domingo, 25 de janeiro de 2009

Sopa Cremosa de Mandioquinha (Batata Baroa)

Ontem eu estava revirando a gaveta de legumes e verduras da geladeira e me deparei com mandioquinhas que estavam lá há umas 2 semanas. Estava me esquecendo delas, então para não estragar resolvi fazer uma sopa, até porque ontem estava friozinho. Nunca fiz essa sopa, então dei uma procurada na internet, achei receitas no Doce Casinha, no Doces Encontros, dois blogs que eu visito sempre. Daí dei a minha incrementada e saiu essa delícia aqui de baixo. Comi dois pratões, adeus regime.
DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 40 min
RENDIMENTO: 3 porções
CUSTO: R$ 10,50


Ingredientes:

♦ 750 g de mandioquinha descascada
♦ 1 cebola média picadinha
♦ 1 dente de alho amassado
♦ 1/2 caixinha de creme de leite
♦ 100 g de bacon cortado em cubos
♦ 1 tablete de caldo de carne
♦ Sal, pimenta do reino e azeite
♦ Cheiro verde picadinho



Modo de preparo:

Passo 1: Coloque 2 litros e meio de água numa panela grande e 1 colher de sopa de sal.

Passo 2: Coloque as mandioquinhas descascadas para cozinhar. Quando estiverem macias, reserve-as.


Passo 3: Enquanto as mandioquinhas ficam cozinhando, prepare o bacon. Eu não gosto de bacon frito, pois fica excesso de gordura, prefiro fazê-lo no microondas. Forre um prato que possa ir ao microondas com 4 folhas de papel de cozinha (daqueles rolos absorventes). Distribua os cubos de bacon sobre esses papéis.




Passo 4: Leve ao microondas e deixe por 1 minuto em potência alta.

Passo 5: Abra o microondas. Com um garfo mexa nos pedaços de bacon e volte ao microondas por mais 1 minuto. Repita esse procedimento de levar ao microondas e abrir a cada 1 minuto e mexer com o garfo até que o bacon saia fritinho e bem sequinho. No meu caso demorou 5 minutos.

Passo 6: Numa panela coloque 3 colheres de sopa de azeite e a cebola para fritar. Frite até que ela fique transparente.
Passo 7: Adicione o alho.
Passo 8: Coloque o bacon frito na panela.
Passo 9: Frite bem até começar a "pegar" no fundo da panela.
Passo 10: Adicione 500 mL de água.
Passo 11: Adicione pimenta do reino a gosto.
Passo 12: Quando a água levantar fervura, vire todo o conteúdo da panela no copo do liquidificador. Alguns pedaços de bacon ficam na panela, não se preocupe.
Passo 13: Adicione as mandioquinhas cozidas e escorridas.

Passo 14: Bata tudo por um minuto, até que a mistura fique homogênea e bem cremosa.
Passo 15: Volte o conteúdo do creme para a panela onde sobraram os pedaços de bacon.
Passo 16: Adicione o tablete de caldo de carne um pouco amassado.
Passo 17: Esse passo é opcional. Com um mixer, bata o creme para despedaçar um pouco os cubos de bacon. Poderia ter feito tudo no liquidificador, mas aqui eu controlo melhor o batimento.

Passo 18: Deixe ferver por uns 3 minutos, mexendo sempre para não grudar na panela. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite que confere o paladar aveludado à sopa creme.

Passo 19: Sirva num prato fundo salpicando um pouco de cheiro verde picado sobre a sopa. Adicione também queijo parmesão ralado se tiver em casa. Torradas ou simplesmente pães franceses fazem um ótimo acompanhamento para a sopa.

27 comentários:

Axly disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que delícia de sopa!
Fiquei aqui com água na bocaaaaaaaa...
Adeus regime mesmo.
Hehehehehehehe, kisss^^

Silvia Arruda disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu adoro sopa de mandioquinha... é mto mais do que uma comfort food né? :)

Magia na Cozinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que bom que vc disponibilizou um e-mail. Facilita muito a comunicação com o pessoal. Com o mesmo nome do blog é legal, pois é fácil de lembrar.
O meu é diferente, pois era um e-mail que eu já possuia, dai não quiz criar outro novo.
Já ouvi muito falar de batata baroa, mas nunca comi. Esta sopa ficou maravilhosa!
Adorei a sugestão de fritar o bacon no micro. Muito boa!
O creme de leite deve dar um paladar divino a sopa. Eu ainda provei assim. Aqui não estou encontrando Creme de leite. Espero que não suma do mercado.
Bjs e boa semana!

Romy disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que sopa deliciosa Beto... é pena não encontrar mandioquinha por aqui :-/
Bom Domingo ;-)

Bjokas***

Mundo de Alice disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adoro mandioquinha mas nunca usei em receitas...me deu vontade, apesar de estar um calor terrivel por aqui!! E gosto de fazer o bacon no micro, fica bem crocante
vou anotar para o inverno esta receita maravilhosa
bjs

Glau disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Querido, a sopa que mais faz sucesso aqui em casa é essa de mandioquinha.. mas eu pulo a parte do liquidificador, tiro os pedaços de carne e bato tudo com o mixer direto na panela. Quanto menos louça sujar melhor! Menos eu tenho para lavar (madame só no nome mesmo!) :)

Um beijo grande e boa semana. Glau

debora koso disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

eu amo mandioquinha pena que aqui no japao e super caro e importado mais so nos brasileiros e que conhecemos os japas nao sabem nunca viram um saquinho de 500gr=7~8dolares,muito caro nem compro so fico namorando,rsrsrrs,bjos,!!!!!

receitasdapiteca disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Hummm...deve ser tão boa! Que delícia!
Bjcas.

Nana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, nham nham, adoro essa sopinha, já comi com costelinha de porco bem cozida, nham nham fica um manjar dos deuses, mente gorda é isso, não existe regime. hehe
Sobre o blog, uauu, principalmente as fotos, adorei tudo, um dia o seu bebê chega lá, mesmo sendo bebê, ele é maravilhoso viu.

Fabi disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, a sopa ficou maravilhosa!! Mandioquinha é bom demais! Aqui em casa faço com cenoura e batatas, e carne em pedacinhos! Onde já se viu esse verão friozinho, né!! Só com sopinha mesmo! Bjos!

Paula Amanda disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto!

Ainda bem que me achou, senão nunca ia conhecer esse blog tão maravilhoso!!!! Amei tudo, as receitas, as fotos e já escolhi um monte de receitas que vou fazer igualzinho seu passo-a-passo!
Vou te add lá no meu blog também!!!!

Abraços,
Paula Amanda

Mari Azevedo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, eu sou apaixonada por mandioquinha, mas nunca fiz a sopa, só gnocchi e purê... vou mudar isso com urgência, pois tua receita e essas fotos encheram meus olhos e deixaram meu estômago atiçadissimo!
Bjo grande,

Mari

Amanda Ramos disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ainda acabo comendo a tela do pc quando abro seu blog....kkkk

clau disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ciao Beto!
Para mim, a mandioquinha nasceu para ser sopa: adoro, assim.
Mas fico na vontade pq, por aqui, nao tem como fazer, que nao existe...
Qto à dita carne de 2a li, tanto tempo faz e nem lembro onde, que existem, na verdade, é cozinheiros de segunda,isto sim,rss.
Ah! E aquele seu bolo de coco: sem comentarios...!
Bjs!

Felipe disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nossa, muito bom! Eu coloquei linguiça paio no lugar do bacon, pq não gostou muito do bacon... RS Mas de resto, segui direitinho... ficou maravilhosa, até pra mim que sou meio desastrado na cozinha! Obrigado e parabéns! Felipe.

andrea disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Beto.
Estava na mesma situação que vc , com uma boa porção de batatas baroas na geladeira que comprei pra fazer outra coisa e foi ficando...Aproveite que tá mt frio aqui em Itatiaia e resolvi dar uma pesquisada na receita de sopa pq comi uma vez em outro lugar e amei e achei sua receita, resultado? Sem comentários......
Parabéns mt bom seu blog.
Me tornei fã.
Bjs

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Chegou o inverno aqui no sul, agora parece que chegou para ficar...Segunda vez que faço essa receita. Muito gostosa. Não coloco o bacon para não me sentir muuitoo culpada. Beijos Mari

Debby disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá meu querido,
TÔ te visitando pela 1a. vez e amei seu Blog, principalmente o cuidado que vc tem em editar foto por foto do passo-a-passo da receita. Acabei de chegar da feira e comprei mandioquinha, daí vim direto pra internet procurar uma receita e me deparo com essa maravilha. . . Amei, tá de parabéns, bjs.
Debby

Gabriele disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Obrigada pela dica do bacon no microondas. É sensacional!!
Abraço...

FRIDA disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Chef , essa receita ficou de chef..e eu me senti a própria fazendo essa receita ..rs.. e modéstia à parte, mas fiz essa receita para os meus pais que chegam hoje à noite de viagem, e ficou o fino, aprovadíssima!! Eles vêem do calor para esse friozinho que faz em Floripa, e nada melhor que uma sopa "recomendada" de mandioquinha.. e sua receita, Chef Hamilton, foi perfeita. Amei.

João Oliveira disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Essa sopa é SENSACIONAL.
O pessoal aqui de casa raspou a panela. Parabéns pela receita e pelo blog, a explicação de cada etapa facilita muito o preparo.

Já estou pesquisando as próximas receitas que farei aqui em casa. Hehebe...

Mylla disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adoorreiii... Parabêns esta receita e MA-RA-VI-LHO-SA e bem explicadiiinha q e o fundamental"
Agora vou me torna vip aki no Blog!!! Abraços ...

Mylla disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adoreiiii.... Parabêns a receita e simples facil e MA-RA-VI-LHO-SA...
Vou ser vip agora, adorei mais ainda por ser bem ilustrada isso foi fundamental para me conquista!!!
Parabêns ameiii o blog...

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Só não gosto do bacon
No resto, está ótima!

_ COMUNICAÇÃO ATIVA _ disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

rende quantas porções????

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Rendimento de 3 porções bem servidas.

Johanna disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Vou tentar fazer AGORA.. Hum.. deu água na boca...
Parabéns pelo blog maravilhoso!
Super doces beijos,
Johanna.