quinta-feira, 14 de maio de 2009

Massa de Pizza - Pizza Marguerita

Sábado à noite foi noite de pizza. Testei uma massa do livro A Grande Cozinha - Pizzas, Foccacias e Tortas Salgadas, da Abril Coleções. A massa ficou muito boa, e é fácil de trabalhar. Isso é muito importante, no meu caso, pois sou péssimo em pães, sem dúvida um dos meus pontos fracos na cozinha. O resultado do crescimento dessa massa me fez apostar numa nova tentativa de fazer pão. Quem sabe da próxima vez já vou postar uma receita de algum pão??? Quem sabe???

DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 1 hora
RENDIMENTO: 2 Pizzas de 8 fatias
CUSTO: R$ 2,00 (só a massa)


Ingredientes:



  • 250 g de farinha de trigo
  • 130 ml de água
  • 12 g de fermento biológico granulado
  • 5 g de sal
  • 5 g de açúcar
  • 15 mL de óleo de soja


Modo de Preparo:


Passo 1: Numa mesa de granito ou outra superfície adequada, coloque a farinha em forma de morro e abra um buraco no centro desse morro.

Passo 2: Coloque a água para amornar, sem aquecer muito. Tire do fogo.



Passo 3: Faça a ativação do fermento. Adicione à água morna o fermento, o açúcar e o sal. Espere 3 minutos.



Passo 4: Coloque o fermento ativado dentro daquela cova aberta na farinha.



Passo 5: Junte cuidadosamente os ingredientes até ficarem bem ligados. Adicione também o óleo. Inicialmente a massa gruda muito na mão. Continue amassando, mesmo com os dedos todos grudados de massa. A tendência aqui é querer colocar mais farinha para que a massa solte das mãos. Não faça isso, senão a massa ficará muito seca e pesada. Se quiser que a massa solte das mãos, tire a massa grudada dos dedos, lave a mão e passe um pouco de óleo nas mãos. Continue sovando por pelo menos 10 minutos.



Passo 6: Ao final da sova da massa ela fica bastante elástica e macia. Espere crescer por 30 a 45 minutos, protegido do vento. Eu coloquei uma vasilha grande de plástico com a boca para baixo, sobre a massa.


Passo 7: Divida a massa crescida em duas porções que renderão duas pizzas.



Passo 8: Abra as massas na mesa enfarinhada. A espessura da massa fica a seu critério. No meu caso gosto da massa fininha.



Passo 9: Cubra as pizzas com o recheio de sua preferência. Escolhi a Pizza Marguerita. Inicialmente colocar o molho de tomates. (receita aqui)

Passo 10: Coloque o queijo muçarela e o tomate fatiado. Usei tomate-uva.


Passo 11: Leve ao forno, asse, e quando todo o queijo estiver derretido, retire do forno e adicione o manjericão. Sirva imediatamente, pois pizza esfria muito rápido.


30 comentários:

Luciana B. disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, que TUDO, este post foi feito especialmente para mim... :) Agora temos forno de pizza em casa e na nossa primeira tentativa a massa (tão recomendada por uma amiga) não deu muito certo... virou um gremlin... rsrsrs! Fora que nós nos empolgamos, fomos ao Mercadão aqui em RP, compramos 2 kg de mussarela ralada e sobrou um MONTE! Adorei sue passo-a-passo, com sempre super bem feito. Este será aplicado em breve :)

Mari disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, tá ai então uma coisa que temos em comum (mto embora não consigo imaginar vc sendo péssimo em alguma coisa): também sou péssima para pães!!!
Vou testar essa receita, pois tua pizza está com uma carinha linda... alias, tudo o que vc faz tem uma cara perfeitésima.
Beijos, amigo querido!!

Mari

Minha vida, minha cozinha. disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu sou igual a você para pães e massas uma negação, mas isso foi antes dessa bela pizza.
Vou fazer a receita nesse fim de semana mesmo depois conto como ficou.
Um abraço.

Abelha Maia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Belissimo aspecto...eu faço a massa na maquina e tb faço pão...aventure-se que vai gostar.
bjs

Lourdes Sabioni disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olha querido, depois disso, só se tiver que ser em braile para um cego entender (fotos e textos)...porque suas fotos e seu passo a passo é maravilhoso! Fico indignada ao saber do recado absurdo que recebestes no seu MSN.
No final, tenho dó, coitadinha...vai precisar nascer de novo para enfrentar o fogão!!! KKKKKK...Bjs

Nana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, como sempre, tu arrasa né amigo.
Um dia eu preciso entender como vocês não conseguem fazer pão... ai ai viu rs
Bjss e tu vai me assistir hj na tv?

Magia na Cozinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto eu vivo testando receitas de pizzas. Acho bem díficil de acertar. Já pensei até em desisitir.
Qual a temperatura que vc assou as suas?
Me acerto bem mais com os pães. Comprei um livro fantástico esta semana e estou adorando. É um novo frisson por aqui.
As receitas não precisam ser sovadas. Em breve publicarei a receita básica. Não deixe de checar.
É Tão fácil que qq pessoa que nunca fez pães, pode fazer de olhos fechados.
Me aguarde!
Manda uma dessas para cá!
Bjs :)

Cláudia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, aqui adoramos pizza e esta receita não muito grande (quantidade ideal para nós aqui) me deixou muito empolgada para fazer a massa. Tbm não me aventuro muito em massas e pães feitos à mão, mas você mostra tudo tão bem explicado que a gente até perde o medo e acredita que dará certo! Depois te conto como foi!

bjs

Fabi disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, eu tenho esta coleção e ainda não testei nenhuma deste livro. Agora sei que dá certo e vou tentar fazer pizza em casa! Que delícia!

gi disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

ola Beto estou no japao e aqui nao tem pizza descente e as que tem sao caras entao temos que no virar, adorei essa sua receita de pizza sempre faco massas inclusive pao e adoro tudo relaciona a elas.

receitasdapiteca disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que bela pizza! Amigo que coisa essa com o pão hein!! Tens de ir tentando pode ser que consigas! O importante é nunca desistir! ;)
Bjcas.

Marlene disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto meu querido que saudade das tuas receitas explicadíssimas e deliciosas! E a faculdade querido? (não acho necessária pra ti mas entendo). Passei para dizer que adorei a revista e o seu bilhete carinhoso! E com certeza farei todas essas delícias contidas na revista a tempo ... Obrigada pela oportunidade de participar do seu desafio e também pela sua amizade! Essa pizza está tentadora!! Obrigada meu querido!
Beijos

moranguita disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

bem cada vez ando om mais apetite para a pizza acho que vou mesmo aproveitar o feriado e avnturar-me nas lides de pzzaria.
esta massa esta superf fina e bem boa assim e a pizza esta um mimo.
beijinhso e bom fim de semana

Mayra disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto,
obrigada por postar a receita!
Fiz ontem a noite e ficou ótima!
Para fazer o mmolho processei 2 tomates maduros, 1 dente de alho, um pedaço de cebola que estava na geladeira, 2 raminhos de orégano fresco e apox. 1 col. sopa de queijo ralado. E sobre a mussarela e os tomates em rodelas coloquei manjericão e tomilho! Ficou muito gostoso!
Com a outra parte da massa fiz um "pastelão" de maçãs com uvas passas, regadas com limão e pouquíssimo açúcar. Abri a massa bem fininha e dobrei como um calzone.

O que eu mais gostei da tua receita foi que ela é pequena e mais importante: é rápida!
Uma pena eu ainda não ter um forno de pizza em casa...

Obrigada mais uma vez,
Mayra

Olguinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu gosto muito de uma boa pizza caseira, mas não costumo acertar com a base. Esta receita está muito bem explicada, não há que enganar!! Obrigada

Luciana B. disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto, já te respondi as dúvidas por email, se não receber me fala. Esqueci de te falar que seu blog tá lá na "vitrine" no nosso, acessado sempre. Um abração,
Luciana

Nosso Vinho disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto!
Sabe porque cada post seu tem uma dezena de comentários? Porque são muito bons e dão muita fome.
Olha, tomei a liberdade de indicar essa sua pizza como um bom programa de sábado. Veja no post que também tem a indicação de um bom vinho para acompanhar.
Abraços

Paulo

Sabores de Aromas disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto!
Dei com o teu blog por acaso, e gostei muito e vou voltar é um blog muito bom. Belissimo pizza de aspecto,delicioso,faça a massa de pizza na bimby,também postei uma pizza no meu blog..

bjs

Sabores de Aromas disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto!
Dei com o teu blog por acaso, e gostei muito e vou voltar é um blog muito bom. Belissimo pizza de aspecto,delicioso,faça a massa de pizza na bimby,também postei uma pizza no meu blog..

bjs

ĵåииå jōåиïņhå disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

tudo di bão hein ?!

Aline disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu amooooooooooo seu blog. Visito sempre. Sabe q eu nunca acertei fazer uma pizza ou pão descentes???? Mas depois desse seu passo-a-passo, com certeza vou me aventurar mais uma vez...

Bjs

Aline

Ricardo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ficou bem bonito, a massa e tudo embora não tenha subido quase mas acho que era para ser assim pois parece ser "thin and crispy style" ...hehe devias ter experimentado a minha massa acho que ias gostar também, pois não há muito também fiz pizzas ...um abraço grande parabéns :)

disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

meu, vc é muito inteligente!!!!!!
explicou passo à passo e foi td de bom...
gostei, amei... vou fazer essa massa amanhã mesmooooo...

Lina Jehle disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

"Mininu", 'dorei seu passo a passo, melhor q de patchwork!!hehehehehehhehe

Tava procurando uma receita de pizza e elegi a sua !!

Bj, fica bem

Namaste

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fantastic website I loved reading your info

[url=http://partyopedia.com]party supplies[/url]

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Cool web site, I hadn't noticed receitapassoapasso.blogspot.com earlier during my searches!
Continue the fantastic work!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Hello there,

I have a inquiry for the webmaster/admin here at receitapassoapasso.blogspot.com.

May I use part of the information from this post above if I give a link back to your website?

Thanks,
John

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Hello John. Of course you can use the informations of my blog. Be welcome.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

oi beto eu gosto muito de experimentar coisas novas na cuzinha vou tentar e espero consiguir fazer a massa da pizza e o recheio sera uma locura......................

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

oi beto eu gosto muito de experimentar coisas novas na cuzinha vou tentar e espero consiguir fazer a massa da pizza e o recheio sera uma locura......................