quarta-feira, 4 de julho de 2012

Risoto de Abóbora e Milho / Pumpkin and Corn Risotto


Risotinho de abóbora é tudo de bom. Esse fica bastante saudável, fonte de vitamina A da abóbora e triptofano do milho. Sou suspeito para falar de risoto, pois adoro. Esse fica bastante leve. Vale bastante a pena fazer para seus amigos e convidados. Só lembre-se - isso quem fala é minha amiga Marissol - o risoto não espera ninguém, nós é quem esperamos pelo risoto, ou seja, ficando pronto deve ser servido imediatamente senão fica muito consistente e pastoso. 



Ingredientes:

  • 1 e 1/2 xícara de abóbora em cubos
  • 1 xícara de milho verde (usei duas espigas médias bem novinhas)
  • 1 taça de vinho branco seco
  • 1 litro e meio de caldo de legumes
  • 1 xícara e meia de arroz arbóreo
  • azeite de oliva, cebolinha, sal e alho picadinho a gosto
  • Salsinha para decorar.




Modo de Preparo:

Passo 1: Numa panela de risoto coloque no azeite o alho e a cebolinha para fritar

 

Passo 2: Frite até começar a dourar.


Passo 3: Adicione todo o arroz de uma vez, sem lavar, e misture com os temperos.

Passo 4: Adicione o vinho branco e mexa até o arroz absorvê-lo quase por completo.


Passo 5: Adicione uma concha de caldo de legumes. Deixe fervendo.


 Passo 6: Adicione os cubos de abóbora.

Passo 7: Adicione o milho verde.


Passo 8: Adicione o sal a gosto. E vá adicionando caldo de legumes aos poucos, sempre mexendo. Se o caldo estiver já quente o risoto ficará pronto mais rapidamente. Sempre que o caldo estiver quase secando, adicione mais caldo. Vá fazendo isso até que chegue o ponto do risoto, que é "al dente". Vc tem que sentir o grão do arroz ainda um pouco resistente na boca.



Passo 9: Para finalizar, monte o risoto "au berre", ou seja, no término do cozimento coloque uma colher rasa de manteiga no risoto quente e mexa, para que ele fique bem cremoso.


Passo 10: Finalize com lascas de parmesão, que ficam mais charmosas que o queijo parmesão ralado, e salsinha em areia (picadinha bem fininha). Sirva imediatamente.


 


8 comentários:

Onde Ir disse...

Prezado,

entramos em contato para solicitar autorização para publicar suas receitas em nosso site. Sempre fazendo referência e linkando à fonte.

Aguardamos retorno. Abraço.

BETO disse...

Olá Onde Ir. Podem publicar minhas receitas sim. Abraços.

By Luthy disse...

Oi Beto,
Suas receitas são muito boas, dá água na boca! Agora que está esfriando esse risoto é mais que bem vindo. Vou experimentar com certeza. Luthy

Léia disse...

Oi Beto, vejo suas receitas a pouco tempo, mas nunca deixei comentario.Acho ótimo seu metodo de colocar as fotos de passo a passo.Ajuda muito quem não sabe cozinhar.Parabéns.Boa semana pra você.

Renato disse...

Olá Hamilton,

Queremos lhe apresentar Tuasreceitas.com.br, um novo site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 330.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil. No site criamos a seção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog. Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tuasreceitas.com.br é grátis!

Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

Também estamos no Facebook!

Estamos à sua disposição!
Renato
Tuasreceitas.com.br

cris souza disse...

parece muito bom gostei

casa de fifia disse...

QUE DELICIA !!!
NUNCA TINHA PENSADO QUE ABOBORA E MILHO PUDESSEM CONVIVER NUMA RECEITA RSRS



BACI

Caderneta de Receitas disse...

Olá, parabéns pelo blog. Ótimas receitas, principalmente essa de risoto que parece ser uma delícia.