sábado, 13 de outubro de 2012

Brigadeiro

Bom, hoje posso dizer que realizei um sonho em minha vida. Nunca tinha conseguido fazer um brigadeiro decente em toda a minha existência, ou ficavam moles demais ou ficavam puxa-puxa, e acertar o ponto do brigadeiro era uma questão de honra para mim. 

Nessa semana que passou ganhamos uma caixa de brigadeiros no trabalho, em homenagem ao dia dos professores na próxima segunda, e eles estavam deliciosos. Isso instigou a minha curiosidade novamente e hoje acordei com a missão de fazer o melhor brigadeiro do mundo. Não ficou o melhor, mas posso dizer que está lá entre os primeiros do topo da lista. Ficaram simplesmente fantásticos.



Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado de boa qualidade cozido (ensino no primeiro passo)
  • 2 gemas de ovos peneiradas
  • 1 colher de sopa de conhaque
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó (não achocolatado)
  • Chocolate granulado, miçangas ou bolinhas de arroz para decorar.



Modo de Preparo:

Passo 1: Primeiro cozinhe a lata de leite condensado na água fervente. Quando a água começar a ferver adicione a lata fechada e deixe 30 minutos. Eu coloco algumas fatias de limão na água para não deixar a panela escura. Pode usar vinagre se quiser também. Não use a panela de pressão, por que não queremos um doce de leite. Use uma panela comum. Muitos irão dizer que esse passo não é importante, que é só colocar o leite condensado diretamente na panela com os outros ingredientes, etc. Mas eu posso dizer, com certeza, que ficou muito, mas muito bom esse brigadeiro. Deixe esfriar e reserve (NUNCA ABRA A LATA AINDA QUENTE POIS PODERÁ SOFRER QUEIMADURAS, ESPERE A LATA ESFRIAR).





Passo 2: Pegue o leite condensado cozido (veja como a textura está um pouco diferente do leite condensado da lata), coloque numa panela. 



Passo 3: Ao leite condensado adicione as duas gemas peneiradas. Não passe a colher pois a película da gema vai atravessar os poros da peneira. Deixe a gema escorrer sozinha, somente mexendo a peneira de vez em quando.  



Passo 4: Quando as gemas já estiverem na panela adicione todos os outros ingredientes (chocolate em pó, conhaque, manteiga). 




Passo 5: Acenda o fogo baixo e misture todos os ingredientes mexendo sempre.




Passo 6: Continue mexendo sempre, com o fogo baixo. Quando der uns 7 minutos mais ou menos a massa começa a engrossar e mais uns 7 minutos depois (totalizando 14 minutos) a massa fica pronta. Claro que isso vai depender de cada fogão. A textura ideal é atingida quando você tombar a panela e o brigadeiro der uma impressão que está todo "solto" do fundo da panela. Esse ponto eu nunca tinha conseguido, mas é questão de repetição e treino. Coloque essa massa num prato fundo levemente untado com manteiga sem sal. Espere esfriar um pouco e leve à geladeira por uma hora.



 Passo 7: Quando a massa estiver fria, passe manteiga sem sal na mão e faça bolinhas com auxílio de uma colher pequena. Depois de prontas as bolinhas, passe-as por chocolate granulado, ou miçangas, ou bolinhas de arroz, ou o que você desejar.






Passo 8: Depois de prontas e decoradas coloque as bolinhas em forminhas de papel. Como não são para vender, mas para comer em casa, usei forminhas simples de papel laminado prata. Existem forminhas muito bonitas, interessantes e que custam os olhos da cara, na lojinha onde comprei essas. Pode utilizar também uma folha de plástico entre as forminhas e o brigadeiro. 




12 comentários:

A Paixão da Isa disse...

wuau estao super bonitos adorei o passo a passo bravo bjs bom fim de semana

neri disse...

Ola eu faço salgados e comecei a fazer brigadeiros,dois amores e cazujinho ainda apanho um pouco no ponto do brigadeiro.Gostei muito dos confeitos.

Camila Rodrigues disse...

Que delícia.
Me deu água na boca.

Mafalda disse...

Quem bommmmmmmmmmmm aspecto... estive tentada a fazer brigadeiros para a festa da minha filha, mas depois decidi fazer cake pops. Depois de ver esta receita estou arrependida de não ter feito...heheheh.. vai ter que ficar para outro dia, mas vou concerteza experimentar.. :)
bjs

Léia disse...

Oi Beto, alcançar o ponto em uma receita que desejamos muito é genial.
Fiz doces por encomendas por dois anos e adquiri uma certa pratica.
Não sou uma especialista na culinaria como você mas tenho meus truques.Seus brigadeiros ficaram lindos, mas se você quiser fazer uma receita fácil e muito saborosa aqui está a receita de uns que fiz no mês passado para o aniversário da minha filha http://www.comeresocomecar.blogspot.com.br/2012/09/brigadeiros-desculpem-as-imagens-mas-na.html

se não quiser não tem problemas, os seus ficaram ótimos.
Beijos e lindo domingo.

Perfume de Pitanga disse...

Olá;

Olha nunca tinha visto um brigadeiro com o leite condensado assim, mas fiquei super curiosa para fazer essa receita.
e quando quiser venha me visitar no meu cantinho tb :)

Beijos;
nini

Priscila Beneducci disse...

diferente amei....

Anônimo disse...

Boa Noite. Sempre acompanho o blog. E essa noite fui testar a receita, porém, ocorreu algo inesperado, me queimei com o leite condensado. Pois, no passo a passo você se esqueceu de citar algo importante, que ao fazer a receita me esqueci. Não se deve abrir a lata quente. No que fiz o furinho, um jato de leito condensado veio de encontro com o meu rosto, é claro que lavei,e pode ter sido um descuido meu. Mas acho importante você colocar isso, pois podem haver cozinheiros de primeira viajem que não sabem disso.
Apesar dos pesares, o brigadeiro ficou muito bom.
Att. Karoline

solange carnevale disse...

testei ficou maravilhoso,só fiz uma pequena alteração coloquei uma colher de chá de glucose,textura e sabor surpreendentes,não da pra explicar de tão bom que ficou.

Clube do Relógio disse...

Extraordinária textura, a muitos anos procuro fazer um brigadeiro de qualidade, mas você alem de excelente cozinheiro é um cientista, pois é perfeito nas explicações detalhadas e os segredos importantíssimos que fazem toda a diferença. Meus parabéns!

Carla Pereira disse...

Oi, ele falou que não pode abrir QUENTE pra não se queimar.
Está lá no passo a passo.





@Anônimo

Luciene Medeiros disse...

Já fiz essa receita várias vezes, só não coloquei o conhaque, mas ficou muito bom também. Receita muito boa. Parabéns. ��☕