domingo, 11 de novembro de 2012

Pão Caseiro / Homemade Bread

Outro dia a Margarete, uma seguidora do meu blog, perguntou se eu tinha alguma receita de pão caseiro. Eu já até fiz, está no blog como pão caseirinho, mas resolvi fazer outra receita para deixar um pãozinho pronto para o café da manhã de domingo.


 


Ingredientes:

  • 3 ovos inteiros
  • 2 xícaras de leite
  • 3 colheres de sopa de manteiga 
  • 1/3 de xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 envelope de fermento biológico em pó (ou 2 tabletes de fermento fresco)
  • Aproximadamente 1 quilo de farinha de trigo.



Modo de preparo:

Passo 1: Coloque numa tigela em separado, 1/2 copo de leite morno, 1 envelope de fermento biológico seco e o açúcar. 



Passo 2: Misture e deixe em repouso por 10 minutos para ativar o fermento.



Passo 3: No copo do liquidificador coloque o restante do leite, os ovos, a manteiga e o sal.



Passo 4: Bata repidamente e então misture o fermento ativado. 



Passo 5: Despeje esse conteúdo líquido numa tigela grande.




Passo 6: Coloque aproximadamente 300 g de farinha de trigo nessa mistura líquida.



Passo 7: Mexa com uma colher até incorporar toda a farinha. 



Passo 8: Adicione mais uns 300 g de farinha de trigo.



Passo 9: Continue mexendo com a colher até virar uma massa pegajosa. 



Passo 10: Adicione mais uns 300 g de farinha de trigo e misture.



Passo 11: Prepare a superfície de uma mesa para receber a massa. Jogue um pouco de farinha. 



Passo 12: Despeje a massa do pão sobre a superfície enfarinhada.



Passo 13: Comece a amassar a massa do pão. Eu utilizo uma espátula para ajudar a massa desgrudar da mesa. Vá sovando a massa. Ela fica uma massa úmida, que "pega" levemente nas mãos. Nessa hora dá vontade de colocar mais farinha, para a massa soltar bem das mãos, mas é isso que deixa a massa do pão dura. Eu não coloquei mais farinha, e no total devo ter utilizado uns 900 g de farinjha. Evite colocar excesso de farinha, trabalhe com a massa sempre úmida, quase "pegando" na mão. A espátula ajuda bastante para não ter que ficar utilizando as palmas das duas mãos.




Passo 14: Fique sovando a massa por uns 10 minutos.



Passo 15: Coloque a massa dentro da vasilha novamente, com um pouco de farinha por baixo e coberta com um pano limpo e seco. Leve para fermentar, no forno do fogão apagado, por 1 hora e meia aproximadamente. A massa tem que dobrar de volume.



Passo 16: Unte e enfarinhe uma forma de assar.



Passo 17: Depois do período de crescimento da massa, despeje a massa já crescida sobre a superfície enfarinhada novamente.




Passo 18: Corte a massa em 3 pedaços iguais.



Passo 19: Abra cada pedaço da massa na forma de um retângulo.



Passo 20: Dê forma aos pães. 



Passo 21: Deixe crescer novamente por aproximadamente 45 minutos, ou até que dobrem de volume novamente.





Passo 22: Passe gema de ovo batida sobre os pães crescidos.



Passo 23: Leve assar no forno à 180-200 graus por 30 minutos. Para saber se o pão está bom, retire do forno, bata embaixo do pão e se o barulho estiver oco, o pão está bom.





77 comentários:

A Paixão da Isa disse...

amigo como sempre voce arasou eles estao 1000* super e o passo a passo esta com sempre super bonito adoro ca vir aprendo sempre com voce eu tb ando no pao mas nada como voce adoreiiiiiiiiii bjs bom domingo

FADA DO LAR disse...

Adoro pão e esta receitas é excelente!!

Bjos

Anônimo disse...

Boa Noite
Eu havia pedido a receita de pão, amei a receita que vc passou, obrigada pela atenção.
Um abraço
Margarete - São Paulo -SP

Léia disse...

Bom dia Beto, adorei sua receita, bem explicada, simples e fica lindo.Adoraria uma fatia agora para acompanhar meu café.Beijos querido, tenha uma ótima semana.

Vinha disse...

Que bela receita, gosto ainda mais do passo-a-passo. Para as iniciantes como eu isso é otimo. Bjus e a espera de novas receitas. Bensheim/Alemanha

Anônimo disse...

Vou tentar! Adorei...

Anônimo disse...

como sempre voce arrasa nas receitas.. obrigada pelo passo a passo..

sabrina10011 disse...

estou fazendo pela segunda vez ,pos

so dizer que e maravilhoso ,obrigada pela receita,daqui pra tarde terei pao quentinho ,tem coisa melhor?

sabrina10011 disse...

estou fazendo pela segunda vez ,pos

so dizer que e maravilhoso ,obrigada pela receita,daqui pra tarde terei pao quentinho ,tem coisa melhor?

Anônimo disse...

hummmm, vou fazer!

Rafaela Fabro

cleia disse...

Hummm... ficou excelente uma delicia

Marilza disse...

Receita maravilhosa, uma verdadeira obra de arte!!!obrigada pela receita!

Anônimo disse...

fiz os pães ficaram muito gostosos e macios. Amei a receita ta de parabéns :D

genilda disse...

Gostaria de saber se abre a massa com um rolo ou se com a mão mesmo; pois me parece que é com a mão! Desde já Meu muito obrigada!

BETO disse...

@genilda

Sim, eu abro com as mãos mesmo, não me preocupo com a aparência certinha do pão. Gosto dele mais rústico. Abraços.

Unknown disse...

Olá como você faz para dar aquela forma aos pães, meio circular? É com as mãos?

Renata Santos disse...

Adorei ter conseguido fazer meu primeiro pão, leve e delicioso com a sua ajuda, passo a passo. Obrigado

Renata Santos disse...

Adorei ter conseguido fazer meu primeiro pão, leve e delicioso com a sua ajuda, passo a passo. Obrigado

BETO disse...

@Renata Santos

Oi Renata, que bom que vc conseguiu. O primeiro pão a gente nunca esquece. Bjs.

Daysis Eu disse...

Acabei de fazer e ficou enorme, ele cresce bastante, eu fiz dois e quase saiu da forma, dava pra ter feito três, muito fácil de fazer e bem explicadinho, obrigada pela receita.

Flavia Lis disse...

Que maravilha de receita, eu fiz e ainda recheei com cream cheese e geleia de amora, ficou mto bom pena que não danpra mostrar a foto!

Tatiane Sousa disse...

Bom dia,

Preciso saber a quanto equivale um envelope do fermento seco utilizado nesta receita.

Grata e no aguardo.

Bjs Tati

Lindas, loiras e poderosas disse...

Bem explicado nos mínimos detalhes
Parabéns 👏👏👏👏👏👏👏👏😘

Flávia Marçal disse...

Boa tarde. Conheci o blog procurando uma maneira de conseguir fazer um pão. O passo a passo me ajudou bastante, adorei. O pão cresceu e ficou bonito. Mas quando fui comer, senti um gostinho amargo no final. O que será que fiz de errado? Obrigada.

rafael disse...

Beto obrigado e parabéns pela receita, até eu que sou analfabeto culinário com este passo a passo consegui fazer os pães e ficaram uma delicia valeu abraços!

marcela da costa alves disse...

Beto, essa massa pode ser guardada na geladeira para ser assada no outro dia, ou tem que ser utilizada no mesmo dia?

marcela da costa alves disse...

Beto, essa massa pode ser guardada na geladeira e ser assada no outro dia, ou tem que ser utilizado no mesmo dia?

Rosangela Garcia disse...

O meu esta no forno. Ficou enorrrme, linnnndo

Rosangela Garcia disse...

O meu esta no forno. Ficou enorrrme, linnnndo

Rosangela Garcia disse...

O meu esta no forno. Enorrrrme, linnnndo

Simone S F Sa disse...

Muito bom...acabei de fazer e comer, fofinho,uma delícia... Obrigada e Parabéns pela receita.

Odair Bertoluci disse...

Olá Beto; meu nome é Odair e quero parabeniza-lo pela deliciosa receita.
Há tempos não experimentava um pão tão saboroso e macio.
Obrigado pela receita e sucesso!

Juliana Herrera Scorse disse...

Amo essa receita, faço direto aqui em casa, e agora estou fazendo e vendendo também, todos amam. :)
Só queria saber se esse pão pode ser chamado de pão de leite?

Abraços
Obrigada :)

BETO disse...

@Juliana Herrera Scorse

Oi juliana, que bom que vc gosta da receita. Eu tb gosto bastante e sempre faço aqui na minha casa.
Esse pão não é o pão típico de leite, aquele que a gente compra pra fazer hot dog. Eu não o chamaria de pão de leite, talvez "caseirinho" seja um bom nome. Sucesso nas vendas. Bjs.

Marisa Venturin disse...

Amei a receita, primeira vez ki acertei rsrs... To muito feliz ,ateh meu marido disse, foi vc msm? rsrsrs... obrigada por compartilhar conosco... Deus te abencoe mais e mais...😉

Marisa Venturin disse...

Amei a receita .... Primeira vez ki consegui fazer... ..muito feliz, meu marido disse: foi vc msm? rsrs... obrigada por compartilhar conosco...Deus te abencoe mais e mais...😉

Luh disse...

Muito bom aprovadissimo parabéns o meu ficou ótimo .

Nadir disse...

Olá, não fiz seu receita ainda, mas todas as que eu faço ficam pesados, não crescem bem na segunda vez. O que será que faço de errado, sempre sigo as receitas certinhas. Obrigada

Nadir Aparecida Dias de Carvalho disse...

Olá, não fiz seu receita ainda, mas todas as que eu faço ficam pesados, não crescem bem na segunda vez. O que será que faço de errado, sempre sigo as receitas certinhas. Obrigada

Aline dos Santos Ambrosi disse...

Olá! Obrigada pela divulgação da receita, quero fazê-la! Como posso proceder ao optar pelo fermento fresco? Em que momento o utilizo? Na sua opinião, com qual fermento fica melhor, fresco ou seco?
Obrigada! Assim que receber a sua resposta irei fazer estes lindos pães!

BETO disse...

@Aline dos Santos Ambrosi
Oi Aline, os dois fermentos ficam bons. Se for usar o fresco, use dois tabletes de 15 g e adicione no mesmo momento que se adiciona o seco. Abraço.

Bárbara Bressan Sônego disse...

Muito bom, primeiro pão que acertei!! Saboroso e super fofinho!! Obrigada pela receita!

Bárbara Bressan Sônego disse...

Muito bom, primeiro pão que acertei!! Saboroso é super fofinho! Obrigada pela receita!!

Patricia Modesto disse...

Quando fermento de padaria vai

Unknown disse...

Dá certinho, receita muito bem explicada. Faço direto....

Sabrina Erika disse...

Olá estou fazendo essa receita agora queria saber se posso fazer pezinhos menores e rechear com salsichão pimentão e cebola e oregano? Se não vai atrapalhar o crescimento

Lucilla Neder disse...

Ficou otimo!!! Muito facil! Obrigada!

Tata Oliveira disse...

To terminando de fazer louca pra comer com manteiga! Adorei o passo a passo com foto!! :*

Unknown disse...

O meu deu tudo certo mais esta demorando pra crescer 😞 vou colocar o pao enrolado num plástico acho q vai crescer mais rápido

Simone Chagas disse...

Por acaso descobri esta receita á um tempo atrás... amei!!!
Fez o maior sucesso, parabéns!!!

Lilian Garcis disse...

Ola achei muito bem explicativo o passo a passo. Fix meu primeiro pão, daqui a pouco vou assar .

Unknown disse...

Rende qtas porções???

Michele Pinheiro disse...

Nossaaaa ficou perfeitoo. Ótimas dicas no passo a passo e os comentários ajudam mais ainda. Obrigado!

Michele Pinheiro disse...

Nossaaaa ficou perfeitoo. Ótimas dicas no passo a passo e os comentários ajudam mais ainda. Obrigado!

Bia disse...

Depois de muito procurar, encontrei uma receita M A R A V I L H O S A!!! Muito bom, fofinho e saboroso como o pão caseiro deve ser. Segui o passo a passo e nãp teve erro! Super recomendo.

Unknown disse...

Fiz hoje e ficou divino. Fofinho e delicioso. A massa é ótima de trabalhar e não da trabalho. Amei. ☺

Priscilla Cristina Nunes disse...

Fiz hoje e ficou maravilhoso. Fofinho e muito leve. Amei a receita. Virou minha queridinha. ☺

Eliane De Morais disse...

To fazendo, pelo jeito fica uma delícia.

Rebecca Monte Santo disse...

Fazendo esta sua receita....
Vamos ver se acerto...rsrs bjus

Rebecca Monte Santo disse...

Fazendo esta sua receita....
Vamos ver se acerto...rsrs bjus

Ieda Selia Soares Loures de Jesus disse...

Excelente!!! Fiz ontem pela primera vez. Minha familia amou!

Unknown disse...

Olá Beto. Não consegui sovar a massa sem adicionar mais farinha. A massa fica muito grudem tá, então vou pondo farinha até ela desgrudar. Como se faz para não grudar tanto.

tamara sola disse...

Sempre dá certo, não têm como errar!

Unknown disse...

Gente fiz deu super certo, massa fica fofinha ♡

Unknown disse...

Viciei nesta receita,já fiz umas três vezes,e realmente foi a melhor massa de pão caseiro q fiz.

Adriana Miranda disse...

Viciei nesta receita,já fiz umas três vezes,e realmente foi a melhor massa de pão caseiro q fiz.

Adriana Miranda disse...

Estou viciada nesta receita. Simplesmente maravilhosa! Melhor pão caseiro q eu já fiz

Adriana Miranda disse...

Estou viciada nesta receita. Simplesmente maravilhosa! Melhor pão caseiro q eu já fiz

rosiana moura disse...

Sempre faço.. fica muito gostoso.

PATRICIA OLIVEIRA disse...

10g

maria beriao disse...

Gente eu já testei várias receitas e nunca deu certo, tinha até desistido de fazer novamente mas resolvi dar uma nova chance usando essa receita é meu Deus, incrível, deu super certo, eu estou me sentindo o máximo hahaha. Já salvei nos meus favoritos pois irei fazer outras vezes. Muitíssimo obrigada por compartilhar essa receita com a gente. Amei

Unknown disse...

Estou com a minha descansando mas ela nao esta crescendo.
Coloquei um pacote de fermento de 10g sera q esse foi meu erro?
Aguardo retorno!

renataresilva da silva disse...

Ficaram perfeitos...
Achei que eles nao iam crescer mas cresceram bastante.
Obg por sua receita amei..
Minha primeira vez de muitas

Unknown disse...

Manda pelo meu email danibertoletti00@gmail.com

Ieda Selia Soares Loures de Jesus disse...

Desde que descobri sua receita, há um ano atrás, a uso como base pra todos meus pães. Vario somente o recheio. Obrigada!

Rodrigo Souza disse...

Sensacional. Fácil e muito bom. Parabéns!

rosiana moura disse...

Adoro essa receita.. fica show.