sábado, 28 de maio de 2011

Spatzle Clássico / Classic Spatzle

Essa receita eu nem conhecia, aí um dia minha amiga Marta de londrina entrou no meu orkut e me pediu que eu tentasse fazer a receita, pois sua mãe fazia sempre pra ela. Claro que aceitei o desafio, afinal, a receita me despertou curiosidade. O saldo foi bastante positivo. Apesar de não ter o utensílio adequado, adaptei um escorredor de macarrão e deu tudo certo. Vale muito a pena fazer, não dá trabalho e fica muito gostoso.


Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 1 xícara de queijo muçarela (adaptação minha)
  • 300 g de farinha de trigo
  • 50 g de manteiga
  • 1 fio de azeite
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 1 colher de chá de noz moscada em pó
  • Água para dar o ponto (pode ser água gaseificada)


Modo de preparo:

Passo 1:
Numa vasilha bata ligeiramente os ovos.


Passo 2: Adicione a farinha e misture com um fouet ou batedor de arame.



Passo 3: Adicione o sal e a noz moscada.


Passo 4: Vá adicionando água aos poucos. Se quiser utilizar água com gás é uma boa idéia.


Passo 5: Fique de olho na textura e consistência da massa. Ela deve ficar ligeiramente líquida, mas com consistência cremosa.

Aqui eu percebi que a massa estava muito seca grossa. Ela precisa ficar mais fluida.

Adicionei mais água até que a massa escorria do fouet, mas era um fio grosso.

Passo 6: Faça o teste. Utilizando um escorredor de macarrão, coloque a massa e deixe escorrer dentro de uma panela com bastante água fervente e azeite (como se fosse cozinhar macarrão). Existe um utensílio de cozinha utilizado lá fora para fazer spatzles (que pode ser visto nesse vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=fz1VvASOcmw ) . Há pessoas ainda que dão forma aos spatzles cortando-os com a faca sobre uma placa (Também pode ser visto no vídeo). O meu ficou muito parecido com o desse vídeo. Como eu entendo tuuuuudo de alemão, claro que segui as imagens. rsrsrs.




Passo 7: Depois de uns 3 minutos cozinhando retire-os com uma escumadeira e coloque no banho de água gelada. Cozinhe aos poucos, colocando pouca massa na água fervente.


Passo 8: Quando todo o spatzle estiver cozido, escorra-o muito bem por uma peneira ou chinoix.



Passo 9: Para o preparo final coloque bastante manteiga numa frigideira.



Passo 10: Quando a manteiga estiver derretida adicione todo o spatzle cozido ou faça por porções. O spatzle clássico é somente assim. Eu adicionei queijo muçarela no próximo passo.


Passo 11: Adicione a muçarela. Aqui já foi uma licensa "poética", mudei a receita para deixar mais do meu agrado.


Servi bem quente. Ficou muito bom. A massa fica muito parecida com um nhoque, mas mais saborosa, e aceita diversos molhos. Com a massa que sobrou fiz no jantar a mesma receita mas combinando com molho a bolonhesa e coloquei para gratinar no grill do forno com bastante queijo por cima. Ficou uma delícia, mas perdi as fotos. Fui deletar uma foto da máquina e acabei deletando todas.

10 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Belo passo a passo Beto muito bom mesmo...bjokinhass

Anônimo disse...

hola, Chicos, Este artículo fue muy interesante, sobre todo desde que yo era la búsqueda de ideas sobre este tema el pasado jueves.

Dêzza disse...

Adorei! Nunca tinha visto!

Alessandra Macedo disse...

Oiii, passei só pra dizer que adorei o blog, continue assim! Passe lá na minha cozinha para tomar um chá! Beiiijos!

SUSPIRO disse...

Boa noite. Parabéns pelo blog
Queria uma explicação se vc me pudesse dar. Como faço para colocar a opção de print/pdf nas receitas do meu blog?? Ficava muito agradecida se me pudesse ajudar
alex.masa13@gmail.com
Alex

Silvana disse...

Oiii!
Conheço o blog há pouco tempo e já entrou para minha lista de preferidos.
Adorei a receita, fiz ontem no jantar, minha filha amou!
Parece complicada, mas não é, fiz rapidinho.
Ficou tão gostosa que fui obrigada a abrir um vinho para acompanhar, eheheh
Abraço

Anônimo disse...

Minha sogra é alemã e faz uma massa parecida como esta e, em tamanho maiores. Fiz exatamente a sua receita, apenas acrescentei uma colher de creme de leite fresco...ficou ótimo! Obrigado!

Pedro Musselli Gebert disse...

Olá, me chamo Pedro Gebert! Meu pai é alemão e ele faz o spatzle com a maquininha própria. Uma dica: feito com a maquininha, acompanhado de molho madeira e uma carne, isso aí pode se transformar em algo muuuuuito melhor!
danke für das Rezept und mein Tipp ist dort oben
Pedro Musselli Gebert

Daniel Maribondo disse...

Muito boa a receita! Me ajudou a fazer. Fiz algumas mudanças: achei que era muito ovo, então usei farinha de linhaça com água para "fingir" outro ovo. Ficou assim: 200g de farinha; 1 ovo; 1 col/sopa de linhaça com 50ml d'água. Ficou super leve, e a noz moscada deu aquele toque! Acompanhei com molho de shitake engrossado com fécula de batata. Valeu!!!!
Daniel Maribondo.

tcarbulu disse...

Minha avó Espanhola fazia essa massinha pra colocar em sopa...com caldo de carne ou frango nesse friozinho fica maravilhoso....Se quiser pode colocar queijo ralado na massa tb...fica delicioso