domingo, 15 de maio de 2011

Estrogonofe de Frango / Chicken Stroganoff

Eu fiz estrogonofe de frango por duas semanas seguidas. Como deixei de ser vegetariano (isso eu discuto com vocês em outro post), tenho comido mais carne branca que vermelha, e o estrogonofe é uma boa pedida.
Há várias formas de se fazer um bom estrogonofe, e essa é a minha receita. Fica delicioso.

Ingredientes:
  • 1/2 cebola ralada
  • 1 dente de alho ralado
  • 1/2 lata de molho de tomates pronto
  • 350 g de peito de frango cortado em tiras ou cubos pequenos
  • 1 xícara de champignons frescos
  • 1 xícara de creme de leite fresco (aquele que bate chantilly)
  • sal, pimenta do reino e azeite a gosto


Modo de Preparo:

Passo 1: Coloque um pouco de azeite numa panela e comece a fritar o alho junto com a cebola.


Passo 2: Quando a cebola começar a ficar transparente, adicione as tiras de frango. Frite por uns 3 minutos, ou até perder a coloração de cru. Não é necessário dourar.


Passo 3: Depois de fritar os pedaços de frango, adicione o sal e a pimenta do reino. Eu só adiciono sal depois de frito para que o frango não perca muita água.


Passo 4: Adicione o molho de tomates, misture e cozinhe por um minuto.


Passo 5: Adicione os champignons cortados em lâminas.


Passo 6: Logo a seguir adicione o creme de leite fresco. Eu uso creme de leite fresco pois este pode ferver bastante tempo sem talhar. Caso não tenha em casa e queira utilizar o de caixinha pasteurizado, apague o fogo e adicione no final.


Passo 7: Deixe o molho ferver até chegar a consistência que você desejar, pois o creme de leite é fresco.

Sirva acompanhado de arroz branco e batata palha. É necessário a batata, para dar o contraste de texturas.


14 comentários:

Sérgio Gomes disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ficou com optimo aspecto! Deve estar uma delicia.

Abraço.

Cidália disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Uma delícia!
O prato ficou lindo.
Bjs

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá,
queria te agradecer por todas as receitas. Sempre visito seu site e adoro!
Uma perguntinha sobre esta receita: não vai nadinha de molho ingles? Ou o molho ingles só vai bem com a carne vermelha?
Obrigada.
Um abraço,
Gabriela.

Mundo de Alice disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

hum..que fome..adoro este prato!!!

Gus Monteiro disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Esse prato é uma delícia mesmo... E a sua receita é facinho de fazer...
Abraço fraterno

Chopp Kremer disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Realmente, o prato ficou maravilhoso, deve ser uma delícia....

Paulo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Excelente prato! Fácil, rápido e fica uma delicia. Recomendo!

flor disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá!
Hoje fiz o meu primeiro estrogonofe! Estava com muito receio já que eu não sei cozinhar. A receita é ótima e o prato ficou delicioso! fiquei super feliz e confiante!
obrigada!

Luana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Me deu água na boca, com certeza vou experimentar!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz agora para jantar e ficou muito bom. Coloquei um pouco de coentro e ficou muito bom. Obrigado pela receita.

Aline disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá, conheci seu blog nessa semana e já comecei a testar as receitas! Não tenho o hábito de cozinhar, mas as fotos do passo a passo me deram segurança para não errar por falta de prática e conhecimento na cozinha.
Testei esse estrogonofe mas fiz uma adaptação: coloquei água quente após adicionar o molho de tomate e fui reduzindo várias vezes, até notar que o frango e o champignon tinham cozido no molho. Fiz isso pra ter um "estrogonofe de frango" e não "frango + molho", sabe? E depois adicionei o creme de leite no final. Ficou com cara de comida de mãe hehe
Abraços e parabéns pelo blog!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

@Anônimo
Isso aí vai de cada um, vai depender do seu gosto. :*

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Tem problema se não tiver champignon?

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

@Anônimo

Não tem problema não. O champignon é um ingrediente clássico no strogonoff, mas se vc não gosta pode deixar sem, pode ainda substituí-lo por pedaços de palmito.