sábado, 22 de agosto de 2009

Couve Flor Gratinada com Bacon

Esse prato fez parte do almoço de domingo passado aqui em casa. Levei as fotos para postar lá de São Paulo mas não tive tempo durante a semana, então só agora estou atualizando o blog. Já fazia bastante tempo que eu queria fazer couve flor gratinada, pois é um prato que nunca fiz na vida mas sempre achei gostoso. Não procurei por receitas na internet e nem em livros, afinal, é uma coisa fácil de fazer e preparar.
O resultado muito, muito, muito bom. Quem gosta de couve-flor pode fazer sem medo, vai ser um sucesso.
DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 1 hora
RENDIMENTO: 5 porções

CUSTO: R$ 9,00


INGREDIENTES:

  • 1 couve-flor média
  • 150 g de bacon em cubos pequenos
  • 300 g de queijo parmesão ralado
  • 800 ml de leite
  • 40 g de farinha de trigo
  • 40 g de manteiga
  • 1 cebola piquée (meia cebola, 1 folha de louro, 4 cravos)
  • sal a gosto
  • pimenta do reino em pó a gosto
  • 1 fio de azeite de oliva
  • 1 pitada de noz moscada em pó

MODO DE PREPARO:


Passo 1: Primeiramente prepare o bacon. Coloque 3 ou 4 folhas de papel toalha num prato que possa ir ao microondas e coloque os cubinhos de bacon sobre esses papéis. Leve ao microondas e deixe na potência alta por 2 min e 30 segundos ou mais, até que o bacon seque e a gordura passe para o papel toalha. Dessa forma o bacon fica sequinho e crocante. Caso não estiver bom, deixe mais tempo no microondas, abrindo de vez em quando para certificar-se que não está queimando.
Passo 2: Quando o bacon estiver bem sequinho como na foto a seguir retire o prato do forno microondas e reserve.

Passo 3: Coloque a couve-flor para cozinhar em bastante água com uma colher de sopa de sal diluída na água. Quando os ramos da couve-flor estiverem quase macios, retire a couve do fogo e reserve.


Passo 4: Comece a preparar o molho branco com queijo para gratinar o prato. Esse passo a passo já foi mostrado em várias outras receitas do blog mas estou repetindo aqui para quem perdeu. Comece fervendo 800 mL de leite com a cebola piquée mergulhada. O preparo da cebola piquée é fácil. Corte uma cebola média pela metade, espete uma folha de louro com 4 galinhos de cravo. Mergulhe essa cebola no leite e deixe o leite ferver. Quando tiver fervido, jogue a cebola fora e reserve o leite.


Passo 5: Numa panela coloque a manteiga e a farinha.

Passo 6: Acenda o fogo e comece a misturar esses ingredientes. A manteiga irá derreter e envolver a farinha. De repente tudo começa a empelotar.

Passo 7: Quando empelotar jogue um pouco do leite que foi fervido com a cebola. Mexa bastante após a adição. Com fouet é melhor para bater.

Passo 8: Novamente irá empelotar. Adicione mais um pouco de leite e mexa bastante, com rapidez.

Passo 9: À cada adição de leite o molho empelota. Ao final, quando todo o leite tiver sido adicionado, o creme branco ficará bastante fundido, sem pelotas em seu interior. Porém o molho ainda está sem sal e outros temperos.
Passo 10: Apague o fogo e adicione os temperos. A pimenta do reino, o sal e a noz moscada.


Passo 11: Adicione metade do queijo parmesão ralado. Mexa até derreter o queijo. Reserve.


Passo 12: Coloque os ramos de couve-flor já cozidos num refratário de aproximadamente 25 cm de diâmetro.
Passo 13: Jogue um fio de azeite sobre a couve-flor.

Passo 14: Coloque o bacon desengordurado e frito no molho branco de queijo que estava reservado.

Passo 15: Despeje o molho sobre a couve-flor.

Passo 16: Por último despeje por cima o restante do queijo parmesão ralado.

Passo 17: Leve a forma para gratinar em forno em temperatura alta, de preferência com a grelha mais próxima do teto do forno para gratinar mais rápido. Fica pronto em aproximadamente 35-40 minutos. Só retire quando estiver moreninho.







26 comentários:

Carlos Baldo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto!! Deu pra sentir o aroma daqui!!! (Coisa de mineiro, parece que o fogão estava logo ali....) Deve ter ficado muito bom. Aproveito para te perguntar se vocô já fez farofa de couve flor???????..... É feita somente com as estremidades da couve flor. Fica um granulado excepcional.

Nana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Quantas fotos finais amigo, olha eu fiz um prato que vc vai amar, é europeu e chama sonho salgado eu acho, na verdade ele tem um nome bemmm diferente.
Tu não quer fazer o passo a passo dele?
É feito com batata, diz que vc não vai gostar, diz hehehe
Bjss

***Didi disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá!!

Tudo bem? Meu nome é Ediléia. E procurando no google sites sobre culinária,encontrei este. E quero parabenizá-lo, pois este é o melhor site de culinária que existe. Pois ele ensina o passo a passo, muito importante para quem está iniciando na cozinha. rs.rs.rs

Vc está de parabéns!! A partir de agora serei uma visitante constante e divulgarei para as minhas amigas também, todas vão adorar.

Silvia Arruda disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu adoro couve-flor gratinada ... as fotos me deram água na boca!

Cris disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Betoooo....essa receita é mará...vou experimentá-la e postar no meu blog com seus créditos, pode?
Me diga amigo!

Abraços e muito sucesso pra vc!!

kika disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Amo couve-flor de qualquer forma.
E suas receitas sempre me dão água na boca!
parabéns!

Minha vida, minha cozinha. disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ótima receita para acompanhamento e até mesmo para prato principal adorei.

Renata disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Hamilton, que delícia de guarnição... amo couve flor!! Realmente parece que foi feito aqui na cozinha de casa, tô até sentindo o cheiro: Boooom!! E o melhor: a cebola você jogou FORA, só ficou o gostinho e "sem texturas" no prato... Hehehe!!
Parabéns pelo sucesso que é esse blog. Isso é o reconhecimento por todo o seu amor e dedicação... você merece!
Muitas Saudades, beijos bonitão.

Isa Bettencourt disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

As fotos abrem o apetite a qualquer pessoa ;) hihi

bjins ;)

anabenfica disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Embora nao goste de couve flor devo dizer que ficou com uma aspecto muiiiito bom!

Beijinhos

Silvana Muniz disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Amigo tem um selinho lá no meu blog p/ vc. Acho q vc já deve ter recebido, mas como sempre passo por aqui pq acho seu blog MT MANEIRO, vou dividir o selo com vc tb.
Bjinhos
Sil(receitasdasil.blogspot.com)

Lourdes Sabioni disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Como sempre amigo : PERFECT !!!
Amo couve-flor asim, já fiz recheada com rolinhos de presunto e queijo também...suas fotos são divinas! Bjs

Cristiana Prado design de eventos S.P.Brazil disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá , estou passeando por aqui vendo as novidades. Passe lá ADORO receber , além do que é sempre bom ter companhia! Boa semana !!! Bisous

pati disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto, adooooro seu blog. Sempre ando por aqui pra ver o que vc preparou de bom....nunca postei nenhum comentário em nenhum blog, mas, além de dizer que o seu estilo é divino, queria perguntar qual é a forma de untar a forma que vc adota; é que sempre acompanho o que vc faz e já vi vc untar com papel toalha, apenas papel manteiga e papel manteiga com manteiga rs...se é que vc entendeu.
bjo brigadu

Pratos da Bela disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

amo este prato...
Mas o teu bolo prestigio...
Jinhos fofos espero voltar amei o teu blog...

Paula Pacheco disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que delicia ficou esta couve flor, parabens
Paula

Ane disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Beto
Farei esta couve flor amanha !! Loucura
Delicia!!!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Tem certeza que são 300g de parmesão? É uma quantidade muito alta!

A receita parece ser realmente deliciosa!

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi anônimo, a quantidade que eu usei de queijo parmesão foi essa mesmo, mas se você quiser mais leve, é só colocar menos queijo. Abraços.

Rafaella disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Amei a receita!! Fiz 2x, a primeira como manda o figurino e a segunda eu troquei o bacon por presunto e fez o maior sucesso!!!!

Bjsss

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Boa noite espectacular blog , gostei bastante, secalhar poderiamos fcar amigos de blog :) lol!
Aparte de piadas chamo-me Jack, e à semelhança de ti escrevo paginas embora o tema principal do meu espaço é muito distinto de este....
Eu escrevo websites de poker que falam de poker online sem teres de por o teu capital......
Apreciei muito aquilo li aqui!

dulci disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

adorei esta receita bem explica,com todos os detales você estar de parabén,um forte abraço.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

BOM, EU NÃO TINHA OUVIDO FALAR E NEM ENTRADO NESTE SITE MAS, EU ADOREI. ENTREI POR ACASO PROCURANDO RECEITAS... GOSTO DE SITES QUE NOS COMPARTILHAM FOTOS, PRINCIPALMENTE DE CULINÁRIA E UM BOM PASSO À PASSO. AMO COZINHAR, APROVAR MINHAS CULINÁRIAS E DEIXAR MEUS CONVIDADOS SATISFEITOS E DE BOCA ABERTA. OS COLOQUEI NOS "MEUS FAVORITOS E VOU INDICAR".NÃO TENHO UM DIA DA SEMANA OU DATAS ESPECIAIS PARA FAZER E DELICIAR UM BOM CARDÁPIO. OBRIGADA MAS VOU LHE FALAR DE UM MOLHO BRANCO QUE NÃO USA-SE FARINHA DE TRIGO. A MINHA É " DEPENDENDO DA QUANTIDADE DO QUE SE VAI SER COBERTO PELO MOLHO EMM PROPORÇÕES: LEVA : AZEITE OU ÓLEO COMUM DE COZINHA, ALHO PICADO, BACON PICADO FRITO, ACRESCENTO APÓS DOURADO CREME DE LEITE, OS DE CAIXINHA MESMO OU FRESCO, COMO PREFERIR. QUEIJO PARMESÃO RALADO OU FRESCO RALADO. MEXA BEM E DEPENDENDO DA TEXTURA DESEJADA VAI ACRESCENTANDO LEITE OU NÃO, CHEIRO VERDE PICADO, NÓZ MOSCADA E PIMENTA À GOSTO.COZINHE A COUVE FLOR NORMALMENTE ESCORRA E JUNTE Á ESSE MOLHO CUBRA COM O RESTO DO QUEIJO COLOQUE-O PARAR GRATINÁ-LO.HUMMMMM, FICA UMA DELÍCIA EU SÓ FAÇO MOLHO BRANCO DESTA FORMA,CREME DE LEITE ,QUEIJO RALADO NÓZ MOSCADA, PIMENTA DO REINO, CHEIRO VERDE,À, EU FAÇO TAMBÉM ESSE MOLHO COM CAMARÕES REFOGADOS ACRESCENTANDO COM TUDO ISSO O CATUPIRI OU REQUEIJÃO COMUM COM UM CALDO DE PEIXE OU CAMARÃO... BOM EU ESPERO QUE TENHA SIDO UMA BOA DICA E PROVEITOSA ASSIM COMO FOI A DE VCS. BJS

ANA RITA disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

OI,MEU NOME É ANA RITA ,FIZ SUA RECEITA DE COUVE-FLOR GRATINADA COM BACON ,FICOU SIMPLESMENTE MARAVILHOSA !!!PARABENS PELA RECEITA ,DIVINA!!!

Receitas disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que maravilhoso, rs da aguá na boca essa receita.

Muito bom

Raake's disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz essa receita exatamente como foi mostrado.
Ficou uma delícia e já entrou para o cardápio da família. Aproveitei as folhas e as refoguei, todo o resultado foi saboroso. Muito obrigada!