domingo, 17 de maio de 2009

Bolo Mousse de Pêssego e Baba de Moça

Pessoal, dessa vez não tem as fotos do passo a passo pois esqueci minha máquina lá em São Paulo. As fotos feitas no celular não ficam muito boas, mas como eu não queria deixar de postar alguma coisa hoje, estou colocando o bolo de pêssego e baba de moça que fiz ontem. A história desse bolo é um pouco diferente: Eu queria fazer um bolo mousse de maracujá. Fui ao supermercado, peguei o suco de maracujá e coloquei na cesta. Cheguei em casa, fiz o bolo. Hoje, na hora de provar, o bolo estava delicioso, mas com um sabor um pouco diferente. Não entendi. Fui à geladeira checar e percebi o erro. Comprei suco de pêssego. Na pressa de comprar peguei o primeiro suco amarelão que achei e trouxe para casa. Ainda bem que não era encomenda, já pensou??? Um erro que veio pra bem, pois o bolo ficou muito bom e eu nunca tinha feito bolo de pêssego. Da próxima vez coloco pedaços de pêssego, já sabendo que o bolo será de pêssegos. rsrsrs




DIFICULDADE: Média
TEMPO DE PREPARO: 2 horas
RENDIMENTO: 30 fatias

Ingredientes:

Massa:

  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 3/4 de xícara de leite
  • 1 colher de sopa de margarina ou manteiga sem sal
  • 1 colher de sopa cheia de fermento em pó

Recheio de Baba de Moça:
  • 6 gemas peneiradas
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 vidro de 200 mL de leite de côco

Recheio de Mousse de Pêssego:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite sem o soro
  • 1 medida (lata) de suco de Pêssego concentrado
  • 1 envelope de gelatina sem sabor
  • 5 colheres de sopa de água
Cobertura:
  • Chantilly
Modo de preparo:
Massa:
- Separe as gemas das claras.
- Coloque as claras na batedeira e bata por 2 minutos.
- Acrescente o açúcar e bata por mais 2 minutos.
- Acrescente as gemas e bata por 10 minutos.
- Desligue a batedeira. Acrescente a farinha, o leite e a manteiga.
- Bata lentamente por 20 segundos.
- Retire o batedor da batedeira e fique mexendo a massa na mão. Afunde o batedor na massa e puxe-o para cima até escorrer toda a massa. Faça isso várias vezes (3 minutos) até notar que a massa começa a ficar aerada (é o fermento agindo).
- Asse em assadeira untada por 35 a 40 minutos.
- Quando achar que o bolo está assado, abra o forno e espete uma faca na massa. Se sair limpo, está pronto.
Recheio Baba de Moça:
- Peneire as 6 gemas numa peneira grande, dentro de uma panela.
- Adicione uma lata de elite condensado.
- Mexa essa mistura muito bem, para quebrar os pedaços da gema.
- Adicione o leite de côco.
- Leve ao fogo em fogo alto. Deixe cozinhar, sem parar de mexer. Ela engrossa de uma vez.
- Reserve.
Recheio de Mousse de Pêssego:
- Coloque na vasilha da batedeira uma lata de leite condensado.
- A mesma medida de suco de Pêssego concentrado.
- Uma lata de creme de leite sem o soro, ou uma caixinha de creme de leite.
- Bata por 3 minutos.
- Adicione a gelatina já preparada (dissolva a gelatina em 5 colheres de sopa de água e leve ao microondas até início de fervura).
Cobertura:
- Bata creme chantilly. Há diversas marcas comerciais em lojas especializadas de produtos para bolo.

Montagem:
- Corte a massa em 3 discos.
- Na mesma forma que assou o bolo, coloque um disco de massa.
- Coloque o recheio de baba de moça.
- Coloque mais um disco de massa.
- Adicione o recheio de mousse de pêssegos.
- Coloque mais um disco de massa.
- Leve à geladeira por 4 horas no mínimo.
- Desenforme e cubra com o chantilly.

22 comentários:

Abelha Maia disse...

Esse recheio é de babar.
E a cobertura...atentado de gulodice.
bjs

Isa Lourenço disse...

Que delicia de bolo!
Já está copiada
Bjos

Mari disse...

Beto querido, que bolo mais lindo... e imagino como não deve ser delicioso: baba de moça (amo) e mousse de pêssego, que perdição!!
Perfeitíssimo para um aniversário, uma ocasião especial... ahh, a sugestão está para lá de anotada... quem sabe não faço para o Marcelo qdo fizermos 02 anos de casados (início de julho)? Acho q ele vai amar... risos..
Super beijo,

Mari

Lourdes Sabioni disse...

Admiro seus bolos lindíssimos mas sou preguiçosa para fazer bolos lindos...só não tenho preguiça de comer! Eu ia adorar uma fatia geladinha.Hummmmm. Bjs

Rose disse...

Parabéns ficou lindo...e com certeza deve estar o máximo também...

Tem frescurinha pra você lá no blog...Bjus

receitasdapiteca disse...

Ah Ah Ah Ah! Amigo ás vezes com as pressas acontecem esses enganos o que nem sempre é mau pois é sempre uma oportunidade para experimentar coisas novas! :)
Ficou lindo o teu bolinho e aposto que estava delícioso também!
Bjcas.

edinha disse...

Ás vezes é bom haver uns enganos porque se descobrem outras coisas deliciosas :)
Isto deve ser delicioso
Beijinho

Minha vida, minha cozinha. disse...

Beto esse bolo deve ter ficado simplesmente divino... Pra mim que amo doce é uma tentação.
Obrigado pela visita no meu blog.
Umabraço.

Magia na Cozinha disse...

A história deste bolo acabou sendo engraçada, hehe. Mas ainda bem que acabou tudo bem.
Para o meu gosto, parece delicioso!
Bjs :)

Flavia Pantoja disse...

Oi Beto!! Os erros as vezes rendem excelentes surpresas !! Essa pelo visto é uma delas! Beijo!
Flavia

Hewitty disse...

Olá tudo bem?

Está interessada em troca de links com meu blog de receitas?

bjos

http://cuisinebrasil.blogspot.com/

Magia na Cozinha disse...

Oi Beto! Não vou contar o resultado do American Idol, mas não perca, OK?
O KISS deu um show com o Adam que foi apoteótico! Muito 10!
O evento todo foi o máximo! Amei! O melhor de todos!
Bjs :)

Mirela disse...

Beto, o livro chegou, amigo!
É lindo, lindo, adorei... e já anotei várias receitas para eu fazer nas proximas semanas!
Obrigada por tudo, viu?
Quando eu for passar um final de semana em Campinas, te aviso por aqui, e a gente marca alguma coisa, ta?
Beijo!
Mirela

Mirela disse...

Oi Beto!
Amigo, o Livro chegou! E é lindo, lindo, adorei!
Obrigada mesmo!
Quando eu for passar um final de semana em Campinas, te aviso por aqui, e a gente marca alguma coisa, ok?
Beijo!!

Nana disse...

Beto, deve ser mto bom.
Segunda feira tem receita no Manga do blog step by step.
Bjs

Marlene disse...

Beto meu querido!! Ai esse tá uma loucura menino!!! Ahhh (gritei) 0 marido viu e agora eu vou ter quyue faze-lo e não tenho vc aqui pra me ajudar amigo!! rsrs
Beijos meu querido e bom final de semana pra vc!

Susana Manguinhas disse...

Babei nesse bolo kkkk muito lindo e deve ser muito bom também! Abraços!...

Grazy disse...

Oie Beto!!!! Muitíssimo obrigada por postar essa receita! Vc me salvou!!!! É exatamente este bolo que farei pro aniversário da filhota no próximo sábado! Um bj e obrigada de novo!!!!

dannah5 disse...

Vou testar essa receitinha no aniversario da minha filhinha, tenho certeza que vai ficar uma delicia!!!!!! Brigada!

Ahh, bom saber q alguem ouve 30 seconds to Mars alem de mim!Hehe Minha playlist no blip.fm tem bastante coisa parecida, legal!! :D

beijocas

Anônimo disse...

qual o tamanho ou numero da forma usada?

Jean Marcio Soares disse...

Beto ... Vou fazer hoje para comemorar o aniversario da mina sogra ... Só vou colocar os pêssegos em pedaços ao invés do suco no mousse, pois é o que tenho e tenho certeza que vai ficar ótimo .,.l Mãos a massa que vou começar a fazer agora ...

Gisele Soares
Brasília - DF

Jean Marcio Soares disse...

Beto ... Vou fazer hoje para comemorar o aniversario da mina sogra ... Só vou colocar os pêssegos em pedaços ao invés do suco no mousse, pois é o que tenho e tenho certeza que vai ficar ótimo .,.l Mãos a massa que vou começar a fazer agora ...

Gisele Soares
Brasília - DF