs.

Romy disse...

Puxa... adorei essa receita... ficaram lindas e a aparência é fantástica :-D

Bjokas doces***

clau disse...

Que receitinha danada de boa esta!
Pq a justa conjunçao destes ingredientes simples, criou algo genial.
Bravo!

Andréa Almeida disse...

Oi! não conhecia esse cantinho ainda, adorei as receitas!! Esta então... huuuuum! Parabéns

Fabi disse...

Beto, que lindas tortas!! Devem ser deliciosas!! Eu também tenho preguiça de fazer essas receitas trabalhosas... mas depois vale a pena, né!! Bjs!

Nani disse...

Está super, mega apetitosa, que regalo para os meus olhos.
Beto fiz aquela tua receita de asinhas de frango no forno com mostarda e ketchup, mas com coelho, ficou uma delícia, podes vê-la EM coelho no forno que postei há dias, abraço..

Tânia Saj disse...

Uma fatia dessa torta geladinha....era tudo o que eu queria agora!
Bjs

Viviane Peçanha disse...

Pois é Beto, a torta é da Carol lá do Cerejinha!! Muito boa!!!!
Bjs!

Margarida disse...

Se dá trabalho ou faz sujeira isso não importa porque depois de ver as suas fotos fiquei com vontade de provar mesmo!!

Andréa Almeida disse...

Obrigada pela visita! A polenta realmente é muito gostosa, o vinho dá um sabor muito especial! No dia seguinda fica ainda mais saborasa, acho que toda comida fica hehehe. Adicionei o seu blog tb, quero acompanhar passo a passo suas receitas. Abraços!

Adriana disse...

Estou com agua na boca parabéns ficaram perfeitas vou tentar fazer.
Beijos

Adriana disse...

Estou com agua na boca parabéns ficaram perfeitas vou tentar fazer.
Beijos

Mari disse...

Beto, Beto.....quer me matar! Torta Maravilhosa!

Nana disse...

Beto,

quando fiz, não achei dificil!
Mas suja mto, isso concordo!
Ficaram lindas as suas tortas.
Bjs

Ziza disse...

Beto, a torta parece maravilhosa, mas o que vou fazer mesmo são os bifes aqui de baixo.
Beijos,

Cláudia disse...

Já fiz uma parecida com esse creminho de laranja, mas como tudo na vida, a gente vai se aperfeiçoando e agora vou fazer a sua! Eu amo castanhas de caju!

bjs

Larissa disse...

Beto, eu queria muito, muito te pedir uma ajuda, para que você, se puder e quiser, publique aqui duas receitas de tortas que eu, definitivamente, PRECISO aprender a fazer! rs

E só você para me ajudar mesmo, porque nos doces em geral, se não for no passo-a-passo, não "rola", sabe? rsrs

Por favor, se tiver, divida conosco sua receita de torta de limão? Eu simplesente AMO esse tipo de torta (massa podre, creme e suspiro), mas nunca tentei e não tenho uma receita confiável para tentar.

O outro pedido seria uma torta crocante. Sabe aquelas tortinhas que vendem em restaurantes, envoltas em um plástico? rsrs O creme lembra o da torta alemã, leva biscoito ou massa podre na base e, ao meio ou por cima, leva doce de leite e crocante caramelizado? hummm Eu amo. Mas zero de receita também.

Só vc pra dar essa ajuda mesmo! Desde já te agradeço! beijos!

Aline Cristine disse...

Amo essa receita!!! Minha mãe fazia pra mim!!! Bjus!!!!

Danielle Albrecht disse...

Amei essa receita, foi sucesso total aqui em casa! Todos falaram que ficou deliciosa e muito fina! Você tem receita de torta de morango? Procurei e não encontrei aqui....Obrigada! Danielle

BETO disse...

@Danielle Albrecht
Oi Danielle, infelizmente não tenho receita de torta de morango no site, mas seria só trocar as fatias de maça por metades de morango, nessa receita. Bjs.

Ana Lívia disse...

Eu fiz e deu super certo ! Adorei .

Ana Lívia disse...

Eu fiz e deu super certo , adorei !

Leslie Maryanne dos Santos disse...

Adorei!!! Cria um canal no youtube para ensinar a fazer essa e outras receitas! Se já tiver o canal me passa o link para eu me inscrever!!

deborah disse...

Pode substituir a laranja por maçã tbm??
Por favor responda já comecei a receita......;(