sábado, 10 de janeiro de 2009

Comidinha Mineira Rápida

No domingo passado resolvi fazer para a hora do almoço uma receitinha trivial bem rápida e preparei um mini-almoço à mineira, mas deixa eu me explicar senão os mineiros vão querer me matar. Quis fazer um daqueles arranjos mineiros de comida que vem com muita couve, bistequinha de porco, torresmos, feijão tropeiro ou tutu de feijão, ovo frito, etc. Mas fiz somente o que tinha em casa. Não fiz feijão por que estava com preguiça. Adoro feijão, mas o tempo de cozimento é longo, tenho dó de fazer pouquinho para não sobrar muito e quando faço bastante para congelar acabo esquecendo os potes no congelador e depois jogo-os fora. Resolvi fazer somente o arroz branco, a couve refogada, o ovinho frito e a bisteca de porco frita. Ficou uma delícia, as bistecas ficaram macias, tenras mesmo, e para elas eu tenho uma dica que não é nenhum segredo mas algumas pessoas não fazem isso - cozinhe-as antes de fritar.
.
DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 30 minutos
RENDIMENTO: 2 porções
CUSTO: R$ 10,00
.

Ingredientes:
.

♦ 2 ovos caipiras
♦ 200 gr de couve cortada à Juliana bem fininho
♦ 2 bistecas de porco
♦ 2 dentes de alho picadinhos
♦ 1 cebola pequena picadinha
♦ sal e pimenta do reino a gosto
♦ azeite de oliva
♦ óleo de soja, canola ou de milho
.


.
Modo de Preparo:

Passo 1: Tempere as bistecas de porco a seu gosto, com sal e pimenta do reino.




Passo 2: Coloque-as numa panela e adicione um copo de água (200 mL).

Passo 3: Ligue o fogo, deixe a água ferver e cozinhe as bistecas até que a água seque e nos cantos da panela comece a grudar. Esse cozimento antes da fritura deixa as bistecas bem mais macias.



Passo 4: Quando secar bem a água, adicione meio copo de óleo de soja, de milho ou canola. Quando as bistecas estiverem bastante coradas, retire-as do óleo, escorra-as e sirva.


Passo 5: Para fazer a couve refogada, coloque duas colheres de azeite de oliva numa panela grande. Adicione o alho e a cebola picadinhos.
Passo 6: Deixe fritar até que os temperos comecem a ficar dourados e a cebola fique transparente.
Passo 7: Adicione toda a couve fatiada de uma vez. Mexa para misturar os temperos.
Passo 8: Abafe a panela com a tampa. A couve vai murchar bastante. Abra a panela, mexa com uma colher, adicione o sal a gosto e abafe novamente a panela. Desligue o fogo.
Servi as bistecas com o arroz branco e o ovo frito.




Depois me lembrei que na geladeira tinha uma conserva que eu fiz na semana passada, de chuchu, cenoura, cebola e pimenta camburi. Aproveitei e coloquei no prato. Ficou uma delícia.


Olha a cor desse ovo caipira. Gosto das gemas moles, mesmo com o risco de salmonellas.


14 comentários:

Nana disse...

Olá Beto,

o próximo passo é o virado Paulista e para ser mais cruel que tal um prata A Cubana hahaha
Amo a Cubana, só que é muito ingrediente e a crise não permite hehe
Adoro comidinha assim!
Bjs e bom final de semana.

Mari Azevedo disse...

Beto, sou fanatica por comida mineira... adoro tudo isso que vc fez... e tbm adoro gema de ovo mole, rsrsrs, fica gostoso demais, ne? Ahhh obrigada pela dica da bisteca, eu era mais uma que nao a conhecia... =D
Bjo grande,

Mari

Emília disse...

Não sabia dessa dica de cozinhar primeiro a carne, gostei de saber!
Esse prato é tudo de bom, também gosto da gema molinha!!
Beijinhos

risonha disse...

gostei muito desta comidinha mineira, mas me encantei com a couve

Magia na Cozinha disse...

Parece tudo muito gostoso, mesmo sem o feijão.
Aqui em casa não tenho panela de pressão. Uso uma crock pot (panela de cerâmica de cozimento lento) e o feijão leva 4 horas para amaciar. Leva tempo, mas fica muito bom.
Como somos só 2 pessoas, faço meio quilo, divido em 3 ou 4 porções e congelo.
Eu prefiro fresco, mas se eu não congelar, estraga e nos dias de hoje não dá para por comida fora.
Bjs :)

Xana disse...

Adoro essa comida mineira :)...
bjinhus

debora koso disse...

Baom demais da conta so!!!!!!Mata nois que ta aqui do outro lado do mundo!!!!mil bjos arigatou!!!!

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Beto adorei da carne aqui chama-se costeletas de porco do lombo.Gostei da dica de cozer primeiro e fritar depois!!!Claro essa couvinha costumo fazer quando faço picanha e feijão preto.Babei com esse ovinho amarelinho.Paciência para a salmonela;que graça tem a gema cozida no ovo frito (nenhuma).Está tudo 5 estrelas beijinhos

Odete disse...

Isso eh tortura!!! Vivi minha primeira infancia em MG, bateu boas lembrancas. E essa couve fininha! Gostei de tudo e essa dica pra cozinhar as bistecas, muito boa.

Bom domingo p/ ti.Bjs

Elisa disse...

Olá Beto
Foi a primeira vez que visitei o seu blog e fiquei encantada com as suas dicas, vou adicionar ao meu e visitá-lo mais vezes.Eu faço várias vezes a couve mineira mas só para acompanhar o feijão preto , mas vou experimentar com as bistecas. Obrigado pelas dicas. Manta de retalhos

clau disse...

Ciao Beto!
Estou vendo que vc começou muito bem este ano de 2009!rss.
Se nao fosse pela falta,aqui, desta couve, juro que tb fazia este seu cardapio!
E vc faz bisteca igualzinho a minha mae faz! E ela tb usa deste expediente para fazer linguiças.
Eu lanço mao do duo panela de pressao, 5 minutinhos, e forno para dourar...
Tudo de bom pra vc!
Bjs!

Cláudia disse...

Beto, que delícia este pratinho,mas pra mim não dispenso o feijão para este prato. Adoro gema molinha, aquela foto com a gema escorrendo tá uma perdição! Vou fazer com todas as suas dicas!

bjs

Naninha disse...

Comida mineira é boa por demais né?! Beto porque não compra aquelas panelas de pressão pretas e pequenas, assim terá feijão cozido fresco e rápido!
Abraços

antonia_pinheiro disse...

Bom, em primeiro lugar só pra ficar registrado: descobri esse blog por acaso e agora FIQUEI VICIADA!!!! Párabéns, seu blog é uma delícia!!!!!!
Queria saber como vc faz essa conserva com chuchu, cenoura e pimenta camburi.

Abraço!