domingo, 20 de setembro de 2009

Filé Saint Peter Grelhado e Risoto de Abobrinha

Seguindo o meu propósito de gostar de peixes fiz mais uma receita com peixes, para acostumar com o paladar. O filé Saint Peter eu não conhecia. Comprei com receio de que fosse forte como o salmão, mas fiquei surpreso. É bem leve, saboroso e suave. O vendedor havia me dito que ele é bem leve, como a tilápia, e estava certo. Já vi que estou gostando mais de peixes de água doce. Na semana passada comi traíra, que gostei também, e trilha, que detestei, pois tem gosto de camarão. No final de semana que vem vou testar outro.


DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 45 min.
RENDIMENTO: 2 porções
CUSTO: R$17,00

INGREDIENTES

Para o risoto:

  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 500 mL de caldo de legumes (Dissolver um tablete de caldo de legumes em 1 litro de água) - usar somente 500 mL
  • 150 ml de vinho branco seco
  • 1/4 de xícara de cebolinha picada
  • Raspas de uma abobrinha
  • Azeite
  • Manteiga sem sal
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado


Para o filé Saint Peter:

  • 2 filés Saint Peter
  • Sal
  • Pimenta do reino em pó
  • Ramos de tomilho
  • Azeite


MODO DE PREPARO

Passo 1: Numa panela colocar o azeite e suar a cebolinha sem fritar.


Passo 2: Adicionar o arroz arbóreo sem lavar (é necessário deixar o arroz sem lavar, pois o amido em sua superfície ajuda a dar a consistência do risoto). Deixar fritar um pouco.

Passo 3: Adicionar o vinho branco seco e deixar cozinhar até secar o vinho.

Passo 4: Adicionar a abobrinha e cerca de 500 ml de caldo de legumes.


Passo 5: Deixar secar o caldo de legumes. Testar a textura do arroz. Caso ainda esteja duro, adicionar mais caldo. Nunca colocar sal, pois o caldo de legumes e o queijo que será adicionado depois podem deixar o risoto muito salgado.
Passo 6: Se a textura do arroz estiver boa, desligue o fogo, adicione o queijo ralado e cerca de 2 colheres de sobremesa de manteiga sem sal. Mexer até derreter a manteiga e o queijo ralado.


PREPARO DOS FILÉS:

Passo 1: Temperar os filés Saint Peter com sal, pimenta do reino em pó e ramos de tomilho a gosto.


Passo 2: Esquentar uma chapa de fritar e adicionar azeite em pequena quantidade (somente para não grudar).

Passo 3: Adicionar os filés, deixar grelhar um lado. Quando estiver bem dourado, virar os filés.

Passo 4: Pegar pratos quentes (deixo no forno alto por 5 minutos). Fazer a apresentação. Montei o risoto num aro, deitei o filé por cima e adicionei uns ramos de tomilho. Quanto mais simples melhor.







19 comentários:

Eu Mulher disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que prato apelativo! Adoro risoto e peixe!!!

Estou viciada em fazer risotos e já anotei a dica de como fazer mais uma receitinha saborosa.


Um abraço

Elisabete disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Como sempre uma receita fabulosa e um passo a passo maravilhoso.

Cláudia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, adorei este prato, me deu vontade de ir comprar estes filés e fazer com o risoto de abobrinha exatamente como o seu. Muito legal você estar descobrindo e gostando de peixes, poucas pessoas conseguem romper paradigmas, parabéns.

bjs

Ana Paula disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Me deu uma fome agora!!!!
parabééns! todos os pratos são lindos e dá uma vontade de cozinhar mesmo ( e olha que nem sempre faço isso!rs).
beijos

carladuc disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá,

Queria dizer que acho muito legal sua iniciativa de ampliar o paladar. Muitas vezes a gente decide lá no passado que não gosta de algo e acaba por não tentar de novo.

Eu aprendi a gostar de muita coisa que "não gostava". Claro que em geral sempre tem algo de que não gostamos mesmo, mas vamos sempre tentando.

E queria também agradecer pela receita. Eu que sou grande fã de peixes, já fiquei com vontade de prepará-lo! :)

Abraço,

Sabrina Rocha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto! Conheci seu blog ha pouco tempo mas já estou adorando. Parabéns os pratos são lindos e como vc os mostra parecem muito mais fáceis de prepará-los. Só uma dúvida, o risoto não é necessário mexer o tempo todo?
Obrigada
Sabrina

Mari disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, querido

Faz um tempão que estou sumida, mas hoje tive um tempinho e consegui vir comentar!! Achei o máximo você estar conseguindo rever seus conceitos, e ter começado a apreciar a carne dos peixes... não é todo mundo que consegue!!
Eu, particularmente, sempre fui apaixonada por peixes, mas assim como você, também acho o salmao um pouco forte demais. Gosto muito de pescada, linguado, cação, e dos peixes de água doce, no geral... Seu peixe, acompanhado desse risoto lindo, parece delicioso!! Com certeza, assim que eu puder, vou reproduzir... adorei!!
Beijo grande,

Mari

Josy Marmello disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Parabéns por este blog. Eu acompanhava o Bolos do Beto e deu na telha de entrar nos outros que você escreve.
Você é um incentivo e tanto pros meninos tímidos que adoram cozinha mas têm vergonha de dizer ou mesmo se arriscar.
Beijos!

Paula Pacheco disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que delicia de peixe, adoro isso, o prato ficou saboroso só pelas fotos,
abraços,
Paula

angela disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

adorei o peixe, o risoto então maravilhoso. bjs

Mari disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Passei mal com este peixinho...

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Já me disseram que a Tilápia é comercializada como Saint Peter....
Suze.

Marcelle disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Está de parabéns pelo blog e claro pelas receitas!
Este é o primeiro que visito e que tem REALMENTE o passo-a-passo da receita!

serei agora sua seguidora.

Adorei!!!

Marcelle Peradeles

Nísia Borges disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nossa! P A R A B É N S S S! ! !
Pelo prato saborozíssimo e pelo capricho na apresentação tanto do prato quanto do blog.
Adorei!!!

Eduardo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Parabéns!! Parece uma ótima receita! Adoro ajudar a minha mulher na cozinha e hoje experimentaremos fazer esta receita! Adoramos peixes e frutos do mar, e realmente me parece bem apetitoso este prato! Bela combinação!!

marcio barbosa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

sabor delicado. muito bom

marcio barbosa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

ótima receita. sabor agradável.

Thais disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá, não curto peixe, mas vendo seu post, resolvi tentar hoje mesmo, e que maravilha ... amei e meu marido tbm gostou muito... obrigada.

Ana Paula disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adoroi a ideia da abobrinha no risoto! vou fazer hj.
Obrigada!!