domingo, 10 de novembro de 2013

O perfeito ovo pochê / Perfect Poached Egg

Encontrei essas fotos aqui no HD do notebook esperando para serem postadas e nem me lembrava mais onde havia aprendido essa técnica. Numa procura rápida pelo Google vi que essa foi uma receita ensinada no programa Mais Você, dentro daquele quadro de escolha de chefs entre celebridades (não me recordo o nome) e fez parte de um work shop ministrado pela Chef Roberta Sudbrack. Resolvi fazer em casa e deu certinho. 
Antes eu fazia ovos pochê como todo mortal, quebrando o ovo dentro de uma panela cheia de água fervente com vinagre ou dentro de um caldo quente, os ovos se espalhavam todos e ficavam com aparência feia. Utilizando esta técnica os ovos ficam redondos, perfeitos, sem espalhamento da clara, numa apresentação bem mais bonita.




Modo de Preparo:

Passo 1: Quebre o ovo dentro de uma peneira com o cuidado de não furar a gema. Espere pacientemente todo o excesso de clara passar pelos furos da peneira. Quando parar de escorrer o ovo está pronto para ser cozido.


 


Passo 2: Numa panela com água quente (não fervendo) e com uma colher de sopa de vinagre, vire o ovo delicadamente. Se a água estiver fervendo, a agitação da água vai transformar seu ovo pochê naqueles que já estamos acostumados. A temperatura da água deve estar próxima de 75 - 85 graus.  Para saber se está nessa temperatura  sem utilizar um termômetro basta olhar no fundo da panela. Quando começarem a se formar bolhas de ar a água já estará na temperatura ideal.







Passo 3: Quando o ovo estiver cozido (uns 7 minutos), retirá-lo da água e temperar com sal e pimenta do reino moída na hora. Ele fica com a clara cozida e com a gema mole, uma delícia. Se quiser a gema bem durinha, terá que deixar bem mais tempo.
 

16 comentários:

Patricia Oliveira disse...

Olá
Bom dia
Quanto tempo deve estar ao lume?

Tita

BETO disse...

@Patricia Oliveira]

Oi Patrícia, deixe uns 7 minutos ao fogo. Abraços.

Juliana Levine disse...

Este ovo ficou perfeito! Nunca pensei em passar a clara na peneira.
Muito obrigada pela dica :D

ZumBi-Polar disse...

Muito legal seu blog. Dê uma olhada nessa deliciosa receita de polvo:http://viverembrasilia.com.br/brusqueta-de-polvo/ . Se estiver interessad@ em parceira, entre em contato, estamos interessados.

Manuela Teixeira disse...

Votos de um Natal cheio de amor,saúde, paz e esperança e uma excelentes entradas em 2014.
Bjnhos,
http://saborescomtempo.blogspot.pt/

Tercio Lemos disse...

São os segredinhos dos chefes! Se fosse eu já tinha colocado a água pra ferver. Valeu Chef.

Baby Back Ribs

Luana Darc de Souza Pires disse...

Olá, eu sempre acesso ao blog, e gosto muito. É um blog ótimo, as coisas são beem explicadinhas... Está de parabéns. É uma pena que as postagens são sejam mais frequentes ... Beiijos e muito sucesso pra você!

Luana Darc de Souza Pires disse...

Olá, eu acesso o blog há algum tempo, e acho que é um ótimo blog. É tudo bem explicado, detalhado, muito bom. Só acho uma pena que as postagens não sejam tão frequentes... Beiijoss e sucesssoo!

I found it disse...

Muito legal, vou fazer no meu canal do YouTube. Parabéns. Se quiser visitar o meu canal é
www.youtube.com/rafmalmol

Flávia Soares disse...

Esse blog é perfeito! Amei as fotos do passo a passo, ajuda muito e as dicas são sensacionais! Parabéns! Deus abençoe! ♥

Dóris Fernanda Guimarães disse...

Hmmm amei, vou tentar fazer pela primeira vez, quase fiz por outras receitas ate vir dar uma olhada aqui, muito bem explicado vlw. Parabéns pelo blog!

MARI LEMES disse...

Segui as dicas e deu muito certo! Obrigada por compartilhar! Sensacional

Unknown disse...

Que bom que achei!!!! Também assisti ao programa aquele dia e realmente o ovo ficou maravilhoso! Mas depois de muito tempo quis fazer de novo mas não lembrava como se tirava a clara mais líquida!! Engraçado é que vi vários vídeos de chefes famosos e nenhum faz isso! Como pode! Os ovos deles ficam horríveis !!!!

Carla Bressler disse...

E o que eu faco com o excesso de claras, aquelas que passaram pela peneira?

Anjinho adocicado disse...

Tenho q desligar o do ou nao qdo a agua chega na temperatura ideal???

Carlos Magno disse...

Perfeito mesmo! Muito bom! Obrigado pela dica e parabéns pela profissão!