domingo, 16 de agosto de 2009

Bolo Prestígio

O bolo prestígio é quase uma unanimidade entre aqueles que gostam de comer bolos, de encomendar para festas ou simplesmente fazer em casa para a família. Eu particularmente não sou muito fã de bolo de chocolate, prefiro os bolos brancos com recheios de frutas, baba de moça, cremes, etc.
Mas como eu já havia prometido há muito tempo e ainda não tinha colocado o passo a passo, aqui vai a receita. Tomei o cuidado de tirar várias fotos, para deixar bem explicado. Espero que gostem.

DIFICULDADE: Média


TEMPO DE PREPARO: 1 h e 10 min.
RENDIMENTO: Bolo de 3 quilos (serve 25 pessoas, + ou -)

Ingredientes para a massa:

  • 6 ovos (gemas e claras separadas)
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de chocolate em pó (não achocolatado)
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher de sopa cheia de manteiga sem sal
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de fermento em pó químico

Modo de Preparo:

Passo 1: Forre uma forma de 23 cm de diâmetro com papel toalha (daqueles rolos de papel de cozinha). Eu não unto a forma, só uso o papel. Também não unto as beiradas, para o bolo subir mais reto, sem formar aquela "barriga" para cima. Acenda o forno em 225 ºC para ir pré-aquecendo.


Passo 2: Comece colocando as claras na vasilha da batedeira. Bata por uns dois minutos até ficar bem aerada e macia.

Passo 2: Adicione o açúcar e bata mais uns 3 minutos, na velocidade média.

Passo 3: Adicione as gemas e bata por 15 minutos em velocidade alta. Esse passo é essencial para que o bolo cresça bastante e fique macio.
Passo 4: Transfira esse creme batido de ovos para uma vasilha grande.

Passo 5: Aqueça o leite até ficar morno e coloque a manteiga dentro desse leite morno para que ela derreta. Na vasilha acrescente a farinha de trigo, o bicarbonato, o chocolate e o leite morno com a manteiga. Mexa delicadamente, de baixo para cima com um fouet (batedor de arame). Não pode bater a massa, pois o crescimento cai.
Passo 6: Acrescente o fermento em pó royal e mexa com o fouet, delicadamente.
Passo 7: Despeje a massa pronta na forma que foi forrada com papel toalha. Assar a 180-200 graus.
Passo 8: Depois de 40-45 minutos o bolo está pronto, bem macio. Teste com o palito só depois de 40 minutos de forno. Se o palito ainda sair sujo, deixe mais tempo no forno.
Passo 9: Corte os aros do bolo depois de frio.

Passo 10: Faça uma calda com 500 ml de água, 3 colheres de sopa de conhaque e 2 colheres de sopa rasas de açúcar. Leve ao fogo e desligue quando iniciar a fervura.
Preparo do recheio:

Passo 1: Ingredientes para o recheio: Numa panela coloque 1 lata de leite condensado, 4 gemas peneiradas (é necessário que sejam peneiradas senão o recheio ficará com cheiro de ovo), 300 g de coco ralado fresco, 1 colher de manteiga sem sal, 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo.

Passo 2: Mexa durante todo o tempo do cozimento, sem parar.


Passo 3: Quando o creme engrossar e começar a fazer bolhas grandes (tipo vulcão), conte mais uns dois minutos e desligue o fogo. Adicione 1 colher de sopa de conhaque ou rum e uma colher de café de essência de baunilha.
Montagem de bolo:

Passo 1: Coloque um aro do bolo dentro da própria forma onde foi assado o bolo.

Passo 2: Regue com a calda. Eu gosto de bastate calda, mas é importante que não seja demais, senão o bolo fica vazando depois, e fica feio de ver. Para cada aro do bolo coloco umas 10 colheres de sopa de calda.
Passo 3: Coloque metade do recheio de côco preparado.
Passo 4: Coloque mais um aro de bolo e regue novamente com a calda.
Passo 5: Coloque o restante do recheio de côco.
Passo 6: Coloque o último aro de bolo.

Passo 7: Cubra com um saco plástico de cozinha e leve à geladeira por umas 3 horas no mínimo. Depois de 3 horas tire o bolo da geladeira, passe uma faca em volta da forma para soltar o bolo e desenforme-o no prato onde irá decorá-lo.

Passo 8: Cubra com chantilly (use de base vegetal, pois não há o risco de virar manteiga enquanto bate. Existem várias marcas no mercado, uso geralmente a Hu-lá-lá).


Passo 9: Prepare uma ganache de chocolate, utilizando 250 g de chocolate meio amargo e uma caixinha de creme de leite. Leve a uma derretedeira de chocolate ou em banho maria ao fogo. Mexa devagar enquanto derrete. Não deixe a água da derretedeira ou do banho maria ficar muito quente.

Passo 10: Quando estiver bem derretido, jogar sobre o chantilly.

Passo 11: Com as costas de uma colher ir, vagarosamente, empurrando o chocolate para que ele caia por alguns pontos na beirada do bolo.



Passo 12: Para fazer as folhas é necessário derreter chocolate fracionado, que endurece fácil depois que sair do fogo. Derreta-o em banho maria.

Passo 13: Pincele folhas verdadeiras (não venenosas) na parte de trás, onde estão os veios da folha. Coloque as folhas em cima de um papel alumínio e leve ao freezer ou congelador por alguns segundos.

Passo 14: Só tente descolar o chocolate das folhas quando ele estiver duro e tiver perdido o brilho.

Passo 15: Aplique no centro do bolo e termine a decoração com chantilly (bico pitanga ou miosótis grande).



149 comentários:

Glau disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, perfeito! Achei este um dos melhores passo-a-passo! Parabéns! Eu amo bolo prestígio! Dava tudo pra comer um pedaço :)

bjos, Glau

Gina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, aprendi a fazer essa flor num folheto de uma marca famosa de chocolates... Dá um toque legal.
Também não sou fã de chocolate, prefiro os bolos mais simples, sem cobertura ou recheio. Mas admiro uma bonita decoração.
Um abraço.

Elisabete disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ficou maravilhoso este seu bolo. Que delícia. ficou lindo, lindo.

ĵåииå jōåиïņhå disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

aiiii que delícia, AMO esse bolo!

Ilma disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá!
Descobrí seu blog, e me tornei sua fã. Parabéns! Seus trablhos são divinos.
Visito seu blog todos os dias, para acompanhar as novidades.
Um abraço de uma fãzona, rsrs!

Luciana Macêdo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adoro este bolo e o passo a passo ficou muito bom. A dica do papel toalha é muito útil, não sabia.
Obrigado por compartilhar.

Smsn - artes e ideias disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

FANTÁSTICO!!!!!!!!!

Ana Paula Andrade disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adoro seus bolos são sempre lindos e de bom gosto incrível, assim como todos os pratos feitos por vc, a decoração é sempre perfeita, parabéns!!!

anabenfica disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Tou sem palavras!!

Que maravilha! Hoje tive 2 desastres culinários, acho que amanhã vou ter de compensar com esta delicia!

Beijinhos

Marina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Engraçado, há dias fiz um bolo muito parecido com esse! Fica uma delícia.
A decoração do teu bolo ficou muito bacana.

Marcela disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, seu blog está nos meus favoritos. Parabéns..o bolo ta lindo e parece delicioso..só fiquei com uma duvida no recheio, vc colocou leite ou leite condensado, pq nao está escrito..acho q vc eskeceu..por favor só me informe isso ta..No mais, obg por compartilhar suas receitas. Fique com Deus.

Marcela disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, seu blog está nos meus favoritos. Parabéns..o bolo ta lindo e parece delicioso..só fiquei com uma duvida no recheio, vc colocou leite ou leite condensado, pq nao está escrito..acho q vc eskeceu..por favor só me informe isso ta..No mais, obg por compartilhar suas receitas. Fique com Deus.

Piteca disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá amigo!! Bem que saudade que já tinha de ver as tuas receitinhas sempre tão bem explicadas! :)
Este bolo ficou lindíssimo, nem sei o que te diga mais, fantástico mesmo!! ;)
Bjcas.

Ana Paula disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Boa tarde beto! Já ha algum tempo venho acompanhando seu blog e suas receitas passo a passo! Gostaria de saber se essa receita pode ser feita em um a forma de 28 cm,e também se uma receita que você postou ha um tempo atrás de pão de ló simples, se ela precisa ser dobrada para ser colocada em uma forma do mesmo tamanho! parabéns pelos lindos bolos!
Abraços, Ana Paula

Minha vida, minha cozinha. disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto que luxo de bolo amei.
Essa dica das folhas vou tentar fazer ficou lindo.

♥ mesa para 4 disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Uau!! Esse bolo é Ma-ra-vi-lho-so :*

angela disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

apesar de bolo de chocolate não ser o meu favorito, seu PAP está perfeito, e eu fiquei com vontade de comer um pedaço. parabéns!!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nossa, seu blog é MARA!!! rsrs Achei este blog por acaso e fiquei fã. Está nos meu favoritos. Boas recitas com tudo bem explicadinho, do jeito que uma iniciante da cozinha(EU..:D)ama.
Obrigada!!
Beijos a todos!

Misshiva disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ai que óptimo, apetecia-me mesmo uma fatia :D

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei!!!!! Premeiro se deve comer o bolo com o olhos!!!!! e com este me lambusei!!!! Parabens pelo seu passo a passo ficou muito bom, estou fazendo este bolo para meui marido que está fazendo aniversário hoje e espero que ele também goste.


Bjus
Isabel Cristina

josynha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

BETO, vc é o maximo! so vc é capaz de fazr um passo a passo q qualqr um aprende! como faço p tornar esse bolo confeitado e com a foto do meu filho? Jô Queiroz.

matheus disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que maravilha! Essa receita é uma verdadeira aula. Só não aprendi quem não quer. Adore!
Márcia

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Amei esse bolo, foi feito no dia do meu niver e deu certo !!!!
Todos gostaram !

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu so tenho uma pergunta... quanto tempo esse bolo depois de pronto (com o chantilly) pode ficar na geladeira??

Rafaella disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Perfeito! Receita mais detalhada: impossível! Belo trabalho!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

adoro este bolo nunca o provei mas pelo aspecto adoro-o...

Rosana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Beto....
Conheci hoje seu blog....está ótimo o passo a passo da receita.As fotos dão para ver facilmente a montagem do bolo.
Parabéns.....com certeza virei sua fã,pois adoro cozinhar e de vez em quando faço uns bolos ou docinhos para ganhar um dinheirinho.
Abraços

Carolyne disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto,

Pesquisei na INTERNET uma receita de bolo prestígio para fazer no aniversário da minha mãe. Encontrei a sua com esse genial passo a passo e fiz!
Resultado: Sucesso total! Seu blog é ótimo e já virei cliente por aqui!

PARABÉNS!

Carol

Carol disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto,

Estava procurando uma receita de bolo prestígio para fazer no aniversário da minha mãe.
Encontrei seu blog em pesquisa na INTERNET, juntamente com essa receita passo a passo genial.

Resultado: Fiz e foi sucesso total!

Seu blog é ótimo, sou cliente por aqui agora!

Nesse momento estou procurando a receita de um bolo pro namorado...hehehehe...Algo com baba de moça que ele gosta.

Beijos e PARABÉNS!

Carol =)

Carolyne disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto,

Estava procurando uma receita de bolo prestígio para fazer no aniversário da minha mãe.
Encontrei seu blog em pesquisa na INTERNET, juntamente com essa receita passo a passo genial.

Resultado: Fiz e foi sucesso total!

Seu blog é ótimo, sou cliente por aqui agora!

Nesse momento estou procurando a receita de um bolo pro namorado...hehehehe...Algo com baba de moça que ele gosta.

Beijos e PARABÉNS!

Carol =)

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

noooooooooooooooossa que delicia,vou fazer e presentear minha mãe no dia 9 obrigado e parabens.

Raulzito disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

oi,

adorei a receita e quero muito fazer... mas fiquei com uma duvida.
quando voce fala em chocolate em po, pode ser cacau em po? ou tem q ser chocolate em po mesmo?

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

otima receita, adorei!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

otima receita, adorei!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

otima receita, adorei!

vicente disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá gostaria de saber aonde posso me informar sobre o endereço dos cursos quero muito aprender aguardo o endereço.
Obrigado !

Marcia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz o bolo para o naiversário do meu filho. Simplesmente maraaaaavilhooososooo!

Marcia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz o bolo para o naiversário do meu filho. Simplesmente maraaaaavilhooososooo!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nossa Parabéns
ficou muito lindo mesmoo
é pergunta tem que ser folhas de verdade mesmo?
não pode ser artificial?

:D

GIGA FESTAS disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

ma-ra-vi-lho-so ... vai entrar no meu cardapio hein? rsrsr

Gabrielly disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz esse bolo seguindo o passo a passo direitinho e ficou simplesmente Maravilhoso!!! O bolo fica macio e consistente. O que achei incrível é que ele não fica muito doce! na medida! Pena que acabou logo...rss.. Todos se esbaldaram! Parabéns pela receita! =)

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá, parabéns mesmo pelo passo a passo, o bolo é simplesmente MAGNÍFICO, não fica doce, não é enjoativo, só dá vontade de pedir BIS(quero mais!!)!! Fiz no aniversário do meu namorado e todos amaram, pena que acabou rapidinho, rsrsrsrsr.

Marcus Guimarães disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Já é a 3ª vez que faço esse bolo.

Hussen disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu vo faze , ou pelomenos tentar , so quer vou cuidar pra camila não come tudo :P
Parabéns otimo Passo a passo!

Renata disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto,
Vim pegar essa receita de bolo prestigio pra fazer aqui em Santo André agora, tá uma tardezinha chuvosa, delícia! Vou me acabar nesse final de ano! Só que vou fazer ele sequinho pra tomar com café!! Adoooooro... rss.
O regime fica pra 2011... depois a gente corre no Taquaral até morrer!! Como diz o outro: Joga pro universo, Beijos.

Akee Yasu disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

FANTÁSTICO!
Parabéns Beto!
Adorei a receita o blog tudo!
Abraços.

Akee Yasu disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

FANTÁSTICO!
Parabéns Beto!
Adorei a receita o blog tudo!
Abraços.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

oi Beto.
goatria de saber se eu posso faser o bolo de prestigio em uma forma quadrada.por favor gostaria que vc mandase por email sua resposta pos tenho um ouquinho de pressa para preparar sua receita.. grata erika
eriquiane@hotmail.com

Miss Chantilly by dolce disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Simplismente adorei a didatica. Esta de parabéns. beijão

Thais disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, sua receita de Bolo Prestígio é muito boa. Fiz uma semana passada e tive mais uma encomenda. Eu gosto de imprimir minhas receitas, vc não poderia colocar uma versão para impressão pra facilitar a nossa vida ?!? Muito obrigada pelas receitas maravilhosas.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Parece ficar maravilhoso!!
Amei as dicas, e vou fazer um agora mesmo!!

Obrigado!

Sara

Scheilla disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto esse bolo é perfeito!
E passo a passo então fica super fácil de fazer, eu cozinho por hobby e fiz o maior sucesso com seu bolo.
Parabéns!

alessandra disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

ñ sei pq mais o que eu fiz ñ deu certo ficou um orro duro so estraguei igredientes eo meu gás um horro odiei so o que ficou bom foi o recheio ea cobertura pq o bolo ficou um lado mais auto do que o outro e ñ cresceu

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Alessandra, eu faço sempre esse bolo e ele fica bem fofo. Para mim está claro que o seu forno não está funcionando direito, pois se ele ficou mais alto de um lado do que do outro, isso é por que a distribuiçào do calor no forno está irregular.

Adriana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, Já é a segunda vez que faço o seu recheio, da primeira vez usei menos coco e ficou igual as fotos e fez ate os vulcoes na panela ficou otimo, agora fui fazer para o niver da minha irmã e coloquei a quantidade correta de coco e ficou ruim de mexer, vou ver o que vai dar, posso colocar mais uma lata de leite condensado p/ ficar mais mole? Ou é normal o recheio meio duro?
abraços
Adriana Oliveira

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto,no lugar do cunhaque posso colocar outra bebida?? Da uma dica.. Jackeline

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Boa Noite Beto, adorei o bolo, um dos mais lindos que já vi. Agora uma perguntinha... Eu normalmente uso chocolate amargo, mas comprei cacau em pó. Se eu usá-lo em vez de chocolate em pó, você acha que o bolo ficaria bom?

BarrosFilho disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, só uma dúvida.A dica de forrar o fundo da forma com papel toalha serve pra todos os bolos??? Não tem perigo do bolo grudas nas laterais da forma???

camila disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

PERFEITO ESSE BOLO ! TUDO DE BOM *-* VOU FAZER PRO ANIVERSÁRIO DA MINHA FILHA AMANHÃ ! RSRS (:

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

HUm.. oi.. bom diia ! Olha eu amo fazer bolos.. e adorei a forma com que 2postou esta receita, não tem erro.. Hoje vou fazer este bolo.. esper2o que ficque bonito.. tamto quanto o seu parabéns.. !

Samara s.p disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Parabéns pela receita, gostei muito,fiz para o aniversário do meu esposo e todos adoraram,falaram até pra eu começar a vender muito bom, obrigada...

Evelyn Beatriz Josetti disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi, Beto tudo bem?. Estava olhando suas bolos e adorei, eu também adoro fazer, mas estou ainda aprendendo. Achei interessante vc colocar quantos quilos o bolo pesa depois de pronto, o tamanho da forma e a quantidade que serve por pessoa. Percebo que vc possui bastante experiencia, faz bolos para vender e como sou ainda aprendiz, acredito que suas dicas serão muito importantes pra mim. Gostaria de saber se vc poderia me passar fazendo favor, o tamanho de outras formas, o peso do bolo depois de pronto e quantas pessoas servem.Eu quero fazer para vender, e preciso ter uma ideia de quanto uma torta pesa + ou - , sei que isso depende do recheio, mas gostaria de ter uma base. Ai no seu blog tem um bolo com recheio de creme e abacaxi, esse vc saberia me dizer quanto pesa, o tamanho da forma que utilizou e dá para quantas pessoas? Obrigada

Drika disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nossa, achei maravilhosa a sua receita, estou "tentando" fazer, amei o passo a passo!!!

Parabéns!!!

...e eu não tô dizendo?! disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Gente, que coisa deliciosa... vou fazer no meu niver de 37 anos!!!
E é daqui a 3 dias...
Bjs

ydelia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

eu adorei esse bolo
vou fazer no meu aniversário segunda feira,é só pra família
!!!!

ydelia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

adorei essa receita vou fazer no meu aniversário

Friends disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Muito bom. Deve ficar uma delicia mas por favor cliquem no nome Friends acima e em Meus Blogs. Obrigadooooooooooooo...

denise disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

adorei fiz no aniversario do meu marido e fez o maior sucesso............ obrigado . parabens pela receita...

Luciana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Muito bom!!!!
Nossa, eu nunca tinha feito um bolo tão bom...
Faço sempre bolos simples essas receitinhas de vó de fazenda sabe??rsrs
foi o primeiro bolo recheado q eu fiz q não desmontou e eu tô MEGA feliz por isso :)
Minha família agradece pelo bolo mais gostoso dos ultimos tempos
Muitíssimo obrigada pela receita

Carol disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Já fiz esse bolo duas vezes e já tenho outra 'encomenda'. Pelo visto, gostaram. rs

fabiana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

ainda nao tinha visto um passo a passo tao perfeito, vou provar fazer o bolo sexta feira para um aniversario espero que fique ao menos parecido com o seu. parabens otimo trabalho!!!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Bom dia!!!!
Fiz o bolo ontem, o passa a passo e muito facil de seguir,parabens!!!!
Eu amei o receheio, mas o bolo em si, nao gostei do sabor, fico me perguntando se e do bicarbonato o sabor que sinto. Sera que pode fazer sem bicarbonato?
Sempre tive panico de fazer esses bolos, mas vc fez parecer tao simples... Proxima semana preciso fazer um bolo pro niver da minha filha
bjos e obrigada

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá ANÔNIMO (rs). Então, eu não sei se o bicarbonato pode ter dado algum sabor estranho ao bolo, pois sempre uso e nunca senti. Ele serve só para deixar a massa mais escura, mas não há problema nenhum não colocá-lo. Abraços.

Suelen disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, Parabéns, foi a primeira vez que eu faço um bolo de verdade rsrs e ficou otimo, todo mundo amouu, graças as suas dicas ;)
Parábéns!!!

Kelli Fontana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Estava procurando na internet de bolos, pois quero aprender a fazer, e achei seu Blogger, e me apaixonei! Tudo explicadinho, fica mais facil para aprender! Amanha vou fazer o Bolo Prestigio, que eh o favorito do meu esposo, e espero que de certo. Parabens pelo seu trabalho! Realmente, da gosto de ver... Imagine as delicias que deve ser! E obrigado por usar seu tempo, para postar na internet e nos ensinar passo-a-passo as receitas! Que Deus lhe abencoe! Bjao, Kelli

Kelli Fontana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz o bolo conforme o passo-a-passo! A unica coisa que nao coloquei foi o chantilly! Ficou uma delicia!!! Fica bem fofinho... O meu esposo esta aqui, so nos elogios, rs! Obrigado pela receita maravilhosa... Sou sua fa, rs!

Eva C. disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz este bolo de chocolate pra uma festa de aniversario de duas meninas..foi de tres andares e ficou uma delicia..cobri com fondant e ficou maravilhoso, a massa e muito boa de trabalhar. Obrigada por colocar passo a passo nos ajuda muito. God Bless You!

Taty disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Todos amam bolo prestígio , mas achar uma receita certa é que é difícil...
mas a a sua é super prática , além do mais vc ajuda a saber sobre a quantidade de pessoas q vão comer !!
Valeu fiz pro aniversário do meu sogrão!!! Veio pessoas da família q ainda nem conhecia... amaram..
BRIGADÃO
ps.: meu marido (Beto tb) adorou!!!

Debora disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

A massa é ótima e o recheio uma delícia, mas para um bolo desse tamanho fica impossível rechear com 1 lata de leite condensado. Tive que triplicar a receita do recheio e colocar um pouco de creme de leite, pois ficou muito grosso. Mas é uma delícia! Parabens...

Adriana Candida Carneiro disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

hummmmmm... acho que achei a receita do bolo que irei fazer no aniversario de 3 aninhos da minha pequena... super facil o seu passo a passo... vou tentar fazer mesmooooooooo, e alem de tudo parece delicioso....
nao tira esse passo a passo do ar nao pelo amor de Deus...rsrs... bjs e parabens pelo seu grande talento

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Essa receita parece ser mará,dia 9/10 eu vou fazer meu cha de fraldas e vou fazer essa receita ,mas gostaria de saber se posso fazer um dia antes e deixar na geladeira? E tbm saber qual o nº de uma forma quadrada q posso usar ao inves da redonda?
Por favor me responda o mas rapido q vc puder...
Obrigada
meirebaixada@hotmail.com

susani disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

que vontade de comer agora mas acho que demora pra fazer mas deve valer a pena

Flávio disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nossa vou fazer hj mesmo esse bolo que delicia parabens

Sabrina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Obrigada,seu Blog é Ótimo ,Parabéns !
Adorei esse bolo já estou no 03 kkk,e logo farei o de coco com abacaxi.

Aninha e Malu disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fizemos o bolo e ficou incrível! !Ótima receita, parabéns!!
Muito útil a ideia do papel toalha !
Adoramos!!congratulations!!
Obriga,
Aninha e Malu!!

tel007 disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ola poderia me dizer como peneirar o ovo ? nao entendi esta parte , sou leigo no assunto , desde ja agradeço !

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi tel007, separe a clara da gema e passe a gema por uma peneira, sem raspar com a colher, só fure a gema para que o conteúdo do seu interior escorra pela peneira. Abraços.

Joice Araújo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, meu nome é joice fiz este bolo pois sou Professora da infânia missionária todas as crianças adoraram este bolo acompanhei passo a passo, agradeço por esta dica riquissíma da culinária brasileira, vc faz com que nossas cozinhas sejam mais atrativas.

Aninha e Malu disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto resolvemos fazer um docinho só com a receita do recheio mas sem o rum e a baunilha!Fizemos e ficou ótimo!Adoramos suas receitas do passo-a-passo!
Obrigada,
Aninha e Malu

Neuly Arrudfa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

MARAAAAAA!!! A RECEITA DA MASSA EU USO TAMBÉM OS PASSOS PARA FAZER PÃO DE MEL. AMEI♥♥♥

Alguém disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá! Fiz este bolo para comemorar o dia das mães. Minha mãe e minha vó adoraram, pois ficou gostoso e não ficou muito doce. Minha vó está curiosa para saber qual a função do conhaque na receita, se é para cortar o doce. O doce ficou realmente com um gosto legítimo de prestígio. Meu namorado não gosta de côco, mas ele adorou o bolo, principalmente o ganache de chocolate amargo, que ele adora! Perfeita combinação, ótimo para quem não gosta de bolos melados. E a explicação do passo a passo está ótima! Adorei mesmo. Vou tentar fazer agora as próximas receitas do blog =). Um abraço.

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Alguém. Realmente o conhaque corta um pouco o doce e esse bolo fica muito gostoso.
Quando não tiver conhaque pode utilizar o rum também. Obrigado pelas críticas.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto, achei a sua receita maravilhosa publicada em outro site, com as suas mesmas palavras, sem que vc recebesse o credito. Eu acho isso o cumulo da falta de respeito pelo trabalho dos outros. Eita povo sem nocao, viu? :-/
Admiro muito o seu trabalho. Muito obrigada por nos ensinar com tanto carinho!! Beijos, Paulinha

http://tudogostoso.uol.com.br/receita/132251-bolo-de-prestigio-delicioso-da-day.html?utm_source=facebook.com&utm_medium=referral&utm_campaign=mural&ref=nf

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá anônimo, obrigado pelo alerta. Já entrei em contato com o tudo gostoso pedindo a exclusão da receita. Gente sem criatividade é uma mer.... Obrigado, rs.

De colher pra colher disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá, Beto!
AMEEEEEEIIIIII a dica do papel toalha ao invés de untar e polvilhar a forma de bolo.
Com certeza vou fazer muito mais bolos aqui em casa.
Bjs Márcia

http://decolherpracolher.blogspot.com

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

parabens o passo a passo ficou perfeito,mande mais receitas como essa AMEIIIIIIIIIIIIIIII FICOU DEMAIIIIIIIIIIISSSSSSSSSSSSSSSSS

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Obrigado! Vamos tentar fazer sexta para o aniversário de casamento dos nossos amigos. Ficou extremamente simples e específico!


Poliana e Jefferson

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

adoooorei eesse bolo alem de ser uma delicia nao e dificil de fazerr ....

Jak disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei a receita, mas fiz o recheio sem ovo.Fiz um beijinho de coco e depois que esfriou misturei um lata de creme de leite gelado com soro.Ficou mara!

Delícias da Miri... disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Querida, fiz hj esse bolo e AMEI!!! Fácil de fazer e muito gostoso!!!

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Miri, é querido, honey. Bjs.

bibi disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

voce me disculpa, mais ta horrivel

bibi disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

horrivel

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Bibi, boa noite. Alguma coisa deve ter ocorrido para que seu bolo tenha ficado "horrível". Como você pode perceber nos outros comentários, muitas pessoas já fizeram esse bolo e adoraram o resultado final. Talvez seu forno esteja desregulado e o bolo não tenha crescido adequadamente. Abraços.

PRODUTOS EUA disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto, adorei a receita, to querendo fazer pro aniversario de meu filho no proximo domingo, dia 24/06. To com uma duvida, o chantilly se compra pronto ou tem que ser feito? Moro nos EUA, e minha cunhada ia cobrir com "Icing" (nao sei o nome em portugues, e ela me disse se colocarmos a calda de chocolate em cima vai derreter o Icing. Obrigadissima! e parabens pelo blog!!

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi PRODUTOS EUA. Realmente o icing encontrado nos EUA não é o noso chantilly e ele vai derreter com o chocolate por cima. Vc deve comprar a mistura pronta para fazer chantilly. Nos Estados Unidos o creme de leite para fazer chantilly se chama HEAVY WHIPPING CREAM. Vc vai precisar de um copo desse creme e uma colher de sopa (one tablespoon) de confectioner´s sugar (açúcar de confeiteiro). É só bater na batedeira até o chantilly ficar pronto. O creme chantilly se chama French Cream nos EUA. Abraços.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

perrrrrrrrrrrrfeitoooooooooooooooo...... fiz hj e foi o maior sucesso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

@ngel@ Borges disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

O seu passo a passo é bem feitinho parabéns, se me permite... um dia desses eu encontrei a forma de chocolate em formato folha... acho que é uma idéia pra você... bjs..

Pati disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto...Beto..Betooooo vc é nota mil..que delicia de explicação!1 to apaixonada pelo seu blog, agora sim vou me arriscar mesmo até a fazer bolo, sabe essa dica do papel toalha, é o comum mesmo? cloco no fundo e nas laterais tb??? pq qdo me arrisco a fazer bolo, sempre fica grande no meio e depois murcha, fico super triste..

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

gostei amei demais do bolo irei casar e estou vendo as receitas mais gostosas q tem ess já está na lista concerteza!!!

Nathaly disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ficou bom o bolo , só acho que deveriamos por um pouco mais de calda da próxima melhoramos, mas ficou muito bom, toda gente adorou

Susana Louro disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que maravilha... tenho de experimentar...
Se quiser visitar meu blog sonhosnacozinha.blogspot.com
Bj

Rosangela Azenha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Hamilton,
Parabéns pela sua iniciativa de despertar o pequeno chef dentro de cada um de nós. Bom, gostaria de saber por quantos dias o bolo prestígio pode permanecer na geladeira sem a cobertura?

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Rosangela, desde que coberto com filme plástico, acredito que aguente 3 dias na geladeira. Depois deve ser coberto e servido imediatamente.
Bjs.

Kamylla disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Estou com uma duvida, na massa eu coloco 2 ovos e no recheio as 4 ou coloco 6 ovos na massa e depois 4 no recheio?
se poder responder por email ou facebook, agradeço.
kamylla_lucy@hotmail.com

Receitas disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que delícia! Parabéns pelo trabalho.

bela moca disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Amei o blog, tudo muito bem explicado e prático
Parabéns

Polly disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Quero parabeniza-lo pelo blog, muito auto-explicativo e didático!
Parabéns!!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

oiiiiiiiiiii seu bolo ficou simplesmente lindo mas gostaria de fazer quadrado para o aniversario da minha flha por favor me passeas medidas tenho pressa obrigado desde já........

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Anônimo, use uma forma de 28 a 30 cms de lado.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

BETO OBRIGADO PELA ATENÇÃO EU VOU FAZER UMA ASSADEIRA GRANDE QUANTAS RECEITAS DEVO FAZER+-....ANA

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

ficou maravilhoso mais dei azar escolhi uma forma redonda de fundo falso medio mas o bolo derramou demais

gaby disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nota 10000.!!!muito legal a idéia dela.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

@Marcela
Querida, no início do texto de recheio você encontra a resposta: numa panela coloque 1 LATA DE LEITE CONDENSADO. ok? Bjos.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Meu bolo está na geladeira. Espero que não fique torto, quanto ao resto, massa maravilhosa. O que mais amei foi a dica do papel toalha, meu bolo ficou retinho, até parecia cortado a mão!

Aline

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

levei um dia para fazer meu muito bom zikaaaaaaaaaa

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Postei anteriormente dizendo que temia que o bolo ficasse torto. Pois bem, o meu bolo ficou LINDO, DELICIOSO, com cara de bolo de confeitaria. NUNCA consegui fazer um bolo bonito E gostoso. Imagine a minha felicidade!!!! :)
Fiz para o aniversário do meu namorado e todos aprovaram! A partir de hoje só cozinho com as suas receitas!
Aline

Catarina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olha, eu não levei muitaa fé porque errei um monte de coisas... Mas não é que o bolo fez sucesso assim mesmo!! Suas receitas são divinas e a forma como vc ensina é demais!! Já fiz o pavê de dois chocolates( que foi um sucesso tb), já fiz um outro bolo que levava mousse de limão e agora esse... Parabéns viu!! Vc é bárbaro!!!

Priscila disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá, parabéns pela receita, parece ser maravilhosa...
Gostaria de saber se você passou manteiga em baixo do papel toalha?! Não gruda?!
Vou fazer para o aniversario dos meus filhos a semana que vem...
Ah, o chantily pode ser fresco ?! A cobertura de chocolate precisa estar gelada pra colocar por cima do chantily?!
No aguardo , grata Priscila

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

@Priscila

Olá, não precisa passar manteiga ou margarina embaixo do papel toalha e o chocolate deve ser esparramado sobre o chantilly ainda morno, pois se esperar ele esfriar, ele não vai se distribuir sobre o chantilly.

Danielle disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Essa receita é simplesmente maravilhosaaaa!!!
Venho dar os parabéns pelo blog, ao qual cheguei por esta receita!!! Já estou fazendo esse bolo pela terceira vez, e é sucesso total...
O passo a passo super bem explicadinho!!!
Parabéns!!!

Yasmine disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Perfeito esse passo-a-passo!
Amei fazer este bolo, já o fiz
mais de cinco vezes, sempre quando
tem uma data comemorativa preparo ele, é simplesmente divino e todo
mundo gosta! Estou testando fazer
ele agora só com chocolate branco, espero que fique tao gostoso quando
os outros!

Karin disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá, Beto! Gostaria de saber se há diferença em usar coco ralado sem ser fresco no sabor e quantidade que devo usar? Obrigada!

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

@Karin

Olá karin. Eu não aconselho utilizar o coco seco por que ele absorve muito o leite do recheio e o recheio ficará muito espesso. Mas se vc quiser usar o coco seco mesmo, utilize numa quantidade menor. Vc terá que testar a consistência. Abraços.

Cristal disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Vou testar !

Lincoln, Chowie, Hendrix disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

cacilds! aniversário da minha noiva,ela queria um bolo prestígio, vou tentar esse ai! vlw pela receita!

DANIELE disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

NOSSA MUITO MARAVINHOSO ESTE PASSO A PASSO ! AGORA VOU FAZER TRAQUILAMENTE UM BOLO DE PRETÍGIO, E VOCÊ ESTA DE PARABÉNS COLOCAR MAIS RECEITA ASSIM EU VOU ADORA MUITO BOM MESMO ESTA DE PARABÉNS!

Célia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

fiz esse bolo e ficou maravilhoso, minha família amou foi um sucesso..........
célia

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Qual a temperatura para assar o bolo ,você esqueceu de colocar ?!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Beto, esta receita resulta mesmo um bolo de 3k com apelas 2 e meia de Farinha. Tenho um aniversário sábado e tenhoq ue fazer um bolo de 3kg e estou com receio que esse não dê os 3kg. Alguém poderia me confirma...por favor. obrigada.
Amanda

TARA colectivo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto querido, a receita parece divinal com tantos elogios. Mas eu preciso saber se de facto esta massa dá 3kg pois tenho que ter a certeza para poder comprar o dobro do material caso não seja memso de 3kg. Desculpa o incomodo. Quem já fez esta receita e puder me dar esta resposta, ficarei imensamente grata. Beijinhos. Amanda

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

@TARA colectivo

Oi, eu me lembro que esse bolo pesou próximo de 2,85 quilos, quase 3. Bjs.

TARA colectivo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Pessoal...que maravilha de bolo!!!!!!
Segui o passo a passo e o bolo ficou lindo, a massa super fofa, o recheio delicioso e a cobertura uma lindeza só!
Mais que aprovado,,,sucesso total!
Parabéns Beto, virei fã das suas receitas.

Karina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiquei chateada, segui o passo a passo direitinho e a massa prometia, porém, ao assar, não deu certo... mais de uma hora no forno e nada, o bolo esta parecendo Brownie... rs

marijac disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Blog e bolo maravilhos!!deveria se o primeiro da lista!!!




Paloma Mendes disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Simplesmente perfeito!!!
Massa, recheio e cobertura show de bola

Tania disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nossa receitas maravilhosas adorei

Rosana BGrosso disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Boa tarde, Beto

Amoo bolo prestigio faço sempre para toda familia, aprendi dicas otimas sua, como o papel toalha no fundo, nem imaginava isso rsrsr, vou fazer!
Não consigo cortar em tres meus bolos, tem alguma dica como fazer?

Grande abraço, sucesso!

Dianaa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

@MarinaOLÁ EU GOSTARIA DE SABER SE VC FORNECE BOLOS E TORTAS