terça-feira, 7 de julho de 2009

Filet Mignon com Pinhão e Ervilhas Tortas

Estou passando o início de minhas férias de julho na casa da minha mãe, em Londrina, Paraná. Como todos sabem o sul do Brasil é a terra dos pinhões. Eu particularmente gosto muito de pinhões e aproveitei a minha estada aqui para descansar bastante, assistir filmes, fazer downloads de músicas, brincar com o Ipod novo que ganhei do meu pai que reside nos EUA, enfim, estou me divertindo bastante.
Os papéis estão um pouco trocados, eu estou cozinhando pra minha mãe e ela só come... Vidão de rainha.
Bom, resolvi preparar um filet mignon de minha autoria, sem me preocupar em buscar receitas na internet. Combinei os ingredientes de acordo com o que vinha na minha cabeça e, no final, saiu este prato bastante equilibrado e gostoso. Filet mignon é sempre muito bom, bem macio, e que combinou bastante com a crocância das ervilhas tortas e a maciez dos pinhões, de sabor bem suave e simples.


DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 2 horas ( o pinhão é difícil de descascar)
RENDIMENTO: 3 a 4 porções
CUSTO: R$20,00


INGREDIENTES:

  • 500 g de filet mignon em medalhões
  • 150 g de ervilhas tortas
  • 200 g de pinhões
  • 1 cebola grande cortada em rodelas
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • óleo para fritar
  • sal a gosto
  • Pimenta do reino em pó



MODO DE PREPARO:
Passo 1: Tempere a carne com sal e pimenta do reino em pó, a gosto. Coloque um pouco de óleo na frigideira, deixe esquentar bastante e coloque alguns medalhões de filet mignon para fritar. Não coloque muitos de uma vez porque, dessa forma, eles soltam água e os medalhões acabam cozinhando em vez de fritar.


Passo 2: Quando estiverem bem tostados de um lado, vire-os e frite o outro lado. Retire-os quando estiverem no seu ponto de preferência. Eu gosto ao ponto para menos, com a carne ainda rosada no seu interior. Reserve-os.



Passo 3: Na frigideira onde foram fritos os medalhões, coloque a cebola em rodelas, as ervilhas tortas e um pouco de sal. Frite tudo até que as ervilhas cozinhem um pouco mas ainda fiquem crocantes. Se necessário adicione um pouco mais de óleo ou azeite, ou ainda água.


Passo 4: Adicione os pinhões previamente cozidos com água e sal e descascados. Essa foi a pior etapa, pois descascar pinhões dá trabalho. Eu tenho um descascador, mas como estou na casa da minha mãe, e aqui não tem, tive que descascá-los um a um, na mão. Demora e chega a dar calos nos dedos. Cozinhei-os por 15 minutos em panela de pressão.




Está pronto. Fica muito saudável e é uma delícia. Servi acompanhado de salada de tomates e cebola crua e arroz branco soltinho.




9 comentários:

Smsn - artes e ideias disse...

optimo aspecto!!!!!!

Mundo de Alice disse...

adorei a receita..eu também tenho um descascador de pinhões ótimo!!!
bjs

Fátima disse...

Oi...passei por aqui e adorei seu blog,não tenho seu talento,mas mesmo assim vou virar sua seguidora...bjus...e meus parabéns...

Gina disse...

Essa receita deve ter ficado muito gostosa.
Tenho feito várias receitas com pinhão, já que vivo no Paraná.
Fiz um post falando sobre o pinhão, que adoro;
http://nacozinhabrasil-gina.blogspot.com/2009/05/semente-da-araucaria.html
Bjs.

Chris disse...

Olá!
Adoro seu blog. Muito didático e com receitas deliciosas. Moro em Curitiba e tb adoro pinhão!!! É bem calórico... rsrsrs
Esta receita então parece divina.
Parabéns pelo blog!

Bjs

Odete disse...

Beto, agora voce me fez saudosista duplamente. Primeiro porque sou do Parana (Maringa) e morei muitos aos em Londrina. Segundo por causa dos pinhoes...que gosto muito. Bateu uma saudade tao boa.

Adorei a criatividade do seu prato.
Aproveite bem suas ferias e mime bastante mesmo sua maezinha.

Beijos

Silvia Arruda disse...

Que delícia de receita! Com certeza experimentarei a mistura pinhões + ervilhas tortas, já que adoro as duas coisas! :)

Magia na Cozinha disse...

Beto este prato ficou super chique. Faz anos que não como carne vermelha e agora me deu até vontade.
Aproveite bem as suas férias, que todo descanso é merecido!
Bjs :)

Minha vida, minha cozinha. disse...

Como sempre seus pratos fica um luxo...
Parabéns...