terça-feira, 4 de agosto de 2009

Filé de Frango ao Creme de Mostarda

No almoço de domingo passado fiz esse franguinho no creme de mostarda. Eu o faço sempre, mas já tinha uns 6 meses que não aparecia em minha mesa. Sou um pouco suspeito ao falar de mostarda que é um ingrediente que eu adoro, mas recomendo muito que façam, pois fica leve e bem saboroso.

DIFICULDADE: Média.
TEMPO DE PREPARO: 45 minutos.
RENDIMENTO: 3 porções.
CUSTO: R$ 9,00

INGREDIENTES:


  • 3 Filés de frango (O creme dá para uns 5 filés)
  • 20 g de manteiga
  • 20 g de farinha de trigo (2 colheres de sopa meio cheias)
  • 1 dente de alho picadinho
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Uma pitada de noz moscada ralada
  • 400 mL de leite integral
  • 3 colheres de sopa de mostarda + ou -

MODO DE PREPARO:

Passo 1: Tempere os filés com sal, pimenta do reino e alho picadinho. Reserve.

Passo 2: Ferva o leite até a ebulição. Reserve.


Passo 3: Numa panela coloque a manteiga e a farinha.


Passo 4: Acenda o fogo, e fique mexendo até que a farinha incorpore toda a manteiga. Ela empelota bastante e você acha que terá que jogar tudo fora, é normal.


Passo 5: Adicione um pouco do leite fervido. Ele irá ajudar a dissolver a farinha. Inicialmente se formará outra pelota de farinha.


Passo 6: Continue fazendo isso, adicione um pouco de leite e mexa bastante, adicione mais um pouco de leite e mexa bastante, adicione mais um pouco e mexa bastante. O braço dói muito, se fizer com fouet é mais fácil, mas o meu ficou em SP. Faça isso até que toda a farinha fique dissolvida num creme .

Passo 7: Depois que se adicionou todo o leite verifique a consistência do creme, se quiser menos encorpado adicione um pouco de leite frio mesmo. Aqui não tem problema adicionar leite frio, pois o creme já está pronto, é só para acertar a consistência.

Passo 8: Desligue o fogo. Tempere com sal, pimenta do reino e um pouco de noz moscada. Eu prefiro ralar a noz moscada e a pimenta do reino na hora.


Passo 9: Por último adicione a mostarda. Fica a seu critério quanto colocar de mostarda, ela não faz com que o creme perca a consistência. Gosto do creme bem amarelo. Reserve-o.



Passo 10: Frite os filés de peito de frango.

Passo 11: Nos pratos em que irá servir os filés, arrume o arroz e o filé.



Passo 12: Por cima dos filés fritos coloque quantidade grande de creme de mostarda. Se quiser coloque batata palha, sirva acompanhado de salada.



19 comentários:

anabenfica disse...

Muito bom :)

O molho deve ser óptimo! Agora fiquei na duvida..-não sei se faça este ou o prato anterior primeiro :)

Isa Bettencourt disse...

Que maravilha :D
Isso é molho bechamel com mostarda, não é??

Tenho uma dúvida... o que é "fouet"?

Obrigada pela partilha deliciosa :)

bjs **

Magia na Cozinha disse...

Beto ficou nota 10!
Eu já sou craque neste molho e vou experimentar com a mostarda. Deve ficar ótimo, eu adoro mostarda!
Bjs :)

Iliane disse...

hummm..amei!adoro tudo que tem mostarda..e..com êsse frango grelhado?dve ter ficado dos deuses..bjus

Smsn - artes e ideias disse...

ficou com optimo aspecto!!

smsn.artes

Patanisca disse...

A mostarda deve dar um sabor fantástico ao frango. Adorei a receita :) beijinhos.

Minha vida, minha cozinha. disse...

Ótima receita, perfeita para uma refeição levinha no dia a dia. Esse molho deve ficar bom em cima de qualquer carne gostei muito dele.

angela disse...

adoro frango ou filet no molho de mostarda, este seu ficou lindo!

Elisabete disse...

Que delícia de filé, que aspecto maravilhoso. Simplesmente adorei.
Seu passo a passo é sublime. Parabéns.

Mirela disse...

Oi Beto!
Lindo seu último post!
Como foi a viagem de volta? O Haroldo voltou de Curitiba domingo e disse que pegou muuuuuita turbulência.
Beijos!

Mari disse...

Beto, adoro molho mostarda, seja em carne vermelha ou frango... você, como sempre, apresentando maravilhas por aqui!!
A cada post, um babador novo que eu preciso trocar, risos...
Amei demais da conta.. =D
Super beijo,

Mari

Carlos Baldo disse...

Muito bom, Beto. Já fiz e aprovei. Molhos assim facilitam bem a digestão. Além de ser agradável e saboroso.

moranguita disse...

bem este file com esse molhinho em cima esta o maximo.
beijinhos

ONG CÍCULO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL RODA DANÇANTE disse...

Nossa acabei de almoçar esta delícia, confesso que pensei que a farinha não ia desembolotar, mas no final deu tudo certo, o creme ficou muitooooo bom...

Léo Zueira disse...

Adorei a receita
.
vou esperimentar!

Léo Zueira disse...

Adorei a receita... farei no fim de semana para o meu amor. adoro mostarda,frango... e obvio. meu amor... rstststs

Ro Archela disse...

Beto, publiquei esta receita no blog Agenda de Casa. Molho de mostarda é deliciosos!
http://www.roarchela.com/2012/10/cardapio-semanal-21-e-noticias-da.html

Cintia Guimarães disse...

Eu bato a manteiga e a farinha no processador (micro) com um pouco de leite...isso poupa meu braço...hehehe...depois é só ir pro fogo!!

Lucas - Iskizi disse...

Fuet é aquele negocio d bate claras em neve um pequeno globo de arame sabe.