domingo, 7 de outubro de 2012

Pimentões Recheados / Stuffed Peppers

O almoço em casa hoje foi pimentão recheado. Fazia muito tempo que eu não comia e a pedidos resolvi experimentar fazê-los hoje. Ficou muito bom, bem próximo ao que minha mãe faz e minha avó fazia. Comidinha com gosto de "comfort food". Minha memória olfativa foi longe hoje. Saudades. 

 


Ingredientes: 


  • 4 pimentões (amarelos, verdes, vermelhos, da sua preferência)
  • 6 tomates italianos
  • 500 g de carne moída de primeira
  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola média e meia
  • Sal, azeite de oliva e pimenta do reino moída a gosto
  • 10 azeitonas picadinhas
  • 1 copo de água ou caldo de legumes
  • 1/2 pão francês em lascas (cortar com as mãos)
  • 1 colher de sopa cheia de extrato de tomates.






Modo de Preparo:


Passo 1: Lave bem os pimentões, corte-os próximo do pedúnculo, tire e guarde as tampas. Remova as sementes. Reserve-os.





Passo 2: Numa panela vazia e limpa adicione toda a carne de uma vez e leve ao fogo. Vá mexendo e desfazendo os grumos. 





Passo 3: Quando a carne estiver bem dourada, coloque os temperos (sal, pimenta, 2 dentes de alho e 1/2 cebola picadinhos) e o azeite. 






Passo 4: Adicione dois tomates inteiros cortados em cubos grandes e 1 copo de água ou caldo de legumes. Vá cozinhando até que os tomates fiquem desmanchados.


  


Passo 5: Quando o refogado estiver bem cozido adicione o pão francês em lascas e as azeitonas picadas. 





Passo 6: Mexa até que o caldo da carne seque mas ela fique ainda úmida. Caso seja necessário adicione mais água ou caldo. Recheie os pimentões com este refogado.





Passo 7: Coloque os pimentões em pé e adicione o recheio . Caso seja necessário faça um corte na base dos pimentões para que eles fiquem em pé. Cuidado para não cortar demais e deixar o recheio escorrer pelo buraco. Coloque as tampas e prenda-as com palito de dente. Reserve.







Passo 8: Faça o molho para o cozimento dos pimentões (tem pessoas que fazem os pimentões recheados assados, o que não é o meu caso). No copo do liquidificador adicione 1 dente de alho, 1 cebola média, 4 tomates italianos cortados em pedaços grandes, 1 colher de chá de sal, pimenta do reino e 2 copos de água. Bata e despeje numa panela que acomode os pimentões em pé. 





Passo 9:  Na panela vá aquecendo o molho de tomates. Adicione 1 colher de sopa bem cheia de extrato de tomates. Espere ferver por uns 5 minutos até o molho perder a coloração esbranquiçada e ficar bem vermelho. Corrija o sal se necessário.




Passo 10: Coloque os pimentões dentro desse molho, em pé, e deixe cozinhando por 25 minutos a meia hora. 




Sirva com arroz branco e uma salada de folhas. 



7 comentários:

Claudia Lima disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adoro pimentão recheado, mas faz tempo que não faço.
Quando faço , costumo cozinhar os pimentões no vapor, por 10 minutos.
Acelera o preparo do prato e os pimentões ficam no ponto!
Bjs :)

Nós Os Cachorros disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ah! Que delícia só de ver!!!

Amo, amo pimentão e recheado então...

Não como a anos!!! Acho que a uns 12, última vez que visitei o Brasil!!!

Eu realmente nunca fiz e nunca tinha visto uma receita que explicasse bem como fazer...

Obrigado!!!

Lá vou eu experimentar a fazer!!1

Abraxos

Unknown disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Parabens pelo blog; é fantastico. Gostaria q vc me esclarecesse uma coisa, se puder. Ultimamente as carnes q eu compro para fazer as receitas estão com um gosto muito forte (algo semelhante a figado, só que muito mais forte) e para mim fica intragavel. Vc sabe qual o motivo, pois nao sei como fazer para escolher a carne na hora q vou comprar no açougue. Grato pela atençao. Um abraço.

Unknown disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Parabens pelo blog; é fantastico. Gostaria q vc me esclarecesse uma coisa, se puder. Ultimamente as carnes q eu compro para fazer as receitas estão com um gosto muito forte (algo semelhante a figado, só que muito mais forte) e para mim fica intragavel. Vc sabe qual o motivo, pois nao sei como fazer para escolher a carne na hora q vou comprar no açougue. Grato pela atençao. Um abraço.

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

@Unknown

olá, essa é uma pergunta difícil de responder, pois nunca tive esse problema, o que me faz pensar na procedência dessa carne. Que tal se você mudar de fornecedor, comprar carnes em diferentes estabelecimentos, para verificar se o problema não está no açougue onde vc compra habitualmente. Outro detalhe: quando for fritar, frite um, no máximo dois bifes por vez, pois mais que dois, a gordura esfria e a carne começa a soltar água, o que cozinha a carne e não a deixa fritar. Tente isso e volte a me avisar do resultado. Abraços.

C ristiane Parga Santos disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu tambem amo pimentoes recheados abracos e beijos

C ristiane Parga Santos disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu tambem amo pimentoes recheados abracos e beijos