sábado, 2 de junho de 2012

Ratatouille (Minha versão) / My version of Ratatouille


Eu sempre quis fazer ratatouille. Conheci esse prato durante a faculdade de gastronomia e também ao assistir o filme de mesmo nome, da Disney/Pixar. Todo mundo se lembra daquele ratinho charmoso (Remy) que faz o crítico gastronômico lembrar-se da infância ao saborear o prato.



O ratatouille é uma receita do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, como prato único ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa «picar, triturar», mas podemos traduzir também como «ragoût de legumes» ou «prato de berinjelas». Necessariamente deve levar berinjelas e tomates. Vocês vão me perguntar: Mas cadê a berinjela no seu prato? É, tenho minha liberdade poética e não coloquei (não gosto muito e não tinha em casa). 

Bom, antes que alguém entre aqui me xingando por ter modificado totalmente a receita, quero apenas dizer que essa é uma versão minha, e eu faço como quiser. rsrsrsr.

 
Ingredientes:

  • 1 xícara de abóbrinha com casca, cortada em cubos
  • 1 xícara de batata doce cortada em cubos
  • 1/2 xícara de cenoura cortada em cubos
  • 1/2 xícara de vagens cortadas em pedaços de 1 cm aproximadamente
  • 1/2 xícara de tomate sem sementes e em cubos
  • 1/2 xícara de  cebola cortada em cubos
  • 1/2 xícara de pimentão amarelo cortado em cubos
  • Sal, pimenta do reino e azeite de oliva a gosto
  • Tomilho e alecrim a gosto.




Modo de preparo:

Passo 1: Misture todos os vegetais numa vasilha grande. Adicione os temperos (exceto o azeite). 




Passo 2: Numa assadeira coloque um fio generoso de azeite.



Passo 3: Adicione os vegetais, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 180 graus.






Passo 4: Depois de 35 a 40 minutos retire do forno, descubra o papel alumínio e prove a maciez, principalmente da cenoura e da batata doce. Estando boa o prato está pronto e é só servir. 









9 comentários:

IVANEIDE disse...

que lindo!!

Luisa Alexandra disse...

Não sou grande apreciadora, mas confesso que adoro aspecto colorido!

Ana Claudia disse...

Nunca fiz ratatouille, estava pensando em fazer esses dias mesmo, adorei sua maneira de fazer, estou levando a receitinha...

Beijos
Boa semana
Ana Claudia
www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

Naide disse...

Comi Ratatoille na casa de uns amigos franceses e confesso que achei uma delícia. Seu prato tá lindo!

Ro Archela disse...

Postei esta receita no cardápio semanal da Agenda de Casa. As leitoras vão amar! http://www.roarchela.com/2012/06/cardapio-semanal-10.html

Paty disse...

Olá, gostei muito do seu blog. Achei pela net qdo procurava receitas lights e diets, pois eu e meu marido estamos numa fase de reeducação alimentar...é realmente irresistível ver algusn dos seus posts. Gostaria de saber, nessa receita, se tem como não untar a forma com teflon, ou seja, não colocar azeite e o que vc poderia sugerir no lugar da batata doce? Não precisa ser berinjela, pois meu marido não liga muito..srrs..Grata, Patrícia

BETO disse...

Olá Paty, vc pode modificar essa receita utilizando abobrinha no lugar da batata doce. Utilize tb pimentões de diversas cores. Coloque folhas como acelga, que murcham bem no forno, enfim, invente aquilo que melhor couber na sua vontade de copmer e no seu orçamento. Quanto ao azeite, não é necessário colocar não, mas acredito que um pouquinho ajuda bastante no sabor final do prato. Obrigado pelos elogios, volte sempre.

Geamylle disse...

Então, ja que vc modificou totalmente a receita com ingredientes nada a ver com a original e o modo de preparo, vc também poderia dar outro nome. Seria mais honesto e original, pois sua receita pode ser o que você quiser, menos uma ratatouille!

BETO disse...

Geamylle, seja bem vinda ao meu blog, que me dá bastante trabalho pra ficar perdendo tempo ouvindo desaforo de gente mal-educada como vc. Faz um favor, não apareça mais. Bj.