domingo, 28 de outubro de 2012

Batatas Estampadas

As batatas estampadas são bem simples de fazer, e eu aprendi com a Marissol, da Universidade onde trabalho. Fizemos em aula prática e os alunos gostaram bastante. Em casa eu descuidei um pouco e esqueci que o forno é bastante quente. As batatas quase queimaram, mas acabaram ficando com uma casquinha bastante gostosa e interessante. 

Servi com costelinhas cozidas no vinho tinto e acompanhadas por folhas de Ora-pro-Nobis, uma planta proveniente de Minas Gerais, que será a próxima receita postada aqui no blog.




Ingredientes:

  • Batatas
  • Dentes de alho
  • Sal
  • Azeite de Oliva 
  • Galhinhos de alecrim ou tomilho limão





Modo de Preparo:

Passo 1:  Corte as batatas, no comprimento, em fatias largas ou ao meio.




Passo 2: Esfregue um pouco de sal na superficie das batatas. 



Passo 3: Coloque os galhinhos de alecrim ou tomilho sobre o sal. Aperte um pouco para que fiquem grudados nesse sal. 



Passo 4: Numa forma de assar coloque um fio generoso de azeite.



Passo 5: Coloque as batatas com os ramos de alecrim ou tomilho virados para baixo.



Passo 6: Adicione alguns dentes de alho amassados grosseiramente com as costas da lâmina de uma faca. Não é necessário retirar a casca dos dentes de alho. Leve ao forno a 180 graus por 20 minutos coberto com papel alumínio. Depois retire o papel alumínio e termine de assar até as batatas corarem.




7 comentários:

A Paixão da Isa disse...

bem essas batatas estao um sonho gostei mt elas estao5* parabens bjs bom domingo

Luisa Alexandra disse...

Estão mesmo lindas, tão apetitosas!

Executiva de Panela disse...

Olá! É um prazer estar novamente em seu blog. Estas batatas me parecem deliciosas. Gostei da receita e obrigada pelo passo a passo! Abraços e sucesso! Paula www.executivadepanela.blogspot.com

Paulo disse...

Chef, fiz essas batatas ontem e ficaram maravilhosas.
Obrigado!

Mafalda disse...

hummmmm que boas que devem ser.. eu cá para mim comia só batatas com batatas.. :)
um beijinho e bom fim de semana

Léia disse...

Eu adoro batatas assadas, mas nunca coloquei alho para assar junto, acho que o marido ficaria muito feliz com esses dentinhos de alho.Adorei a dica.Beijos querido, tudo de bom.

Nós Os Cachorros disse...

hum........amo batatas e estas parecem deliciosas.....
acho que já sei o que vou fazer para o almoço... rs
abraxos