sexta-feira, 24 de maio de 2013

Banoffee Pie (Torta de Banana)




 

Antes de mais nada preciso pedir desculpas pelo longo período sem aparecer por aqui. Essa é uma repostagem a pedidos.

 A história dessa banoffee pie é curiosa. A primeira vez que comi uma fatia foi naquela viagem que fiz a Curitiba no ano passado. Saí para almoçar com meu amigo Eduardo, que me levou a um restaurante perto do trabalho dele. Eu lembro dele falando: Você precisa provar essa torta, é muito boa. E realmente era muito boa mesmo. Voltei para Campinas e São Paulo e nunca mais comi da torta. Até que nas últimas férias de julho lembrei-me da torta e resolvi procurar na internet, pra ver se achava a receita, e achei algumas.

Essa que apresento aqui foi retirada de um outro blog, o Naco Zinha , uma delícia de blog. Podem fazer essa torta que vocês receberão elogios.


Ingredientes:


  •     200 g de biscoito maizena
  •     100 g de manteiga sem sal
  •     500 g de creme de leite fresco pasteurizado (não pode ser o de lata e nem o de caixinha)
  •     2 colheres de sopa (rasas) de açúcar
  •     1 lata de leite condensado
  •     5 bananas nanicas maduras, porém não muito.







Modo de Preparo:



Passo 1: Coloque a lata de leite condensado na panela de pressão e cubra com água. Acenda o fogo, deixe a água da panela ferver e quando o chiado da pressão começar, conte 35 a 40 minutos. Depois desse tempo desligue o fogo e deixe a panela esfriar. Só então abra a panela e deixe agora a latinha esfriar. Quando estiver fria, abra a lata, retire o doce de leite e reserve. Não tente abrir a lata ainda quente senão você poderá sofrer sérias queimaduras. Se quiser pode utilizar um doce de leite comercial, mas nada se compara ao doce de leite feito com leite condensado.





Passo 2: No copo do liquidificador coloque os biscoitos maizena e triture-os bastante até formar uma farinha. Agite o liquidificador enquanto ele funciona, para facilitar.







Passo 3: Corte a manteiga em pedaços e junte à farinha dos biscoitos. Molde a massa com as pontas dos dedos até que a farinha incorpore toda a farinha.







Passo 4: Pegue uma forma com fundo removível de 26 cm de diâmetro. Forre com a massa e aperte com os dedos para formar o fundo da massa.





 




Passo 5: Leve a massa para assar a 180 graus por aproximadamente 15 minutos. A minha ficou um pouco mais e quase queimou.






Passo 6: Coloque todo o doce de leite sobre a massa.






Passo 7: Por cima do doce de leite, coloque as rodelas de banana.




Passo 8: Bata o creme de leite com o açúcar até formar picos. Muito cuidado para que não vire manteiga, pois é creme de leite fresco. Na dúvida, vá batendo o chantilly, desligue de vez em quando e prove para saber se já está bom. O ponto de viragem para manteiga é instantâneo e, se acontecer, você perde todo o creme de leite.




Passo 9: Com o auxílio de uma manga (saco de confeitar) aplique o chantilly sobre as bananas.













Passo 9: Leve a torta para a geladeira. Sirva bem gelada. Pode também polvilhar chocolate em pó sobre a torta. Como eu fiz a torta duas vezes nesse mês, tenho fotos com o chocolate em pó sobre a torta e fotos sem.










65 comentários:

Fabio Lima disse...

Beto, olá,

Muito bacana a sua postagem, bastante explicativa para todos.

Um abraço,

Fábio Lima

Priscila Beneducci disse...

amo amo banoffee

Denize disse...

Olá Beto!!

Fiz essa receita e foi um sucesso, meu esposo fez tanta propaganda que já tenho vários pedidos para repetir.
Muito obrigado por compartilhar suas receitas conosco pobres mortais que só se vira na cozinha com receitas bem explicadinhas...rsrs

Já virei fã do blog e estou sempre por aqui!!

Forte abraço!!

Anônimo disse...

obrigada, por compartilhar uma receita tão maravilhosa...eu fiz e foi um sucesso. Bjs
Cléia- PR.

Anônimo disse...

parabéns por colocar a receita bem explicadinha, pois qualquer pessoa de boa vontade consegue fazer e bem feita. Pois o que normalmente se encontra são receitas com segredinhos e quando se prepara não dá certo deixando a pessoa ainda mais frustada por não saber fazer.

Jvppereira Pereira disse...

Excelenteee!!!!

Jvppereira Pereira disse...

Excelente!! Adoramos!

Jvppereira Pereira disse...

Excelenteee!!!!

Cristina RSS disse...

Muito bom e fica uma delícia! Fácil e rápida de fazer. Excelente explicação acima. Um abraço Cristina.

Cristina RSS disse...

Excelente, uma delícia! Fácil de fazer e acaba rápido demais kkkkk
Um abraço

IVAN disse...

Cara eu não sei fazer bolo nenhum mas vou fazer este!

Obrigado

Ivan Krumheuer

IVAN disse...

Nunca fiz, mas vou fazer é fácil e parece gostosa!

Ivan Krumheuer

julio César dos santos disse...

Amei esse passo a passo! Fiz e ficou ótima! Parabéns pelo blog!!!!

😊😊😊😊😊

julio César dos santos disse...

Com esse passo a passo é impossível errar! Fiz e fez o maior sucesso! Obrigado!

RafaFuzon disse...

Receita aprovada aqui em casa, até conquistei meus sogros haha

TECNURBIS Arquitetura e Planejamento disse...

Ótima explicação! receita infalível não como errar...pior parte é bater o creme de leite e tirar do copo do liquidificar. ..alguma dica?

BETO disse...

@TECNURBIS Arquitetura e Planejamento

O creme de leite é batido na batedeira.

Cleide Nogueira disse...

Excelente explicação! Delícia de torta!

Cleide Nogueira disse...

Excelente explicação! Delícia de torta!!

CASARÃO MODAS disse...

PARABENS! NAO TEM COMO ERRAR, COM A SUA EXPLICACAO FICA MTO FACIL DE FAZER..
POSSO USAR CREME DE LEITE COMO CAHNTILLY OU TEM QUE SER CREME DE CHANTILLY MESMO?

Claudia Refina Stolf Schwartz disse...

Ótimo passo a passo. Não deixam dúvidas. Muito obrigada por compartilhar! Vou fazer agorinha.

Maga disse...

Super explicativa e a receita sem dúvidas maravilhosa e se não for a melhor... Parabéns e obgd pela explicação.

Marcia Campos disse...

Nossa! Parabéns pela torta e por compartilhar nos mínimos detalhes a receita.
Uma conhecida me falou dessa torta e ao procurar na internet o primeiro link que apareceu foi o seu.
Vou fazer e depois lhe conto.
Um abraço

Jéssica Tais disse...

Por cima para dar acabamento e n ficar tão branco pode colocar canela??

J. Ivysson disse...

Será que eu posso fazer a base com biscoito Oreo ao invés do biscoito maizena?

J. Ivysson disse...

Eu posso fazer a base com Oreo ao invés do biscoito maizena?

Grace Adele Gadotti disse...

Polvilhado com canela em pó também fica bom! Eu adoro essa torta!

Unknown disse...

Parabéns pela explicação, e pela receita.Obrigada.Deve ficar uma delicioso. Irei fazer.

onedi silva disse...

Parabéns pela explicação, e pela receita.Obrigada.Deve ficar uma delicioso. Irei fazer.

Elisabeth S * S disse...

Parabéns pela excelente explicação ♡♡♡

Olga Tereza Pissetti Machado disse...

Olá, Beto!

Adoro essa torta banofee....Obrigada pela receita e pelo asso-a-passo.......

Fabi disse...

Parabéns! Excelente receita. Fiz para a ceia de natal e foi sucesso total. Aproveito para deixar a minha dica do chantily da marca amelia, é de caixinha e dá certo de primeira. Um feliz 2016!

LMSS disse...

A torta vai à geladeira com o chantilly?
Ele não derrete nem deixa a massa empapada?
Pretendo fazê-la e deixar gelando durante a noite. Espero que permaneça íntegra. :)

Unknown disse...

Adorei o passo a passo da receita,assim ficou fácil não vejo a hora de fazer ela.bjs

Cristiane Santos disse...

Adorei o passo a passo da receita,assim ficou fácil não vejo a hora de fazer ela.bjs

Unknown disse...

Boa tarde, fiz essa receita mas minha base de bolacha ficou quebrando o que será que pode ter acontecido, fiz passo a passo a única diferença que fiz em forminhas individuais de tortinhas.Se alguém por favor tirar essa minha dúvida agradeço.

rosi.preta preta disse...

Poço congelar sendo que o creme de cima eu coloco nata bstida

rosi.preta preta disse...

Poço congelar banoff sendo que o creme de cima eu uso nata batida

rosi.preta preta disse...

Pode congelar o banoff sendo que o creme de com e de nata.

Anderson disse...

Sensacional!!!!

TITIROCHA disse...

Fiz e foi um sucesso agora a família só quer essa torta,obrigada!

Gisele money Super disse...

Sim da..e fica uma delicia

Gisele money Super disse...

Sim da..e fica uma delicia

Mariana Correa disse...

Estou aqui tentando fazer diferente . Pois tenho medo da panela de pressão, ENTAO estou usando o doce de leite normal e junto o creme de leite batido no liquidificador, para não ficar muito doce . E o creme de leite indicado não achei,vou usar a nata batida batedeira. Vamos ver no que vai dar kkkkk uma coisa eu sei " não mata ninguém" " pode engorda só"

Mariana Correa disse...

Estou aqui tentando fazer diferente . Pois tenho medo da panela de pressão, ENTAO estou usando o doce de leite normal e junto o creme de leite batido no liquidificador, para não ficar muito doce . E o creme de leite indicado não achei,vou usar a nata batida batedeira. Vamos ver no que vai dar kkkkk uma coisa eu sei " não mata ninguém" " pode engorda só"

luferocha@yahoo.com.br disse...

ADOREI !!! COMO NÃO ACHEI O CREME DE LEITE FRESCO RESOLVI FAZER DE LATA , Chantilly

Ingredientes

1 lata de creme de leite gelado e sem soro
3 colheres (de sopa) de açúcar
1 pitada de fermento em pó
100 gramas de manteiga
½ colher (café) de essência de baunilha
Modo de preparo

Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a essência até ficar um creme. Acrescente o creme de leite e o fermento e bata por mais 5 minutos. Leve à geladeira por no mínimo 30 minutos.

depois de pronto deixei na geladeira e fui fazendo o resto, , depois que coloquei a banana , coloquei canela em pó em cima da banana e depois coloquei o chantily , levei para gelar , ficou dos deuses, obrigado pela receita, mesmo eu dando uma modificadinha mais a base foi sua, ficou deliciosa, obrigada.

Daniele Andrade disse...

Hummm....Vou ter que fazer! Deve ser deliciosa! Obrigada por uma receita tão bem explicadinha :)

Elisangela Santos disse...

Muito bom o site , muito bem explicado.

Flávia disse...

Parabéns, explicação bem feita. Fiz ficou uma delicia, a única coia que mudei foi o doce de leite, coloquei caseiro e com coco, muito bom. Não sobrou nada.

Jaqueline May disse...

Muito bom! Eu fiz pela primeira vez e todos amaram!!!!

Tati Abreu disse...

Excelente post! Muito bem explicado!

Adriana Superbi disse...

Vou fazer! Vi na reportagem e deve ser uma delícia......

AUREO disse...

OBRIGADO HAMILTON, NÃO SABIA O QUE ERA O ''BANOFFEE PIE'', É ATÉ MELHOR QUE NO YOUTUBE. É UM LIVRO DE RECEITA ON-LINE, PASSO A PASSO. QUANTO MAIS FOTOS TIVER, MELHOR E MAIS FÁCIL DE APRENDER. NÃO ECONOMIZE AS FOTOS.

Anna Vanhoni disse...

Já conhecia a fama da torta,agora estou testando!!!

Anna Vanhoni disse...

Já conhecia a fama da torta, agora estou testando!!!

Célia JU disse...

Fui à Curitiba recentemente e experimentei essa delícia! Já fiz e usei chantilly de caixinha e ficou bom! Mas com creme de leite fresco é de pedir bis, tris!!!

Célia JU disse...

Fui à Curitiba recentemente e experimentei essa delícia! Já fiz e usei chantilly de caixinha e ficou bom! Mas com creme de leite fresco é de pedir bis, tris!!!

Célia JU disse...

Fui à Curitiba recentemente e experimentei essa delícia! Já fiz e usei chantilly de caixinha e ficou bom! Mas com creme de leite fresco é de pedir bis, tris!!!

Unknown disse...

Realmente,quem não comeu e provar não vai ,acreditar o incrível sabor dessa torta.
Parabéns,pela explicação...

Joara Carvalho disse...

Eu fiz! Muito obrigada por disponibilizar a receita! Ótimo com a fotos, pena que não consigui colocar o chantilly igual vc!😂😂

Juliano Pereira disse...

Fiz e ficou uma delicia

Juliano Pereira disse...

Fiz e ficou uma delicia

edson disse...

Uma sugestão para os que não gostam de doce de leite (como eu).
Eu substitui o leite condensado cozido por um creme pasteleiro (menos adocicado)...ficou muito bom tambem

Jean Morales disse...

Cara, descobri também se colocar creme de leite para ferver e desligar, após mistura o doce de leite ... fica show!

Junior Lopes disse...

Meu Deus... que combinação perfeita. Como eu gosto muito de canela, me atrevi a polvilhar canela em pó ao invés de chocolate. Ficou muito bom. Parabéns!!!