segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Filé de Frango em crosta de gergelim com Batatas gratinadas

Almocinho leve de domingo, bastante saudável e, posso dizer, saborosíssimo. Resolvi inventar esse filé de frango com gergelim com base num programa que vi na televisão. Não me lembro o nome do programa, só sei que passa na GNT. No programa o chef fez a receita com peixe, mas como não gosto de peixe adaptei para o frango.
O sabor do gergelim é bem particular, suave, e contrasta bem com o sabor do frango. A textura ao mastigar é bem diferente de um filé de frango somente grelhado. Já as batatas ficam divinas. Aliás, todos já sabem que sou fã incondicional de batatas. Até estou criando um desafio baseado nelas. Talvez no próximo post já saibam dos detalhes.
Podem fazer essas duas receitas sem medo, o resultado vai agradar bastante. Beijos.


DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 15 minutos
RENDIMENTO: 4 porções
CUSTO: R$ 10,00

Ingredientes:

♦ 4 filés de peito de frango
♦ 1/2 xícara de gergelim branco
♦ 1/2 xícara de leite
♦ 1 clara de ovo
♦ 1 colher (sobremesa) de farinha de trigo
♦ Sal e pimenta do reino moída a gosto
♦ Azeite de oliva para fritar

Modo de preparo:

Passo 1: Tempere os filés de frango com sal e pimenta do reino.



Passo 2: Num prato fundo prepare o caldo para "empanar" o frango. Coloque o leite, uma pitada de sal, 1 colher (sobremesa) rasa de farinha e uma clara de ovo. Bata por alguns instantes até ficar bem homogêneo. Fica um caldo bem ralo.


Passo 3: Pegue um filé de frango e mergulhe no caldo para empanar.

Passo 4: Escorra bem.

Passo 5: Passe o filé de frango no gergelim (em outro prato fundo). Vire dos dois lados e deixe o gergelim grudar bem no frango.


Passo 6: Reserve os filés de frango sobre uma superfície até a hora de fritá-los. Utilize azeite de oliva para fritar. Não é necessário colocar muito azeite na frigideira.


Batatas gratinadas:
DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 35 minutos
RENDIMENTO: 4 porções
CUSTO: R$ 7,00

Ingredientes:
♦ 4 a 5 batatas médias cozidas
♦ Sal a gosto
♦ Azeite de oliva
♦ Queijo parmesão ralado
♦ Ramos de alecrim

Modo de preparo:
Passo 1: Primeiramente cozinhe as batatas em bastante água com sal (2 litros de água com uma colher de sopa de sal). Quando elas estiverem macias, esprema uma a uma, conforme as fotos abaixo (Sem retirar a casca).



Passo 2: Unte o fundo de uma assadeira grande com azeite de oliva.


Passo 3: Disponha as batatas sobre o azeite.

Passo 4: Adicione alguns raminhos de alecrim.

Passo 5: Faça a correção do sal (lembre-se que as batatas já foram cozidas em água com sal).


Passo 6: Adicione bastante queijo ralado sobre as batatas.

Passo 7: Por fim adicione bastante azeite de oliva sobre as batatas.


Passo 8: Leve ao forno até que fiquem gratinadas e coradas por cima.


Servi essas batatas como acompanhamento para o filé de frango em crosta de gergelim. Servi também salada de folhas com 3 variedades de alface (crespa, lisa e roxa) e radiccio.




25 comentários:

Mari Azevedo disse...

Oii Beto!
Sabe que nunca comi, nem frango, nem peixe com gergelim? E vendo esse prato lindo, fiquei animada a fazer... acho que esse fim de semana compro um saquinho de gergelim, e sirvo como almoço para a galerinha em casa.
As batatas então, nem comento... mais versáteis e deliciosas, impossível. Como devo dar um almoço para um pessoal no dia 05, acho que vou fazê-las, como acompanhamento... =D
Super fáceis, e certamente, sucesso absoluto.
Bjo grande,

Mari

Mundo de Alice disse...

esta crosta de gergelim eu vou fazer com certeza!!!!
será que dá pra fazer no forno???
bjs

Nana disse...

Beto,

por acaso não é um que só fala giria é?!
Que fica falando umas coisas como fosse mulher, tipo "oh baby", mais parece um programa p... né?! kkk
Ele tem umas receitas legais, mas me irrita escutar ele falar.
Seu prato ficou divino, mas cuidado com a batata, ela é amido e engorda viu moço.
Bjs e uma ótima semana para ti.

mesa para 4 disse...

Que refeição deliciosa...abraço

Naninha disse...

Beto meu amigo que perdição é essa? Hummm prato bem saudavel e gostoso, eu quero, hehe Vou fazer qualquer dia desses.
Menino, falando em frango e peixe, lembra-se do cuscuz paulista que você postou? Então era de frango, minha mãe quer comer de peixe, pra sua receita sabe o tanto de sardinha ou atum que posso usar no lugar do frango?
Abraços e ótima semana!

Tatiane (Delicias da Vida) disse...

Beto que receita maravilhosa e muito facil

Clô disse...

Saio sempre daqui com água na boca,passa no meu blog tenho um selinho para ti beijocas e continua.

Marcia disse...

Almocinho delicioso, Beto.
Já fizcom peixe esta receita e ficou muito boa.
Estas batatas, estou copiando e vai ser para logo.
Beijo, boa semana

Axly disse...

Beto, amei as duas dicas!
Deve mesmo ficar saboroso demais, adoro um gergelim...
E essas batatas, achei engraçado o jeitinho esmagado delas, hahahha.
Kisss^^

Silvia Arruda disse...

Beto do céu!!!

Este é o tipo de almoço perfeito para mim.

Adoro filé de peito de frango e batatas então, não preciso nem falar, são um vício.

Adorei essa batata amassada antes de gratinar... receita anotadíssima!!

debora koso disse...

Querido amigo Beto como sempre chique,caprichoso,bem explicadinho,voce merece mais um premio,p/ti passa la no meu blogger ,com carinho,bjo!

Luciana De Camillis Chocolate em Pó disse...

Beto que delicia de prato!!!
vou separar e receita e logo, logo vou fazer!!!
beijos
Lu

Ricardo disse...

que delicia e com uma apresentação bem única e diferente..brigada

Tânia Saj disse...

O franguinho eu já conhecia, agora, que batata é essa, Beto do céu!!!
Já está na minha lista....amei!
Bjss

receitasdapiteca disse...

Mais uma receita fantástica! :)
Deve ser óptimo!
Bjcas.

Magia na Cozinha disse...

Beto ficou muito boa esta sugestão.
No meu blog já publiquei uma receita de frango que vai a semente de gergelim. É uma receita em estilo japones muito boa da Sara Moulton.
Aqui não falta batata e vou expeimentar esta sugestão com certeza!
Bjs :)

clau disse...

Estas receitas eu TENHO que experimentar:fiquei sò imaginando...!
Bjs!

simone disse...

a vida pode ser simples e ao mesmo tempo deliciosa...
o nosso filézinho de todo dia com roupinha nova,
amei

Letrícia disse...

Receita devidamente anotada (tem cara de comidinha que o hômi gosta :-)). Quanto ao cozinheiro do GNT, será que não é o Garvin, aquele que fala "super simple" o tempo todo?

Beijos!

wania disse...

O filé de frango não esta com cara de que foi frito, parece que foi assado.

Poderia me confirmar isso?

BETO disse...

Oi Wania, esse frango foi frito sim, apesar da cara de assado. Bjs.

sling baby disse...

Olá Beto...

Gostaria de saber se no lugar do leite pode ser água...

Tânia Marsulo Franciozi disse...

Huuuummmmmm
m......vou fazer agora pro almoço.

Tarci disse...

Olá, simplesmente adorei o blog! Queria fazer algo diferente e leve hoje e...encontrei essa receita. Tinha tudo em casa, parecia simples (e é), então resolvi fazer. Ficou uma delícia, sabor bem suave, muito bom! Fiz batatas para acompanhar tbm, porém com outros temperos. Aprovadíssima. Parabéns pelo trabalho!

Estefani Dantas disse...

Muito bom a receita, simples e gostosa. Acrescentei um pouco de erva doce nas baatas também. ficou ótimo