sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Pão de Ló (Fôrma de diâmetro - 18 cms)

Ainda na série "Sozinho em casa" resolvi fazer um bolinho pra comer hoje a tarde. Mas queria um bolo simples, sem recheio, para comer acompanhado de café ou achocolatado. Então fiz o pão-de-ló simples, que não tem gosto de quase nada (risos), mas que é uma ótima pedida para um café. Ah, ele também é excelente para fazer bolos decorados, pois é bem leve e não interfere nos sabores dos recheios e coberturas. E sai muito barato.


DIFICULDADE: Muito fácil
TEMPO DE PREPARO: 55 minutos
RENDIMENTO: 6 porções
CUSTO: R$ 2,00


Ingredientes:

♦ 3 ovos grandes inteiros
♦ 95 g de açúcar peneirado
♦ 98 g de farinha de trigo peneirada
♦ 1 colher de sopa de manteiga sem sal (para untar a fôrma).


Modo de preparo:

Passo 1: Untar a fôrma. Eu faço assim - coloco a manteiga sem sal no fundo da assadeira, encapo a mão com um saco plástico de cozinha e distribuo a manteiga uniformemente pela fôrma. Tem pessoas que usam pincéis, outras utilizam guardanapos, mas eu acho essa a forma mais simples e prática. O excesso de manteiga que sobrar eu jogo fora.



Passo 2: Numa batedeira planetária (nunca fiz em batedeira comum) coloque os ovos e o açúcar.


Passo 3: Bata por 1 minuto em velocidade média e depois mais 14 minutos em velocidade alta. No final do tempo de batimento ficará um creme viscoso, esbranquiçado, bem fofo.

Passo 4: Esse passo é crucial para que o bolo fique bom, mas também é impossível de fotografar quando se está sozinho, então vou explicar em detalhes. Depois dos 15 minutos de batimento diminua a velocidade para o mínimo. Pegue a farinha que está separada, já pesada e peneirada, e vire de uma vez dentro da vasilha. Conte 5 segundos e pare a batedeira. Retire a vasilha da batedeira e com uma espátula termine de envolver a farinha se ainda restar farinha visível. Não bata muito, apenas envolva, mexendo a espátula de baixo para cima.

Passo 5: Coloque a massa resultante na fôrma untada. Note que ela fica bem cremosa.



Passo 6: Leve ao forno e só então acenda o fogo. Coloque na temperatura média/alta (no fogão de casa é 255ºC).



Passo 7: Deixe assando por 35 minutos. Se achar que o bolo já está pronto, abra o forno e espete uma faca ou palito no bolo. Se sair limpo o bolo está pronto. Retire do forno.



Passo 8: Desenforme o bolo. Se a fôrma foi bem untada não é preciso esperar esfriar pois o bolo se desprende facilmente.



Eu gosto de comer esse bolo acompanhado por um copo de achocolatado. Fica muito bom, uma duplinha perfeita.



Dê uma olhada nos furinhos, esse bolo fica muito macio.


27 comentários:

Luciana B. disse...

Oi Beto, estive de férias, sumi, mas não deixei de ler seu blog :)
Mais uma vez o banner ficou muito legal!
Fiquei com vontade de comer este pão de ló quentinho com café... O Yakisoba que você fez outro dia também ficou um show.
Bjs!!

Axly disse...

Beto, adorei esse pão de ló.
Confesso que acho sem graça comer assim, mas é só questão de gosto.
Mas pra rechear deve ser muito bom. Usava uma receita aqui, mas era muito trabalhosa e gastava muitos ovos.
Vou experimentar e quem sabe não tenha encontrado meu pão de ló!
Heheheheheh...
Kisss^^

deborakoso disse...

Beto tudo que vc faz e abencoado,sai lindo incrivel parabens,ate ja senti o cheiro daqui,bjos!!!!!!!!!!

Emília disse...

Oi Beto!! Esse vai ser o próximo pão de ló que vou fazer, adoro receita que leva os ovos inteiros!!rss Tenho sérios problemas com clara em neve!!
Fica um bolo enorme!!
Beijinhos

Anônimo disse...

Oi Beto,

Não tenho blog, mas de uns tempos pra cá venho visitando a sua página pq acho vc simplismente fantástico.
Sou marinheira de primeira viagem, e estou tentando aprender a cozinhar. Vc não faz idéia de como tem me ajudado!!!!! Suas receitas são saborosas e esse passo a passo que vc dá não tem erro. É sucesso sempre!!!
Estou aqui principalmente pra te agradecer, por vc ter o trabalho de expôr suas receitas com tanto carinho e dedicação para pessoas como eu, que vc nem conhece e nem sabe que já incluiram seu blog nos favoritos!!! heheh

Espero que vc continue exatamente como está, e que meu recado sirva de incentivo para que vc não pare de postar nunca...e salve os almoços e jantares de desconhecidos como EU!!!

Bjs

Aline

Nana disse...

Beto, posso te pedir um passo a passo?
Você deixa?!
Hein?!
Fala que sim, vai!!!!!!!!!
Ensina a gente a trabalhar com pasta americanaaaaaaaaa, vai amigo?!
Por favor, caso não queria e tiver algum material digitado, me manda por e-mail hehehe
Esse bolinho tem cara de casa da vovó amigo, lembra quando eramos crianças e tinha essas delicias de tarde para comer?
Adorei a sua receita pq não vai trezentos ovos.
Bjss

Nana disse...

Então Beto, seria algo básico a principio, não precisa ensinar a fazer o papai noel em bolinhas de neve kkkk
Como trabalhar a massa (pq falaram que ela é bem chatinha), cobrir o bolo e fazer algo bem fofinho fácil, cheio de corações?
Ando romântica, já que farei 5 anos de casamento kkk depois volto ao normal kkk
Bjs e já para o banheiro escovar os dentes!!!

sweety disse...

adoro pao de lo com doce de morango a acompanhar :)

beijos

risonha disse...

Beto, com as tuas fotos fantásticas e as tuas dicas preciosas, não há hipótese de o bolo sair mal..
tenho que fazer este pão de ló o quanto antes.

belinhagulosinha disse...

que rico pão de ló tem um aspecto mesmo fofinho,jinhossssssss

LARINHA! disse...

Beto primeiro super obrigadinha pelo recadinho querido!SE preocupe não minha depre é light,passa rápido!
Tanto que já vou até tentar fazer outro bolo hj!
Ah me conte uma coisa,qual é o diâmetro dessa forma que vc usou.Acho que a minha era muito pequena por isso que não deu muito certo!
obrigadinha e beijoca!

Luciana De Camillis Chocolate em Pó disse...

Beto que pão de ló lindo!!!
dá vontade mesmo de comer com um cafezinho!!!
Lindo e a massa super fofa...

beijos
Lu

Rose disse...

Oiii Beto, parabéns pelo post anterior...aquele devia estar muito bom...

E esse pão de ló, com manteiga e acompanhado de 1 xícara de chá deve ser maraviloooooso.
Bjinhus e bom findi

Manuela © disse...

O pão de ló ficou muito bonito e pela foto dá para ver que o miolo ficou super macio :)

Nana disse...

Beto,

achei um blog italiano que é irmão italiano do passo a passo hahaha
http://iocomesono-pippi.blogspot.com/2009/01/budino-di-pere-caramellateblogcompleann.html

Olha que legal!!
Bjss

Xana disse...

K belo pão de ló... Guarda 1 fatia pro meu lanche :)
bjinhus

Fabiana Lima disse...

Roberto:

Obrigada pelo Desculpe a falha…rs A parede vai ser cor “areia”, e a decoração tem um estilo moderno, clean. Essa é a peça mais “pesada”, digamos, que vou ter.

Tenho vontade de pintar em um estilo country, mas tenho medo de ficar pesado, ou que não tenha nada a ver.

Fabi disse...

Hum, já estou imaginando com doce de leite... Ai ai ai... E parabéns pelos prêmios!! Beijos!

borboleta africana disse...

Parece uma delícia...é quase pão e não deve ser muito doce como eu gosto.
Achei muito simpático da sua parte partilhar receitas passo a passo ...deve ser uma trabalheira!

PARABÉNS

borboleta africana disse...

Este pão-de-ló deve ser uma delícia...parece quase pão e pouco doce como eu gosto.
Parabéns pelo seu blog ...é simpático da sua parte partilhar as receitas passo a passo...deve ser uma trabalheira!

eloene matos disse...

e eu mim chamo Eloene matos eu fiz essa reseita ficou maravilhoso alem de ser super barato

Anônimo disse...

È a primeira vez que vejo um bolo ser feito sm adição de fermento em pó... e pão-de-ló semágua ou suco de laranja é sinistro... estou enganada?

Unknown disse...

Oi,eu fazia uma receita com 7 ovos achava muito por isso procurei outra e achei a sua..estou fazendo ela agora espero q fique boa tanto quanto a outra mas pela sua foto acho que sim.
Amo pão dê ló.. como ele purinho sem recheio, rsrsrs
O único problema q eu tenho e o cheirinho de ovo q fica,como faco pra não ficar com esse cheiro de ovo?

Unknown disse...

Gente essa massa não vai fermentor?

claudiana costa disse...

Essa massa não vai fermentor?

claudiana costa disse...

Essa massa não vai fermentor?

claudiana costa disse...

Gente essa massa não vai fermentor?