quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Espetinhos de frango grelhado com salada de cuscuz e vegetais

Hoje fiz um jantarzinho só pra mim. Estava aqui em casa, já cansado de não fazer nada (é verdade, férias as vezes cansa também - rs). Resolvi tirar a b.... da cadeira e fui para a cozinha preparar espetinhos de frango e cuscuz marroquino. Para os dias quentes como os que estamos passando, esse prato é ideal, muito refrescante e bastante saudável. É a primeira vez que como cuscuz marroquino em casa. Gostei, vou fazer mais vezes.

DIFICULDADE: Média
TEMPO DE PREPARO: 1 hora e 30 minutos
RENDIMENTO: 3 porções
CUSTO: R$ 15,00

Ingredientes:

♦ 350 g de filé de frango
♦ 1 xícara de grão de bico cozido
♦ 3 colheres de sopa de manteiga
♦ 3/4 de xícara de cuscuz marroquino
♦ 1 pepino japonês cortado em cubinhos
♦ 1 tomate médio sem sementes cortado em cubinhos
♦ 1/2 abóbora pequena cortada em cubinhos
♦ 1 maço de cheiro verde picado
♦ 2 limões
♦ Folhas de radicchio
♦ Sal e pimenta do reino a gosto



Modo de Preparo:

Passo 1: Corte os filés de frango em cubos, tempere-os com sal e pimenta do reino moída a gosto. Esprema meio limão e deixe os cubos de frango marinando por 10 minutos.


Passo 2: Ferva água e coloque sobre o cuscuz marroquino para que ele comece a inchar. Deixe uns 10 minutos. Utilize 1 xícara de água fervente.

Passo 3: Quando o cuscuz estiver bem entumecido, reserve-o.
Passo 4: Numa panela coloque a manteiga e leve para derreter no fogo.
Passo 5: Adicione o cuscuz marroquino sobre a manteiga.
Passo 6: Mexa bem até misturar bem os ingredientes. Desfaça grumos se eles existirem.
Passo 7: Continue aquecendo por uns 5 minutos, até que toda a água seque e o fundo da panela persista quando se faz um buraco no meio, com a espátula.
Passo 8: Reserve o cuscuz. Leve-o para gelar na geladeira ou freezer.

Passo 9: Prepare os espetinhos. Pegue aqueles cubos de frango temperados e espete-os em espetos para churrasco. Reserve-os.

Passo 10: Coloque os ingredientes restantes numa vasilha grande (o grão de bico picado, tomate picado, pepino picado, abóbora picada, cheiro verde) e tempere a gosto com sal, pimenta e suco de limão. Misture bem os ingredientes.

Passo 11: Adicione o cuscuz que estava reservado na geladeira.
Passo 12: Coloque os espetinhos de frango para assar. Eu utilizo meu grill George Foreman.

Passo 13: Sirva a salada de cuscuz dentro de folhas de radicchio. Coloque no prato também fatias de limão siciliano para acompanhar e como decoração.








15 comentários:

Axly disse...

Uau! Que inspiração para preparar uma comida só pra você.
Confesso que quando estou só, não tenho tanta disposição para cozinhar só pra mim.
Mas se morasse sozinha, tinha que ter né^^
Eu sou doida pra experimentar esse cuscuz, mas não o encontro muito fácil por aqui. Quando encontrar, compro na hora!
Adorei esse frango também, amoooooooo um espetinho.
Kisss^^

receitasdapiteca disse...

Realmente,tanta inspiração amigo! Eu quando cozinho só para mim é o que fôr mais rápido e o que der menos trabalho...eh eh! É mesmo a lei do menor esforço a trabalhar... :P
Mas ficou com muito bom aspecto, isso tenho de dizer! :)
Bjcas.

Marcia disse...

Uau, que disposição. Quando estou sozinha parto mesmo para o miojo.
No reveillon fiz o couscous marroquino com confit de cordeiro, para 30 pessoas que foram la para casa. Deu um trabalhão de 2 dias, mas valeu a pena. Eu nunca havia feito o confit e achei que vale a pena o tempo que leva.
Boas inspirações para vc.

Fabi disse...

Beto, concordo com as meninas... Admiro sua inspiração, pois quando estou sozinha vou de sopinha Vono ou lanchinho básico... Seu prato ficou lindo! E ainda super leve... Parabéns!

Silvia Arruda disse...

Para mim, este jantar está perfeito. Nunca comi cuscuz marroquino e, a cada dia que passa, fico mais tentada a fazê-lo. Amo grão de bico e achei ótima a idéia de juntá-lo à salada de cuscuz.... vou fazer!!! :)

vandinha disse...

É por casualidade que nós nos encontramos,
através de escolha que nós ficamos amigos.
Convido voce para festejar comigo as 10.000 visitas
vem pegar o selinho |beijo|vandinha

Xana disse...

Adoro espetadas de frango... E essa maquineta onde os fizeste deve ser super prática mesmo :)
bjinhus

Magia na Cozinha disse...

Beto este prato ficou maravilhoso!
Tb adoro couscous e faz um tempinho que não faço. Mais fácil impossível.
Este franguinho ficou ótimo. E pensar que me desfiz de nosso grill, pq eu detesteva limpar...
Bjs :)

Nana disse...

Bem light amigo Beto hehe
Estou gostando de ver!
Para deixar mais tudo em cima ainda, principalmente a moral, passa no ragazze ;o)
Bjss e bom final de semana

Naninha disse...

Ai Beto que delicia, mas me conte onde você encontrou o cuscuz marroquino pra comprar?
Abraços

FONTE DE AMOR disse...

Amizade é algo inexplicavel, ter um amigo é demontrar que somos capazes de sentir varias formas de amar...
Poder sentir a alegria de outra pessoas,
Sentir sua dor,
Seu carinho,
Amigos presentes de Deus!
Creio, que pela primeira vez aqui no seu belo espaço ,e ja sentindo fome suas receitas são otimas ja esta nos favoritos ,ofereço meu award caso vc pegue algum presente .Um abençoado final de semana ,Evanir

Marlene disse...

Beto que alegria receber sua visita em meu blog! Menino nem te conto, vou receber um casal de amigos amanhã aqui em casa e essa sua inspiração pro jantar foi uma ótima dica! Beto eu adoro ver as receitas com passo a passo. As vezes eu fico na dúvida se coloco ou não a parte do refogado do refogado por ser muito simples e eu já ter fotografado em outras das receitas antes. Mas vc não tem noção de como seu blog me ajudou a continuar fazendo tudo do comecinho, mesmo que seja repetitivo. Amei encontrar vc meu querido! Um beijo grande!
Marlene do SALADICHE

Anette disse...

Beto, a-do-ro o seu passo-a-passo, sempre muito descritivo e com imagens de dar água na boca! Obrigada pela visita.

Beijinho

Nani disse...

Admiro a tua paciência de cozinhar só para ti, e assim mesmo, continua, quanto ao franguinho super delicioso, e gostei muito de ver o passo a passo do cuscuz, já comprei mas ainda não me atrevi a fazer, bom fim de semana, ;)

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Beto gostei muito do teu cuscuz.Sabes acho que vou aproveitar para fazer esta receita.Beijinhos