sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Bolo de Abacaxi com Coco / Pineapple-coconut cake

Dos bolos que faço, sem dúvida esse é o mais pedido, abacaxi com coco. O bolo fica bastante leve, ideal para dias de calor, pois é refrescante. O recheio, bastante cremoso, é neutro, e pode levar outras frutas no lugar do abacaxi, como morangos, kiwi, pêssego. Vai da sua criatividade.
A decoração também é livre e fica a seu critério. Uma coisa que eu tenho feito e que procuro repetir sempre é não cobrir os lados do bolo, para dar uma aparência mais rústica, e deixar à mostra as camadas de recheio do bolo, o que já abre o apetite e a curiosidade de quem vai apreciá-lo. Isso eu aprendi com meu professor de confeitaria, no curso de gastronomia, o professor Maurício.
Muitas pessoas me perguntam: Mas se é o bolo que mais vende, porque você divulga na internet para que outros possam copiá-lo? E eu respondo que sou professor, tenho por quase uma obrigação passar informações adiante. A divulgação do conhecimento para mim é importante. Não gosto da atitude de pessoas que ficam confiscando informações, acho sinceramente lamentável, mas nem todos pensam igual a mim.
Espero que gostem da receita. Ela dá um certo trabalho, mas procurei esmiuçar bastante os detalhes da confecção do bolo, para ficar um pouco mais fácil.




Ingredientes da massa do bolo:

  • 3 ovos inteiros
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara e meia de farinha de trigo
  • 50 g de manteiga sem sal
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó químico


Modo de preparo da massa:

Passo 1: No bowl da batedeira coloque os ovos e o açúcar. Bata no mínimo 5 minutos em velocidade média/alta. Eu deixo batendo por 10 minutos.


Passo 2: Enquanto bate os ovos, junte todos os secos numa vasilha (farinha e fermento). Misture bem com uma colher esses ingredientes.


Passo 3: Leve ao fogo o leite com a manteiga sem sal e deixe aquecer sem ferver, o suficiente para derreter a manteiga. Reserve. Infelizmente nào fotografei este passo.

Passo 4: Quando terminar de bater os ovos por 10 minutos esta será a aparência da massa.


Passo 5: Com a batedeira desligada adicione, de uma vez, os secos e o leite com a manteiga sem sal derretida.



Passo 6: Ligue a batedeira na velocidade mínima e misture os ingredientes por 10 segundos ou na mão.


Passo 7: Coloque a massa em uma assadeira redonda média, previamente untada (somente em baixo e não nos lados). Eu prefiro utilizar um disco de papel manteiga no lugar da manteiga, como forma de "untar"a forma.


Passo 8: Leve ao forno pré-aquecido a 180-220 oC por uns 35-40 minutos. Faça o teste do palito para saber se está pronto.


Passo 9: Retire-o do forno e espere esfriar um pouco. Costumo deixar a forma cair de uma altura de 30 cm em cima de uma superfície dura, geralmente a mesa da cozinha. Isso ajuda o bolo a não murchar. (Li no livro do Hervé This - Um cientista na cozinha, e dá resultado).


Passo 10: Corte os aros de bolo e reserve-os.



Ingredientes para o recheio de abacaxi e calda para regar

  • Meio abacaxi cortado em cubinhos (despreze a parte central mais dura)
  • 1 colher de sopa cheia de açúcar
  • 150 mL de água aproximadamente


Modo de preparo da calda e do recheio de abacaxi

Passo 1: Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo.


Passo 2: Deixe iniciar fervura e conte uns 2 minutos. Não ferva demais para que o abacaxi não fique com gosto de cozido. Mas ferver o abacaxi por uns 2 minutos é necessário para inativar enzimas que amolecem o creme.


Passo 3: Coe o abacaxi e reserve o abacaxi e a calda separados.


Passo 4: Coloque a calda num aplicador qualquer e reserve.


Ingredientes para o creme:

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 vezes a mesma medida de leite
  • 4 gemas
  • 5 colheres de sopa cheias de amido de milho (maisena)
  • 200 mL (1 caixinha) de creme de leite



Modo de preparo do creme:

Passo 1: Numa panela grande coloque a lata de leite condensado. Adicione as gemas peneirando-as sem espremer com a colher. Isso faz com que o creme não fique com cheiro de ovo.


Passo 2: Adicione a maisena. Mexa bastante, com força, para eliminar possíveis grânulos.

Passo 3: Vá adicionando o leite aos poucos, desfazendo os grumos da maisena.

Passo 4: Só agora acenda o fogo e fique mexendo o creme, sem interrupção, até que ele engrosse.


Passo 5: Quando o creme estiver espesso, desligue o fogo e adicione o creme de leite. Mexa bem.



Montagem da primeira parte:

Passo 1: Coloque o aro de massa superior na mesma forma que você assou a massa. Quando a forma tem o fundo removível fica mais fácil retirar o bolo depois. Mas caso sua forma não tenha o fundo removível, dá para fazer do mesmo jeito. Aconselho forrar a forma com um pedaço de plástico de cozinha, para facilitar. Eu não coloquei plástico, por isso passo uma dica depois. Regue com a calda para deixar o bolo bem molhadinho. Aqui há outra consideração a ser feita. Muitas pessoas criticam quando o bolo está molhado. Isso é questão de gosto pessoal. No meu caso, eu prefiro molhar bem o bolo, e não é sem razão que este é o bolo mais vendido.


Passo 2: Coloque o abacaxi em cubinhos que estava reservado.


Passo 3: Adicione o creme por cima do abacaxi. Não será necessário adicionar todo o creme. Guarde o restante para comer com frutas, é uma delícia.


Passo 4: Coloque outro aro de bolo.

Passo 5: Regue-o com a calda.


Passo 6: Reserve o bolo (por enquanto).


Ingredientes para a baba de moça:

  • 6 gemas
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 vidro de leite de coco (200 mL)


Modo de preparo da baba de moça:

Passo 1: Numa panela coloque o leite condensado. Peneire por cima as gemas.


Passo 2: Mexa bem para incorporar esses ingredientes.


Passo 3: Adicione o leite de coco e mexa bem, só então leve ao fogo. Quando estiver espesso desligue o fogo. Se quiser adicionar coco ralado, o momento é agora, mas eu prefiro somente o sabor do coco nesse bolo. Deixo o coco ralado para o bolo de coco, que é outra receita que faço.


Passo 4: Pegue o bolo que você reservou e continue a montagem. Adicione toda a baba de moça sobre o aro do bolo.



Passo 5: Coloque o último aro de bolo.


Passo 6: Regue com calda. Espere esfriar um pouco e leve à geladeira. Costumo deixar, no mínimo, 5 horas.


Passo 7: Depois de passadas 5 horas de geladeira, solte o bolo das beiradas.


Passo 8: Caso não tenha colocado um plástico antes da montagem, faça esse furo também, no meio do bolo, para que entre ar e o bolo solte mais fácil do fundo. Caso você tenha forrado com um plástico, o bolo sairá mais facilmente.


Passo 9: Desenforme o bolo no prato de servir.


Passo 10: Bata uma caixinha de creme para chantilly até ficar um chantilly consistente.


Passo 11: Coloque sobre o bolo, distribuindo colheradas generosas.


Passo 12: Alise grosseiramente o chantilly sobre o bolo.


Passo 13: Corte pedaços de abacaxi e faça a decoração juntamente com raspas de chocolate.



UFAAAAAAA!!!!!! Esse post deu trabalho (risos).

53 comentários:

Deborah - Delicias1001 disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto
Esse post deve ter dado trabalho mesmo, hein?
Como é que vc faz? Alguém fotografa enquanto vc cozinha? Fiquei curiosa em saber pq a minha máquina já está enfarinhada geral!
Esse bolo deve ser divino.
Parabéns!
Sabe que eu já te sigo há bastante tempo. Gosto do seu jeito de explicar.
E te convido pra me conhecer tb.
Bj
Deborah

www.delicias1001.com.br

Beth disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Maravilhoso bolo, fiquei de boca aberta, simplesmente amei este bolo e tenho a deixar aqui os meus parabens parabens.

Beijinhos e bom fim de semana

Isa Duarte disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que passo a passo lindo, de um bolo com um vistão e que deve ser uma veradeira tentação. Dá trabalho mas na primeira garfada tudo conpensa :)

Gina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

A combinação de abacaxi com coco é muito boa e geladinho fica uma delícia.
Também acho que a gente deve dar todas as informações direitinho. Sou detalhista, mas você sempre me surpreende com o passo a passo.
Bjs.

»¤Þ䵣䤫 disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que bolo lindo Beto, eu acho que fica lindo não cobrir totalmente o bolo, adoro ver as camadas assim, belíssima receita, parabéns! Bjs

Letícia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

sigo sempre seu blog pelo reader! :)
e hj quis vir aqui dar parabens pelo seu trabalho e agradecer a disposição de dividir com a gt receitas tão boas e com tantos detalhes! :)

Claudia Lima disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto concordo com todas as suas observações.
Costumo fazer bolos com este visual tb. Além de super charmosos, aumentam a vontade de comer.
Ficou muito bonito!
Bjs :)

Shapalmas disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nossa Beto,muito bem explicado,parabens...realmente esse deve ser muito pedido,soh de ler e ver o passo a passo dele ja deu vontade de comer rsss.
Minha mae eh louca por abacaxi,vou fazer esse bolo no aniversario dela que ja eh em fevereiro,ta pertinho,ela vai amar...
Parabens mais uma vez...
Ah...te sigo e adoro...que tal me fazer uma visita?!?!O meu blog ainda eh baby,mas eu chego la rsss
Beijinhos

http://viramexeefaz.blogspot.com/

CANTINHO DA BEBELA disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá e um anjo vc e ? que DEUS te abençõe sempre. bjss

Sandreane disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, eu amoooooooooooooooo esse bolo, e sempre que tem na casa de minha sogra eu não me contento só com um pedaço :)
Abraços!!!!

Lourdes Sabioni disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Deu trabalho mas ficou "The Best".
Como sempre, perfeito!
Bjs

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Você tem o dom de transformar o complexo em algo muito simples... Parabéns!

Lina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá, acabei de descobrir o seu blogue e quero dar-lhe os parabéns pelo óptimo trabalho e agradecer a partilha de ensinamentos, já aprendi bastante aqui. Estarei lhe acompanhando.
Um abraço

Ana Paula Marigo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, meus parabéns! É a primeira vez que passo por aqui!
Seu blog, é um dos blogs mais lindos que já vi!
Você explica tudo tão certinho, tão detalhado!!!
Adorei seu blog, sempre vou passar por aqui! PARABÉNS!

Bjs

Maria Lúcia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi
Que belezura de
bolo e tem o passo a passo
pra fazer essa delicia.
Beijos...
Lúcia

Juliana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Beto sou super fã do seu blog... simplesmente divino esse bolo ein? vou fazer esse findis!!

Parabéns

Mirian disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu Amo Boloooooo!!Qualquer bolo!!rsrsrs
Vou tentar deixar cair a forma do bolo pra ver se não murcha!Obrigada pela dica.
Nhammmmmmmm..deu água na boca..rs

Shapalmas disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto,como comentei acima,o aniversario de minha mae chegou e eu fiz esse bolo pra ela...eu soh preciso entender uma coisinha...qual o tamanho da forma?Pois eu fiz exatamente como a sua receita e penso que a minha forma tem 22 cm e soh deu pra cortar uma vez,entao soh pude fazer um recheio,o qual usei o primeiro,adcionei coco ralado por cima...ficou MARAVILHOSO,porem meus planos era fazer com 3 camadas,mas nao deu...o que sera que fiz de errado?
No resto,ficou otimo,todo mundo na festa amou,e eu,fiquei toda orgulhosa,claro rsss
Ah,postei a receita no meu blog e coloquei o link do seu blog la ok?Espero que nao se importe,caso contrario me avise que retiro se for o caso...
Parabens mais uma vez,beijinhos e obrigada...

Shapalmas disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi querido,muito obrigada pela resposta...realmente meu bolo nao deve ter crescido o suficiente,definitivamente dese ser por causa da batedeira,a minha me salva ha muito tempo,mas eh velhinha e daquelas pequenas de mao...a planetaria sera uma aquisicao num futuro muito proximo rssss Quero um bolo igual o seu hehehe
Obrigada mais uma vez...
Um grande beijo

Cláudia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Este é um dos meus bolos preferidos! Nota 10, quem sabe eu me atrevo a fazer num aniversário...
bjs

Eliane disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Huuummm esse bolo deve ser maravilhoso.Parabéns.

Joara disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Esse é o meu bolo preferido, fiz a receita e ficou perfeito e lindo, cobri com chantily e coco fresco,flores com cereja e folhas de hortelã. Muito obrigada!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

hummm parece que fica uma delícia, vou fazer!!

Gilce disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

ÓH NÃO VEJO A HORA DE FAZER ESSE BOLO DIVINO, AMEI SUA MANEIRA DE EXPLICAR MUITO CLARA E FACIL,PARABÉNS DEUS TE ILUMINE SEMPRE!

Isa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

O aniversario do meu marido está chegando. Outubro 15 e eu gostei demais dessa receita. Definitivamente irei faze-la (tentar o meu melhor) pra ele. Obrigada pelo o seu talento, tempo e dedicação. S2 Isa

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

já fiz este bolo um com baunilha na massa e outro com essencia de abacaxi ! O abacaxi fiz da msm maneira so que misturei no creme . E ñ fiz ele com a baba de moça ! mas vou fazer assim que tiver oportunidade ! A calda que sobra do cozimento do abacaxi eu também molho o bolo ! Essa receita ta muito bem explicada quem nunca fez bolo para festa e quer fazer pode fazer q é sucesso garantido ! Uso o plastico na forma para soltar mais fácil ! E sucesso garantido é um bolo q eu faço e ñ sobra nada , muito gostoso !

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

oii beto estou fazendo esse bolo hoje para o aniversario do meu pai
adorei sua receita e o modo como vc ensina
adorei muito obrigado

Jumrs2000 disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz este bolo agora, dia 10/12/12 e foi sucesso total!!! Para o natal, sobremesa garantida!!! Obrigada por facilitar a vida das pessoas q gostam de cozinhar e não são lá muito dotadas desse dom. Glorifico a Deus pela sua vida e disposição em ensinar! Um bom natal e um ano novo repleto das bênçãos de Deus sobre vc e sua família!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ola Beto, ja fiz esse bolo 2vezes, fica realmente sensacional.. Tanto q me pediram uma encomenda dele e nao tenho nocao do quanto eu cobro, faco ele no aro 26.. Vc poderia me ajudar?
Obrigada,

vanessinhanfb@hotmail.com

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Beto... Fiz o bolo para o aniversário do meu pai... Só que no lugar da baba de moça, eu utilizei o restante que sobrou do creme, que foi muito rsrsrs, coloquei no fogo com mais leite condensado e um pacote de coco ralado pra rechear. Ficou incrivelmente delicioso!!!!! Abraço Viviane

Silvana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Achei a receita o máximo, e gostaria de saber quantas pessoas serve.

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

@Silvana

Oi Silvana, esse bolo serve 25 pessoas. BJs.

Leid Pereira disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, por favor me ajude... adorei a receita, já fiz alguma vezes e a massa utilizo com outros recheios, então, preciso fazer um bolo de aproximadamente 6 kg, como utilizar essa massa para 6 kg.

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Leid,faça 3 receitas da massa e duas dos recheios. Bjs.

Juliana Bandeira disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Vc e muito cuidadoso e preocupado em passar receita corretamente. Isto e muito bacana. Obrigada. Quanto a dica de jogar a forma, não entendi direito. E para se fazer assim que retiramos o bolo do forno? Da para qualquer tipo de bolo

Juliana Bandeira disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Vc e muito cuidadoso e preocupado em passar receita corretamente. Isto e muito bacana. Obrigada. Quanto a dica de jogar a forma, não entendi direito. E para se fazer assim que retiramos o bolo do forno? Da para qualquer tipo de bolo

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

@Juliana Bandeira

Juliana, é soltar a forma de uns 20 cms de altura, retinha, sobre uma superfície plana. Isso ajuda o bolo a ficar reto, sem afundar no meio. Aprendi num livro de ciência na cozinha, do Hervé This, um chef pesquisador.

Luciana Maciel disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Beto,

Já fiz esta receita 3 vezes e foi um sucesso! Obrigada!
Agora preciso fazer esta receita para servir 50 pessoas. Por favor, quantas receitas faço? A fôrma que vou usar é retangular - +/- 40 x 25, alta.

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

@Luciana Maciel

Oi Luciana, bom dia. Duas receitas são o suficiente para que cada um ganhe um pedaço, mas sem repetir. Para ficar mais tranquila, faça três receitas. Eu nunca gosto de fazer bolos grandes, por que eles assam diferente em formas grandes. Se eu fosse você, faria 3 bolos iguais, acabou um, começo o outro. Bjs.

TARA colectivo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Beto, vou fazer este bolo amanha para um aniversário. Qual é o tamanho da forma? obrigada

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Tara, a forma é de 26 cms.

TARA colectivo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Beto, já fiz o seu Bolo de pratígio e saiu lindamente a massa, mas esta massa já tentei fazer 3 vez e o bolo sai solado. Não sei identificar meu erro, pois faço tudo com atenção e além disso tenho uma batedeira planetaria maravilhosa e meu forno é perfeito. Tenho em duvida no "jogar os secos de um vez só" porque embolotou a primeira vez e na segunda tentei penerar e pôr aos bocados mas tambem não deu certo :( Preciso urgentemente fazer uma massa assim, branca, amanteiga. Por favor, se você puder me responder com uma receita de outra massa branca que nao seja pão de ló, ficarei imensamente grata, pois tenho um aniversário amanha do meu irmão. abraços e obrigada.

TARA colectivo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Beto, já fiz o seu Bolo de pratígio e saiu lindamente a massa, mas esta massa já tentei fazer 3 vez e o bolo sai solado. Não sei identificar meu erro, pois faço tudo com atenção e além disso tenho uma batedeira planetaria maravilhosa e meu forno é perfeito. Tenho em duvida no "jogar os secos de um vez só" porque embolotou a primeira vez e na segunda tentei penerar e pôr aos bocados mas tambem não deu certo :( Preciso urgentemente fazer uma massa assim, branca, amanteiga. Por favor, se você puder me responder com uma receita de outra massa branca que nao seja pão de ló, ficarei imensamente grata, pois tenho um aniversário amanha do meu irmão. abraços e obrigada pelas sua receitas maravilhosas

TARA colectivo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Beto, já fiz o seu Bolo de pratígio e saiu lindamente a massa, mas esta massa já tentei fazer 3 vez e o bolo sai solado. Não sei identificar meu erro, pois faço tudo com atenção e além disso tenho uma batedeira planetaria maravilhosa e meu forno é perfeito. Tenho em duvida no "jogar os secos de um vez só" porque embolotou a primeira vez e na segunda tentei penerar e pôr aos bocados mas tambem não deu certo :( Preciso urgentemente fazer uma massa assim, branca, amanteiga. Por favor, se você puder me responder com uma receita de outra massa branca que nao seja pão de ló, ficarei imensamente grata, pois tenho um aniversário amanha do meu irmão. abraços e obrigada pelas suas receitas fabulosas.

TARA colectivo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Beto, já fiz o seu Bolo de pratígio e saiu lindamente a massa, mas esta massa já tentei fazer 3 vez e o bolo sai solado. Não sei identificar meu erro, pois faço tudo com atenção e além disso tenho uma batedeira planetaria maravilhosa e meu forno é perfeito. Tenho em duvida no "jogar os secos de um vez só" porque embolotou a primeira vez e na segunda tentei penerar e pôr aos bocados mas tambem não deu certo :( Preciso urgentemente fazer uma massa assim, branca, amanteiga. Por favor, se você puder me responder com uma receita de outra massa branca que nao seja pão de ló, ficarei imensamente grata, pois tenho um aniversário amanha do meu irmão. abraços e obrigada.

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

@TARA colectivo

Oi, tudo bem? Então, eu só uso essa massa e nunca tenho problemas. Bato bastante o ovo com o açúcar até crescer bem (uns 10 minutos). Depois desligo a batedeira, jogo o leite e a manteiga e depois os secos. Ligo a batedeira no mínimo e conto até 5. desligo e termino de misturar na mão. Não tem erro, sempre dá certo.

Quintal da Família disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ola ! Quero fazer este bolo, mas queria fazer com coco, e não com a baba de moça, fica bom se eu colocar coco no creme branco?!?! Por favor me ajude!!!!

Quintal da Família disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ola ! Td bem?! Quero fazer este bolo sem a baba, mas quero coco no recheio, fica bom se eu colocar coco no creme branco?!?! Obrigada!!!!

Quintal da Família disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ola ! Quero fazer este bolo, mas queria fazer com coco, e não com a baba de moça, fica bom se eu colocar coco no creme branco?!?! Por favor me ajude!!!!

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi, pode fazer com creme branco que fica bom sim. Substitua 200 ml leite por 200 ml de leite de coco, para acentuar o sabor.

Marcelina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ola! Vou fazer esse bolo no sabado de manha, rechear a tarde e deixar na geladeira ate domingo de manha no aro. Vou cobri-lo com pasta americana para um cha de bebe que acontecera as 3 da tarde. Ou seja, vou tira-lo da geladeira as 10 da manha. E seguro o bolo ficar fora da geladeira por essas horas? Pergunto iss pq tem abacaxi. Moro nos Eua e esta friozinho onde moro. Obrigada, Marcelina

Marcelina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ola! Vou fazer esse bolo no sabado de manha, rechear a tarde e deixar na geladeira ate domingo de manha no aro. Vou cobri-lo com pasta americana para um cha de bebe que acontecera as 3 da tarde. Ou seja, vou tira-lo da geladeira as 10 da manha. E seguro o bolo ficar fora da geladeira por essas horas? Pergunto iss pq tem abacaxi. Moro nos Eua e esta friozinho onde moro. Obrigada, Marcelina

Marcelina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ola! Vou fazer esse bolo no sabado e rechea-lo a noite. Vou deixa-lo na geladeira no aro e cobri-lo com pasta americana domingo de manha. E para um cha de bebe. O cha de bebe e no domingo a tarde. O bolo com abacaxi pode ficar fora da geladeira por quanto tempo sem risco de azedar? Moro nos Eua e esta friozinho onde moro. Alguma sugestao para aumentar a durabilidade dele fora da geladeira? Muito obrigada! Marcelina