sábado, 24 de setembro de 2011

Arroz Doce Caramelizado / Caramelized Rice Pudding

Esse arroz doce é bem diferente do que eu já postei aqui. Não sou muito fã de arroz doce com açúcar queimado, aliás, não sou muito fã de caramelo, acho sempre muito doce. De qualquer forma, tinha pessoas aqui em casa que me pediram pra fazer o doce. Foi minha primeira vez e o resultado foi satisfatório. Teria ficado melhor se eu não tivesse queimado muito o açúcar.


Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz
  • 1/2 litro de água
  • 1/2 litro de leite
  • pau de canela
Para a calda:

  • 1 xícara e meia de açúcar
  • 1/2 xícara de água



Modo de preparo:


Passo 1: Numa panela coloque a água, o leite, e o arroz sem lavar. Leve para ferver.


Passo 2: Deixe fervendo até reduzir bastante e o arroz inchar. Adicione a canela em pau. Caso você achar que secou demais e o arroz ainda está duro, adicione mais leite.


Passo 3: À parte faça o caramelo. Junte o açúcar e 1/2 xícara de água. Misture bem e leve ao fogo sem mexer. Deixe ferver até que a calda de caramelo se desenvolva (sem mexer, para não empedrar o açúcar).



Passo 4: Quando o caramelo estiver pronto, despeje-o sobre o arroz doce pronto devagar, mexendo sempre. Cuidado, não deixe ficar um caramelo muito escuro pois ele pode amargar o doce (quase perdi o doce, queimei demais o açúcar e o doce ficou no limite do bom e do amarguinho).




Passo 5: Sirva em porções individuais ou a gosto.



12 comentários:

Smsn-artes e ideias disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

humm ficou com optimo aspecto!!

Vivian disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu amo açücar caramel ado. meu marido faz um arroz doce maravilhoso, vou ensinar pra ele esse caramelo.
Bom fds
Bj

Josy disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, diferente de voce, eu já gosto muito do arroz doce, mas nunca provei arroz doce caramelizado, que delicia deve ser!! Gostei muito da receita. Quando eu for fazer, lhe aviso ok? Amei. Bjos... Ótima semana
PS: Me diz uma coisa, na receita voce diz prá colocar a água, o leite, a agua novamente( o arroz cru é com a água?) quanto de água?
ou foi repeteco de digitação?

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Josy, já corrigi, obrigado. Às vezes eu me confundo mesmo. Bjs.

Emília disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adoro caramelo! Achei a receita bem interessante e fica com uma cor linda!
Beijinhos

ADRIANA disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Estou fazendo.agora se fikar bom aviso a vcs.

ADRIANA disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Estou fzdo.parece fikar bom.

ADRIANA disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Estou fazendo.agora se fikar bom aviso a vcs.

Diiogo Aires Melo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ele ficou muito doce, acho que tem que diminuir o açucar.

Diiogo Aires Melo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu fiz e ficou muito doce, tem que reduzir o açucar.

jooy ! disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

To fazendo aqui, vamos ver sr fica bom.

Crix disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Obrigada! Fiz também, metade da receita. Ficou ótimo!