domingo, 4 de novembro de 2012

Batatas Suecas / Hasselback Potatoes / Hasselbackspotatis

Se alguém me perguntar qual o ingrediente que eu mais gosto na cozinha, certamente ficarei tentado a responder: BATATAS. São poucas as pessoas que eu conheço que não ligam, não dão a mínima para batatas. Fritas, assadas, cozidas, no molho, rosti, enfim, são diversas as maneiras de se prepará-las. 

Hoje eu resolvi fazer batatas suecas, ou hasselback como são chamadas por lá. Conheci essas batatas quando a Marta, minha amiga de Londrina, publicou uma foto delas no meu mural. Já fiz algumas vezes, mas nunca tinha parado para fotografá-las para vocês que seguem meu blog. 

Façam, não tem erro, é muito fácil de fazer e ficam muito gostosas. Macias por dentro, crocantes por fora.



Ingredientes:

  • Batatas
  • Azeite de oliva extravirgem
  • Sal
  • Alguns ramos de alecrim (pode usar tomilho também).





Modo de preparo:

Passo 1:  Lave bem as batatas (não é necessário descascá-las). Coloque uma batata sobre uma colher de pau ou outra colher qualquer.




Passo 2: Faça cortes paralelos, muito próximos um do outro, ao longo do comprimento de toda a batata. A colher serve para servir de freio para a faca e não deixar que as fatias se separem. 


No final a batata ficará assim.




Passo 3: Depois de cortar todas as batatas, prepare a mistura para regá-las no forno. Inicialmente pique bastante o alecrim.

 


Passo 4: Misture o alecrim picado com 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem.



Passo 5:  Distribua um pouco dessa mistura de azeite e alecrim no fundo de uma assadeira.





Passo 6: Coloque todas as batatas com o lado cortado para cima.



Passo 7: Polvilhe sal a gosto, por cima das batatas.



Passo 8:  Com auxílio de um pincel culinário besunte as batatas com a mistura de azeite e alecrim. 


Passo 9: Cubra com um papel alumínio e leve ao forno médio por 30 minutos. Depois dos 30 minutos retire o papel alumínio. Continue passando o pincel com o azeite e alecrim, de tempos em tempos. Asse até que a batata core na superfície, formando uma casca crocante e dourada.




Sirva como entrada, guarnição, enfim, é um prato bastante versátil e tenho certeza que todos vão adorar.




20 comentários:

Claudia Lima disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu nunca fiz, mas tenho certeza de que vou gostar. Tb amo batatas!
Abraços :)

Dark Angel disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Parece ser delicioso :O tenho que experimentar :)

http://culinariacomamoresabor.blogspot.pt/

Blog Actualizado ;) com:

Pizza Margherita Deliciosa

Drika disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ficam lindas! Amei!

Luisa Alexandra disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Faço imensas vezes cá em casa e adoramos!

A Paixão da Isa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

ja fiz e gostei mt o teu passo a passo esta super como sempre bjs boa semana

Luciana Gomes disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Impossível não gostar de batatas!

Smsn-artes e ideias disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

ficaram lindas!!

smsn.artes

Nina Dias disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei, vou provar!

Diana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Sou simplesmente louca por batatas. Assim eu não conhecia.
bjos

lili disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Já pensou com uns pedacinhos de bacon?

Alcina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Já vi estas batatinhas em vários sítios e adoro o aspecto, nunca experimentei, mas está na lista :-)

Cristina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Uau! Que lindas! Vou fazer amanhã mesmo! PArabéns pelo blog, é muito interessante. Primeira visita e já está nos favoritos. ;)

Léia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto, faço essas batatas mas nunca me dei conta ao nome delas.
Nada como a receita dada por um chef que vem com riqueza de detalhes.Amei a dica da colher de pau para cortá-las facilita muito.Eu dou uma pré cozida nelas em água com sal e depois coloco em assadeira regada com azeite, ervas e alho e então levo ao forno regando de vez em quando com o azeite.Vou testar seu modo.Beijos querido, tenha uma linda semana.

Lucas De Large disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

fiz com algumas adaptações e ficaram uma delícia. além do alecrim usei páprica picante e orégano. ficaram muito boas! da próxima vez preciso pegar batatas um pouco menores... só agora prestei atenção e vi que as batatas, pra facilitar na hora de cortar, não podem ser maiores que a colher de pau... valeu!

Nós Os Cachorros disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Hum.....
Deve ser uma delicia!!!!!
Arigatou pela receita!!!
Amo batatas!!!
Abraços!!!!

Verdinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

que delicia devem ser! tenho mesmo que levar a receita comigo!

Beatriz disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Não tem é o tempo de preparo e a temperatura do preparo. Depois que se tira o alumínio, qual a média que ficam no forno e a quantos graus?

Beatriz disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Não temos é o tempo de preparo e a temperatura. Após retirar o alumínio qual a média de tempo ainda fica no forno? E qual a temperatura das etapas? Há necessidade de esquentar o forno?

Nilva Patricio disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Parabéns pelo seu passo a passo. Perfeito! Ontem meu marido fez essa receita e ficou deliciosa. Foram feitas algumas adaptações. Primeiro porque não tínhamos alecrim. Ele usou um preparado de ervas desidratadas (Ervas de Provance da Ponzan)misturado ao azeite. Segundo porque estava muito calor para ficar muito tempo com o forno ligado. Então depois de fazer os cortes ele cozinhou as batatas no vapor por uns 5 minutinhos antes de colocar os temperos e leva-las ao forno. O resultado foi maravilhoso.

Simone disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz maravilhosa!!! Aprovadaaaaa