quinta-feira, 30 de julho de 2009

Bolo Farofa (Recheio de Creme de Chocolate)

Estou postando essa receita de bolo de farofa aqui da casa do Eduardo e da Angela em Curitiba. Vim aproveitar meus últimos dias de férias, descansar bastante (eles trabalham o dia todo) para encarar o novo semestre que vai começar na semana que vem. Antes de passar a receita vou contar um episódio que aconteceu comigo vindo para cá. Acho que nunca falei aqui no blog, mas sou a pessoa que mais tem medo de avião nesse mundo, fico muito nervoso, agitado, realmente não me convenço que o avião é seguro, não consigo acreditar que estar nas alturas a mais de 800 km/hora seja algo seguro. Mas como consegui passagens bem baratas, até mais baratas que de ônibus resolvi enfrentar mais uma vez uma viagem de avião. Não sou daquelas pessoas que viajam sempre de avião, nem tenho dinheiro para tanto, mas já devo ter enfrentado uns 30 vôos torturantes na minha vida.
Quando comecei a viajar de avião não tinha tanto medo, parece que isso foi aumentando com o tempo, talvez resultado de tantos acidentes veiculados pela televisão. Vindo para Curitiba o avião já saiu com atraso de 2 horas de Campinas, pois já vinha atrasado de sua origem, o Rio de Janeiro. Embarquei e a viagem foi praticamente tranquila até Curitiba, fora os sacolejos e tremedeiras habituais de qualquer vôo. Chegando em Curitiba o comandante falou: Tripulação, pouso permitido. Fiquei tranquilo pois estávamos descendo. Eu estava na janela e via uma nuvem imensa e carregada que iríamos atravessar. Pensei: vai tremer pra c.... O avião entrou na nuvem e começou a turbulênca habitual. O pior estava por vir. A nuvem não acabava nunca e quando finalmente o avião a atravessou as luzes da cidade apareceram muito próximas de nós, o avião estava muito próximo das casas, e caia uma chuva torrencial. De repente o avião arremeteu e abortou o pouso, colocou as turbinas no último, empinou a ponta e subiu muito rápido. Foi uma gritaria só, um desespero de todos, principamente meu que morro de medo. Não olhava para ninguém, fiquei de olhos fechados esperando aquilo passar, suando frio. Uns 5 minutos depois o avião começou a fazer voltas sobre Curitiba para esperar um momento ideal para pousar. Finalmente o avião tocou o solo. Desci do avião branco feito leite, o Edu e a Angela que me esperavam no aeroporto morreram de rir, bem como minha mãe quando liguei pra ela. Até eu acho engraçado, agora que tudo passou. Meu medo de avião é patético, vergonhoso. Quem sabe um dia isso passa... Mas vamos para a receita.
DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 1 h 30 min.
RENDIMENTO: 12 porções
CUSTO: R$ 15,00

INGREDIENTES:

Para o recheio:

  • 2 gemas de ovos peneiradas
  • 1 lata de leite condensado
  • A mesma quantidade de leite
  • 3 colheres de chocolate em pó (não achocolatado)
  • 1 colher de margarina ou manteiga sem sal
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • Gotas de essência de baunilha a gosto


MODO DE PREPARO:

Passo 1: Numa panela com o fogo apagado peneirar as duas gemas sem passar a colher, deixar escorrer.
Passo 2: Adicionar o leite condensado .


Passo 3: Adicionar a mesma medida de leite.


Passo 4: Adicionar o chocolate em pó.


Passo 5: Adicionar a manteiga sem sal.


Passo 6: Adicionar o amido de milho.


Passo 7: Mexer bem, de preferência com um fouet (batedor de claras), com o fogo ainda apagado.




Passo 8: Acenda o fogo e fique mexendo sem parar até que o creme engrosse bem.



Passo 9: Fora do fogo continue agitando, agora bem rápido, para que o creme fique bem brilhante e aveludado.


Passo 10: Adicione a caixinha de creme de leite e mexa até incorporar.



Passo 11: Por último adicione algumas gotas de essência de baunilha e reserve.




Ingredientes para a massa:
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar
  • 1 ovo inteiro
  • 100 g de manteiga ou margarina sem sal


MODO DE PREPARO DA MASSA:
Passo 1: Coloque todos os ingredientes numa vasilha grande.


Passo 2: Com as mãos misture essa massa grosseiramente.




Passo 3: Depois de uns 5 minutos mexendo a massa fica com aspecto de farofa.


Passo 4: Coloque metade dessa massa numa forma untada e enfarinhada.


Passo 5: Sobre essa massa coloque todo o recheio preparado anteriormente.


Passo 6: Alise bem o creme.


Passo 7: Coloque o restante da massa sobre o creme.


Passo 8: Leve ao forno pré-aquecido em fogo alto e asse por uns 35 - 40 minutos.




O resultado é um bolo gostoso. Essa receita roda pela internet em vários sites e blogs e eu fiz a mais comum, a receita que se repete na maioria dos sites. Não achei um bolo maravilhoso não, somente gostoso. Achei um pouco doce demais (não gosto de doces que "arranham a garganta") e achei a massa um pouco dura. O recheio definitivamente é bom, e vou utilizá-lo como recheio em outros bolos mais macios.






13 comentários:

Glau disse...

Querido, eu disfarço, mas meu coração tbém sai pelo boca quando entro num avião.. a pior hora é logo após a decolagem que parece que o avião abaixa um pouco.. ai, sei lá, nem sei explicar! mas eu acho tão bom chegar ao destino infinitamente mais rápido que carro ou ônibus!

amei seu bolo farofa! aqui em casa fará o maior sucesso! terei visita no feriado de 7 de Setembro e fiquei com vontade de fazer pros meus convidados queridos!

um beijo grande pra vc, Glau

www.blogquitandoca.blogspot.com

Chris disse...

Beto: Seu medo não é patético nem vergonhoso. É real, pois nada adianta ter uma baixa porcentagem de mortes se vc está entre as estatísticas não é mesmo? Eu tb tenho medo e acho um mal necessário... Que legal que vc está em Curitiba. Moro aqui. Estou detestando este frio todo, espero que vc goste. Na minha casa quase já existe uma cultura de cogumelos... rsrsrss Bjs

Elisabete disse...

Bem engraçada sua história mas o medo que vc sentiu é mais do que normal hj em dia, tem acidente demais. Eu adoro avião mas ainda assim prefiro levantar e logo dps aterrar, ficar lá em cima eu tb n gosto muito.
Quando as viagens são de Portugal para o Brasil então, parece q nunca mais chegamos. fico nervosa durante os dois dias anteriores ao vôo e só sossego qdo chego.
Desde q tenha a minha filhota o medo aumentou bastante mas temos que voar.
Seu bolo ficou bonito, o recheio deve ser magnífico.

Smsn - artes e ideias disse...

que delicia!!!

bjkas

Mari disse...

Beto, sabe que você não é o único a ter medo de avião? Pois é, eu também morro de medo... até para ver minha mãe no Sul, que é longe pacas, nós vamos de carro!!! Como em dezembro estarei grávida de quase 7 meses, iremos de avião, e olha... não quero nem pensar!!
Seu bolo farofa ficou tão lindo, e parece ser delicioso... eu já fiz bolo farofa em casa, e foi um sucesso e tanto... lá, somos todos formigões... risos... esse com creme de chocolate eu não conhecia, e adorei!
Bjo grande,

Mari

Mão na Massa disse...

Beeem Beto!

Super fácil de fazer e de certezinha super deliciosa!

Adorei

Beijo

Mirela disse...

Ai, Beto, quando eu estava voltando de Buenos Aires aconteceu algo muito parecido, o avião estava muuuuuito perto das casas e arremeteu, juro, quase desmaiei. A moça que estava do meu lado até me deu a mão e começou a rezar, pra eu me acalmar...mas todo mundo do avião ficou assustado. Agora em agosto, vou para a Colômbia...to até vendo!
Fica frio que vai dar tudo certo na sua volta...
beijos!

Lia disse...

Beto...vc ta em Curitiba. Se der vontade de comer uma pizza aparece la na D.Yolanda. Eh na Manoel Ribas em Santa Felicidade. O nome eh Pistache. Ela vai gostar de ve-lo.
Qto ao medo de aviao...aff. Eu nao tenho medo, mas a viagem pra ca eh terrivel. Sao 20 horas de voo. Sem contar as escalas e esperas nos aeroportos. Tem que vir e ficar pra sempre...rs. Bjo

Lia

Fabiana disse...

REceita maravilhosa essa, e super fácil.

vincent disse...

Hola,

Su blog ha captado nuestra atención por la calidad de sus recetas.

Agradeceríamos que lo registre en Ptitchef.com para poder indexarlo.

Ptitchef es un directorio que referencia los mejores sitios web de
cocina. Cientos de blogs ya se han inscrito y disfrutan de Ptitchef
para darse a conocer.

Para suscribirse a Ptitchef vaya a
http://es.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form o en
http://es.petitchef.com y haga clic en "Anade tu blog " en la barra la
parte superior.

Atentamente,

Vincent

Dani - Paladar disse...

Beto, vou me juntar ao grupo, não fique achando que é o único com medo. Eu sou uma pessoa q tb tem e muito. Prefiro mil vezes ônibus e carro. Tanto que ja fui pra PR e SC de busão algumas vezes e mesmo tendo o transito das comemorações de carnaval, estava segura la dentro...rs

Agora esse bolo, nossa deve ficar uma cremosidade divina, nunca vi receitas assim. To babando, preciso de um motivo para preparar uma fornada em casa e juntar a tropa.

Bjs

angela disse...

adorei o bolo! bjs

Priscila L. Beneducci Afonso disse...

Quantas delicias Beto! Amei essa versão, eu já fiz uma assim era de creme branco de baunilha. O povo aqui é tão chocolatras, que vao amar se nascer uma dessa sua por aqui... Gostei muito! Beijao da Pri