domingo, 11 de janeiro de 2009

Sobremesa de Manga com Sorvete de Côco.


Essa sobremesa foi invenção minha para usar uma massa folhada que eu tinha no congelador. Não procurei essa receita em nenhum lugar, resolvi seguir minha intuição e a criei de acordo com os ingredientes que eu tinha em casa. Posso dizer que essa é totalmente criação minha. E ficou deliciosa, podem fazer sem medo.

DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 15 minutos
RENDIMENTO: 2 porções
CUSTO: R$ 8,00

Ingredientes:

♦ 1 manga Palmer cortada em cubos.
♦ 2 discos de massa folhada ainda congelados.
♦ 3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro (extra-fino).
♦ Sorvete de côco cremoso.
♦ 4 colheres de sopa de água.

Modo de preparo:


Passo 1: Coloque os discos de massa folhada para assar, sem descongelá-los antes. Como eu já tinha feito o teste com um disco, aqui eu só estou assando mais um disco.
Passo 2: Quando a massa folhada estiver dourada, retire-a do forno.

Passo 3: Tente desfolhá-la em algumas partes.


Passo 4: Reserve as massas folhadas assadas em um prato.



Passo 5: Numa panela antiaderente coloque o açúcar de uma vez. Acenda o fogo.



Passo 6: Adicione metade dos cubos de manga.


Passo 7: Adicione água em pequena quantidade, somente para dissolver o excesso de açúcar.



Passo 8: Deixe esta mistura fervendo até que a calda engrosse e fique levemente dourada.



Passo 9: Adicione o restante da manga. Não coloquei tudo lá no início pois não queria que toda a manga fosse fervida e derretesse.



Passo 10: Quando o fundo da panela aparecer e a calda estiver mais firme, desligue o fogo.


Passo 11: No prato que será servida a sobremesa, disponha as folhas de massa ao acaso. Por cima delas coloque a manga com a calda de caramelo.



Passo 12: Coloque as bolas de sorvete de côco sobre as mangas.



Passo 13: Por cima do sorvete derrame um pouco do caramelo com manga.




O que vou mudar da próxima vez???


O doce ficou uma maravilha, mas só depois de feito que eu me lembrei que tinha conhaque em casa. Se flambar a calda acho que o doce ficará mais maravilhoso ainda.

Também surgiu outra idéia, de esmigalhar grosseiramente as folhas da massa assada num pote de servir sobremesa, por cima dessas migalhas as mangas na calda de caramelo e o sorvete de côco. É só uma sugestão diferente de apresentação.

22 comentários:

Nana disse...

hehehe
Beto tá liberando a Ofélia dentro de você?!
A parte da manga lembra muito o doce que eu fiz dela hehehe
Ficou uma maravilha mesmo.
Boa semana amigo.
Bjs

Elisa disse...

Olá Beto
Que aspecto tentador tem esta sobremesa, deve estar divinal....
Quanto ao meu blog está aberto a todos,http://elisaaue.blogspot.com/ Manta de retalhos. Fico a espera da sua visita.

Silvia Arruda disse...

Nossa, sua invenção ficou chiquérrima!! Deu água na boca!

Magia na Cozinha disse...

Eu adoro todos estes ingredientes e deve ter ficado muito bom! Sorvete de Côco não tem aqui nos EUA, nunca vi.
Esta receita, por tabela, parece um Parfait, perfeita!
Bjs :)

Goreti disse...

Ei Beto, sempre fazendo a gente passar vontade do lado de cá da telinha! Nota Dez!

Beijos!!!

Goreti disse...

Vi seu coment na receita de "Dobradinha" e tive que vir aqui. Tome coragem faça, pois tenho certeza que não vai se arrempender. puro pre conceito. Tinha uma amiga que tinha aversão, fiz pra ela uma vez e ela amou. Olha só to te propondo um desafio hein! Se vc quiser, claro!

Beijos!!!

Mari disse...

Ui! Que intuição, heim garoto.

Rose disse...

Oiii Beto...essa combinação é perfeita...e esse calor que ta fazendo...essa sobremesa cai muito bem...
Bjinhus e boa semana

Águeda Macias disse...

Eu não quero parecer estraga-prazer, mas manga com sorvete de coco é uma receita tradicional mexicana. =)

Mas adorei sua versão com massa folhada!

Alcina disse...

Imagino que ficou uma delicia, a manga assim cozinhada, deve combinar lindamente com o sorvete de coco.
Bjs

Téia disse...

Ammmmeeeeiiii, Beto, tá linda, prática, esta mistura é maravilhosa, manga e côco, lembra sobremesa tailandesa, enfim arrasou. Bj grande.

Marina disse...

Olá Beto!
Gostei muito das suas receitas e da maneira como demonstra a confecção dos seus pratos.
Apesar de aqui em Portugal estar muito frio eu alinhava nessa sobremesa! Especialmente pelo contraste do frio do gelado com o quente das mangas caramelizadas.
Vou continuar a visitar a sua "cozinha".

receitasdapiteca disse...

Ficou com um aspecto fantástico parabéns!
Bjcas.

Naninha disse...

Beto parabéns pela receita, ficou com ótimo aspecto e pelos ingredientes citados com certeza maravilhosa!
Abraços

Carla disse...

hum simples e apetitoso! parabens adoro suas receitas e o modo como as posta
beijoss

Josy Marmello disse...

Beto,
Obrigada pela visita lá no blog. Pelo seu comentário também. Aproveitei a língua afiada para alfinetar também aquela bee, Jamie.
Beijos

Xana disse...

adorei a sugestão :).. Só tenho de substituir a manga, tipo por pessêgo.. Adoro :)
bjinhus

Valeria disse...

Hummmm Palmas pra invenção e pro inventor!!!Super criativo!!
Bjs

Aline Neme disse...

Beto, que cabeça boa a sua!!!!!
Perfeita essa sobremesa!!!!

Bjundas

Adriana disse...

Nossa esta receita vale a pena fazer!

Ana Paula de Andrade disse...

lindíssimo seu blog!
e adorei a receita!
beijo

Ana Powell disse...

Olá Beto
Encontrei o teu Blog atravéz do Petitchef pois recebi o menú do dia e "voila" lá estava esta maravilha de sobremesa, votei logo por ela.
Tens um Blog maravilhoso.
Parabéns x