sábado, 17 de janeiro de 2009

Fricassé de Frango do Jean

Esse fricassé também é receita do meu amigo Jean. Como estamos em férias (ele também é professor) a gente, sempre que pode, janta ou almoça juntos. Na última quinta-feira ele me chamou para apreciar o seu famoso fricassé de frango. Eu já conhecia esse prato e, mais que rapidamente, aceitei o convite. Novamente levei minha máquina para fotografar o passo a passo. Esse prato é delicioso, rápido e principalmente, muito fácil de fazer. Basta ter os ingredientes à mão.

DIFICULDADE: Muito fácil
TEMPO DE PREPARO: 1 h
RENDIMENTO: 8 porções
CUSTO: R$ 13,50


Ingredientes:

♦ 3 colheres de sopa de manteiga, margarina, azeite ou óleo.
♦ 1 cebola grande picada em pedaços não muito pequenos
♦ 2 cubos de caldo de galinha
♦ 1 peito de frango grande, sem pele e sem ossos, bem desfiadinho
♦ 1 pacote de creme de cebola
♦ 1 lata de creme de leite com o soro
♦ 1 copo de requeijão
♦ 1 lata de milho verde com a salmoura
♦ batata palha

Modo de preparo:

Cozinhe o peito de frango com bastante água e umas duas colheres de sopa de vinagre na panela de pressão, por uns 30 minutos, para ficar bem molinho. O vinagre serve para tirar o cheiro ruim do frango. Retire do fogo, espere esfriar e desfie o frango. Reserve.
Passo 1: Numa panela coloque a manteiga ou outro tipo de gordura.

Passo 2: Adicione a cebola picada.

Passo 3: Adicione os cubos de caldo de galinha. Frite bastante até as cebolas murcharem. Reserve.


Passo 4: Num refratário arrume o frango desfiado. Distribua-o por toda a forma.
Passo 5: Adicione o creme de cebola em pó.


Passo 6: Misture bem com uma espátula ou colher.


Passo 7: Adicione a cebola daquela panela que você reservou.


Passo 8: Misture bem.



Passo 9: Adicione o milho (use a lata inteira, sem desprezar a água da salmoura).

Passo 10: Adicione o creme de leite com o soro.

Passo 11: Misture tudo muito bem.


Passo 12: Adicione o requeijão. Este estava bem mole, mas os requeijões costumam ser mais firmes.

Passo 13: Misture bem.


Passo 14: Leve ao forno. Neste passo você pode adicionar batata palha em cima do refratário antes de levá-lo ao forno. O Jean prefere deixar separado e a pessoa se serve à vontade da batata palha.

Passo 15: Deixe uns 20 minutos em forno alto. Quando ele começa a borbulhar nos cantos é que está bom. Se vc gosta dele bem sequinho, deixe mais tempo. Retire do forno e sirva bem quente.


E de sobremesa ele serviu um sagu ao leite condensado e creme de leite com pêssegos e abacaxi. uma delícia também.

38 comentários:

Mundo de Alice disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que interessante esta maneira de fazer fricasse!!

Mari Azevedo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Betinho (óia a intimidade, rsss), o Jean está de parabéns! Esse fricassê dele, além de lindo, parece ter ficado delicioso... fricassê de frango é um dos pratos que nunca faltam aqui em casa... é gostoso, prático, td mundo adora.
Como essa receita é um cadinho diferente da que faço, vou experimentá-la... e quem sabe não adoto? =D
Sempre aprendo de montão contigo.
Super bjo,

Mari

winnie disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiquei com água na boca!
Esse fricassé é muito deiferente do tradicional mas deve ser mesmo uma maravilha.

anna disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Não fazia ideia de que eras meu colega, mas eu só tenho férias em Agosto...
Este fricassé é bem diferente do meu, mais elaborado, tenho de experimentar assim...
Beijinhos.

Magia na Cozinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto ficou maravilhoso!
Gostei muito da dica do vinagre no frango, vou adotar.
Infelizmente aqui não tem requeijão, mas adorei a receita. Tudo de bom!
A sobremesa deve ser 10 tb!
Bjs :)

Emília disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ah Beto, você vai ter que chamar o seu amigo Jean para ser sócio do blog!!rss
Já guardei a receita e vou fazer na primeira oportunidade!!
Beijinhos

Marina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Mais uma receita para eu experimentar!
Humm... Parece ser muito bom!
Muitos beijos.

Cristina Momentos Preciosos disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto que belissimo prato,ficou lindo!Estou em pulgas para experimentar,rsrs!
Bjs e boa semana.

receitasdapiteca disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que aspecto fantástico! Deve ser muito bom! :)
Tens um miminho à tua espera lá no meu cantinho!
Bjcas.

Letícia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, essa era a receita que eu estava precisando pro almoço de hoje! Obrigada, vou fazer já. Depois te conto. Bjo

Naninha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto esse fricassé é diferente do que eu faço, mas deve ficar uma delicia com esse creme de cebola, vou experimentar colocar no meu.
Abraços e ótima semana!

mesa para 4 disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Receita maravilhosa...fotos de babar...abraço

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

E cadê a receita do sagu??? Estou ansiosamente no aguardo..Angela

Mão na Massa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá!

Coisa para ti no meu blog!

Beijinhos =)

Fabi disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Como é bom curtir a cozinha com os amigos, né? Adoro fricassé, mas fiquei curiosa mesmo pelo sagu!! Bjos!

Rose disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oiii Beto, amo fricassé...mas nunca fiz vou usar a sua receita tá...ah e o sagu tb ta lindo com cara muito apetitosa.
Bjinhus!!!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Gostei da receita do fricassé, mas antes quero parabenizá-lo pelo blog, achei delicioso, mas e a receita do sagu?!!!!
Sueli

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Sueli, eu não fotografei a receita de sagu. Da próxima vez , prometo que tiro fotos e posto aqui no blog. Beijos.

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Angela, como disse para a Sueli, não fotografei o passo a passo do sagu, não estava na casa do jean quando ele fez. Da próxima vez eu fotografo e posto aqui no blog. Bjs.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

amei a receita muito facinha...
parabéns

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi!! adorei a receita do fricasse... não querendo abusar ja abusando sera que poderia passar a receita do sagu????

obrigada
Sylvana

lú disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

ameiiii essa receita,bem pratica!!!
kd a receita desse sagu maravilhoso???

Thaís disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu acabei de fazer e ficou uma delicia!! Adorei!! Fazia tempos que eu queria fazer e não achava um receita que me agradasse! Vou fazer outras vezes! Só achei que com dois cubinhos de caldo de galinha ficou meio forte.

Muito obrigada pela receita maravilhosa!

Mariana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Facinho de fazer! Mas acrescentei palmito e bacon. Estou esperando chegarem em casa pra saber se está aprovado ou não! :)

RO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

delicia vou faser?

Lilica disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Prato maravilhoso, alem d ser mt pratico e rapido d fazer. Adorei

Lilica disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Prato maravilhoso, alem d ser mt pratico e rapido d fazer. Adorei

Jackeline disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá,

Já fiz essa receita duas vezes, Nunca havia feito antes. Saibam que faz muito sucesso entre meu amigos. Mas sempre digo que a receita não é minha viu. rsrs

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

gostei achei facil e economico .

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei a receita!!! Parabéns aos dois!!! Com certeza farei novamente. O creme de cebola e o caldo de frango são um toque super especial a receita. Maravilha!!!

VANY disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu recomendo esta receitá é maravilhosa,saborosa,suculenta humm td de bom!!estava com visita resolvi fase-la nossa tds amarão.

aline rafaela mscjado disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

ba fiquei com agua na boca,no sabado vou fazer um tanben

aline rafaela mscjado disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

ba fiquei com agua na boca,no sabado vou fazer um ;mas vou acressentar queijo

aline rafaela mscjado disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

ba fiquei com agua na boca,no sabado vou fazer um tanben

Monalisa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nossa, eu fiz hoje, ficou uma delícia. Mas ao inves de colocar creme de cebola, achei que seria demais já que na receita tem cebola, coloquei creme de queijo, mas pequei, ficou bem forte. Acho que deveria seguir a receita a risca. rs

Obrigada,

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu adoro fricasse é uma delicia parabeins

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

HOJE MESMO VOU FAZER,FAZ MUITO TEMPO QUE ANDAVA PROCURANDO UMA RECEITA FACIL. PARABÉNS.

Teresa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ai, credo. Vou sair desta página. Agora mesmo meu notebook não terá espaço para mais nada de tanto copiar estas receitas. Fui...