domingo, 31 de julho de 2011

Batata Rösti Assada / Baked Rösti Potatoes

Pessoal, essa batata rösti só é um pouco diferente pois é assada e é indicada para pessoas que não gostam ou não podem comer frituras. Na verdade eu não ia fazer essa batata neste final de semana pois já há algumas receitas na fila de postagem, porém, li um comentário da Tuvy em meu blog, onde ela dizia que fazia uma versão assada da batata rösti e fiquei curioso. Resolvi inventar essa receita, mas não queria que as batatas fossem somente raladas, queria algo que desse uma certa liga cremosa. Pensei imediatamente no creme de leite fresco que é um ingrediente muito interessante e gostoso e apostei tudo nele. Só posso dizer que a receita ficou excelente, de comer de joelhos. Nunca mais vou fazer a versão frita, pois é muito gordurosa e faz muita sujeira. Visitem o blog da Tuvy , pois é legal demais. Se você gostou da receita, clique na bandeira azul +1 lá embaixo.



Ingredientes:
  • 5 batatas médias
  • 3 linguiças fininhas tipo hot dog da Sadia
  • 1 tomate médio picadinho
  • 1 colher (de sopa) de cebola picadinha
  • 150 mL de creme de leite fresco (tem que ser fresco pois irá ao forno)
  • 100 g de queijo minas meia-cura ralado
  • 1 colher (de sopa) de cheiro verde picadinho
  • sal, pimenta do reino e azeite extra virgem a gosto


Modo de Preparo:

Passo 1: Coloque bastante água para ferver. Quando a água entrar em ebulição jogue as batatas com casca nessa água e conte 10 minutos. Faça um teste com uma faca, a batata deverá estar ainda firme, não muito cozida. Retire as batatas da água e deixe esfriar para ralar.


Passo 2: Enquanto as batatas cozinham, prepare os outros ingredientes. Processe as linguiças até formar um recheio granulado. Pique também os tomates em cubinho bem pequenos, sem as sementes.


Passo 3: Numa vasilha rale a batata no ralo grosso. Veja que ela ainda está meio crua.


Passo 4: Adicione o creme de leite, o sal a gosto e a pimenta do reino moída. Prove o sal para ver se ficou bom.


Passo 5: Misture bem e divida em duas partes.


Passo 6: Numa vasilha que possa ir ao forno, unte o fundo com uma camada generosa de azeite de oliva.


Passo 7: Monte uma camada de batatas. Note que eu deixei as beiradas um pouco altas.


Passo 8: Prepare o recheio rapidamente. É só misturar a linguiça processada, a cebola picadinha, o tomate picadinho, o queijo minas meia-cura ralado e o cheiro verde picadinho. Não coloque sal nesse recheio, pois a linguiça e o queijo já são salgados.


Passo 9: Coloque esse recheio sobre a camada de batatas. Note que as beiradas de batata ainda aparecem. Elas vão servir para dar liga com a camada de batatas que vem por cima.


Passo 10: Complemente com o restante das batatas.


Passo 11: Leve ao forno pré-aquecido a 280 oC por uns 30 minutos ou até que esteja borbulhando e comece a queimar nas beiradas. Se seu forno tiver a função "grill", ligue-a até formar a camadinha escura por cima das batatas.


Passo 12: Retire do forno e sirva imediatamente.

25 comentários:

Diana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Uau
essa eu tenho que experimetar viu
bjos

Josy disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que bela idéia Beto, como é bom conhecermos uma receita e com idéias inovadoras como essa. Semana passada tbém experimentei a versão omelete assado e tbém gostei muito. Sua batata ficou ótima, e além de tudo mais saudável, o passo à passo excelente como sempre encontro aqui. Gostei muito. Aprovadissímo. Bjos uma ótima semana

Cidália disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Uma receita deliciosa!
Bj

Luísa Alexandra disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

As tuas explicações são excepcionais, que maravilha!

Alessandra Macedo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Gostei, essa vou testar.

Saudades..

Beijão

Alessandra
http://cozinhadaleca.blogspot.com/

Alessandra Macedo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Vc ganhou um selinho :)

passa no meu blog

A Paixão da Isa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

nao conhecia mas fiquei a conhecer e a gostar vou fazer um dia destes obrigada pela partilha esta 5* beijinhos

Karen Gabrielle disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Bah, fiz ontem mas a massa com as batatas ficou escura, muito esquisita... não sei que eu fiz de errado, será que foi porque eu ralei as batatas ainda morninhas? :/

Ou será a qualidade da batata?

Bom, enfim... outra hora tentarei de novo, o importante foi que eu tentei.. heheh

Abraço

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Karen, não sei o que pode ter dado errado. As batatas estavam velhas? Vc descascou as batatas antes de cozinhar e esperou muito tempo para levá-las ao fogo? Realmente não sei como explicar.

Karen Gabrielle disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Pois é, também achei muito estranho!
Na hora que eu ralei a primeira, ficou igual a da foto, mas depois que eu comecei a ralar a segunda, a primeira já estava escura.
Não sei se estavam velhas, comprei no mesmo dia, só se já estavam há muito tempo no mercado..
Cozinhei com casca e tudo, depois coloquei em água gelada para esfriarem, para eu poder descascar e ralar sem problemas..

Foi uma pena, tivemos que jogar fora no outro dia.

Mas tudo certo, não vai ser por uma receita que deu errado que vou desistir de me aventurar na cozinha! heheh

Um abraço e obrigada por responder!

disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nossa Beto, vou fazer também rs
adorei a receita
Abraços

Bruna do Gourmandisme disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nossa, está com uma carinha deliciosa! Adorei!

Aproveito para te convidar a participar do sorteio lá no Gourmandisme: uma cesta de produtos Hershey's!

Josy disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, não sei se há interesse de sua parte, mas está tendo sorteio da Mococa lá no meu blog, se quiser participar, fique a vontade e arrisque. hehe..bjos

Lili disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

DIVINO...vc é demais!!
Vou experimentar com certeza...

Beijos Betooo

Tuvy disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Bacana, Beto! Que bom que gostou! É verdade,, tenho horror à fritura (raríssimo fazer em casa) aí, tudo é assado ou cozido. O que mais gosto nessa receita é a versatilidade! Dá para fazer com qualquer sabor, já fiz de frango, de carne moída com bacon, de parmesão com amêndoas torrdas, enfim, é usar a criatividade mesmo! Geralmente para dar liga, uso requeijão, em vez do creme de leite... Abraços!

Guloso e Saudável disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto, gostei do seu passo a passo, muito didático, muito detalhe

Elen disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nossaaa q delíciaa!!
Amei o blog!! E as fotos!!
Parabéns!
seguindo...
Abs.
Elen.
www.noznamoscada.blogspot.com

Rayana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá, tudo bem? Estou aprendendo a cozinhar e vi seu blog por acaso e amei as receitas! Parabéns! Gostaria muito de fazer essa receita da batata rosti para inha família no final de semana, e por isso queria saber como eu poderia fazer essa receita usando camarão no lugar da linguiça... é só temperar o camarão, sem casca, com cebola e colocar na receita? Posso colocar catupiry também mesmo já tendo colocado o creme de leite fresco, ou só o creme de leite já basta?
Obrigada desde já.

Gezza disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que blog gostoso hen?Amei,estou ti seguindo e gostaria que me seguisse no meu também,venha e seja muito bem vindo!!!
Um abraço.

Gezza disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que blog gostoso hen?Amei,estou ti seguindo e gostaria que me seguisse no meu também,venha e seja muito bem vindo!!!
Um abraço.

Diana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz e postei no meu blog. Vai lá conferir.
bjos

RAfaela disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Acabei de fazer essa receita!Só mudei o recheio... Como tenho uma pousada da Ilha Grande, estamos fazendo estoque de camarão, então usei o camarão! E ficou tudo ótimo! Só uma coisinha, soltou muita água, mas fora isso ficou muito bom!

* Meg Marques * disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Receita perfeita !
Acabo de servir o jantar, fiz o recheio trocanda a linguiça por uma carne cozida e desfiada, ficou delicioso, a familia adorou.

Márcia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Tem como fazer sem acrescentar o creme de leite pra ficar só a batata assada e ralada como massa e depois colocar os recheios?

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

@Márcia

Oi Márcia, pode sim, ficará muito bom também. É que eu adoro essas gordices de creme de leite.