domingo, 4 de janeiro de 2009

Pudim de Leite Condensado na Abóbora Cabotiã

Esse doce eu aprendi com a professora Marissol que trabalha comigo. Ela promoveu um almoço na casa dela há uns 3 anos atrás e fez esse doce. Fiquei com ele na cabeça, mas nunca parei pra fazer. Ontem fiquei pensando em o quê apresentar de novidade por aqui e ele me veio à cabeça novamente, então resolvi testar. Ele fica maravilhoso. Claro que aparecem alguns errinhos, que eu tratei de consertar e vou passar a receita já certa para todos. Ah!!! No final desse post eu coloquei um video pra mostrar como fica a textura (sou eu espetando o doce com o garfo). Espero que gostem.
DIFICULDADE: Média.
TEMPO DE PREPARO: 2 horas
PORÇÕES: 12 a 15
CUSTO: R$ 7,00 (muito barato e o doce tem jeito de doce fino)

Ingredientes:

♦ 1 abóbora cabotiã
♦ 5 ovos (gemas peneiradas)
♦ 1 lata de leite condensado
♦ A mesma medida de leite
♦ 6 gotas de essência de baunilha

Para a calda:
♦ 200 mL de água
♦ 6 colheres de sopa de açúcar
♦ 1 cravo
♦ canela em pau


Modo de Preparo:

Passo 1: Abra um furo na parte superior da abóbora. Tente fazer esse furo o mais redondo possível. Mas é bem difícil. Muito cuidado para não se cortar pois a casca é muito grossa e dura.

Passo 2: Retire a "tampa" da abóbora.
Passo 3: A etapa mais difícil do doce. Retire todas as sementes por esse furo. Cuidado para não passar muito a colher nas paredes da abóbora pois pode danificá-la. Para retirar as sementes que ficam pelas beiradas internas da abóbora facilita um pouco entortar a colher, fazendo um gancho. Junto com as sementes sairá aquele material que envolve as sementes, bastante fibroso.
Passo 4: Encha uma panela com água, encha a abóbora de água e vire-a dentro da água. Se vc não encher a abóbora de água ela vai boiar. Coloque junto para cozinhar a "tampa" da abóbora. Ela vai servir para saber o ponto do cozimento. Eu coloquei a panela no fogo, demorou uns 15 minutos para levantar fervura e deixei cozinhando, depois que ferveu, por mais 5 minutos. Aqui que eu errei. Acho que quando levantar fervura você deve retirar a abóbora da panela. No final achei que ela ficou um pouco mais mole do que devia, mas nada que tenha estragado meu dia , não. Tem pessoas que gostam das sementes de abóbora assadas e salgadas, se for esse seu caso, lave as sementes e depois as asse.

Passo 5: Agora é hora de preparar o pudim de leite condensado tradicional. Coloque no liquidificador uma lata de leite condensado.
Passo 6: Coloque as 5 gemas numa peneira, fure-as e deixe escorrer para dentro do copo do liquidificador. Não passe a colher senão as películas da gema cairão e deixarão o pudim com cheiro de ovo.

Passo 7: Adicione as claras.
Passo 8: Por último adicione o leite e algumas gotas de essência de baunilha.
Passo 9: Bata tudo no liquidificador por um minuto.
Passo 10: Coloque a mistura dentro da abóbora. Se sobrar um pouco da mistura, leve-a ao forno também em separado, dentro de uma vasilha de vidro coberta com papel alumínio.
Passo 11: Encha bem lembrando de deixar espaço para a "tampa". Não se preocupe se escorrer um pouco para fora.

Passo 12: Enrole em duas camadas de papel alumínio.
Passo 13: Leve ao forno alto por 1 hora.
Passo 14: Depois de uma hora assando, retire do forno, abra um pouco as camadas de papel alumínio e retire a tampa da abóbora. O líquido terá baixado um pouco. Sem a tampa, volte o papel alumínio cobrindo a abóbora e leve ao forno novamente por mais 20 minutos.
Passo 15: Abra o forno, retire a abóbora e espete o pudim, se ele já estiver bom, a faca sairá limpa. Se ainda não estiver bom, retorne ao forno novamente até chegar o ponto.
Passo 16: Retire do forno, recoloque a "tampa", espere esfriar e leve para a geladeira, deixando de um dia para o outro.
Passo 17: Faça a calda. Numa panela coloque os ingredientes, leve ao fogo e retire quando estiver no ponto de calda mole. Lembre-se, depois de esfriar ela vai engrossar mais e ficará mais viscosa.
No outro dia, quando o doce estiver bem frio, retire-o da geladeira, corte em fatias. Elas ficam com a parte da abóbora para fora e o doce por dentro. Acrescente a calda por cima (gelada também) e aprecie. Uma delícia. A combinação de pudim de leite condensado com abóbora é PERFEITA.



VEJAM O VÍDEO:

video


30 comentários:

Isa Lourenço disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei a receita, muito original esse pudim.
Adorei também conhecer o seu cantinho, parabéns pelo belo trabalho.

Canela disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Beto
Essa receita fascinou-me!Boa para imperessionar!
Parabens pela reportagem tão completa.
Bj e feliz 2009!

Fer Ayer disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, você não sabe como fiquei feliz quando vi que a receita era do seu blog...risos, só porque sabia que vc ia dar o passo a passo, porque esta não é uma receita que dá confiança de fazer só vendo o resultado final e a receita...achei a idéia genial.
Parabéns.

mesa para 4 disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Pela originalidade , pelo trabalho e pela reportagem ...10 estrelas pode ser ?

Carla disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

nossa achei a receita bem diferente me parece uma delicia vou tentar fazer

feliz 2009
bjos e paz

Téia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto querido, estou encantada com esta receita, nunca tinha ouvido falar em nada parecido, o vídeo confirmou o que as fotos refletem, e que muito me agrada, a maciez deste doce, aff, esta é para fechar a festa com nota 1000! Ah, adorei a foto nova, você ficou ótimo e o dog que é uma paixão minha, é muuuito fofo. Parabéns por tudo. Bj da amiga.

Pão, Bolos e Cia. disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Super original, gostei. 5*****'s
E o vídeo... é para ficarmos com água na boca, lol

Edilia Heck disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei suas receitas,é bem diferente
essa receita,vou tentar fazer.
Edilia

debora koso disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Como sempre tudo muito caprichadinho,lindo ,gostoso,e explicadinho e que ideia genial,chiquerrima,adorei,c/sempre adoro tudo que faz,parabens sua mamy deve ter muito orgulho por ter um super filho,bjos!

Magia na Cozinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto achei super criativa e diferente a receita.
Esta é a minha abóbora favorita. Aqui temos uma parecida, mas nem se compara.
O vídeo ajudou a se ver o ponto que fica. Amei a coloração da calda.
Bjs :)

Odete disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Na Tailandia essa sobremesa tem o nomao de Khanom Sang Kaya Fak Thong, feita com essa abobora e o rechei a base de ovos de pata, creme de coco e acucar de palma. Eh uma delicia e bem popular por la.
Agora achei o maximo feita assim com o pudim. Deve ser muito boa. As fotos estao convidativas.

Beijos e Feliz 2009 p/ ti Beto

Emília disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto! Que legal, tem até video! Tinha uma amiga, que já está aí no Brasil, que queria fazer esse pudim na abóbora, e a gente ficou conversando e falando acho que faz assim, eu vi na internet faz assado...bom, ela tentou fazer e eu não, mas parece que foi bem trabalhoso e acho que não deu muito certo! Na primeira oportunidade vou passar esse post pra ela, acho que ela vai adorar!!
Parabéns!!
Beijinhos

receitasdapiteca disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ficou muito lindo este pudim...muito original! :)
Bjcas!

Nana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Será que tem dela mini?!
Imagina que luxo servir uma sobremesa assim dentro de uma mini hahaha
Amei!
Quando fizer d´novo me chama, já que o cliente vip não é fã de abobora... hunf...
Bjs querido e boa semana.

Nela disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Beto, obrigado pelo carinho, passei sim umas boas Festas, e como ainda não o fiz, aproveito para lhe desejar um Feliz Ano cheio de realizações, e muita saúde, o que é importante o resto vem por acrescimo,já vi no seu outro blog, que fez visita á sua mãe, espero que tb, tenha "matado saudades" amigo,mas ficam sempre não é verdade? pões é mais uma maravilha com abóbora, e que lindo tão explicado para toda a gente entender, adorei muito, sabe as minhas velhoses, também lhe damos o nome de fofos, pq, ficam realmente muito fofos, amigo fique bem beijinhos.

Xana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Sobrou 1 pouco pra miha pessoa? ;)...
Tá com óptimo ar querido... :)
bjinhus

flavia pantoja disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, nunca tinha visto essa sobremesa. Que coisa linda! Adorei! Aproveito para desejar um feliz ano Novo um pouco tardio mas com todo carinho ! um abraço, Flavia

Auki disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Wow! que lindo que ficou!! Que criatividade!! hehehe

Adorei!! AMO abóbora!:P

Abração enormeeeeee!

Gina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, adorei essa receita, extremamente original! Já anotei.
E você sempre detalhista, isso é muito bom.
Você anda sumido, apareça por lá.
Um ótimo ano pra você.
Bjs.

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Gina, eu não to sumido não, apareço aqui sempre que vc atualiza suas receitas. É que eu quase nunca deixo comentários, sou meio preguiçoso, rs. Bjs. Um ótimo 2009 mesmo que já esteja meio atrasado.

Mari disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Amigo, que receitinha mais original. De boa, nunca imaginei na combinação entre abóbora e leite condensado. Sucesso!

Rose disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

oiii Beto, afff...o que que é essa sobremesa? Linda e parece maravilhosa...leite condensado e abobora hummm...ahco que vou testar...
Bjinhus t+

Priscila L. Beneducci Afonso disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto feliz 2009! Voltei ontem. Cheretar sua cozinha é sempre pra lá de ótimo, só delicias, só novidades. Eu já tinha assistido a muito a Ana Maria Braga fazer um pudim assim, acho que era na moranga no vapor. Já sua achei que até eu encaro. Já sou viciada em Cabochan, compra toda semana, nem que seja 1/4 dela. Um abração que 2009 seja otimo para você. da Pri (MG)

Mari Azevedo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Betooo, feliz 2009 pra ti amigo!! Que seja um ano de mtas realizações, felicidade, paz, amor, prosperidade e tudo de bom q a vida possa oferecer!!!
Menino, você sempre arrebenta, mas dessa vez, vc literalmente se superou.... estou perdidamente apaixonada por esse doce... vou ter q tentar, ah se vou!
Super beijo

Mari

Naninha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Sem duvidas é uma forma inovadora de fazer pudim!
Abraços

vania38_rodriguez disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, que receita maravilhosa! Moro aqui na parte norte dos USA. Fiz aqui em casa ontem,e como recebi alguns amigos , servi de sobremesa..simplesmente ficaram maravilhados. Amei de paixao o seu blog. PARABENS!

Roberta disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Arrasei com este pudim, todos adoraram, muito legal o passo a passo da receita, me senti mais confiante para fazer o pudim...
parabéns pela receita

Lene disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Vou fazer cá em casa,por que parece muito deliciosooo...Vou aproveitar que tenho muitas abóboras aqui hehe...Muito bom,parabéns!!!

weverson disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Perfeita sua receita .... Acabei de fazer a minha e minha abvobora estourou rsrs... mesmo assim ficou com a cara, não vejo a hora de poder esperimentar ele.

teresa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Menino, isto é tudo de bom. Enchi os olhos de prazer e a boca d'agua. Vou copiar para fazer. Adoro Cambotiá.