sábado, 23 de fevereiro de 2013

Frango Assado Inteiro (Whole Roasted Chicken)

 Esse frango assado é receita da Rita Lobo, do programa Cozinha Prática, do canal a cabo GNT. Eu sempre busquei uma receita de frango assado que ficasse boa e que o frango não ressecasse muito. Também sempre achei difícil salgar na medida certa, sempre ficava, ou muito salgado; ou era necessário adicionar sal na hora de comer no prato. Esse eu posso falar que fica perfeito. Pode testar sem medo.





Ingredientes:

  • 1 frango inteiro sem os miúdos
  • 1 xícara de sal comum
  • 1/4 de xícara de açúcar
  • 1 cebola cortada em pegaços grandes
  • Pimenta do reino a gosto
  • Sal (com granulação maior) para finalizar
  • Água até cobrir o frango.




Modo de Preparo:

Passo 1: Misture o sal comum e o açúcar.

Passo 2: Pegue uma quantidade pequena dessa mistura (1 colher de sobremesa) e passe entre a pele do peito e a carne do peito, desgrudando com as mãos. 

Passo 3: Passe o restante da mistura em volta de todo o frango, sem desperdiçar nada. Vai ficar com esse aspecto grosseiro, e você vai ter a impressão que o frango vai ficar muito salgado, mas confie em mim (e na Rita Lobo), não vai ficar. 

Passo 4: Coloque o frango numa vasilha grande, com o peito para baixo, e cubra-o com água, mexendo um pouco a água para formar uma salmoura. 

Passo 5: Adicione os pedaços de cebola. O frango vai ficar de molho nessa salmoura por 45 minutos em temperatura ambiente. Depois de 45 minutos, tire-o da salmoura e lave-o sob água corrente.

Passo 6: Seque-o com um pano de prato limpo e já coloque o pano de prato para lavar, separadamente. 

Passo 7: Passe as coxas entre a pele. Se a pele estiver rasgada, amarre com um pedaço de barbante.

Passo 8: Corte uma cabeça de alho e coloque entre as coxas do frango. Adicione pimenta do reino moída e sal granulado sobre o peito do frango. Leve ao forno a 220 graus por 20 minutos e depois abaixe para 180 graus e deixe mais um tempo. O tempo de cozimento ideal é de 45 minutos para cada quilo de frango. Para saber se o frango está realmente assado, espete uma faca na coxa, se o líquido que escorrer for clarinho, o frango está no ponto. Não deixe assar muito pois senão ele ficará ressecado. 

Sirva com o acompanhamento de sua preferência. No caso usei a polenta cremosa.  A carne do frango fica macia e salgada no ponto certo.


9 comentários:

Shapalmas disse...

Que delicia esse frango...amei!!!

Beijinhos

Sharon

A Paixão da Isa disse...

super este passo a passo assim como este frango que esta 5* eu adoro frango humm bjs bd

Claudio Neves disse...

Eu já vi e fiz a receita com a Rita Lobo e aparentemente é estranho temperá o frango com açucar porém este frango fica delicioso, o sabor é de tradicional frango assado.

Claudio Neves disse...

Eu já fiz este frango e fica simplemente delicioso. O sabor é do tradicional frango assado "sabor frango". Façam que vcs vão adorar. Eu enxugo o frango com papel toalha eu prefiro assim.

Léia disse...

Oi Beto, adorei a receita.Já vi mais ou menos parecida na Ana Maria.
Receita anotadissima.Quando fizer venho te contar como ficou.Beijos querido.

BETO disse...

@Léia

Oi Léia, faça mesmo e depois venha me contar. Ele fica diferente, macio, suculento, muito bom mesmo. Bjs.

Carla Pereira disse...

Fiz esse frango e super recomendo! Além de ficar suculento, fica macio e saboroso por inteiro. Indico esse método para amigos e conhecidos sem medo de errar! Abraços.

Carla Pereira disse...

Fiz esse frango e super recomendo! Além de suculento, fica macio e saboroso por inteiro. Assisti na Rita Lobo e indico esse método para amigos e conhecidos sem medo de errar
Abraços.

Davi Alexandre Vieira disse...

Este frango vai ao forno a seco?
Não vai nada na forma além do frango?