sexta-feira, 15 de junho de 2012

Bolo de banana, chocolate e canela / Banana cake with chocolate and cinammon

Hoje à tarde vi que tinha umas bananas aqui em casa que já iam passar do ponto de comer, então perguntei para a Tânia o que faríamos com elas. Que tal um bolo? Dito e feito, procurei na internet uma receita, e dei as minhas adaptadas. A original foi essa aqui do blog chocorango. O resultado é muito bom, e olha que não sou fã de nenhum doce feito com bananas, prefiro a fruta "in natura". O bolo tem uma massa pesada e uma cara de que não vai dar certo, mas quando sai do forno, levinho, fofinho, é muito apetitoso, vale muito a pena fazer. Fica aqui uma dica para o final de semana.






Ingredientes:

  • 400 g de farinha de trigo
  • 400 g de açúcar
  • 4 ovos 
  • 320 g de chocolate em lascas
  • 100 mL de leite
  • 4 bananas nanicas maduras
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 2 colheres de sobremesa de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de canela em pó  



Modo de Preparo:

Passo 1: Numa batedeira coloque os ovos inteiros e o açúcar. Bata em velocidade média por 8 a 10 minutos até ficar bem fofo.


Passo 2: Desligue a batedeira, adicione a farinha, a manteiga sem sal (em temperatura ambiente) e o leite. Ligue no mínimo e deixe misturar bastante (não tenho foto desse passo). Fica uma massa pesada mesmo, difícil de bater.



Passo 3: Desligue a batedeira, adicione a canela, o sal, o fermento.





Passo 4:  Continue batendo a massa, no mínimo, por uns 3 minutos.



Passo 5: Enquanto a massa bate, amasse as bananas (não é preciso fazer um purê). A banana tem que ficar com pedaços aparentes.



Passo 6: Adicione as bananas amassadas à massa. Bata ligeiramente até misturar. Não bata demais para não destruir os pedaços de banana.



Passo 7: Tire da batedeira, termine de misturar na mão.


Passo 8: Por último adicione as raspas de chocolate. Misture ligeiramente.




Passo 9: Despeje a massa numa forma de 30 cms de diâmetro, untada com bastante manteiga e farinha (somente no fundo). Leve para assar em forno médio (180 graus) até que ao espetar a massa com uma faca esta saia limpa.


Comer esse bolo quente é uma delícia, acompanhado de chá ou café. 






E aqui as embalagens para distribuir o bolo lá no trabalho. Fiz para  aproveitar as bananas que estavam no ponto. 



16 comentários:

Rejane Custódio disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Obrigada pela dica. Parece ficar muito bom.

Luisa Alexandra disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Está mesmo bonito o bolo!

Karina Batista disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, adorei essa receita e estou mesmo com umas bananas em casa. Será que consigo bater na mão? Beijão

mariacarambola.wordpress.com

Rosa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Deve ser delicioso!

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Karina, pode bater a massa na mão sim. Eu uso a batedeira pela praticidade. Bjs.

Gi disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá! A banana nanica pode ser substituida pela prata? E o açucar, posso usar o mascavo? Abração

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Gi, pode fazer essas substituições sim. bjs.

Nadson disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

é difícil fazer um bolo de banana que nao seja delicioso. Eu adoro. obrigado pela sugestão de receita. Abraços.

Nadson disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

é difícil fazer um bolo de banana que nao seja delicioso. Eu adoro. obrigado pela sugestão de receita. Abraços.

Maria Luísa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Acabei de fazer e até já comi! Uma delícia! Faz tempo que eu queria uma receita de bolo de banana que eu pudesse sentir os pedacinhos e não ficasse tipo "socado". Esse ficou muito fofinho e gostoso. Como só tinha chocolate branco, foi ele que usei e coloquei um pouco menos de açúcar para equilibrar. Ficou muito bom. Obrigada Beto!

Margareth disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Experimentei essa receita hoje e amei!! Ficou levíssimo!! Já passei a receita prá frente......
obrigada :)

Bebel Cristina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Estou amando o seu blog! Também tenho um blog de receitas, estou apenas começando...
Dá uma olhada: http://bebelvirtuosa.blogspot.com.br/

Bj

VivianCP disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Acabei de fazer essa receita....ficou maravilhosa!!!
Deu super certo!

Rocha das Artes disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Hamilton soube de seu blog com a querida Béia.
A D O R E I!!!!
Desde que vi me encantei pela receita do bolo de banana com chocolate e canela, e hoje, bem no fim do carnaval, muitos meses depois: fiz.
Em primeiro lugar o aroma incendiando a casa, e depois o deleite total!
Adoramos, eu e meu marido.
Muito obrigada pela generosidade e cuidado com seu blog.
Vida longa e saborosa!
Lidiane

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

@Rocha das Artes

Lidiane, obrigado pelos elogios, e volte sempre. Bjs.

Deise Donelli disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi, Beto !

Parabéns pelo blog e pelas receitas. Fiz o bolo hoje no finalzinho da tarde e agora estou saboreando esta delícia. Meus filhos e meu marido ADORARAM!!!
Ah ! eu só diminuí a quantidade de açúcar da receita porque aqui em casa não gostamos de nada muito doce.

Abraços e obrigada,

Feliz 2014!!!

Deise Donelli