segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Cozido Madrileño - PUCHERO

A história desse puchero é a seguinte: liguei para meu amigo Luis e sua família me oferecendo para almoçar lá no domingo. Ele disse que tudo bem, mas que tudo seria à base de camarões (coisa que eu detesto - rsrsrs). Então eu falei que iria para desfrutar da companhia dessa família que adoro, mas que levaria o meu almoço de casa, que eles não se preocupassem.
Então fiz o puchero, mas é claro que fiz em grande quantidade para servir a todos.
Nunca tinha feito este cozido e confesso que ficou delicioso. Na dúvida de qual receita utilizar da internet, misturei 3 receitas pegando os ingredientes que melhor havia em cada uma das receitas. Foi bastante elogiado, assim como todos os pratos feitos com camarão.


DIFICULDADE: Média
TEMPO DE PREPARO: 2 horas (se as carnes forem dessalgadas na véspera)
RENDIMENTO: 15 porções
CUSTO: R$ 23,00

Ingredientes:

♦ 500 g de grão de bico
♦ 300 g de lombo defumado salgado
♦ 200 g de linguiça portuguesa defumada (1/2 linguiça)
♦ 300 g de acém
♦ 1 paio
♦ 1/2 repolho em gomos
♦ 1 tomate médio picado
♦ 1 cebola média mcortada em pétalas
♦ 3 batatas médias
♦ 1 cenoura grande
♦ 2 dentes de alho picados
♦ 2 colheres de sopa de salsinha picada
♦ 2 colheres de sopa de azeite
♦ sal a gosto

Modo de preparo:
Passo 1: Dessalgue o lombo um dia antes (deixe-o coberto com água e troque a água algumas vezes). Coloque esta e todas as outras carnes numa panela de pressão grande, cortadas em cubos ou rodelas e cubra-as com água. Cozinhe por 45 minutos na pressão.
Passo 2: Em outra panela de pressão coloque o grão de bico com uma colher de sopa de sal, cubra com água (3 dedos acima da superfície) e cozinhe na pressão por 40 minutos.


Passo 3: Depois que as duas panelas estiverem com seus cozidos prontos, escorra a água das carnes. Pegue o conteúdo da panela de grãos de bico cozidos e transfira para a panela das carnes.


Passo 4: Adicione mais água se necessário (2 dedos acima do nível da superfície).


Passo 5: Adicione a cenoura cortada em rodelas.


Passo 6: Adicione as batatas cortadas em cubos médios.



Passo 7: Adicione o tomate cortado em cubos, sem as sementes.



Passo 8: Adicione as cebolas em pétalas.


Passo 9: Adicione os gomos de repolho.




Passo 10: Adicione as colheres de salsinha picada.

Passo 11: Se necessário adicione mais água até alcançar a superfície.



Passo 12: Adicione o azeite.

Passo 13: Adicione os dentes de alho picadinhos.




Passo 14: Feche a panela e deixe cozinhar por 15 minutos na pressão. Retire o vapor da panela sob a água fria, abra a panela e teste a consistência dos grãos, das carnes e dos legumes. Corrija o sal e sirva quente, com arroz branco.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O DESAFIO DE ANIVERSÁRIO DO BLOG RECEITA PASSO A PASSO

No mesmo almoço outros pratos maravilhosos foram servidos, todos levando camarões como ingrediente principal.


CAMARÃO FRITO NO ALHO E ÓLEO.


MOQUECA DE CAMARÃO



CAMARÕES EMPANADOS FRITOS




Esse foi o prato da Angela. Aparência muito bonita, pena que não consigo comer camarão.

23 comentários:

Cris disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que delícia, fiquei com água na boca.
Tens um mimo para vc no meu blog.
Abraços e uma ótima semana.

Magia na Cozinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto se eu fosse neste almoço iria comer o prato que vc fez, pq tb não gosto de camarão.
Já tinha ouvido falar deste prato, mas não tinha idéia de como era. Tenho certeza que iria adorar pelos ingredientes. A melhor parte é que é tudo feito praticamente numa só panela.
Deve ser um prato ótimo para o frio, pois parece bem reconfortante.
Muito legal o seu gesto de fazer o suficiente para todos provarem.
Bjs :)

Rose disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto...que prato lindo...não precisa de mais nada ne? talvez um arroz(que pra mim não faz falta nenhuma).
Já fiz a receita pro desafio de niver...publico amanhã e te aviso tá.
bjo.

Téia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Querido Beto, isto é que é um almoço de domingo nota 10. Amei tudo, diferente de você, adoro camarões, mas este Puchero, realmente está lindo demais. Este é um dos poucos pratos que provavelmente não farei aqui em casa, porque dr. marido não gosta de grão-de-bico, aí já viu??? Não importa, conheci uma comida nova e diferente. Bj grande.

COZINHAR COM OS ANJOS disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Já sabes fico só com o teu pratinho:)))que de marisco eu sou como tu rssss:)))Deixei-te um desafio no meu cantinho beijinhos

receitasdapiteca disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que aspecto fantástico! Tanto do cozido como dos camarões que eu adoro! :)
Bjcas.

Ana Powell disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Beto
Está tudo super delicioso.
Excelente apresentação x

P.S. E eu gosto muito de coisas que vêm do mar :)

Priscila L. Beneducci Afonso disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Sua comida é tão gostosa, dá uma vontade, Puchero (faz muito tempo que não como nada com grão-de-bico), esse seu Bolinha de chocolate com maçã (ai...). Beijao, boa quinta-feira para você. Pri (MG)

onlinepastrychef disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

This sounds wonderful--my translator program is a little shaky, but it sounds as though you'd never made this before. Looks like it turned out well. I'm a big chickpea and sausage fan; I can definitely see myself making this:)

De Cordeiro disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

boa tarde! sou a debora do Mirepoix e como você participei do desafio do Delishville e agora quero ter a honra da tua presença no meu blog para o desafio " O bolo de aniversário"... me faça uma visita assim que puder... estarei esperando!!! Abraços!

Ricardo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

The chickpeas meal was great... O cozido com grão esta tão delicioso gostava de estar a comer isso agora... um abraço

Gio disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Acho que todos os pratos devem ter ficado optimos mas como sou uma apaixonada por pratos com camarão.... nem é preciso dizer mais nada não é ???????

Emília disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu também dispenso os camarões, eles me irritam, pois os pratos ficam lindos com eles, mas quando vou comer...tem aquele sabor...de camarão rss
Mas o puchero não dispenso não!!
Beijinhos

Marlene disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto amigo, sempre tive muita curiosidade de provar o Pucheiro, principalmente pq adoro grão de bico! Esse seu me aguçou o paladar e também tantos pratos com camarão!Hummm!
Beto, eu amo camarão! E vc sabe que não posso fazer nada com camarão pq meu marido não pode sentir nem o cheiro! Rsrs
Beto, cada qual com seu cada qual...rs Se eu pudesse ter ido contigo, passaria um dia sem comer para provar todos os pratos rsrs
Beijos

Nana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu comeria esses camarões sem problemas querido!
Ainda levava a sobremesa para completar esses almoço mega especial!
O seu prato tb me deixou com água na boca.
bjs

Iliane disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

amo camarão!!!..mas..êsse puchero..me encheu os olhos..atiçou minha gula..tudo de bom..amei...bjus

Odete disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto meu lindo, vim agradecer seu convite, obrigada! Ando meio atrapalhada, mas vou me esforcar pra dar tempo de participar.
Agora, pra visitar seu blog tem que ser de barriga cheia, sao tantas delicias que da vontade de comer a tela.

Happy Valentines Day!

Laurinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ufa!!! Finalmente consegui por a leitura do seu blog em dia....

Do pudim de LC na abóbora, as batatinhas do strogonoff estavam demais, estalando, o bolo com nozes.... menino, muita coisa boa...

achei super interessante o seu 'desafio' de aniversário.
Ri à beça com suas 'restrições'... e quem não as tem, né não!
vou anotar, para participar tb!

Beijinhos

Rosa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Hola beto, acabo de descubrir tu blog, y me encanta todo lo que veo, ya te he agregado a mi lista de blogs, para no perderme lo que vayas poniendo.
Un saludo desde lasd islas baleares

Cláudia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei o puchero, não colocava o repolho, mas agora vou fazer seguindo suas instruções!
Eu gosto de camarão, mas ainda assim prefiro o seu prato!

bjs

João disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, simnplesmente magnífico... aliás todos os pratos!

Muito bacana a menira que vc " se convidou" pra ir almoçar na casa dos amigos... rí muito
um grandioso abraço!

Thiago200973@hotmail.com disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Grande Beto, para primeira vez, vc fez tudo certinho. Como sugestão, antes de colocar as carnes, dê uma fritada em alguns dentes de alho muido e depois sim vc junta o grão de bico e depois tudo. Vai ganhar mais sabor. Um recado para colega Teia de Brasilia, adorei seu perfil, me identifiquei com todas as musicas e filmes. Para quem realmente gosta de cozinhar, só faltou na sua relação de filmes " A Confraria de Babet" Abçs a todos

Ana Paula Costa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Boa tarde!
Replicamos e indicamos o seu blog no nosso post no facebook
https://www.facebook.com/entantesepelaespanha