segunda-feira, 4 de julho de 2011

Mousse de Physalis (GUEST POST) / PHYSALIS MOUSSE

Este é um post diferente. É o primeiro guest post que aparece no meu blog e foi sugerido pela Cristiane Leporace do blog CANTINHO GOURMET . O que eu já posso adiantar é que essa chef de cozinha é excelente e faz altos eventos em Brasília, inclusive ela me deu e continua dando muita força para meu trabalho em eventos aqui em Campinas, além de ter se tornado uma grande amiga. O texto e as fotos foram enviados por ela. Aproveitem, não é sempre que temos sobremesa tão saborosa.

"Neste primeiro momento, quero falar sobre a minha curiosidade eterna sobre tudo aquilo que é diferente e exótico no mundo da gastronomia, inclusive as frutas. Entre elas, estudei a fundo a Physalis, que se não me engano em grego, significa bexiga e a fruta é uma das coisas mais lindas que eu já vi, geralmente mais utilizada para ornamentar pratos e tortas. Decidi então ir até o La Palma comprá-las, bem como todos os demais ingredientes e criei uma mousse de physalis que foi um sucesso entre meus colegas do trabalho. E a geléia também é maravilhosa, assim como a compota. Fiz com açúcar orgânico, já que estou trabalhando em um restaurante exatamente com esta proposta. Então, para aqueles que forem curiosos, segue abaixo sobre esta fruta tão deliciosa: Apreciem, mas não com moderação...rsrsrs." Se gostou, clique no +1 lá embaixo no final do post.



Physalis se apresenta


Sou a Physalis, uma fruta exótica ou pelo menos tenho tudo para ser considerada como tal. Sendo uma planta arbustiva, posso chegar aos dois metros de altura cultivada a céu aberto ou em estufas agrícolas. Apesar de minha popularidade no Norte e Nordeste, ainda sou novidade no Sul e Sudeste do Brasil.

Minhas frutas são delicadas, pequenas e redondas, com coloração que vai do amarelo ao alaranjado, envolvidas por uma folha fina e seca, em forma de balão. Com sabor doce, levemente ácido, sou consumida ao natural e usada na preparação de doces, geléias, sorvetes, bombons e em molhos de saladas e carnes.

Sou rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcalóides e flavonóides. Contribuo para a purificação do sangue, diminuição de albumina nos rins, fortaleço o sistema imunológico, fortifico os nervos óticos, alivio dores de garganta e ajudo a a diminuir as taxas de colesterol. A população nativa da Amazônia utiliza os meus frutos, folhas e raízes no combate a diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado. Mais recentemente cientistas da Fundação Oswaldo Cruz do Ceará descobriram em mim uma substância que batizaram “PHYSALINA” que atua no sistema imunológico humano evitando a rejeição de órgãos transplantados. A Fiocruz e seus cientistas estão requerendo a patente desta descoberta.

Na fazenda no sul de Minas em meio a Serra da Mantiqueira me cultivam de forma orgânica. Sou da família das solanáceas (a mesma do tomate). Possuo sabor único, doce, ligeiramente ácido e levemente adstringente. Essa combinação faz com que eu seja muito apreciada de várias formas, em sucos, geléias, doces, sorvetes, iogurtes, compotas, sobremesas, saladas e, principalmente, “In natura”.

Estou sendo descoberta pelos amantes de vinhos como coadjuvante para degustação, especialmente por por minha característica adstringente e meu sabor diferenciado. A minha relação com o chocolate é especial. Em fondues e como recheio de bombons sou incomparável.


RECEITA DE MOUSSE DE PHYSALIS (Rendimento: 5 porções)

Ingredientes:

  • 500 ml de creme de leite (se possível orgânico, mas por ser mais caro, pode ser feito com o creme de leite fresco comum mesmo encontrado em mercados)
  • 250 ml de iorgurte natural (se possível também orgânico)
  • 1 pacote de gelatina em pó sem sabor e incolor
  • 40 gramas de açúcar
  • 3 colheres de sopa de geléia de physalis ou calda de physalis
  • frutas de physalis para decorar.


***Para fazer a geléia de Physalis: (Sem o passo a passo)

  • 175 gramas de açúcar demerara (orgânico) ou 175 gramas de açúcar comum.
  • 275 gramas de physalis,
  • 150ml de agua.
Modo de preparo: Lavar bem as frutas de physalis em água corrente, colocar primeiro o açúcar , a água e deixar derreter até fazer uma calda, sem mexer com a colher. Acrescentar o physalis e deixar reduzir até virar uma calda (em ponto de fio) ou se quiser reduzir mais até ficar em ponto de geléia (desgrudando do fundo da panela , quase como o ponto de brigadeiro). Depois de pronto só deixar esfriar um pouco.

Modo de Preparo e Montagem da Mousse:

Passo 1: Numa batedeira colocar 500 ml de creme de leite fresco bem gelado com 40 gramas de açúcar até virar ponto de chantilly.



Passo 2: A seguir acrescentar 250 ml de iogurte natural e ir envolvendo com o fuê de maneira bem leve, assim a mousse ficará mais suave.



Passo 3: Colocar a seguir 3 colheres de sopa de calda de physalis ou da geléia e continuar envolvendo de forma a incorporá-la ao chantilly e o iorgurte.



Passo 4: Depois hidratar a gelatina incolor em 150 ml de água, colocar em banho maria , esperar esfriar um pouco e depois com o o fuê ir colocando aos poucos a gelatina e ir misturando. Levar a geladeira por 2 horas, tampado.



Passo 5: Numa taça colocar a geléia de physalis (dica para que fique mais padronizado, dar umas batidinhas no fundo da taça) e depois cobrir com mousse de physalis e efeitar com a fruta do physalis.




13 comentários:

Personal Gourmet disse...

Nossa Beto, que massa! Adorei viu! =) Espero que faça muito sucesso entre seus muitos fãs! Beijos e vamos que vamos!!

Josy disse...

Beto que bacana esse post que vc trouxe hoje, a uns 6 meses atrás fui em um evento em São Paulo, obde foi oferecido essas frutinhas envolvidas em chocolate, e tartelle de physalis, foi onde tive o prazer de conhecer essa fruta, embora um tanto quanto cara, vale a pena pelo sabor exótico que ela possui. Adorei a receita da mousse. Adorei seu post..bjos

A Paixão da Isa disse...

maravilha das maravilha adorei ficou5* parabens bjs

Beta disse...

Essa fruta é linda, essa mousse deve ficar deliciosa! bjs

Isadora disse...

curti muito esta maravilha!!!

diferente e muito apetitosa...

http://deliciasdaisa.blogspot.com/

Pâtisserie disse...

tem um optimo aspecto :) sou desde já tua seguidora convido.te a passar no meu cantinho :) cafenoirpatisserie.blogspot.com :)

Debora koso disse...

Adorei facil pratico e maravilhoso hummmmm..... vou fazer tudo isso logo mais qdo voltar ao Brasil,bjosssss

Alessandra Macedo disse...

Mto interessante. Beijos, meu amigo!

Camila Teixeira Müller disse...

Nossa super chique essa receitas!! Adorei.

Luciana disse...

Estava procurando uma receita de galinhada e achei seu blog.E gostei muito viu?
Ótimas receitas,que inclusive favoritei!

Volto sempre hihihi

Simples Assim disse...

Oi ,

Que diferente...
Essa fruta é muito linda e chique.

bjs da Eliana

Nita disse...

Aspecto delicioso!
Bom domingo.

Mayara Felipe Sousa disse...

Adorei a receita de geleia. Adoro physalis, só não entendo pq é tão cara e considerada exótica. Minha mãe plantou apenas uma mudinha e ela tomou conta de um pedaço do sítio. Cresceu muito e deu muita fruta.
Recomendo a receita!