quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Tortiglioni ao sugo




Como é bom estar de férias, ficar em casa sem fazer quase nada, de pernas pro ar, assistindo DVD o dia inteiro, vendo TV, navegando pelos blogs na internet, lendo, saindo pra rua de vez em quando, uma maravilha. O que é bom também é que dá pra cozinhar em casa todo dia, fazer a própria comidinha. Na correria dos dias sempre se acaba almoçando em restaurantes por quilo, fast foods, mas não há nada melhor do que comer em casa, sem pressa, após o próprio preparo do alimento. Isso pra mim é uma terapia. E hoje me deu vontade de comer uma massa. Como bom italiano que sou gosto muito de macarrão, mas tenho comido pouco ultimamente. Quer coisa mais rápida de preparar do que uma boa massa??? Mas atenção, pra fazer um bom macarrão ao sugo o molho de tomate deve ser caseiro ou de uma boa marca, o que é difícil de se encontrar em supermercados. Ontem à noite estava sem fazer nada em casa, cansado de internet e lembrei que tinha comprado 2 quilos de tomate para fazer o molho. Aqui é assim, faço esse molho uma vez, em grande quantidade, porciono em sacos de congelar e deixo lá no congelador até precisar dele. Não foi o caso hoje, pois como fiz o molho ontem já deixei separado uma quantidade na geladeira para poder utilizar essa semana. Se você quiser fazer o meu molho de tomates, ele pode ser visto aqui. Eu o modifiquei de acordo com experiências que tenho feito e que também tenho pesquisado na internet. Agora não utilizo mais cominho e também não uso mais açúcar. Para cortar a acidez do molho tenho utilizado uma cenoura média ralada, adicionada junto com os tomates lá no início do cozimento. Não coloco ervas no molho, deixo para condimentá-lo de acordo com o prato que vou preparar. O que vocês estão esperando para fazer esse molho??? Olha a cor dele, é fantástica, sem contar que é rico em licopeno, poderoso antioxidante encontrado nos tomates, e que é potencializado em molhos, muito útil como prevenção de certos tipos de câncer, principalmente o de próstata. Saladas de tomates tem licopeno mas ele não está tão biodisponível quanto nos molhos. Bom, vamos à receita...



DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 30 minutos
CUSTO: R$ 2,00
PORÇÕES: 1

Ingredientes:


♦ 1 xícara de macarrão do tipo tortiglioni
♦ 1 xícara de molho de tomates
♦ Água fervente
♦ Azeite
♦ Sal a gosto
♦ 1/2 xícara de queijo parmesão cortado em cubinhos pequenos
♦ Algumas folhas de manjericão
♦ Algumas folhas de salsinha picadinha



Modo de Preparo:


Passo 1: Coloque um litro e meio de água numa panela, uma colher de sopa rasa de sal e um fio de azeite. Leve ao fogo e deixe ferver.


Passo 2: Adicione os tortiglionis e deixe fervendo até a massa ficar "al dente". Não cozinhe demais para não ficar muito mole.

Passo 3: Depois de cozidos escorra a água e volte-os para a panela.


Passo 4: Adicione os cubos de queijo parmesão.

Passo 5: Coloque a massa no prato que irá servi-la.


Passo 6: Adicione o molho de tomates reaquecido (foi feito na véspera).


Passo 7: Distribua algumas folhas de manjericão.


Passo 8: Para dar mais dramaticidade ao prato, adicione folhas de salsinha picadinha.

Passo 9: Dê um toque final com um raminho de manjericão.


7 comentários:

Naninha disse...

Nossa nem me fale como é bom ficar de férias, fiquei 15 dias e nem acredito que passaram, por mim eu ficaria mais.
Quanto a receita é excelente, também sou apaixonada por massas.
Abraços e excelente 2009.

receitasdapiteca disse...

Está fantástico este prato! Já se comia! EH EH
Bjcas!

Téia disse...

Beto querido, que belezura, é, realmente nada como férias e pernas para o ar. Você não sei bem, tem cara de não parar nunca. Deve descansar carregando pedra.Igual a mim, só paro se viajar, ou estiver doente(toc toc na madeira). Olha esta receita me fez lembrar que não tenho um molho de tomate para chamar de meu, posso usar o seu???? A idéia de congelar é ótima, e as fotos liiindas. Bj da amiga.

Valeria disse...

Beto nem fale ....adoro férias.As minhas terminam hoje!!Adorei a sua sugestão !!Um Maravilhoso 2009 e boas férias!!

Rose disse...

oii Beto, hum delícia de massa...acabei de comer um talharim a carbonora...adoro massa...inverno verão é sempre bom...
bjus

Goreti disse...

Férias, Férias, aproveita povo!

Beto, acabei de comer uma massa dessa, com o majericão e tudo mais!

Beijos!!

Mari disse...

Que massa mais linda, amigo!