domingo, 13 de setembro de 2009

Truta frita com batatas salteadas e amêndoas

Este é um post totalmente diferente. Estou muito feliz por poder fazer este post pois significa uma mudança completa na minha forma de ver os peixes. Eu nunca gostei de peixe, frutos do mar, camarões, etc, mas isso está mudando. Por conta da faculdade de gastronomia que estou fazendo, tenho me sentindo "obrigado" a experimentar tudo o que preparo, e no meio disso tudo tem aparecido pratos deliciosos com peixes. Essa truta é assim, quando dei a primeira mordida fiquei impressionado como estava gostoso. E hoje, já preparei em casa para educar o paladar. Tenho certeza que muitos outros peixes e formas de preparo vão me fazer mudar meus conceitos. Agradeço aos professores que estão me ajudando nessa mudança, especialmente a professora de pescados (Priscila) e a de Garde Manger (Thayna).


DIFICULDADE: Fácil

TEMPO DE PREPARO: 40 minutos

RENDIMENTO: 2 porções

CUSTO: R$ 12,00

INGREDIENTES:

  • 2 filés de truta limpos e sem espinhas
  • Cerca de 15 batatas bolinha
  • Azeite
  • Óleo de soja
  • 2 colheres de sopa de lâminas de amêndoas
  • 2 caules de cebolinha
  • Sal e pimenta do reino em pó a gosto



MODO DE PREPARO:

Passo 1: Tempere os filés com sal e pimenta do reino.

Passo 2: Coloque as batatas bolinha já descascadas em uma panela com água e leve-as para cozinhar. Não deixe que passem muito do ponto, devem ficar "al dente".

Passo 3: Enquanto as batatas cozinham, doure as lâminas de amêndoas em azeite. Não deixe que fiquem muito douradas pois podem amargar. Lembre-se que devem ser retiradas do fogo um pouco antes do ponto pois elas continuam a dourar no calor do azeite mesmo fora do fogo.




Passo 4: Quando as batatas estiverem cozidas "al dente", retire-as do fogo e escorra a água. Salteie todas as batatas numa frigideira com azeite.



Passo 5: Quando estiverem douradas acrescente a cebolinha picada. Reserve-as no forno quente enquanto frita os filés.


Passo 6: Frite os filés de truta em bastante óleo misturado com azeite.


Passo 7: Faça a apresentação e decoração do prato. Coloque as batatas salteadas, por cima os filés de truta fritos e por fim as amêndoas douradas. Fica simplesmente delicioso.





12 comentários:

Gina disse...

Que bom você estar revendo conceitos. Tenho feito o mesmo com alguns alimentos e é uma surpresa após a outra.
Peixe é algo que adoro, de vários tipos e formas.
Essa truta com lâminas de amêndoas tem que ser boa.

Odete disse...

Nossa adorei!
Bem eu ja gosto imenso de peixes e frutos do mar. Com esse peixe que voce preparou - parece delicioso - ate se nao gostasse ia fazer como voce, passar a gostar. Parabens e va em frente com as delicias que estao por vir.

bjs e boa semana

Sónia Alexandra disse...

Uma verdaeira delicia...beijinhos

Magia na Cozinha disse...

Beto eu tb não sou de peixes e coisas do mar. Como, dependendo da forma que é feito. Mas jamais peço em restaurantes.
Este é fácil e simples. O meu marido adoraria provar. Aqui onde moramos os peixes são congelados, dai ele se queixa que eles não tem o sabor que ele gostaria.
Bjs :)

João Mario disse...

Gostei muito da forma como foi preparado. Tenho também umas receitas de trutas lá no meu blog. Passa lá.

http://picadinhodebacana.blogspot.com

João Mario.

Téia disse...

Adorei Beto, a receita está perfeita, esta combinação é mesmo divina. Boa sorte nos novos sabores, realmente, chefe não pode ter paladar limitado. Bj grande querido.

Portuga disse...

Oi Beto! Acho teu blog ótimo!! Muito bom!! Então, resolvi me inspirar nele para fazer o post do meu blog. Aparece lá pra conferir! Beijos.

Elisa - Blog da Portuga
(receitasdaportuga.blogspot.com)

moranguita disse...

beto esta fantastico este peixinho.
adorei a maneira de preparação tao simples.
beijinhos

Smsn - artes e ideias disse...

optima maneira de comer peixe!!!!

aspecto delicioso!!!

smsn.artes

Pratos da Bela disse...

Gostei, tem muito bom aspecto
Bjinhos da Bela

Paula Pacheco disse...

Beto, adoro frutos do mar, temos uma costa imensa..o que mais gosto são os do mar, mas outros também são bem vindos, seu blog é muito bacana, venha visitar o meu cantinho também, já to seguidora e vou te linkar,
abraços
Paula

Lindsay disse...

Fiz esse peixe aqui em casa seguindo seus passos e todo mundo amou!!
Está de parabéns!!!

Bjks!