sábado, 13 de dezembro de 2008

Bolo de Chocolate recheado com creme de avelãs e cacau e creme de limão (tema: Quadra de volei)

Hoje à tarde tem churrasco de final de ano, e despedida do pessoal do volei. Todo sábado eu e amigos jogamos volei na quadra de cima da FEF na Unicamp. Falamos que somos a liga amadora, por que na quadra de baixo jogam os VIPs, os da liga profissional. Um dia fomos expulsos da quadra deles aos poucos. Como assim? Estávamos nós, da liga amadora, jogando volei quando chegou um dos "profissionais" e pediu pra jogar com a gente. Tudo bem, ele entrou. Depois chegou outro, e outro, e outro, quando vimos a quadra estava cheia de "profissionais" e nós fomos sobrando.
O pessoal ficou nervoso, foi no supermercado e comprou uma rede. Colocamos na quadra de cima e nos apoderamos do lugar. Agora jogamos todo sábado lá e se alguém quiser nos tirar de lá, tudo bem, tiramos a rede e vamos embora... rs.
É um pessoal muito legal. Hoje no churrasco vou tirar fotos pra postar aqui.
Como sobremesa para o churrasco fiz esse bolo com tema de quadra de volei. Deu mais trabalho fotografar o passo a passo sozinho do que fazer o bolo propiamente dito.

Ingredientes:

Massa:
♦ 5 ovos (claras em neve)
♦ 2 xícaras de açúcar peneirado
♦ 80 g de manteiga sem sal
♦ 1 xícara e meia de leite
♦ 3 xícaras de farinha de trigo
♦ 1 xícara de chocolate em pó
♦ 1 colher de sopa cheia de fermento em pó
♦ 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (eu não coloquei por que não tinha em casa). Ele deixa o bolo de chocolate bem escuro, mais bonito.

Calda para regar:
♦ 3 colheres de sopa de conhaque
♦ 400 mL de água
♦ 2 colheres se sopa rasas de açúcar

Recheio de avelãs, cacau e doce de leite:
♦ 800 g de creme de avelãs com cacau
♦ 400 g de doce de leite

Recheio de creme de limão
♦ suco de 7 limões
♦ 2 latas de leite condensado
♦ 1 caixinha de creme de leite

Cobertura de Chantilly
♦ 2 saquinhos de chantilly em pó da MIX
♦ 400 ml de leite gelado
♦ Corante alimentício verde (em gel)







Modo de preparo:

Passo 1: Unte uma assadeira com bastante manteiga sem sal e depois coloque um pedaço de papel manteiga.

Passo 2: Numa vasilha de batedeira coloque as claras e bata em neve firme. Guarde-as na geladeira.


Passo 3: Na mesma vasilha da batedeira coloque as gemas, o açúcar peneirado e a manteiga. Bata até ficar um creme esbranquiçado.



Passo 4: Peneire a farinha e o chocolate numa vasilha à parte.


Passo 5: Naquele creme esbranquiçado adicione a metade da farinha e do chocolate peneirados. Adicione então o leite, mexa um pouco com uma espátula e adicione o restante da farinha e do chocolate. Volte para a batedeira e bata por 30 segundos em velocidade média.






Passo 6: Adicione o fermento em pó e bata na batedeira por mais 15 segundos em velocidade média.


Passo 7: Adicione as claras em neve que estavam reservadas na geladeira e incorpore-as à massa com movimentos leves da espátula, debaixo para cima, só envolvendo a massa e não batendo.




Passo 8: Distribua a massa pronta sobre a fôrma untada.


Passo 9: Leve para assar em forno alto (225ºC por 45 a 50 minutos. Vai depender do calor do seu forno. Para testar se a massa está assada, depois de 45 ´minutos espete um palito de dente ou uma faca no meio do bolo. Se sair seco é que o bolo está pronto).


Passo 10: Depois de frio corte o bolo em camadas. É melhor utilizar algum suporte como guia, para que as fatias saiam uniformes.


Passo 11: Reserve as camadas de bolo e faça a calda e os recheios. Primeiro a calda para regar. Utilize o conhaque, a água e o açúcar. Misture tudo numa panela e leve ao fogo somente até levantar fervura. Espere amornar para utilizar no bolo.


Passo 12: Para o recheio de creme de avelãs, cacau e doce de leite é só misturá-los todos numa vasilha.


Passo 13: Para o creme de limão, num copo de liquidificador coloque as duas latas de leite condensado. Bata por 1 minuto, então adicione o suco dos 7 limões. Bata mais um minuto e adicione o creme de leite. Deixe na geladeira por 30 minutos para depois aplicar no bolo.




Passo 14: Monte o bolo na seguinte ordem: 1) Camada de baixo de bolo, 2) regar com calda, 3) colocar o creme de avelâs, cacau e doce de leite, 4) Adicionar outra camada de bolo, 5) regar com a calda, 6) colocar o creme de limão, 7) adicionar outra camada de bolo, 8) regar com a calda. Levar à geladeira por no mínimo 6 horas.

Passo 15: Preparo do chantilly: Colocar os pós para chantilly e 400 mL de leite gelado numa vasilha de batedeira. É importante que a vasilha e o batedor tenham ficado no congelador por 30 minutos, para que estejam bem gelados e o chantilly fique mais firme. Bata até a consistência desejada.


Passo 16: Reserve metade do chantilly na geladeira, e o restante core com corante verde em gel.

Passo 17: Vá batendo o restante do chantilly e adicionando gotas de corante até a coloração desejada.
Passo 18: Aplique sobre o bolo já montado e tente consertar as imperfeições com a espátula.


Passo 19: Monte uma manga de decoração com o bico para folhas grande. Complete a manga com chantilly branco e aplique sobre as laterais do bolo.


Passo 20: Com uma faca faça as marcações da quadra.

Passo 21: Monte outra manga de decoração, preencha com chantilly branco e coloque o bico perlê número 3. Aplique sobre as riscas da quadra.


Passo 22: Adapte uma rede de volei. Eu fiz com papel de embrulho treliçado, durex e espetos de churrasco. Também coloquei uma bola de chocolate sobre o bolo.






10 comentários:

debora koso disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nossa Beto vc arrasou tenho a maior vontade de fazer um bolo decorado p/minhas filhas e vendo pela 1vez tomei coragem nao por preguica e sim por falta de seguranca se e o Brasil os ingredientes sao mais baratos aqui onde moro e muito caro,mais agora c/sua ajuda,rsrsrrs,adoro seu blogger suas comidinhas e por ser tao jovem e dedicado,obrigado!!!!!

Téia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto meu querido, você vai pro céu, esta sua paciência só na Bíblia, a de Jó, kkkk. Sério, acredito que tenha dado muito trabalho fazer este passo-a-passo, mas para nós é muito importante, pois não temos a sua experiência. Parabéns, você é realmente um artista. Bjka.

Emília disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Betooooooo!! Não preciso dizer que ficou LINDO, pois você bem sabe que ficou! Eu adoro esse seu passo a passo de bolos, menino só falta um programa na tv!! Parabéns!
Beijinhos

Magia na Cozinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Puxa Beto quanto trabalho! Mas ficou super criativo!
Eu tenho os bicos e sacos de confeiteiro, mas ainda não me atrevi a utilizar. Sempre tenho um medinho...
Espero que todos apreciem o seu bolo e curtam o encontro.
Bjs :)

Personal Gourmet disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

E olha aqui que beleza de bolo!! Beto, ficou show de bola e é claro deve ter ficado delicioso!! Chantilly é uma delícia não é verdade e muito legal a dica do bicarbonato de sódio, eu não sabia!
Espero que vocês tenham se divertido e obrigada por postar a receita deste bolo que deve ter ficado o máximo.
Bju! ;)

...Gabi disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Linkei aqui ....
nossa, que legal vc compartilhar a receita do bolo, geralmente o povo que trabalha com isso nao gosta de dar a receita...
entaum...sera que voce sabe como e que faz aqueles bolos maravilhoso de casamento? Por aqui bolo e tudo a mesma coisa, sao horriveis, ainda nao comi unzinho que estivesse a altura dos brasileiros....talvez ate tenha numa cidade maior, mas enfim...
beijao

edinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que maravilha de bolo.
Beijinho

Laurinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Será que perdi a última fatia????????????
deve ter ficado fantástico, estou salivando aqui, só imaginando........
Ficou super lindo, parabéns!
Beijinhos

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

eu fiz essa receita ontem para o aniversario da minha irmã, ficou realmente excelente, e toque especial ficou para o creme com o suco de limão que quebra o doce do bolo. Amei a receita!!! Ah e todos gostaram aqui em casa..

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá, vc pode me dizer se esse recheio de limão pode ser adicionado num bolo coberto por pasta americana, uma vez que o bolo não pode ir para geladeira.
Obrigada.