quinta-feira, 28 de junho de 2012

Medalhões de Filet Mignon / Beef Tenderloin Medallions

Esses medalhões de filet mignon foram feitos há bastante tempo atrás e estavam na fila de postagem. Sou fã de bacon e adoro filet mignon, principalmente se eles ficarem bem rosados no meio, quase escorrendo de tão cru. Isso é questão de gosto pessoal e, caso você não goste, é só deixar um pouco mais de tempo fritando ou grelhando, caso não queira fazer na gordura.

Servi sobre fatias de cuscuz paulista que eu tinha feito no dia anterior, e esse acabou sendo o prato principal de um domingo qualquer.

Ingredientes:

  • Uma peça de filet mignon
  • Fatias de bacon compridas (compra-se assim no supermercado)
  • Manteiga clarificada (pode-se utilizar óleo vegetal)
  • Sal
  • Pimenta do reino moída na hora
  • Cheiro verde
  • Azeite de oliva extra-virgem

Modo de Preparo:

Passo 1: Sobre uma tábua de corte ou superfície qualquer abra o rolo de filme plástico. Acomode as fatias de bacon no sentido do plástico.


Passo 2: Sobre o início do bacon, coloque a peça de filet mignon (já tirado o excesso de gordura).





Passo 3: Enrole o filet mignon no bacon, com cuidado, apertando bastante. Quando o início do plástico encontrar o bacon, cuidado para não enrolá-lo no meio do medalhão.





Passo 4: Termine deixando o filme plástico bem aderido no final.

Passo 5: Corte os medalhões na espessura que você quiser, só não corte-os muito finos.
 
Passo 6: Tempere os medalhões com sal e pimenta do reino moída na hora. Reserve-os por uns 5 minutos para pegar sabor.



Passo 7: Faça o azeite de ervas para servir de acompanhamento. Pique bem o cheiro verde.


Passo 8: Adicione bastante azeite de oliva. Reserve.



 Passo 9: Para fritar os medalhões, coloque a manteiga clarificada para derreter. (Vou ensinar como fazer manteiga clarificada num próximo post).



Passo 10: Adicione os medalhões (certifique-se que não está indo nenhum pedaço de filme plástico). Doure dos dois lados.




Sirva com a guarnição de sua escolha. Como eu tinha cuscuz em casa, servi sobre fatias dele e adicionei um pouco do azeite de ervas. Uma delícia.

 





11 comentários:

Carla Colombo disse...

que delícia de prato!!!
Parabéns!


www.brisandonacozinha.com

Iliane disse...

maravilha de prato!!!tudo de bom..bjo

Luisa Alexandra disse...

Gosto muito de ver as tuas explicações, são sempre muito esclarecedoras e ficamos logo com vontade de experimentar!

Bárbara disse...

Adorei a maneira prática de fazer o medalhão! Muito apetitoso e bonito, parabéns!

Léia disse...

Seu metodo de receita passo a passo é ótimo.A forma de enrolar o bacon no medalhão me surpreendeu, sempre fiz um a um.Achei ótimo.Parabéns.
Um abraço.

Chef Maurice disse...

Olá,
primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo seu site, depois informo que tomei a liberdade de colocar alguns de seus links em um novo Agregador de Receitas que foi recém criado. Caso não deseje ter seus links divulgados no Agregador, basta me informar e prontamente os retirarei. Em contrapartida, caso ache interessante este novo canal de divulgação de links, espero poder contar com sua ajuda, seja enviando seus novos posts para que possam ser divulgados, informando a seus leitores sobre este novo Agregador ou mesmo divulgando nosso banner e/ou nosso endereço web. Para conhecer o Agregador de Receitas, acesse http://busquereceitas.blogspot.com.br

disse...

Obrigada por me responder prontamente, sua gentileza e carinho pra com os que visitam o seu blog é de um gentlemen, sempre enrolei um a um e nunca ficava legal, obrigada mesmo.
um abraço !!!!

Rafaela Martins disse...

Olá! Ótimo post e ótima receita, de dar água na boca! Para mim está meio complicado de fazer receitas mais elaboradas pois meu fogão não aguenta tranco nenhum =/ Você poderia recomendar uma marca boa? Tenho pesquisando alguns na loja online Novo Mundo, tenho achado bons preços lá. Você poderia dar umas dicas?

Abraços e voltarei mais vezes para o blog!

BETO disse...

Rafaela, o meu é Brastemp e eu gosto bastante.
Fogão de Piso Ative! Timer Grill 4 bocas BF850BB - Branco - Brastemp

Mas pode ser outra marca como eletrolux, consul, só acho que vc deve comprar um com a função Grill, que no final do preparo de assados é só dar uma ligadinha e o assado fica bem dourado na superficie.

Rafaela Martins disse...

Valeu, pela dica Beto! Comprei com a função grill e chegou lá em casa ontem a noite. Já inaugurei ele até! uehuehuuhe

Muito obrigada! :)

Anônimo disse...

Nossa vontade de fazer tudo....
Muito praticas as receitas ate para mim que sou homem e nao tenho facilidade na cozinha....rs