sábado, 23 de maio de 2009

Bolo Mousse de Chocolate com Chantilly

Bom, seguindo aquilo que eu combinei, quando eu não tiver tempo para fazer nenhuma receita e fotografá-la passo a passo, vou postar receitas que eu faço e tiro somente a foto do produto final. Isso para que o blog tenha pelo menos uma postagem semanal. Vou ver se consigo preparar alguma coisa no meio da semana para fotografar o passo a passo e depois posto por aqui.
Esse foi um bolo de encomenda. A massa é de chocolate e o recheio de mousse de chocolate. A cobertura é chantilly com flores de açúcar que eu mesmo faço.

Ingredientes:
Massa:
  • 4 ovos (gemas e claras separadas)
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1 xícara de leite morno
  • 1 colher de sopa cheia de manteiga sem sal
  • 2 xícaras chá farinha de trigo
  • 1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó
Recheio:
  • 2 latas de leite condensado
  • 4 colheres sopa de chocolate em pó
  • 1 colher sopa de margarina
  • 400gr de chocolate meio amargo cobertura (fracionado)
  • 300ml de chantilly batido
  • 1 pacote de gelatina sem sabor

Cobertura:

  • 2 pacotes de chantilly MIX ou outro semelhante (preparados de acordo com o rótulo)

MODO DE PREPARO:

1) Para fazer a massa: Corte papel-manteiga para forrar o fundo de uma forma de 25 cm de diâmetro. Não é preciso manteiga e nem farinha. Somente o papel manteiga cortado redondo.

2) Coloque as claras na batedeira planetária e bata até ficar em neve firme.

3) Adicione o açúcar e bata mais 2 minutos até formar um marshmallow firme.

4) Adicione as gemas e bata por mais 10 minutos. Isso que dará leveza à massa.

5) Enquanto as gemas ficam batendo com o restante dos ingredientes, leve o leite para amornar e adicione a manteiga dentro do leite, para derreter.

6) Misture também os ingredientes secos, à parte (chocolate, farinha e fermento em pó).

7) Quando der o tempo das gemas e dos outros ingredientes, desligue a batedeira.

8) Adicione metade dos ingredientes secos e metade do leite com manteiga. Mexa com fouet sem bater, só envolvendo os ingredientes. Adicione o restante dos ingredientes secos e o restante do leite com manteiga. Mexa mais um pouco com o fouet até incorporar os ingredientes. Coloque na forma com papel-manteiga e asse em forno médio por 40-50 minutos. Para saber se o bolo está bom, espete uma faca no bolo. Se sair limpa, tire o bolo do forno.

Preparo do recheio:

1) Coloque numa panela 2 latas de leite condensado, 4 colheres de chocolate em pó e a manteiga sem sal. Mexa até ferver.

2) Retire do fogo e adicione a cobertura de chocolate fracionado. Mexa até derreter.

3) Espere esfriar bem e adicione o chantilly batido. Incorpore os ingredientes delicadamente.

4) Por último adicione a gelatina dissolvida em 5 colheres de água quente.

Montagem:

1) Corte o bolo em discos.

2) Na forma em que o bolo foi assado, coloque um disco de massa. Complete com metade do recheio.

3) Coloque outro disco de massa.

4) Coloque o restante do recheio.

5) Coloque o último disco de massa. Leve à geladeira por, no mínimo, 4 horas.

6) Desenforme o bolo e cubra com chantilly preparado de acordo com as especificações do rótulo.



29 comentários:

Abelha Maia disse...

Voçe é um artistaaa.
Saboroso bolo, lindooo bolooo.
Parabensss.
Bjs

Marlene disse...

Betíssimo que coisa mias mimosa amigo! Genial lindo! Você é um artista meu querido! Nossa quem me dera fazer uma belezura dessas!!
Beijos! e Bom domingo!

Mari disse...

Beto, seu bolo ficou (como sempre) um espetáculo!!! Menino, você tem um talento admirável para decorar bolos... eu e o saco de confeiteiro definitivamente não nos damos muito bem... risos... quem sabe um dia eu pegue prática e domine a fera? =D
Bjão e ótimo findi,

Mari

Tatiane (Delicias da Vida) disse...

Beto que bolo maravilhso
como sempre muito caprichoso
parabéns e um otimo fds

Gina disse...

Beto, você é muito talentoso. Sou filha de confeiteira, mas não me aventuro a fazer bolos com esse tipo de decoração.
Bom final de semana.

Magia na Cozinha disse...

Beto ficou super bonito e com certeza delicioso com todo este chocolate no meio.
Eu não vejo a hora de aprender a decorar bolos, apesar do trabalho que dá.
Bjs e bom findi! :)

Patyxa disse...

Que lindo meu deus adorei
Beijo grande

Lourdes Sabioni disse...

Quando eu crescer quero ser que nem você!!!KKKKKK...Que bolo mais lindo e essas florzinhas ficaram um show de bola!!! Parabéns pela sua arte! Bjs

anna disse...

Está lindo o teu bolo e aposto que delicioso também...
Beijinhos.

Alcina disse...

Ena que bolo lindo e pela lista de ingredientes tem tudo para ser um verdadeiro manjar dos deuses :-)

Debora koso disse...

Bom ate agora nao tem um bolo que nao fizeste que nao teria gostado,amoooooooo todos os seus bolos!!!!!!!!!Comecei a fazer os meus por sua causa perdi o medo de perder ingredientes amei e sao todos daquela epoca qdo eramos crianca que hoje em dia nao se faz mais,parabens me manda um cadim aqui pra nois menino!!!!!!!!!!!bjos muitas luzes!!

receitasdapiteca disse...

Ficou lindo o bolinho amigo! Hummmm...Já consigo imaginar o sabor! Que delícia!
Bjcas.

Minha vida, minha cozinha. disse...

Que trabalho artesanal!!! Ficou lindo parabéns...

Jane Mary disse...

Adoro seu blog,as receitas são bem explicadas,para qualquer pessoal fazer.Gostaria de pedir um post,uma receita de cupcakes.
bj

Téia disse...

Beto meu amigo, você cada vezme surpreende mais. Que maravilha este bolo, o trabalho de confeitaria está demais. Bj grande aqui de Brasília.

Luciana B. disse...

Beto, ficou lindo! Eu não sou fã de chantilly, mas fiquei com vontade de ver o bolo POR DENTRO :)

amor e sabores disse...

Bolinho muito bonito, gostei da decoração, simples e com muito bom gosto.Um trabalho de decoração apuradinho.gostei muito.
cumprimentos

Ricardo disse...

fica sempre super lindo esses bolos teu ...um profissional a sério. ;) xx Rico|Receitas

Personal Gourmet disse...

Beto, amigo querido,o bolo tá lindo, como vou tentar fazer para um aniversário de uma amiga da minha filha mais velha, quero saber o seguinte "pulo do gato", corta ele disco frio ou ainda quente? Beijos e vamos que vamos :)

Susana Manguinhas disse...

Simplesmente comi com os olhos kkkk!
Fantástico parabéns ,abraços!...

Paula disse...

Beto, vou fazer este bolo MARAVILHOSO para uma festa cá em casa. Podia dizer-me qual é a capacidade da sua xícara?
Obrigado! :)

Clara disse...

Beto, você tem um miminho no meu blog. Beijinhos.

Gio disse...

É pena não o podermos ter visto aberto.... quer dizer... é pena é não o ter podido provar, essa é que é.....

onlinepastrychef disse...

Love the idea of using condensed milk in the filling--great! And I know what you mean about not taking step by step pictures all the time. Often I forget or am just too lazy to go and find the camera:)

Micas disse...

Este vou fazer no fds.
Deve ser, como todos os outros DELICIOOOOOOOOOOOOSO.
Obrigada

Anônimo disse...

Adorei a receita do bolo de mouse de chocolate, gostei muito, parabéns.

Antonia

susana disse...

nossa que receita mais gostoza vou fazer beijo

susana disse...

nossa que receita mais gostoza vou fazer beijo

Anônimo disse...

adorei essa receita e deliciosa muinto boa mesmo vc esta de parabens